eunaihara lígia lira marques

CMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CMRV

PPGENF036 - BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DAS CIÊNCIAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Dinâmica “QUEM SOU EU?” Fórum SIGAA Diagnóstico situacional (Link) (11/08/2025 - 11/08/2025)
Apresentação do plano de disciplina Apresentação do diagnóstico situacional Divisão dos grupos (18/08/2025 - 18/08/2025)
   Cronograma da disciplina 
Envio atualização do cronograma
  Cronograma atualizado 
Considerando o feriado do dia 20/11, a apresentação do ultimo grupo será no dia 24/11.
Elaboração da questão de pesquisa (25/08/2025 - 25/08/2025)
Elaboração da questão de pesquisa (01/09/2025 - 01/09/2025)
  Atividade questõa de pesquisa 
A atividade deve ser enviada dia 08/09/2025 para o e-mail dos docentes da disciplina.
Envio da atividade: Elaboração da questão de pesquisa (Orientações será enviada via sigaa) (08/09/2025 - 08/09/2025)
Análise de dados quantitativos: coletei meus dados e agora? (15/09/2025 - 15/09/2025)
Análise de dados qualitativos: coletei meus dados e agora? (22/09/2025 - 22/09/2025)
Como escrever a introdução do Projeto de pesquisa? (29/09/2025 - 29/09/2025)
Estudos de validação: o que é e como fazer (06/10/2025 - 06/10/2025)

Aula Oficina de Elaboração de Dissertação de Mestrado
Segunda-feira, 6 de outubro · 2:00 – 4:00pm
Fuso horário: America/Fortaleza
Como participar do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/yzg-rssb-jqr
Ou disque: ‪(US) +1 518-831-0110‬ PIN: ‪983 018 658‬#

Análise crítica de artigos e Análise de dados (Iramutec) (13/10/2025 - 13/10/2025)
  Artigo RI 
Aula prática - Busca em bases de dados por meio do portal CAPES - Uso de gerenciador de referências (20/10/2025 - 20/10/2025)
Apresentação do mapa de apresentação das Dissertações (27/10/2025 - 27/10/2025)
Aula extraclasse (03/11/2025 - 03/11/2025)
Apresentação dos grupos (Grupo 1) GRUPO II (10/11/2025 - 10/11/2025)
Apresentação dos grupos (Grupo 2) GRUPO II (17/11/2025 - 17/11/2025)
Apresentação dos grupos (Grupo 3) GRUPO II (24/11/2025 - 24/11/2025)
Apresentação dos grupos (Grupo 4) GRUPO II (01/12/2025 - 01/12/2025)
Encerramento da disciplina (08/12/2025 - 08/12/2025)
Apresentação geral da disciplina (12/03/2025 - 12/03/2025)

Apresentação da disciplina – ênfase na apresentação dos projetos e importância de leitura do material citado nas referências. Divisão dos alunos e discussão sobre aspectos de apresentação e trabalho final individual

Apresentação e avaliação dos projetos: (15/03/2025 - 15/03/2025)

Aluno: Bianca Mickaela Santos Chaves

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Avaliação do estado nutricional relativo ao ferro e sua relação com parâmetros do risco cardiovascular em mulheres com obesidade

 


Aluno: Alan Kennedy Santos de Sousa

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Cicatrização de feridas crônicas em diabéticos: a nutrição como eixo central no desenvolvimento de protocolos de tratamento

 


Aluno: Cleudilene Gomes da Silva

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos
Projeto: Desenvolvimento de bebida energética em pó para praticantes de atividade física

Apresentação e avaliação dos projetos (19/03/2025 - 19/03/2025)

Aluno: Anderson Luís dos Santos Moreira

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Efeito da suplementação de zinco sobre marcadores de resistência à insulina em mulheres com síndrome metabólica.

 

 

Aluno:Gleicer Vivian da Silva Lodoro

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Relação entre consumo alimentar e hábitos de vida com sintomas de ansiedade em adolescentes escolares de Teresina-PI.

 

Aluno: Gilmara dos Santos Silva

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Relação entre o estado nutricional pré-operatório e desfechos clínicos em mulheres com câncer de mama.

 

 

Apresentação e avaliação dos projetos (22/03/2025 - 22/03/2025)

Aluno: Maria Shelda de Oliveira Neres

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e parâmetros clínicos, histopatológicos e estresse oxidativo em pacientes com câncer de mama.

 

 

Aluno: Jardel Oliveira de Almeida

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Páprica de cheiro: elaboração a partir da pimenta (Capsicum chinense) e determinação da temperatura e secagem.

 

Aluno: Izadora Patrícia Costa Oliveira

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Desenvolvimento e Caracterização de geleia de polpa de Carnaúba (Copernicia Prunifera (Mill.) H.E. Moore) com propriedades funcionais/com adição de chia e amido resistente

 

Aluno: Erick Vinicius Rocha da Silva

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Desenvolvimento de bala de goma funcional do tipo jujuba a base de rapadura para suplementação de atletas amadores de esporte

Apresentação e avaliação dos projetos (26/03/2025 - 26/03/2025)

Aluno: Neide Sheyla de Melo Araújo Guimarães

Nível: Doutorado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Efeito do Uso do B-Tocoferol extraído do Epicarpo do buriti em pacientes diabéticos da estratégia de saúde da família

 

 

Aluno: Eduardo Odonete Marques

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Associação entre biomarcadores inflamatórios, estado nutricional e hipertensão arterial na sarcopenia em idosos hospitalizados.

 

Aluno: Bruna Barbosa de Abreu

Nível: Doutorado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto:  Composição química e bioacessibilidade de ácidos graxos em lanches de rede fast food

Apresentação e avaliação dos projetos (26/03/2025 - 26/03/2025)

Aluno: Mickael Viana de Sousa

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Desenvolvimento de fermento natural (Levain) com adição de doce de buriti (mauritia flexuosa) como substrato em diferentes concentrações e aplicação tecnológica.

 

 

Aluno: Elyudienne Andressa Silva Alves

Nível: Doutorado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Estudo-piloto de inserção de pão de queijo adicionado de farinha de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) no programa nacional de alimentação escolar.

 

 

Aluno: Sintia Andrea Barbosa Gomes

Nível: Doutorado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Efeito da vitamina E extraída do epicarpo do buriti (Mauritia flexuosa L.f) em parâmetros cardiomatabólicos de adultos jovens.

 

 

Aluno: Sarah Celeste Rodrigues de Sousa Val

Nível: Mestrado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Consumo alimentar, estado nutricional, conhecimento sobre alimentos funcionais e intervenção educativa em restaurantes populares de Teresina – PI.

 

Apresentação e avaliação dos projetos (02/04/2025 - 02/04/2025)

Aluno: Jardel Alves da Costa

Nível: Doutorado

Linha: Alimentos, nutrição e saúde

Projeto: Avaliação do consumo alimentar para determinação do estado nutricional de minerais e índice inflamatório da dieta, relacionado a marcadores clínicos e nutricionais da doença inflamatória intestinal.

 

 

Aluno: Noemia Cristiny Silva Barbosa

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Desenvolvimento de biscoitos de polvilho enriquecidos com a farinha do mesocarpo de babaçu (Attalea speciosa).

 

 

 

Aluno: Maria Alice Ramalho de Sousa

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Bebida simbiótica à base de extrato vegetal de castanha de caju

 

Aluno: Pedro Gabriel Oliveira Silva

Nível: Mestrado

Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos

Projeto: Desenvolvimento de um jogo educativo como estratégia de ensino em bromatologia: uma proposta interativa para o ensino superior

 

Apresentação e avaliação dos projetos (04/04/2025 - 04/04/2025)
Aluno: Pedro Lucas Alves Ferreira Nível: Doutorado Linha: Alimentos, nutrição e saúde Projeto: Estudo Censitário e Descritivo sobre a implementação de estratégias para a alimentação saudável de idosos assistidos pela atenção primária à saúde de uma capital nordestina Aluno: Lívia Oliveira da Silva Bonfim Nível: Doutorado Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos Projeto: Desenvolvimento de farinhas da polpa da carnaúba (copernicia prunifera): potencialidade tecnológica e aplicabilidade em novos produtos. Aluno: Jussilene Alves Amorim Nível: Doutorado Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos Projeto: Desenvolvimento de biofilme à base de pele de tilápia do nilo (Oreochromis niloticus): Caracterização físico-química, propriedades antimicrobianas e antifùngicas, vida de prateleira e aplicações alimentares
Apresentação e avaliação dos projetos. Analise critica da disciplina (09/04/2025 - 09/04/2025)
Aluno: Guida Graziela Santos Cardoso Nível: Doutorado Linha: Alimentos, nutrição e saúde Projeto: Relações entre padrões alimentares, estado nutricional e níveis séricos de vitaminas e minerais em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica Aluno: Maiara Jaianne Bezerra Leal Nível: Doutorado Linha: Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Produtos Projeto: Desenvolvimento e aplicabilidade de biscoito tipo cookie adicionado de farinha do mesocarpo do bacuri
Apresentação disciplina “Didática do ensino superior” .O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino superior. (14/08/2025 - 14/08/2025)
O processo ensino-aprendizagem, Leitura e discussão do artigo - Didática e docência no ensino superior e página 144 do livro Docência no ensino superior (15/08/2025 - 15/08/2025)
Métodos de ensino individual e em grupo (21/08/2025 - 21/08/2025)
Métodos de ensino individual e em grupo (22/08/2025 - 22/08/2025)
Aula sobre Plano de disciplina (28/08/2025 - 28/08/2025)
Aula sobre Plano de disciplina (29/08/2025 - 29/08/2025)
Aula expositiva - Atividade (04/09/2025 - 04/09/2025)
Aula expositiva - Atividade (05/09/2025 - 05/09/2025)
Enviar o Plano de aula do estagio docente (11/09/2025 - 11/09/2025)
    
Inicia em 11/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 18/09/2025 às 23h 59
Aula sobre Avaliação (12/09/2025 - 12/09/2025)
Atividade prática: acompanhamento do docente na disciplina Saúde do Adulto e do Idoso II (18/09/2025 - 11/12/2025)

Reunião com orientadora para definição de atividade prática. Escolha da disciplina e tema da aula expositiva a ser administrada

Definição e leitura da bibliografia para aula expositiva Aperfeiçoamento sobre a temática da aula expositiva com busca nas bases de dados

Preparação dos slides para aula expositiva Reunião com orientadora para ajustes e correções da aula expositiva

Aula expositiva. Avaliação da aula expositiva

Atividade síncrona. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho (15/03/2022 - 15/03/2022)
Acolhida aos doutorandos. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho Origens do pensamento: O homem, seus caminhos, mitos e crenças. BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do mundo. São Paulo, SP:Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012. YUVAL, noah Harari. Uma breve história da humanidade. Sapiens. 38 ed. Porto Aegre, RS: L&PM, 2018. Prof Zélia e Odinéa
Leitura e síntese de textos. Tarefa SIGAA (assíncrona). (18/03/2022 - 18/03/2022)
A educação e o pensamento filosófico. Stephânia Beatriz Ferreira, Dayana Vieira Ferreira, Gustavo Araújo Batista. Sócrates: a defesa da filosofia aplicada à educação para a vida reflexiva ? algumas considerações para a autoformação ético-política do educador. Cadernos da FUCAMP, n. 10, v.12, p.49-64/2010. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/142. Robson Pontes Custódio. As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia. REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia|Santa Maria|periodicos.ufsm.br/refilo|v.6-2020. Disponível em>https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/38482/html
    
Inicia em 18/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 18/03/2022 às 22h 0
Atividade síncrona. Conferência. (22/03/2022 - 22/03/2022)
Conhecimento prévio de temas abordados pela FILOSOFIA O homem e as ideias ? o legado da filosofia. Conferencia. Filósofo Convidado. Prof Zélia e Odinéa
Fórum 1: discussão reflexiva do livro “Discurso do método” (25/03/2022 - 25/03/2022)

Fórum de 14:00 às 16:00 via Sigaa.

   FÓRUM 1- Com base na leitura do livro “Discurso do método” de René Descartes.
Período de Habilitação: 25/03/2022 às 14:00 a 25/03/2022 às 16:00
Atividade síncrona. Aula video. (29/03/2022 - 29/03/2022)
O homem e a experiência ? Período medieval - ciência moderna ? pensamento contemporâneo. Para sustentar a discussão sobre o homem como máquina assistir cenas do Filme: O ponto de mutação no Vídeo: Metáfora do relógio Link: https://youtu.be/_4B5592kEe8
Atividade assíncrona. Fórum 2 (01/04/2022 - 01/04/2022)
Fórum 2: discussão reflexiva sobre os usos sociais da ciência. Leitura recomendada: BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. Atenção especial às páginas 20/21/25/26/35/76 do livro. Vídeo recomendado: Cena do filme Uma Mente Brilhante ? Canetas . https://youtu.be/SBnkM2ja2Rg Odinéa e Zélia
Atividade síncrona. Conferencia. Enfermagem Piauiense em tempos de COVID19. (05/04/2022 - 05/04/2022)

Conferência.

Enfermagem Piauiense em tempos de COVID19.

Logo após uma Breve discussão.

Atividade assíncrona (em grupo) (08/04/2022 - 08/04/2022)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

Tema : A construção do conhecimento na enfermagem: marco histórico e conceitual.

G1. História da Enfermagem.

Representante: Lívia

G2. Desenvolvimento do conhecimento na Enfermagem:

Representante: Emanuelle

G3. A Enfermagem como ciência; origem das teorias e aplicabilidade na prática.

Representante: Phellype

Metodologia: 

Cada Grupo deve elaborar uma tecnologia relacionada ao assunto do seu Grupo  e apresentar na próxima aula ( De 15 a 20 min para apresentação e 10 min para discussão, para cada grupo).

SALVIANO, Márcia Eller Miranda et al . Epistemology of nursing care: a reflection on its foundations. Rev. Bras. Enferm.,  Brasília ,  v. 69, n. 6, p. 1240-1245,  Dec.  2016 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601240&lng=en&nrm=iso>. access on  21  May  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0331.

 

Ariane Gomes dos Santos, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Claudia Daniella Avelino Vasconcelos Benício, Lidya Tolstenko Nogueira . O cuidado em enfermagem analisado segundo a essência do cuidado de Martin Heidegger. Revista Cubana de Enfermería.  Volumen 33, Número 3 (2017)

Alba Martín, Raquel. El Concepto de cuidado a lo largo de la Historia. Cultura de los Cuidados. 2015 ene-abr, XIX(41). En: <http://www.index-f.com/cultura/41/41101.php>

Atividade síncrona (remota). (12/04/2022 - 12/04/2022)

Entrega e Apresentação das tecnologias (G1, G2 e G3). 

Cada grupo tem de 15 a 20 min para apresentação e 10 min para discussão, para cada grupo.

Preparação do trabalho final.

 (Tema central da Semana Brasileira:

Enfermagem em tempos de Covid19

    
Inicia em 12/04/2022 às 14h 0 e finaliza em 12/04/2022 às 23h 59
Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos? (19/04/2022 - 19/04/2022)

Aula 10 - Elaboração de um artigo

Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos? (26/04/2022 - 26/04/2022)

Aula 11 - Elaboração de um artigo

A construção do conhecimento na enfermagem: marco histórico e conceitual. (29/04/2022 - 29/04/2022)

Aula 12

Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos (03/05/2022 - 03/05/2022)

Artigo elaborado - apresentação por dois alunos.

Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos (06/05/2022 - 06/05/2022)

Apresentação dos artigos pro dois alunos

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
11 15 18 22 25 29 01 05 08 12 19 26 29 03 06 10 13
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9,0 9,5 9,8 9.5 0 AM
2 2022100**** 5,0 7,8 9,0 10,0 8.0 0 AM
3 2022100**** 9,5 9,5 9,5 9,8 9.6 0 AM
4 2022100**** 9,0 8,5 9,0 10,0 9.1 0 AM
5 2022100**** 8,0 8,5 9,0 9,8 8.8 0 AM
6 2022100**** 9,0 8,8 9,0 10,0 9.2 0 AM
7 2022100**** 9,5 8,5 9,5 9,8 9.3 0 AM
8 2022100**** 9,0 5,0 8,0 9,8 8.0 0 AM
9 2022100**** 9,0 5,0 8,0 9,8 8.0 0 AM
10 2022100**** 9,5 8,8 9,0 9,8 9.3 0 AM
11 2022100**** 9,0 7,0 9,0 10,0 8.8 0 AM
12 2022100**** 9,5 9,0 9,0 9,8 9.3 0 AM
13 2022100**** 9,5 9,0 9,0 10,0 9.4 0 AM
14 2022100**** 9,5 9,0 9,5 9,8 9.5 0 AM
15 2022100**** 9,5 8,5 9,5 9,8 9.3 0 AM
16 2022100**** 9,5 8,5 9,0 10,0 9.3 0 AM
17 2022100**** 9,0 7,5 9,0 9,8 8.8 0 AM
18 2022100**** 9,5 8,0 9,0 10,0 9.1 0 AM
19 2022100**** 9,0 7,5 9,0 9,8 8.8 0 AM
20 2022100**** 9,0 8,5 9,0 10,0 9.1 0 AM
21 2022100**** 9,0 8,5 9,0 9,8 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O pensamento científico. A epistemologia e a história da Ciência. A racionalidade científica. Correntes teórico-filosóficas. Positivismo, fenomenologia e materialismo histórico e dialético. O pensamento pós-moderno. A construção do conhecimento na enfermagem: marcos históricos e conceituais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Mini exposição e debate dos temas. <br /> - Grupos de discussão fundamentada em leitura prévia da bibliografia recomendada.<br />- Fóruns de discussões. <br /> - Reflexão e debate conduzidos pelos fundamentos filosóficos relacionados a prática em saúde e enfermagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se fará em quatro etapas, com nota de 0 a 10. Será aprovado o aluno que alcançar nota de 7 a 10 e frequência de no mínimo de 75% da carga horária da disciplina.<br />Uma primeira avaliação pelo Fórum 1 - participação do aluno no processo discursivo, registro da reflexão e coerência com o tema proposto);<br />Segunda avaliação pelo Fórum 2 - participação do aluno no processo discursivo, registro da reflexão e coerência com o tema proposto);<br />Terceira avaliação - participação do aluno no processo discursivo durante as conferencias, frequência e entrega dos trabalhos propostos na disciplina.<br />Quarta avaliação - Apresentação e entrega do trabalho final (artigo reflexivo, sobre o tema proposto.
Horário de atendimento:
Bibliografia: SANTOS, A.G.; MONTEIRO, C.FS.; NUNES, B.M.V.T; BENICIO, C.A. V.D, NOGUEIRA, L.T. O cuidado em enfermagem analisado segundo a essência do cuidado de Martin Heidegger. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2017 [citado 16 Ene 2020];33(3):[aprox. 0 p.]. Disponible en: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1529<br />SANTOS, E.C.G. et al. Por uma epistemologia de enfermagem: versões e interpretações para o cuidado em saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento. Vol. 11. N. 6. Jan/mar. 2017. Disponivel em:<br />https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/662/377. Acesso em: 11 Jan 2020.<br />Boff, Leonardo. O cuidado necessário. Editora: Vozes; 2 ed. Nov/2012. ISBN-13: 978-8532643889<br />YUVAL, noah Harari. Uma breve história da humanidade. Sapiens. 38 ed. Porto Aegre, RS:<br />L&PM, 2018.<br />CONTATORE, O.A.; MALFITANO, A.P.S.; BARROS, N.F. Los cuidados en salud: ontología, hermenêutica y teleología. Interface (Botucatu). [online]. 2017, vol.21, n.62, pp.553-563. Epub Mar 20, 2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0616.2017; 21(62):553-63.<br />QUEIROS, P.J.P. Cuidar: da condição de existência humana ao cuidar integral profissionalizado. Rev. Enf. Ref., Coimbra , v. serIV, n. 5, p. 139-146, jun. 2015 . Disponível em<br /><http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-<br />02832015000200016&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 16 Jan. 2020.<br />http://dx.doi.org/10.12707/RIV14079.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2022
15/03/2022
Atividade síncrona. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho
18/03/2022
18/03/2022
Leitura e síntese de textos. Tarefa SIGAA (assíncrona).
22/03/2022
22/03/2022
Atividade síncrona. Conferência.
25/03/2022
25/03/2022
Fórum 1: discussão reflexiva do livro “Discurso do método”
29/03/2022
29/03/2022
Atividade síncrona. Aula video.
01/04/2022
01/04/2022
Atividade assíncrona. Fórum 2
05/04/2022
05/04/2022
Atividade síncrona. Conferencia. Enfermagem Piauiense em tempos de COVID19.
08/04/2022
08/04/2022
Atividade assíncrona (em grupo)
12/04/2022
12/04/2022
Atividade síncrona (remota).
19/04/2022
19/04/2022
Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?
26/04/2022
26/04/2022
Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?
29/04/2022
29/04/2022
A construção do conhecimento na enfermagem: marco histórico e conceitual.
03/05/2022
03/05/2022
Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos
06/05/2022
06/05/2022
Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos
Avaliações
Data Descrição
25/03/2022 1ª Avaliação
01/04/2022 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA 05-04-2022 05/04/2022
Aula dia 29 de março https://meet.google.com/rtx-wtwe-ajq 28/03/2022
Aula de Bases epistemológicas - https://meet.google.com/rtx-wtwe-ajq 21/03/2022
INICIO DAS ATIVIDADES - remota 11/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1497 20/12/2025 04:18