Caríssimas(os), bom dia.
Para começar o ritmo de vossos estudos na semana, enviei-vos uma cópia do artigo de Rorty, citado por Culler no primeiro parágrafo do texto de sexta-feira, "Escrita e logocentrismo".
A escrita, tal como problematizada por Culler leitor de Derrida (e, no terceiro e quarto parágrafos, Culler no exame da crítica literária), será explanada na abertura da Aula 6, antes do texto de Spivak, e de modo a fechar adequadamente a Aula anterior.
A importância do artigo, para além de fornecer subsídios à pragmática de Rorty, também vos ajuda a exercitar a transtextualidade de vossas leituras teóricas, habituando-vos a convocar, na leitura de um determinado texto, alguns de seus transtextos. Isso, se bem desenvolvido, será de grande valia em seu futuro, já presente, processo de escrita da dissertação.
A fim de aclarar nosso entendimento coletivo da contribuição destes quatro primeiros parágrafos do texto de Culler a nosso objetivo da disciplina, indico-vos, ainda, um ensaio intitulado "Trilhas: o pragmatismo de Rorty e a diferança de Derrida", presente no número 3 da revista Existo.com:
http://www.eca.usp.br/nucleos/filocom/existocom/ensaio3c.html
Notem que o título está correto: pode-se discutir a tradução do termo derridiano différance por "diferança" mas, como ponto louvável a nossos esforços sobre o texto de Culler, cabe sublinhar que o caminho de nossas respostas buscadas no texto passa pela différance em sua condição de "diferença ativa", algo que, igualmente, não me ocorreu tematizar na Aula passada e que se mostra fundamental a vossa apropriação do texto - ao que volto, neste aspecto, a evocar a legitimidade das dúvidas pontuais de Raimunda Santos e de Denise Veras sobre isso.
Portanto, creio que dispomos de mais materiais para, em uma explanação de 30 minutos sobre os parágrafos 3 e 4 do texto de Culler, fechar alguns pontos incompletos em nosso encontro de sexta-feira passada para, assim, buscar a unidade de conteúdos proposta no Plano de Curso. Dividiremos nossa Aula 6, pois, em 3 partes assimétricas:
- fechamento do texto de Culler;
- apresentação e problematização do texto de Spivak (antes do recreio); e, após o recreio,
- um fechamento no qual cada um(a) estará à vontade para discorrer, coletivamente, sobre o quanto os dois últimos textos, de Culler e de Spivak, contribuem ou dialogam com vossos respectivos temas de estudo - as(os) proficientes em língua inglesa sintam-se à vontade para contribuições advindas do cotejo dos textos e suas traduções.
Por fim, discutiremos, nos minutos finais, termos e prazos à monografia final da disciplina.
Um ótimo início de semana a todas(os), e até breve.