Tarefa 1 – Análise de Inventários de Saberes Tradicionais
Nesta atividade, o objetivo é compreender como os saberes tradicionais são registrados e valorizados como patrimônio cultural.
Para isso, siga o passo a passo:
1. Acesse o site do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
2. Busque a seção de Saberes Tradicionais e abra o dossiê do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro. https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/sistema-agricola-tradicional-do-rio-negro-am/
3. Observe como o inventário foi construído — a metodologia, os registros, as descrições culturais e o modo como o saber é apresentado.
4. Em seguida, escolha outro inventário de saber tradicional disponível no site do IPHAN para comparar.
5. Elabore um resumo individual destacando as peculiaridades e diferenças entre os dois inventários analisados, considerando:
• O contexto cultural e geográfico;
• A forma de registro dos saberes;
• Os elementos que reforçam a identidade e a preservação cultural.
Esse resumo deverá ser enviado individualmente como entrega da Tarefa 1.
Segundo Tema por polo;
- 1. Pedro II: Literatura de cordel
https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/literatura-de-cordel/?perpage=12&order=ASC&orderby=date&pos=42&source_list=collection&source_entity_id=65733&ref=%2Fbens-culturais%2F%3Fperpage%3D12%26view_mode%3Dmasonry%26paged%3D4%26order%3DASC%26orderby%3Ddate%26fetch_only%3Dthumbnail%252Ccreation_date%252Ctitle%252Cdescription%26fetch_only_meta%3D
- 2. PIO IX: Arte Santeira em madeira do Piauí
https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/arte-santeira-em-madeira-do-piaui/
- 3. Marcos Parentes: Feira de Caruaru
https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/feira-de-caruaru/?perpage=12&order=ASC&orderby=date&pos=8&source_list=collection&source_entity_id=65733&ref=%2Fbens-culturais%2F%3Fperpage%3D12%26view_mode%3Dmasonry%26paged%3D1%26order%3DASC%26orderby%3Ddate%26fetch_only%3Dthumbnail%252Ccreation_date%252Ctitle%252Cdescription%26fetch_only_meta%3D
- 4. Oeiras: Tambor de crioula do Maranhão
https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/tambor-de-crioula-do-maranhao/?perpage=12&order=ASC&orderby=date&pos=10&source_list=collection&source_entity_id=65733&ref=%2Fbens-culturais%2F%3Fperpage%3D12%26view_mode%3Dmasonry%26paged%3D1%26order%3DASC%26orderby%3Ddate%26fetch_only%3Dthumbnail%252Ccreation_date%252Ctitle%252Cdescription%26fetch_only_meta%3D
- 5. Palmeirais: Círio de Nossa Senhora de Nazaré
https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/cirio-de-nossa-senhora-de-nazare/?perpage=12&order=ASC&orderby=date&pos=3&source_list=collection&source_entity_id=65733&ref=%2Fbens-culturais%2F%3Fperpage%3D12%26view_mode%3Dmasonry%26paged%3D1%26order%3DASC%26orderby%3Ddate%26fetch_only%3Dthumbnail%252Ccreation_date%252Ctitle%252Cdescription%26fetch_only_meta%3D
Fórum 1 – Patrimonialização de Saberes Locais
No fórum, o foco será refletir sobre a valorização e preservação dos saberes locais.
Cada participante deverá:
1. Escolher um saber local (de sua comunidade ou região) que possa ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial — por exemplo, um modo de fazer, uma festa, uma técnica artesanal, uma tradição culinária ou uma prática agrícola.
2. Elaborar uma proposta de inventário ou cartilha simples, inspirada nos modelos estudados na Tarefa 1.
3. Publicar no fórum sua proposta, descrevendo:
• O saber escolhido e sua importância local;
• Quem são os detentores desse saber;
• Como ele pode ser registrado e preservado.
As produções serão discutidas no fórum virtual e socializadas no encontro presencial do dia 22/11/2025, no Polo