| Texto: |
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS
|
CURSO: Especialização em Desenvolvimento Local para Comunidades Tradicionais
CARGA HORÁRIA DO CURSO: 510 h
|
PERÍODO DO CURSO:
15/08/2025 a 15/01/2027
|
|
DISCIPLINA: COMPONENTE CURRICULAR: Saberes locais e envolvimento Comunitário
CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 30 horas
DOCENTE: May Waddington Telles Ribeiro
|
PERÍODO DA DISCIPLINA:
01/11/2025 a 30/11/2025
|
|
ATIVIDADES
|
PRAZOS
|
|
Envio do Plano de Disciplina, Template e todo o material complementar para Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) e-mail pelo teceduc.cead@gmail.com
|
Até __/__/____
|
|
Reunião do(a) docente com a equipe de tutoria da disciplina
|
03/11/2025 às 17 h
|
|
UNIDADE I – CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENAS
|
01/11 a 12/11/2025
|
|
Aula síncrona 1
|
08/11/2025 às14 h
|
|
Fórum 1
|
03/11/2025 a 23/11/2025
|
|
Tarefa 1 1a LEITURA: LIVRO DE VANDANA SHIVA, ANTES DA PRIMEIRA AULA, PELO MENOS O PRIMEIRO CAPÍTULO MAS ATÉ ONDE DER; e LEVI-STRAUSS, Claude, A Ciência do Concreto, in O Pensamento Selvagem, cap. 1. ed. Papirus, Campinas, 1989.
|
03/11/2025 a 08/11/2025
|
|
DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO POR ARTURO ESCOBAR/VANDANA SHIVA
|
AULA DIA 8, PRIMEIRA PARTE
|
|
APRESENTAÇÃO DO LEGADO DE DARRELL POSEY, SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA, CONHECIMENTO INDÍGENA. (Leituras complementares nos arquivos, não obrigatórias, em espanhol e ingles)
|
AULA DIA 8, SEGUNDA PARTE
|
|
2ª LEITURA: CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista da USP, São Paulo, 2009.
|
Discussão conceitual
AULA DIA 8
|
|
3ª LEITURA: ABREU, Regina, Os Embates em Torno da categoria “Conhecimentos Tradicionais”, in Vivências, Revista de Antropologia, n.42, p. 11-23, 2013.
|
Apresentação em aula, leitura para fixação até dia 8
|
|
4ª LEITURA: ANDRADE, Priscila Pereira in Prismas: Dir., Pol. Pub. e Mundial., Brasília, v. 3, n. 1, p.03-32, jan./jun. 2006
|
Leitura para fixação, utilização
|
|
5ª LEITURA: OPTATIVA: PERRELLI, Maria Aparecida, “CONHECIMENTO TRADICIONAL” E CURRÍCULO MULTICULTURAL: NOTAS COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI, Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 381-96, 2008
|
Para quem quiser se aprofundar conceitualmente ou for da educação
|
|
UNIDADE II
|
13/11 a 23/11/2025
|
|
Encontro com tutores nos polos - Oficina de Preparação para Trabalho de campo
|
15/11/2025
|
|
Aula Presencial: Viajar pelo Portal do IPHAN, Livro dos Saberes, selecionar um registro para ler ao longo da semana.
http://portal.iphan.gov.br/
https://bcr.iphan.gov.br/livro-dos-saberes/
https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/sistema-agricola-tradicional-do-rio-negro-am/
http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf
|
22/11/2025 às 14 h
|
|
UNIDADE III
|
24/11/2025 a 28/11/2025
|
|
Discussões e análises críticas de textos com tutores, via Google Meet
|
25/11/2025 às 19 h
|
|
Aula síncrona 2
|
|
|
Leitura 6ª ANTES DA AULA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, A Partilha da Vida, Cap. 4, Os Nomes do Trabalho.
|
AULA SÍNCRONA 2
PRIMEIRA PARTE
|
|
LEITURA 7ª, ANTES DA AULA: HERÉDIA, Beatriz e GARCIA, Afrânio, CASA-ROÇADO, cap 3 in MORADA DA VIDA, A Morada da Vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. (SérieEstudossobreoNordeste;v.7)
|
AULA SÍNCRONA 2
PRIMEIRA PARTE
|
|
LEITURA 8ª, LEME, Luciana et al., EXTENSÃO RURAL INSPIRADA EM CARLOS BRANDÃO: A formação dos agentes de ATER nos cursos de Ciências Agrárias da ESALQ/USP
|
AULA SÍNCRONA 2
SEGUNDA PARTE
|
|
LEITURA 9ª, GUIVANT, Julia Heterogeneidades dos Conhecimentos Rurais no Desenvolvimento, Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.14, n.3, p.411-446, 1997
|
AULA SÍNCRONA 2
SEGUNDA PARTE
|
|
LEITURA 10ª, RIBEIRO, May Waddington Telles, O Processo de Territorialização de Gerações de Agricultores de Baixão no Piauí, R U R I S | V O L U M E 7 , N Ú M E R O 1, p 153-180 | M A R Ç O 2 0 1 3
|
LEITURA BRINDE
|
|
Avaliação (primeira chamada)
|
29/11/2025 e 30/11/2025
|
|
Solicitação de Segunda Chamada da Avaliação
|
Até 26/11/2025
|
|
Realização da Avaliação de segunda chamada
|
01/12/2025 a 02/12/2025
|
|
Exame Final
|
05/12/2025 a 06/12/2925
|
|
Digitação de notas e consolidação da turma
|
Até 15/12/2025
|
|