-

CA/CEAD075 - SABERES LOCAIS E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO - Turma: 49A (2025.2)

Visualização de Notícia
  • CRONOGRAMA DE LEITURAS, AULAS E ATIVIDADES
  • 03/11/2025 16:08
  • Texto:

    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

     

    CURSO: Especialização em Desenvolvimento Local para Comunidades Tradicionais

    CARGA HORÁRIA DO CURSO: 510 h

    PERÍODO DO CURSO:

    15/08/2025 a 15/01/2027

     

    DISCIPLINA: COMPONENTE CURRICULAR:  Saberes locais e envolvimento Comunitário

    CARGA HORÁRIA DA DISCIPLINA: 30 horas

    DOCENTE: May Waddington Telles Ribeiro

    PERÍODO DA DISCIPLINA:

    01/11/2025 a 30/11/2025

    ATIVIDADES

    PRAZOS

    Envio do Plano de Disciplina, Template e todo o material complementar para Coordenação de Tecnologia Educacional (CTE) e-mail pelo teceduc.cead@gmail.com

    Até __/__/____

    Reunião do(a) docente com a equipe de tutoria da disciplina

    03/11/2025 às 17 h

    UNIDADE I – CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENAS

    01/11 a 12/11/2025

    Aula síncrona 1

    08/11/2025 às14 h

    Fórum 1

    03/11/2025 a 23/11/2025

    Tarefa 1 1a LEITURA: LIVRO DE VANDANA SHIVA, ANTES DA PRIMEIRA AULA, PELO MENOS O PRIMEIRO CAPÍTULO MAS ATÉ ONDE DER; e   LEVI-STRAUSS, Claude, A Ciência do Concreto, in O Pensamento Selvagem, cap. 1. ed. Papirus, Campinas, 1989.

    03/11/2025 a 08/11/2025

    DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO POR ARTURO ESCOBAR/VANDANA SHIVA

    AULA DIA 8, PRIMEIRA PARTE

    APRESENTAÇÃO DO LEGADO DE DARRELL POSEY, SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA, CONHECIMENTO INDÍGENA. (Leituras complementares nos arquivos, não obrigatórias, em espanhol e ingles)

    AULA DIA 8, SEGUNDA PARTE

    2ª LEITURA: CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista da USP, São Paulo, 2009.   

    Discussão conceitual

    AULA DIA 8

    3ª LEITURA: ABREU, Regina, Os Embates em Torno da categoria “Conhecimentos Tradicionais”, in Vivências, Revista de Antropologia, n.42, p. 11-23, 2013.

    Apresentação em aula, leitura para fixação até dia 8

    4ª LEITURA: ANDRADE, Priscila Pereira in Prismas: Dir., Pol. Pub. e Mundial., Brasília, v. 3, n. 1, p.03-32, jan./jun. 2006

    Leitura para fixação, utilização

    5ª LEITURA: OPTATIVA: PERRELLI, Maria Aparecida, “CONHECIMENTO TRADICIONAL” E CURRÍCULO MULTICULTURAL: NOTAS COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI, Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 381-96, 2008

    Para quem quiser se aprofundar conceitualmente ou for da educação

     

     

    UNIDADE II

    13/11 a 23/11/2025

    Encontro com tutores nos polos - Oficina de Preparação para Trabalho de campo

    15/11/2025

    Aula Presencial: Viajar pelo Portal do IPHAN, Livro dos Saberes, selecionar um registro para ler ao longo da semana.

    http://portal.iphan.gov.br/

     

    https://bcr.iphan.gov.br/livro-dos-saberes/

     

    https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/sistema-agricola-tradicional-do-rio-negro-am/

     

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf

     

    22/11/2025 às 14 h

     

    UNIDADE III

    24/11/2025 a 28/11/2025

    Discussões e análises críticas de textos com tutores, via Google Meet

    25/11/2025 às 19 h

    Aula síncrona 2

     

    Leitura 6ª ANTES DA AULA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues,  A Partilha da Vida, Cap. 4, Os Nomes do Trabalho.

    AULA SÍNCRONA 2

    PRIMEIRA PARTE

    LEITURA 7ª, ANTES DA AULA: HERÉDIA, Beatriz e GARCIA, Afrânio, CASA-ROÇADO, cap 3 in MORADA DA VIDA,   A Morada da Vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. (SérieEstudossobreoNordeste;v.7) 

    AULA SÍNCRONA 2

    PRIMEIRA PARTE

    LEITURA 8ª, LEME, Luciana et al., EXTENSÃO RURAL INSPIRADA EM CARLOS BRANDÃO: A formação dos agentes de ATER nos cursos de Ciências Agrárias da ESALQ/USP

    AULA SÍNCRONA 2

    SEGUNDA PARTE

    LEITURA 9ª, GUIVANT, Julia Heterogeneidades dos Conhecimentos Rurais no Desenvolvimento, Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.14, n.3, p.411-446, 1997

    AULA SÍNCRONA 2

    SEGUNDA PARTE

    LEITURA 10ª, RIBEIRO, May Waddington Telles, O Processo de Territorialização de Gerações de Agricultores de Baixão no Piauí, R U R I S | V O L U M E 7 , N Ú M E R O 1, p 153-180 | M A R Ç O 2 0 1 3  

    LEITURA BRINDE

    Avaliação (primeira chamada)

    29/11/2025 e 30/11/2025

    Solicitação de Segunda Chamada da Avaliação  

    Até 26/11/2025

    Realização da Avaliação de segunda chamada

    01/12/2025 a 02/12/2025

    Exame Final

    05/12/2025 a 06/12/2925

    Digitação de notas e consolidação da turma

    Até 15/12/2025

     



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1495 18/12/2025 03:08