Prezados estudantes!
Depois de um árduo trabalho de leitura das propostas encaminhadas ao fórum III, estou aproveitando este espaço para oferecer um feedback de modo geral, uma vez que todos os trabalhos foram analisados e comentados individualmente.
Antes, deixo minha sugestão para leiam todos os comentários, eles podem ajudar com a aprendizagem de vocês, já que reunem observações específicas de cada trabalho e podem servir de parâmetro para uma análise do próprio trabalho.
Em linhas gerais os trabalhos apresentaram relevância didática, grande potencial de produzir aprendizagem matemática, atenderam os principais requisitos orientadores da atividade, adequação aos pressupostos da BNCC, principalmente aos Itinerários Formativos, observaram a normalização ABNT (em parte), sobretudo, a exequibilidade.
Alguns pontos merecem destaques:
1- Quanto à FORMA, é preciso ter clareza que forma e conteúdo não são dicotômicos, não há como escolher um ou outro, trata se de pares não-antagònicos, mas harmônicos. Assim, o trabalho científico precisa de certo rigor formal;
2- A linguagem científica se diferencia dos demais textos dissertativos como crônicas, cartas, editoriais, textos de opinião, novelas, poemas, etc. Ao texto científico se aplica a objetividade. Deve-se evitar ambiguidades e outros vícios de linguagem, deve-se evitar mensão de valor que revelam meramente a opinião do autor, deve-se de evitar o viés ideológico (tomando ideologia nos termos de Hanna Arent que relê Marx: ideologia como modus de legitimação da opressão), pricipalmente quando se abordam assuntos como economia, comportamento, espectativas, etnia, religião, etc. A escrita ciêntifica deve ter como função a comunicação do processo e do resultado da investigação com compromisso com a verdade científica;
3- A fundamentação teórica, parte impressindível no trabalho acadêmico, nas propostas apresentadas, carecem de aprofundamento da questão estudada, com poucas exceções, este campo não apresentou consistência para dá sustentação às respectivas propostas. A fundamentação teórica é o resultado do estudo das produções acadêmicas na área, onde o autor mostram os próprios conhecimentos que vão orientar o estudo em questão. SUGIRO A LEITURA DE AUTORES QUE TRABALHAM COM AS TEMÁTICAS DA METODOLOGIA CIENTÍFICA;
4- O campo do detalhamento metodológico precisa ser revisto na maioria dos trabalhos, o apresentação desse campo segue um certo rigor científico, nele o autor indica, de forma detalhada, não só o processo da pesquisa, mas inclui os objetivos, o objeto, os materiais, a forma de análise dos dados, os sujeitos da pesquisa, e todo delhamento necessário para orientar a investigação científica, de certo modo, os projetos de ensino também se assemelham e requisitam o mesmo rigor;
5- Por fim, é preciso ter clareza onde se deseja chegar, geralmente as pesquisas e projetos de ensino sempre têm uma questão orientadora (questão central), que pode ser um problema apresentado em forma de uma pergunta direta ou indireta. Esse é um ponto crucial par a pesquisa ou projeto de ensino, pois é a partir da questão norteadora, justificada e constextualizada, que é possível definir os rumos da pesquisa ou do projeto e, dessa forma identificar os resultados alcançados.
Por fim, prezados discentes, espero ter contribuido com a formação de vocês, e agradeço pela compreenção e pela participação, ao tempo que estimulo a todos continuarem seus estudos, avançando para novas etapas e novos desafios. O professor é um eterno estudante. como disse Guimarães Rosa: "mestre é quem de repente aprende", eu diria: mestre é aquele que sempre aprende.
Atenciosamente;
Prof. Alan Kardec.
alankardec@ufpi.edu.br
Whatapp: (86) 99817 7767