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josy anteveli osajima furtini

QUI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

CMR0112 - TECNOLOGIA DO FRIO E DO CALOR - Turma: 01 (2014.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLLINA (04/08/2023 - 09/09/2023)

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2022/08/16/19/36/brain-7391037_640.jpg 

Entender o processo de construção científica traz a possibilidade de construção do processo argumentativo a partir de conclusões fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, os argumentos vazios e sem embasamento ficam no campo do achismo e do “alguém disse”. A disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho além de trazer a cientificidade à sala de aula, busca apresentar uma nova relação didático – pedagógica a partir estímulo a argumentação, senso crítico e posicionando o aluno no centro da aprendizagem

Caro(a) aluno(a),


É com imenso prazer que iniciamos a disciplina “Investigação científica e formação para o trabalho” no curso de especialização Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o mundo do trabalho. Nessa disciplina poderemos compreender melhor a aplicabilidade da ciência no dia a dia ada atividade docente, e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação do aluno da educação básica. Assim, ao longo de 30 (trinta) horas poderemos compreender como o pensamento crítico poderá ser ordenado de maneira metodológica para a construção do conhecimento coletivo. Desejo a todos um profundo processo de construção coletiva aprendizagem e uma experiência coletiva magnífica.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos compreender todo o percurso de entendimento do pensamento científico, e como poderemos utilizar o pensamento científico no processo de aprendizagem didático/pedagógico.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Gustavo Picanço Dias e do tutor professor Agnello Rufino.


CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Cientific Writing pela California University Irvine, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com período sanduíche na University of Kassel (Alemanha).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4151705052941950 



   CIÊNCIAS da NATUREZA, suas TECNOLOGIAS e o MUNDO do TRABALHO -PLANO_DE_DISCIPLINA 2023.2.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/08/2023 - 09/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 1: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

1.1.    A Ciência

1.2.    O que pretende a ciência

1.3.    O que a Ciência, não é?

1.4.    Conhecimento científico

1.5.    Investigação Científica 

1.6.    Características de uma investigação científica

1.7.    Papel do professor na formação do conhecimento científico

O objetivo da Unidade 1 é promover uma profunda discussão sobre a o que é a ciência e qual o seu papel na construção do  conhecimento. A partir desse aprofundamento, podemos distinguir o que é ciência e o que não podemos considerar como ciência.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=QA0PD7eu4yE

 

 

 

Que a felicidade é uma ciência! A Felicidade é uma ciência ligada a psicologia e neurologia e busca, exatamente, a autocompreensão para busca de uma vida melhor. A felicidade é, inclusive, parte curricular de vária Universidades no Mundo.

 

Na Unidade 1 nós vimos as definições do que é ciência e suas contradições com o que se apresenta como ciência por meio do senso comum. Vimos também como se constrói conhecimento à luz da ciência.

    
Inicia em 04/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 17/08/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 17/08/2023 às 23:59
UNIDADE II (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

2.1.     Objetivos do ensino por meio da investigação

2.2.    Aspectos da atividade Científica

2.3.    Habilidades a serem atingidas

2.4.    Sequência prática do Ensino por investigação

2.5.   Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é promover de maneira didática-prática o desenvolvimento do ensino por investigação.

https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4586

Que a peça chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem respondidas e busque extrair o máximo e informações na interação aluno-professor. 

Na unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e apresentamos a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência onde o professor deixa de ser o conteudista e passa a exercer o papel de mediador da relação professor-aluno.

    
Inicia em 15/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 25/08/2023 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 15/08/2023 às 08:00 a 25/08/2023 às 23:59
UNIDADE III (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 3: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA E O PROCESSO CRIATIVO

3.1.    Metodologias ativas

3.2.    Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.3.    Sequência de Aprendizagem

3.4.    Proposta de metodologia ativa

3.5.    Princípios gerais da Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.6.    Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas

3.7.   Processo criativo

O objetivo da unidade  3 é apresentar o conceito e os modelos de metodologias ativas na educação, e em especial o ensino por investigação e a aprendizagem baseada em problemas suas aproximações e divergências.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q

Que uma das principais finalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fortalecer “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” e que a palavra protagonismo do estudante e repetida 15 vezes no BNCC do ensino médio.

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e apresentamos a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação, o processo de aprendizagem criativa. 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/08/2023 - 09/09/2023)
    
Inicia em 30/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2023 às 0h 15
Reconhecimento geral dos princípios e obtenção do frio e do calor através de métodos termodinâmicos. Conceitos termodinâmicos fundamentais. (16/04/2014 - 16/04/2014)
  rac_parte_01.pdf 
rac_parte_01.pdf
  Apostila UFBA 
Ref e Arcond parte 01.pdf
Apresentação da abordagem a ser ministrada na disciplina (16/04/2014 - 16/04/2014)
Revisão e conceitos Termodinâmicos (23/04/2014 - 23/04/2014)
Diagrama de Mollier (25/04/2014 - 25/04/2014)
Tabelas Termodinâmicas (30/04/2014 - 30/04/2014)
Ciclo teórico e real de produção de frio por compressão de vapor. Coeficiente de performance. (02/05/2014 - 02/05/2014)
Instalações industriais de frio e do calor - Princípios de refrigeração, ciclos de produção de frio por compressão de vapor e componentes de um sistema típico (02/05/2014 - 02/05/2014)
Compressores. Compressores alternativos, eficiência volumétrica efetiva e de espaço morto, vazão, potência e outros parâmetros (07/05/2014 - 07/05/2014)
Condensadores. Características, curvas características, tipos e comparação (09/05/2014 - 09/05/2014)
Evaporadores. Capacidade, classificação quanto à alimentação, quanto ao fluido a resfriar (14/05/2014 - 14/05/2014)
Evaporadores com circulação forçada de ar (16/05/2014 - 16/05/2014)
Válvulas de expansão. Termostáticas, eletrônicas, de bóia de pressão constante (21/05/2014 - 21/05/2014)
1ª Avaliação (23/05/2014 - 23/05/2014)
Prática - Identificação dos componentes de um equipamento de produção de frio (28/05/2014 - 28/05/2014)
Produção industrial de calor. Conceitos e fundamentos básicos (28/05/2014 - 28/05/2014)
  Geradores-de-Vapor.pdf 
Geradores-de-Vapor.pdf
Água e vapor. Combustíveis e combustão (30/05/2014 - 30/05/2014)
Geradores de vapor. Definições iniciais, Componentes clássicos, classificação fundamentos básicos (04/06/2014 - 04/06/2014)
Seminário de refrigerantes (06/06/2014 - 06/06/2014)
Prática - Visita aos túneis de congelamento rápido e câmaras de armazenamento da SECON (11/06/2014 - 11/06/2014)
Torres de resfriamento (13/06/2014 - 13/06/2014)
Acessórios típicos de uma instalação de produção de frio. Pressostatos, termostatos, filtros e secadores, válvulas solenóides, visores de líquido (18/06/2014 - 18/06/2014)
Refrigerantes - Desempenho relativo ao ciclo básico de compressão de vapor para vários refrigerantes (20/06/2014 - 20/06/2014)
Comparativo entre amônia e refrigerantes halogenados (25/06/2014 - 25/06/2014)
2ª Avaliação (27/06/2014 - 27/06/2014)
Métodos de conservação de pescado a frio - Aspectos biológicos (02/07/2014 - 02/07/2014)
Métodos de conservação de pescado a frio - Influência da temperatura, congelamento rápido, duplo congelamento, pescado congelado, Tolerância-Tempo-Temperatura (TTT) (04/07/2014 - 04/07/2014)
Métodos de conservação de pescado a frio - Influência da temperatura, Tolerância-Tempo-Temperatura (TTT) (09/07/2014 - 09/07/2014)
Projetos e instalações de câmaras frigoríficas - Tipos de câmaras: de congelamento e de armazenagem. (11/07/2014 - 11/07/2014)
Projetos e instalações de câmaras frigoríficas - Câmaras de congelamento: por circulação de ar natural, por circulação forçada, por contato, de imersão ou por borrifamento (16/07/2014 - 16/07/2014)
Projetos e instalações de câmaras frigoríficas - Câmaras de congelamento por circulação forçada de ar ou túneis de congelamento (18/07/2014 - 18/07/2014)
Túneis de congelamento - de processamento contínuo - cálculos (23/07/2014 - 23/07/2014)
Túneis de congelamento - de processamento contínuo em lotes - cálculos (25/07/2014 - 25/07/2014)
Túneis de congelamento - de esteiras ou transportadores - cálculos (30/07/2014 - 30/07/2014)
Carga térmica do produto - pescado (06/08/2014 - 06/08/2014)
3ª Avaliação (08/08/2014 - 08/08/2014)
  Material para estudo traduzido 
Cong e Armaz Pescado.doc
Exame Final (13/08/2014 - 13/08/2014)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
16 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 15
1 20094**** 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
2 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 20115**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 12
4 20074**** 2 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 50
5 20115**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 4,2 4,4 5,5 4,7 2.2 3.5 0 RN
2 20094**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
3 20115**** 7,1 8,2 7,8 7,7 7.7 0 AM
4 20115**** 5,5 5,3 5,5 5,4 5.9 5.7 0 RN
5 20074**** 3,0 2,5 0,0 1,8 1.8 44 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos: • Introduzir conceitos de Vapor Saturado e Vapor superaquecido; • Apresentar os ciclos de refrigeração e seus componentes principais; • Explicitar os Mecanismos de Transmissão de Energia e Fluxo de Calor; • Apresentar e Classificar os Principais Refrigerantes Utilizados nos Ciclos de Refrigeração; • Dimensionar Câmaras Frigoríficas para a Demanda do Pescado;
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Procurar-se-á atingir os objetivos previstos neste plano de curso desenvolvendo as seguintes atividades: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo dirigido, trabalhos individuais e em grupo, seminários e avaliações. Tipicamente estas atividades serão desenvolvidas tendo em mente o seguinte método:<br />1. Apresentar o objetivo geral e o sumário da disciplina (apenas na primeira aula);<br />2. Apresentar a solução do trabalho de casa proposto na atividade imediatamente anterior (se houver);<br />3. A fim de criar envolvimento emocional para com o assunto da disciplina, relatar ou, nas aulas práticas, vivenciar situações práticas que serão encontradas no futuro profissional dos alunos;<br />4. Para verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, perguntar para a turma se alguém já tem conhecimento sobre o assunto. Em caso de resposta negativa, reforçar a necessidade futura do conhecimento. Em caso afirmativo solicitar a participação colaborativa;<br />5. Apresentar o assunto específico da atividade, forçando a participação com a realização de perguntas sem direcionamento específico e em seguida apresentando a resposta, alternando com perguntas dirigidas à classe e com perguntas dirigidas a alunos específicos. Quando aplicável provocar-se-á o debate entre discentes;<br />6. Sempre que possível apresentar figuras e imagens evocativas do assunto;<br />7. Apresentar e resolver com a participação dos discentes questões como exercícios de fixação;<br />8. Apresentar questões para solução em casa; e<br />9. Introduzir o assunto da atividade seguinte.<br />Como recursos pedagógicos empregar-se-á o quadro branco, pincéis coloridos, projetor multimídia e software de apresentação.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: freqüência mínima de 75% da carga horária, sem o quê o aluno será reprovado por faltas independentemente das notas obtidas em avaliações subjetivas. Serão conduzidas três avaliações, tempestivamente intercaladas, e que poderão ser complementadas ou substituídas por trabalho de pesquisa ou de solução de listas de problemas típicos da disciplina. Nestas avaliações o aluno que alcançar média aritmética das avaliações igual a 7,0 (sete) será aprovado por média. Aluno com média aritmética das avaliações inferior a 4,0 será reprovado por nota. O aluno que não obtiver aprovação por média será submetido a exame final, caso tenha obtido média das avaliações no mínimo igual a 4,0 (quatro). Será aprovado em exame final o aluno que obtiver média final 6,0 (seis) obtida da média aritmética entre a média das avaliações e a nota obtida no exame final.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA<br />Pirani, M. J.: ENG176 Refrigeração e ar condicionado, Apostila parte I. Universidade Federal da Bahia, Departamento de Engenharia Mecânica.<br />Nogueira, L. A. H.; Nogueira, F. J. H.; Rocha, C. R.: Centrais Elétricas Brasileiras, FUPAI/EFFICIENTIA: Eficiência energética no uso de vapor. Rio de janeiro, ELETROBRÁS. 2005<br />Johnston, W. A. et al: Freezing and Refrigerated Storage in Fisheries. FAO FISHERIES TECHNICAL PAPER - 340. Food and Agriculture Organization of the United Nations. Rome, 1994 disponível em http://www.fao.org/docrep/003/v3630e/v3630e00.htm<br />Ogawa, M.: Refrigeração (Tecnologia do Frio e do Calor). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 1996.<br />Rapin,P., Manual do Frio - Fórmulas Técnicas Refrigeração e Ar Condicionado, 8ª edição, Editora Hemus, 1999.<br />Potter, M.C., Scott, E.P., Termodinâmica, Editora Thomson Learning, 2006.<br />BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR<br />Silva, J.C., Silva, A.C.G.C., Refrigeração e Climatização para Técnicos e Engenheiros, Editora Ciência Moderna, 2008.<br />Ogawa, M.: Refrigeração. In: Manual de Pesca, Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado do Ceará, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/04/2014
16/04/2014
Reconhecimento geral dos princípios e obtenção do frio e do calor através de métodos termodinâmicos. Conceitos termodinâmicos fundamentais.
16/04/2014
16/04/2014
Apresentação da abordagem a ser ministrada na disciplina
23/04/2014
23/04/2014
Revisão e conceitos Termodinâmicos
25/04/2014
25/04/2014
Diagrama de Mollier
30/04/2014
30/04/2014
Tabelas Termodinâmicas
02/05/2014
02/05/2014
Ciclo teórico e real de produção de frio por compressão de vapor. Coeficiente de performance.
02/05/2014
02/05/2014
Instalações industriais de frio e do calor - Princípios de refrigeração, ciclos de produção de frio por compressão de vapor e componentes de um sistema típico
07/05/2014
07/05/2014
Compressores. Compressores alternativos, eficiência volumétrica efetiva e de espaço morto, vazão, potência e outros parâmetros
09/05/2014
09/05/2014
Condensadores. Características, curvas características, tipos e comparação
14/05/2014
14/05/2014
Evaporadores. Capacidade, classificação quanto à alimentação, quanto ao fluido a resfriar
16/05/2014
16/05/2014
Evaporadores com circulação forçada de ar
21/05/2014
21/05/2014
Válvulas de expansão. Termostáticas, eletrônicas, de bóia de pressão constante
23/05/2014
23/05/2014
1ª Avaliação
28/05/2014
28/05/2014
Prática - Identificação dos componentes de um equipamento de produção de frio
28/05/2014
28/05/2014
Produção industrial de calor. Conceitos e fundamentos básicos
30/05/2014
30/05/2014
Água e vapor. Combustíveis e combustão
04/06/2014
04/06/2014
Geradores de vapor. Definições iniciais, Componentes clássicos, classificação fundamentos básicos
06/06/2014
06/06/2014
Seminário de refrigerantes
11/06/2014
11/06/2014
Prática - Visita aos túneis de congelamento rápido e câmaras de armazenamento da SECON
13/06/2014
13/06/2014
Torres de resfriamento
18/06/2014
18/06/2014
Acessórios típicos de uma instalação de produção de frio. Pressostatos, termostatos, filtros e secadores, válvulas solenóides, visores de líquido
20/06/2014
20/06/2014
Refrigerantes - Desempenho relativo ao ciclo básico de compressão de vapor para vários refrigerantes
25/06/2014
25/06/2014
Comparativo entre amônia e refrigerantes halogenados
27/06/2014
27/06/2014
2ª Avaliação
02/07/2014
02/07/2014
Métodos de conservação de pescado a frio - Aspectos biológicos
04/07/2014
04/07/2014
Métodos de conservação de pescado a frio - Influência da temperatura, congelamento rápido, duplo congelamento, pescado congelado, Tolerância-Tempo-Temperatura (TTT)
09/07/2014
09/07/2014
Métodos de conservação de pescado a frio - Influência da temperatura, Tolerância-Tempo-Temperatura (TTT)
11/07/2014
11/07/2014
Projetos e instalações de câmaras frigoríficas - Tipos de câmaras: de congelamento e de armazenagem.
16/07/2014
16/07/2014
Projetos e instalações de câmaras frigoríficas - Câmaras de congelamento: por circulação de ar natural, por circulação forçada, por contato, de imersão ou por borrifamento
18/07/2014
18/07/2014
Projetos e instalações de câmaras frigoríficas - Câmaras de congelamento por circulação forçada de ar ou túneis de congelamento
23/07/2014
23/07/2014
Túneis de congelamento - de processamento contínuo - cálculos
25/07/2014
25/07/2014
Túneis de congelamento - de processamento contínuo em lotes - cálculos
30/07/2014
30/07/2014
Túneis de congelamento - de esteiras ou transportadores - cálculos
06/08/2014
06/08/2014
Carga térmica do produto - pescado
08/08/2014
08/08/2014
3ª Avaliação
13/08/2014
13/08/2014
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
23/05/2014 1ª Avaliação
27/06/2014 2ª Avaliação
08/08/2014 3ª Avaliação
15/08/2014 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resultado Exame Final 16/08/2014
DATA E HORA DO EXAME FINAL 11/08/2014
ATENÇÃO: EXISTÊNCIA DE QUATRO NOTAS NA DISCIPLINA!!! 11/08/2014
Link para o arquivo "congelamento na pesca" 20/06/2014

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