• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

SANDRA MARIA MENDES DE MOURA DANTAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCN

Ir ao Menu Principal

sandra maria mendes de moura dantas

BIO - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCN

CPPGL/CCHL022 - TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGUISTICA III - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina. Discussão inicial sobre o conceito de Letramento Acadêmico. (09/08/2022 - 09/08/2022)
   Plano de Ensino 2022.2 
  Importante: A plataforma Google Classroom foi utilizada para armazenar programação, materiais e atividades da disciplina.
A perspectiva dos Novos Estudos do Letramento (23/08/2022 - 23/08/2022)
O modelo de letramentos acadêmicos (30/08/2022 - 30/08/2022)
Letramentos acadêmicos e identidades socialmente situadas (06/09/2022 - 06/09/2022)
Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder (13/09/2022 - 13/09/2022)
Tensões entre práticas de letramento no ensino básico e no ensino superior (20/09/2022 - 20/09/2022)
Dimensões escondidas nas práticas de letramento acadêmico (04/10/2022 - 04/10/2022)
Leitura e escrita em práticas de letramento acadêmico: possibilidades de ação (11/10/2022 - 18/10/2022)
Planejamento e realização da atividade final (25/10/2022 - 29/11/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
09 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2022101**** 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2022100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
8 2022100**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2022100**** 4 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2022100**** 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2022100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
3 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2022100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
5 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2022101**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
10 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Ementa: Práticas de letramento acadêmico sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento. Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder. Leitura e escrita nas práticas de letramento acadêmico.<br /><br />Metodologia: <br />• Aulas expositivas e dialogadas;<br />• Leitura e análise de textos teóricos<br />• Atividades de articulação teórico-prática.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e tomará como critérios a participação nas discussões dos textos, a assiduidade e a pontualidade às aulas e o efetivo engajamento nas atividades. A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Além disso, será exigida a realização de atividades de característica teórico-prática acerca dos conteúdos trabalhados na disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.<br /><br />AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56. <br /><br />BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.<br /><br />DIONÍSIO, M. L.; FISCHER, A. Literacia(s) no ensino superior: configurações em práticas de investigação. In: CONGRESSO IBÉRICO “ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA: TENSÕES E POSSIBILIDADES”. Actas do... Braga: CIEd, 2010. Disponível em:<br /><http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10582>.<br /><br />FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) — Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.<br /><br />FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010<br /><br />GEE, J. P. Learning in Semiotic Domains: A Social and Situated Account. In: SCHALERT, D., et al. The 51st yearbook of the National Reading Conference. Oak Creek, WI: NRC, 2002. p. 23-32.<br /><br />JACOBS, C. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 4, p. 475-487, Oct 2005.<br /><br />LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.<br /><br />LEA, M. R. Academic literacies: a pedagogy for course design. Studies in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 739-756, Dec. 2004.<br /><br />NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.<br /><br />NELSON, J.; HAYES, J. R. How the writing context shapes students’ strategies for writing from sources (Tech. Rep. No. 16). University of California, Berkeley, Center for the Study of Writing. Berkeley. 1988.<br /><br />STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, 5, n. 2, 12 May 2003. 77-91.<br /><br />STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].<br /><br />STREET, B. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448<br /><br />ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/08/2022
09/08/2022
Apresentação da disciplina. Discussão inicial sobre o conceito de Letramento Acadêmico.
23/08/2022
23/08/2022
A perspectiva dos Novos Estudos do Letramento
30/08/2022
30/08/2022
O modelo de letramentos acadêmicos
06/09/2022
06/09/2022
Letramentos acadêmicos e identidades socialmente situadas
13/09/2022
13/09/2022
Letramentos Acadêmicos, identidades e relações de poder
20/09/2022
20/09/2022
Tensões entre práticas de letramento no ensino básico e no ensino superior
04/10/2022
04/10/2022
Dimensões escondidas nas práticas de letramento acadêmico
11/10/2022
18/10/2022
Leitura e escrita em práticas de letramento acadêmico: possibilidades de ação
25/10/2022
29/11/2022
Planejamento e realização da atividade final
Avaliações
Data Descrição
08/11/2022 1ª Avaliação
22/11/2022 2ª Avaliação
29/11/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Textos e programação - link do Classroom 10/08/2022
Início das aulas da nossa disciplina 04/08/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 13:44