| Metodologia: |
Exposições teórico-prático a partir de recursos audiovisuais com interações, debates e discussões de temas, e referenciados por materiais impressos e/ou virtuais como: artigos científicos, apostilas, livros e sites, disponibilizados e/ou mencionados no plano de ensino ou em sala de aula; <br /> Indicações e/ou orientações de pesquisas para leitura e estudos dirigidos a partir de plataformas digitais ou de bibliotecas físicas;<br /> Indicações de videoaula(s), documentário(s) ou filme(s) que contemplem temáticas relacionadas a disciplina;<br /> Interações dinâmicas de comunicação entre docente, discentes e/ou convidados externos através de aulas-debates, roda de conversas grupos de discussões e/ou seminários; <br /> Integração e aplicações práticas de conceitos, técnicas ou recursos vistos na disciplina através de estudos de caso e/ou simulações.<br /> |
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na disciplina serão contempladas metodologias que avaliarão o processo de ensino-aprendizagem, sendo elas: atividades escritas e práticas, estudos dirigidos, seminários, entrega de material (trabalhos), avaliações objetivas e subjetivas. Também serão alvos de avaliação: frequência, participações e envolvimentos durante as aulas. <br /><br />A disciplina será dividida em três etapas, em cada uma será atribuído um valor de 0 até 10 pontos.<br />ETAPA(S)<br />1ª Etapa: Atividades de pesquisa, leitura e escrita a indicar. 0 10<br />2ª Etapa: Atividades de pesquisa, leitura e escrita a indicar;<br /> Atividade avaliativa (prova). 0 10<br />3ª Etapa: Atividades de pesquisa, leitura e escrita a indicar;<br /> Seminário (trabalho escrito e apresentação). 0 10<br /> |
| Bibliografia:
| BÁSICA<br />FADIMAN, James e FRAGER, Robert. Teoria da personalidade. São Paulo, Ed. Harbra, 2001.<br />FIGUEIREDO, L.C. Psicologia: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 1999.<br />_____. Revisitando as psicologias da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos. 4ª Ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.<br />_____. Matrizes do Pensamento Psicológico. São Paulo: Escuta, 1995.<br />GLEITMAN, H.; GROSS, J.; REISBERG, D. Psicologia. 7ª ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009.<br />MORO, MARIE ROSE; LACHAL. As psicoterapias modelos, métodos e indicações. Petrópolis: Vozes, 2008.<br />COMPLEMENTAR<br />ANTUNES, M. A. M. A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Educ, 1998, 5ª. Ed. 2007. <br />BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; PEIXOTO, L. S. A. Áreas de atuação, atividades e abordagens teóricas do psicólogo brasileiro. (2010). Bastos, A. V. B.; Gondim, S. M. G. e cols. In: O Trabalho do psicólogo no Brasil. Editora Artmed, p. 174 199.<br />BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.<br />BRASÍLIA. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia. Brasília, agosto de 2005.<br />BRASÍLIA. Conselho Federal de Psicologia. Quem faz a psicologia brasileira? um olhar sobre o presente para construir o futuro. Formação e inserção no mundo do trabalho: volume I. Brasília: CFP, 2O22.<br />FELDMAN, R. S. Introdução à Psicologia. 10ª ed. Porto Alegre, AMGH, 2015.<br />STRATTON, P.; NICKY, H. Dicionário de psicologia. São Paulo, Ed. Pioneira Thomson Learning, 2002.<br /> |