| Bibliografia:
| ALEXANDRE, L. R. B. Letramento digital e letramento acadêmico: estratégias de navegação e leitura de graduandos em Letras. 238f. Tese (doutorado) -Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.<br /><br />AMARAL, L. L.; PEREIRA, D.; COSCARELLI, C. Research in practice: online academic literacy for Brazilian undergraduate students. In: RODRIGUES, D. L. D. I; SILVA, J. Q. G (Org.). Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo, v. 3. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2020. p. 29-56. <br /><br />BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.<br /><br />DIONÍSIO, M. L.; FISCHER, A. Literacia(s) no ensino superior: configurações em práticas de investigação. In: CONGRESSO IBÉRICO ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA: TENSÕES E POSSIBILIDADES. Actas do... Braga: CIEd, 2010. Disponível em:<br /><http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10582>.<br /><br />FISCHER, A. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 p. Tese (Doutorado em Linguística) Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.<br /><br />FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010<br /><br />GEE, J. P. Learning in Semiotic Domains: A Social and Situated Account. In: SCHALERT, D., et al. The 51st yearbook of the National Reading Conference. Oak Creek, WI: NRC, 2002. p. 23-32.<br /><br />JACOBS, C. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 4, p. 475-487, Oct 2005.<br /><br />LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de letramentos acadêmicos: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.<br /><br />LEA, M. R. Academic literacies: a pedagogy for course design. Studies in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 739-756, Dec. 2004.<br /><br />NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.<br /><br />NELSON, J.; HAYES, J. R. How the writing context shapes students strategies for writing from sources (Tech. Rep. No. 16). University of California, Berkeley, Center for the Study of Writing. Berkeley. 1988.<br /><br />STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, 5, n. 2, 12 May 2003. 77-91.<br /><br />STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995].<br /><br />STREET, B. Dimensões Escondidas na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448<br /><br />ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.<br /> |