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MPGP018 - TÓPICOS ESPECIAIS (I) - Turma: 01 (2024.2)

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  • Seminários: temas e referências
  • 28/12/2024 21:20
  • Texto:

    Pessoal, boa noite!

    Desculpe-me a msg num sábado a noite. Aproveitando para encaminhar as referências dos textos a serem apresentados.

    Contaremos com um texto guarda-chuva, que deve ser lido por todos/as para que possam se familiarizar com o paradigma neoinstitucionalista.

    CÓRDOVA, M. El Neoinstitucionalismo como paradigma científico. Mundos Plurales - Revista Latinoamericana de Políticas y Acción Pública, v. 4, n. 1, p. 9-46, 17 out. 2017. Disponível em: http://143.198.112.220/index.php/mundosplurales/article/view/3049

    Este texto oferece uma análise profunda sobre a emergência do neoinstitucionalismo, destacando sua importância como inovação teórico-metodológica para a análise das instituições Ele também permite entender como o neoinstitucionalismo estruturou um paradigma compartilhado na pesquisa acadêmica nas pesquisas que envolvem o comportamento submetido a arranjos institucionais.

    Agora seguem os temas, os membros e os textos do seminários:

    Dia 1:

    (1) Neoinstitucionalismo, instituições e desenvolvimento econômico
    - Raul Luiz
    PRZEWORSKI, A.. A última instância: as instituições são a causa primordial do desenvolvimento econômico?. Novos estudos CEBRAP, n. 72, p. 59–77, jul. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/rnB9BX68PvCvCFnQQ64sVpF/?format=pdf&lang=pt

    (2) Accountability horizontal no Brasil
    - Otávio
    - Tadeu
    ARANHA, Ana Luiza; FILGUEIRAS, Fernando. Instituições de accountability no Brasil: mudança institucional, incrementalismo e ecologia processual. Brasília: Enap, 2016. https://www.scielo.br/j/rap/a/fNVvVDxzNdD6bvczcjWdvLB/?format=pdf&lang=pt


    (3) Participação e controle social
    - Annalis
    MOEHLECKE, S. Neoinstitucionalismo e políticas educativas:: arranjos institucionais na gestão escolar. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 56, n. 50, 2018. DOI: 10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14722. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/14722.

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    Dia 2:

    (4) Neoinstitucionalismo, cidades inteligentes e a importância do contexto.
    - Ana Vitória
    - Karolina Vitória

    FILGUEIRAS, F.; SILVA, B.. Desenhando políticas e governança de dados para cidades inteligentes: ensaio teórico com o uso da IAD Framework para analisar políticas orientadas por dados. Revista de Administração Pública, v. 56, n. 4, p. 508–528, jul. 2022. https://www.scielo.br/j/rap/a/fNVvVDxzNdD6bvczcjWdvLB/?format=pdf&lang=pt

    BRANDÃO, M.; JOIA, L. A. A influência do contexto na implantação de um projeto de cidade inteligente: o caso Cidade Inteligente Búzios. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 6, p. 1125–1154, nov. 2018. https://www.scielo.br/j/rap/a/QXRhhwYZfZhKRyMW5fg3hzw/?lang=pt&format=pdf

    (5) Emendas orçamentárias: uma leitura a partir do neoinstitucionalismo
    - Samuel

    BJOS, Paulo Roberto Simão. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira: Estudo Técnico nº 8/2021 - Governança legislativa orçamentária: da fragmentação paroquialista à priorização estratégica. Brasília, 2021. https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/estudos-e-notas-tecnicas/estudos-por-assunto/tema10/artigo-glo_2021-05-31_publicacao



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