Bom dia a todos!
Caros estudantes, escrevo para comunicar que registrei as notas de vocês no Sigaa. Antes de realizar a consolidação, gostaria de pontuar alguns aspectos.
O ato de avaliar é sempre muito complexo; requer observação, análise e muita reflexão. Assim, para chegar à conclusão de qual nota seria atribuída a cada um de vocês, tomei como referência vários estudos de pesquisadores dessa temática; sobretudo, as discussões e reflexões do Professor Paulo Abrantes, em seu livro Avaliação e Educação Matemática. De acordo com ele, a avaliação deve focar naquilo que o aluno já é capaz de fazer (discutir) e não no que ele ainda não discute de maneira reflexiva.
Assim, também pautada nessa perspectiva, as atividades propostas em aula ao longo do semestre letivo foram planejadas com o objetivo de gerar novas situações e oportunidades de aprendizagem. Além disso, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da capacidade de cada um refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
Ao longo deste semestre letivo foi possível perceber o comprometimento de cada um, manifestados por meio da assiduidade e por meio da participação nas discussões em aula. Porém, um aspecto em especial carece, do meu ponto de vista atenção: eu entendo que vocês, alguns mais, precisam dedicar mais tempo à leitura e, também, à atividade de escrever de forma fundamentada.
Diante dessa compreensão, a nota atribuída a cada um não constitui o fim do processo. Mas como um indicativo da necessidade e importância em aprofundar na compreensão dos estudos.
Aproveito para agradecê-los pela oportunidade de partilhar um pouco daquilo que eu aprendi ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional; e, também, agradecê-los pelas contribuições em aula durante este semestre letivo.
Desejo encontrá-los em breve em outras disciplinas e atividades acadêmicas.
Um abraço!
Professora Gracilene Pinheiro
Curso de Licenciatura em Matemática
Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar