cleidivan alves dos santos

CPP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CMRV

CMR0360 - ESTAGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA I / PSICOLOGIA CLINICA - Turma: 02 (2013.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (26/05/2025 - 06/06/2025)

 

 

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.wizardingworld.com%2Ffeatures%2Fhow-harry-potter-and-fantastic-beasts-teach-us-that-its-cool-to-be-smart&psig=AOvVaw0CIZmZ1T2KPb0ztapA5sQ2&ust=1711417995091000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCNDlnP-mjoUDFQAAAAAdAAAAABAb

 

Caro(a) aluno(a),

 

A disciplina de Marketing para Pequenos Negócios é um convite a um universo amplo de conhecimentos necessários à identificação e satisfação de necessidades e desejos de um mercado. Será ministrado o conhecimento básico, porém essencial, para o professor que precisa se tornar o mentor de crianças na jornada do empreendedorismo, demandando a identificação de oportunidades, capacidade criativa e inovadora, planejamento e gestão. O professor precisa aprender a produzir algum produto ou serviço (físico ou digital) que o mercado esteja demandando e, então, estimular as crianças a se engajarem no processo produtivo e de vendas. O marketing, portanto, é um conhecimento fundamental para identificar e entregar esse valor ao mercado e à sociedade como um todo.SEMANA 1

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Desejo uma jornada de aprendizagem feliz e suave a todos(as)!

 

Atenciosamente, professor Anderson da Trindade Marcelino.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), MBA em Gestão de Empreendimentos Inovadores pelo Parque Tecnológico da Paraíba (2010), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi professor substituto da Universidade Federal da Paraíba, Campus III (2018 - 2020), e atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral (Floriano).

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8980084654721699 

   PLANO DA DISCIPLINA - MARKETING.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (26/05/2025 - 06/06/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    
Inicia em 29/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/06/2025 às 23h 59
UNIDADE I (26/05/2025 - 06/06/2025)

  • Orientações empreendedoras
  • Marketing – conceitos iniciais
  • Inteligência de marketing
  • Segmentação de mercado
  • Posicionamento de mercado

Introduzir os principais conhecimentos do Marketing necessários ao início de uma jornada empreendedora, seja para os que empreendem ou querem empreender, seja para os professores que precisam fomentar o espírito empreendedor nos seus alunos.

MATERIAL DA DISCIPLINA:

 

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.

 

SHAW, Eric H.; JONES, DG Brian. A history of schools of marketing thought. Marketing theory, v. 5, n. 3, p. 239-281, 2005.

 

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora, 2016.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

VÍDEOS SOBRE CRIANÇAS EMPREENDEDORAS:

https://www.youtube.com/watch?v=Cu3o_odqkEI&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR

https://www.youtube.com/watch?v=_eWSVGeJIuQ&ab_channel=CanalSICTV

https://www.youtube.com/watch?v=ZAuNEdDjCPQ&t=3s&ab_channel=JornalMinas

 

VÍDEOS SOBRE COMO ENSINAR EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA:

https://www.youtube.com/watch?v=ahSKAbf3vxQ&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR

https://www.youtube.com/watch?v=w9kysr3Q5ZI&ab_channel=JulieQuadrinhos

 

VÍDEO SOBRE A JORNADA DO HERÓI:

https://www.youtube.com/watch?v=Stdko2NIUNI&ab_channel=PedroVillela

 

VÍDEOS SOBRE MARKETING:

https://www.youtube.com/watch?v=1ZGaIYWiziI&ab_channel=NEG%C3%93CIOSDAVIDAREAL

https://www.youtube.com/watch?v=S4zSX5mvtqU&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=OAZ-DJm2Qpw&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

 

Na Unidade I, iniciamos uma jornada empreendedora, a partir de várias orientações desde a orientação do produtor até a orientação de marketing. Para ter sucesso no mercado, faz-se necessário entender as necessidades e desejos do mercado e do setor onde se pretende atuar. É o momento em que o empreendedor nascente ou pequeno empresário precisa se (re)posicionar com uma oferta de valor. Nesse sentido, entender os conceitos de marketing, desenvolver inteligência de marketing, analisar o comportamento do consumidor e segmentar o mercado são aspectos fundamentais antes de planejar o produto, preço, praça e promoção, que são os elementos do composto de marketing que serão trabalhados no módulo 2.

UNIDADE II (26/05/2025 - 06/06/2025)

  • Composto de marketing (4Ps)
  • Branding
  • Marketing digital

Apresentar os principais aspectos do composto de marketing necessários para o posicionamento/reposicionamento do produto ou serviço no mercado, seja no âmbito físico ou digital.

Material da Disciplina:

 

KOTLER, P. KELLER; DE MARKETING, KL Administração. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.

 

KOTLER, Philip. Marketing 4.0 do tradicional ao digital. 2021.

 

REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS editora, 2017.

 

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora, 2018.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

VÍDEOS:

 

Lições de Mr Selfridge Vendas, gerenciamento, varejo:

https://www.youtube.com/watch?v=HtyZ8Kt3gdw&ab_channel=PatriciaSantos

 

Tour pela Selfridges:

https://www.youtube.com/watch?v=T2i7CFLnNBE&ab_channel=AndyTakesYou

 

Vitrines:

https://www.youtube.com/watch?v=YTijQsaKOgQ&ab_channel=Arq.VivianeGiron-StudioVINTI
https://www.youtube.com/watch?v=cJ_1BEz17a0&ab_channel=KKStoreDesign%7CKak%C3%A1Ribeiro

 

Marcas:

https://www.youtube.com/watch?v=T1bMQiEAfsk&ab_channel=SebraePR

https://www.youtube.com/watch?v=dhx7j3IPwd8&ab_channel=Luz%2CC%C3%A2mera%2CEmpreenda%21

https://www.youtube.com/watch?v=aoDG6Oj_XKU&ab_channel=NerdsdeNeg%C3%B3cios

 

Identidade visual:

https://www.youtube.com/watch?v=TJy07wmtkX0&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=7l5Q3B6PPx0&ab_channel=PensandoDiferente

 

Marketing digital:

https://www.youtube.com/watch?v=WJWDdlLX_J8&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=dpebeyJQrrc&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

 

Empreender envolve identificar uma oportunidade no mercado e agir para transformar essa oportunidade em negócio. Além de desenvolver competências relacionadas ao processo produtivo, faz-se necessário desenvolver competências de marketing para se analisar o mercado e o setor, os consumidores e os concorrentes. Só assim, pode-se definir o produto, preço, canal de vendas e mensagens promocionais de forma efetiva. A presença online, em sites e redes sociais, não é mais um canal de vendas, mas de relacionamento duradouro com os diversos públicos, que precisam ser nutridos com conteúdos específicos.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 05/06/2025 às 00:00 a 07/06/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (26/05/2025 - 06/06/2025)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

Nesta etapa, você responderá a um questionário composto por 05 (cinco) questões de múltipla escolha a serem respondidas por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA, com prazo de realização de 2 (dois) dias (das 00h00m do dia 06 de junho de 2025 às 23h59 do dia 07 de junho de 2025) e com apenas uma possibilidade de resposta para cada questão.

 

As questões foram elaboradas a partir de todos os conteúdos trabalhados durante a disciplina (slides, artigos, livros, vídeos).

    
Inicia em 06/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/06/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (26/05/2025 - 06/06/2025)
    
Inicia em 11/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/06/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (26/05/2025 - 06/06/2025)
    
Inicia em 13/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2025 às 23h 59
apresentação da disciplina e onceitos gerais relacionados a clínica psicológica humanista (31/10/2013 - 31/10/2013)
A clínica Fenomenológica e existencial humanista (05/11/2013 - 05/11/2013)
A fenomenologia (07/11/2013 - 07/11/2013)
A fenomenologia (12/11/2013 - 12/11/2013)
A fenomenologia (14/11/2013 - 14/11/2013)
O Existencialismo (19/11/2013 - 19/11/2013)
O Existencialismo (21/11/2013 - 21/11/2013)
O Existencialismo (26/11/2013 - 26/11/2013)
Gestalterapia - conceitos básicos (28/11/2013 - 28/11/2013)
Gestalterapia - conceitos básicos (03/12/2013 - 03/12/2013)
Gestalterapia - conceitos básicos (05/12/2013 - 05/12/2013)
Gestalterapia - conceitos básicos (10/12/2013 - 10/12/2013)
Gestalterapia - conceitos básicos (12/12/2013 - 12/12/2013)
a GESTALT TERAPIA - neurose, saúde e doença (17/12/2013 - 17/12/2013)
a GESTALT TERAPIA - neurose, saúde e doença (19/12/2013 - 19/12/2013)
a GESTALT TERAPIA - neurose, saúde e doença (24/12/2013 - 24/12/2013)
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos (26/12/2013 - 26/12/2013)
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos (31/12/2013 - 31/12/2013)
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos (02/01/2014 - 02/01/2014)
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos (07/01/2014 - 07/01/2014)
Rolle play (09/01/2014 - 09/01/2014)
Rolle play (14/01/2014 - 14/01/2014)
Rolle play (16/01/2014 - 16/01/2014)
Rolle play (21/01/2014 - 21/01/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (23/01/2014 - 23/01/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (28/01/2014 - 28/01/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (30/01/2014 - 30/01/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (04/02/2014 - 04/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (06/02/2014 - 06/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (11/02/2014 - 11/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (13/02/2014 - 13/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (18/02/2014 - 18/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (20/02/2014 - 20/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (25/02/2014 - 25/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (27/02/2014 - 27/02/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (04/03/2014 - 04/03/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (06/03/2014 - 06/03/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (11/03/2014 - 11/03/2014)
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio (13/03/2014 - 13/03/2014)
Avaliação e fechamento da disciplina (18/03/2014 - 18/03/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN FEV MAR Total
31 05 07 12 14 19 21 26 28 03 05 10 12 17 19 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 06 11 13 18
1 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 5 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 13
3 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20109**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 20109**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 201010**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 201010**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Elaboração do projeto do Estágio Profissional em Psicologia: problematização da realidade, definição dos objetivos, das metodologias de intervenção e de avaliação do estágio. Atividades desenvolvidas com supervisão acadêmica e também, preferencialmente, local. Em Estágio Profissional em Psicologia I, ênfase em Saúde Coletiva, inserção prioritária em comunidades, instituições e contextos rurais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
31/10/2013
31/10/2013
apresentação da disciplina e onceitos gerais relacionados a clínica psicológica humanista
05/11/2013
05/11/2013
A clínica Fenomenológica e existencial humanista
07/11/2013
07/11/2013
A fenomenologia
12/11/2013
12/11/2013
A fenomenologia
14/11/2013
14/11/2013
A fenomenologia
19/11/2013
19/11/2013
O Existencialismo
21/11/2013
21/11/2013
O Existencialismo
26/11/2013
26/11/2013
O Existencialismo
28/11/2013
28/11/2013
Gestalterapia - conceitos básicos
03/12/2013
03/12/2013
Gestalterapia - conceitos básicos
05/12/2013
05/12/2013
Gestalterapia - conceitos básicos
10/12/2013
10/12/2013
Gestalterapia - conceitos básicos
12/12/2013
12/12/2013
Gestalterapia - conceitos básicos
17/12/2013
17/12/2013
a GESTALT TERAPIA - neurose, saúde e doença
19/12/2013
19/12/2013
a GESTALT TERAPIA - neurose, saúde e doença
24/12/2013
24/12/2013
a GESTALT TERAPIA - neurose, saúde e doença
26/12/2013
26/12/2013
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos
31/12/2013
31/12/2013
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos
02/01/2014
02/01/2014
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos
07/01/2014
07/01/2014
A Abordagem Centrada na Pessoa - conceitos básicos
09/01/2014
09/01/2014
Rolle play
14/01/2014
14/01/2014
Rolle play
16/01/2014
16/01/2014
Rolle play
21/01/2014
21/01/2014
Rolle play
23/01/2014
23/01/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
28/01/2014
28/01/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
30/01/2014
30/01/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
04/02/2014
04/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
06/02/2014
06/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
11/02/2014
11/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
13/02/2014
13/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
18/02/2014
18/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
20/02/2014
20/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
25/02/2014
25/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
27/02/2014
27/02/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
04/03/2014
04/03/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
06/03/2014
06/03/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
11/03/2014
11/03/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
13/03/2014
13/03/2014
Supervisão, atendimentos e atuação no local do estágio
18/03/2014
18/03/2014
Avaliação e fechamento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ausência do professor até 20 de janeiro 08/01/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:22