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CNA/CEAD012 - A MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO GERAL BÁSICA II - Turma: 5A (2023.2)

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  • Síntese do Fórum I
  • 02/12/2023 13:03
  • Texto:

    Prezados e prezadas

    Visando dá um feedback do forum I, escrevi a seguinte síntese:

    Caros cursista

    Diante da leitura que fiz das manifestações postadas neste forum, de modo geral, posso dizer:

    1- Lembramos a todos da necessidade de fazer referências aos autores quando se utiliza a obra, seja de forma direta ou indireta. Ao referenciar o texto, estamos dialogando com os autores/pesquisadores do campo, é uma questão de ética na escrita científica, notamos que algumas respostas fizeram referências aos citados e outros, não;

    2- A turma mostrou consistência quanto ao conceito de Matemática Crítica, mostraram compreensão do papel da matemática na formação dos sujeitos,   o papel poítico na críticas aos problemas sociais e a possibilidade de uso da matemática com viés ideológico;

    3- Chamamos a atenção para a concepção de que aprender matemática é ABSORVER CONTEÚDOS, queria levar a refelexão que esse termo coloca o sujeito que aprende como passivo na relação ensino-aprendizagem. Absorver implica no vazio sendo preenchido, retira a capacidade humana de atribuir sentidos aos conteúdos, de se apropriar dos significados sociais. Defendo que o sujeito não absorve, mas se apropria dos conteúdos matemáticos, sendo capaz de interagir com a sua realidade. Absolver não reflete a educabilidade do ser humano. A matemática crítica vai de encontro a esse termo, a medida que busca educar os  sujeitos para o enfrentamento dos desafios no trabalho, por certo, mas prioritariamente, no enfrentamento da alienação política dos sujeitos.

    4- Não conseguimos pensar em formas de implementar uma prática docente baseada na perspectiva da MC. Penso que os próximos passos devem avançar no sentido de produzir modelos didáticos, projetos de ensino e atitudes pautados nesta perspectiva.

    5- Por fim, avalio como satisfatória a participação de todos, mostrando alguma adesão à esta reflexão, que pode e deve continuar em pauta nas reuniões pedagógicas das escolas e nos cursos de formação continuada para professores de Matemática.



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