josy anteveli osajima furtini

QUI - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCN

CMP012 - BASES DOS PROCESSOS DE AGRESSÃO, DEFESA E PROTEÇÃO - Turma: 01 (2025.1)

Tópicos Aulas
Introdução ao Módulo / Introdução à Microbiologia (13/03/2025 - 13/03/2025)
   Laboratório das práticas 
Arquivo com os locais onde ocorrerão as atividades práticas.
  Plano de módulo 
Considerar esse arquivo, no qual foram trocados dois assuntos de Microbiologia.
Núcleo e organização do genoma humano / Estrutura e função dos ácidos nucleicos (14/03/2025 - 14/03/2025)
Sala de aula invertida – Replicação do DNA / Introdução ao estudo das bactérias (20/03/2025 - 20/03/2025)
CONGENMDelta (21/03/2025 - 21/03/2025)
Introdução ao estudo das bactérias (27/03/2025 - 27/03/2025)
Introdução ao estudo dos vírus (28/03/2025 - 28/03/2025)
TBL – Mutação e reparo do DNA / Sala de aula invertida – Expressão gênica (transcrição) (03/04/2025 - 03/04/2025)
  Notas TBL de mutação e reparo do DNA 
A média da nota individual da turma foi 7,6; portanto, o assunto irá cair na avaliação cognitiva do dia 09/05.
Sala de aula invertida – Expressão gênica (tradução) (04/04/2025 - 04/04/2025)
Grupo 1: Coloração de Gram / Grupo 2: Coloração de Gram (10/04/2025 - 10/04/2025)
Introdução ao estudo dos fungos (11/04/2025 - 11/04/2025)
Estudo dirigido (17/04/2025 - 17/04/2025)
FERIADO (18/04/2025 - 18/04/2025)
Grupo 1: Extração de DNA / Grupo 2: Extração de DNA (24/04/2025 - 24/04/2025)
  Roteiro da prática de extração de DNA.pdf 
O roteiro deve ser levado para a aula prática de amanhã. O tempo de tolerância é de 10 minutos. Grupo 1 será das 8h às 9h50 e o Grupo 2 será das 10h às 11h50. O laboratório de Genética e Biologia Molecular (sala 207), fica no bloco em frente ao Bloco Zé Ivo (Medicina), andar térreo, lado leste.
TBL - Regulação gênica (25/04/2025 - 25/04/2025)
  Notas TBL - Regulação da expressão gênica 
A média da nota individual da turma foi 8,8; portanto, o assunto NÃO irá cair na avaliação cognitiva do dia 09/05.
FERIADO (01/05/2025 - 01/05/2025)
Trabalho de Epigenética (02/05/2025 - 02/05/2025)
  Notas do trabalho de Epigenética.pdf 
Pessoal, parabéns pela criatividade e empenho! Amanhã explico a legenda de cores na planilha. Bom estudo e até mais!
Grupo 1: Antibiograma / Grupo 2: Antibiograma (08/05/2025 - 08/05/2025)
Avaliação cognitiva Genética Molecular (09/05/2025 - 09/05/2025)
Grupo 1: Microscopia e macroscopia dos fungos (15/05/2025 - 15/05/2025)
Sala de aula invertida - Divisão celular (16/05/2025 - 16/05/2025)
Grupo 2: Microscopia e macroscopia dos fungos (22/05/2025 - 22/05/2025)
Sala de aula invertida – Citogenética e alterações cromossômicas (23/05/2025 - 23/05/2025)
Avaliação cognitiva de Microbiologia / Sala de aula invertida – Herança monogênica (29/05/2025 - 29/05/2025)
Sala de aula invertida – Herança monogênica (30/05/2025 - 30/05/2025)
Grupo 1: Visualização de cromossomos / Grupo 2: Visualização de cromossomos (05/06/2025 - 05/06/2025)
  Roteiro da prática de visualização de cromossomos 
O roteiro deve ser levado para a aula prática de amanhã. O tempo de tolerância é de 10 minutos. Grupo 1 será das 8h às 9h50 e o Grupo 2 será das 10h às 11h50. O laboratório da prática de amanhã será o Citohistopatológico (sala 250) , no andar térreo do Bloco Zé Ivo (Medicina), lado leste.
Sala de aula invertida – Herança multifatorial (06/06/2025 - 06/06/2025)
Método do aquário – Aconselhamento Genético (12/06/2025 - 12/06/2025)
  Diagnóstico pré-natal 
Referência do artigo para o Método Aquário: PINTO JUNIOR, Walter. Diagnóstico pré-natal. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2002, vol.7, n.1 [cited 2021-04-20], pp.139-157.
TBL – Distúrbios do metabolismo (13/06/2025 - 13/06/2025)
FERIADO (19/06/2025 - 19/06/2025)
Estudo dirigido (20/06/2025 - 20/06/2025)
GINética (26/06/2025 - 26/06/2025)
PBL - Herança mitocondrial (abertura) (27/06/2025 - 27/06/2025)
PBL - Herança mitocondrial (fechamento) (03/07/2025 - 03/07/2025)
  Notas da 4a Unidade de BPADI 
Notas atualizadas.
Avaliação cognitiva Genética Médica (04/07/2025 - 04/07/2025)
Entrega de resultados (10/07/2025 - 10/07/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
13 14 20 21 27 28 03 04 10 11 24 25 02 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12 13 26 27 03 04 10
1 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2023900**** 4 2 4 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
4 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2024904**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
9 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 2 0 0 0 8
14 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 10
16 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 2 4 0 0 16
24 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2024904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
33 2024905**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 0 14
34 2024900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 2024905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024905**** 8,0 9,5 9,1 9,5 9.0 0 AM
2 2024900**** 6,5 9,5 7,6 9,3 8.2 0 AM
3 2024905**** 4,2 6,0 4,0 8,8 7.2 6.5 0 EF
4 2024900**** 7,2 9,7 8,0 8,9 8.5 0 AM
5 2024904**** 8,8 9,6 8,0 9,5 9.0 0 AM
6 2024905**** 8,4 9,0 6,1 9,0 8.1 0 AM
7 2024900**** 9,0 7,8 9,5 9,6 9.0 0 AM
8 2024900**** 8,8 9,7 8,0 9,5 9.0 0 AM
9 2024900**** 7,4 8,6 6,1 8,8 7.7 0 AM
10 2024900**** 7,3 9,8 7,1 9,5 8.4 0 AM
11 2024900**** 8,6 9,6 7,1 9,3 8.7 0 AM
12 2024900**** 8,0 8,6 7,6 9,4 8.4 0 AM
13 2024900**** 8,4 9,2 8,5 7,4 8.4 0 AM
14 2024900**** 7,7 9,0 10,0 9,3 9.0 0 AM
15 2024900**** 6,3 6,1 7,8 8,7 7.2 0 AM
16 2024900**** 5,8 10,0 8,5 9,2 8.4 0 AM
17 2024900**** 8,6 9,3 7,5 9,5 8.7 0 AM
18 2024904**** 9,7 9,2 10,0 9,6 9.6 0 AM
19 2024900**** 7,3 9,0 8,5 9,3 8.5 0 AM
20 2024900**** 9,6 9,5 9,1 9,6 9.5 0 AM
21 2024900**** 6,6 7,9 9,7 8,9 8.3 0 AM
22 2024900**** 7,1 8,2 9,0 9,5 8.5 0 AM
23 2024904**** 4,3 9,6 8,6 8,3 7.7 0 AM
24 2024900**** 8,2 9,4 8,5 9,4 8.9 0 AM
25 2024900**** 6,8 9,5 8,5 8,7 8.4 0 AM
26 2024900**** 8,0 9,2 8,5 9,0 8.7 0 AM
27 2024904**** 6,4 9,7 9,0 9,3 8.6 0 AM
28 2024900**** 8,3 8,7 8,5 9,4 8.7 0 AM
29 2024900**** 7,6 9,4 7,5 9,4 8.5 0 AM
30 2024900**** 7,6 10,0 7,0 9,0 8.4 0 AM
31 2024904**** 8,4 9,9 9,5 9,5 9.3 0 AM
32 2024900**** 6,1 9,8 8,0 8,9 8.2 0 AM
33 2023900**** 4,9 9,3 8,5 9,5 8.1 0 AM
34 2024900**** 6,8 9,5 8,0 9,3 8.4 0 AM
35 2024900**** 8,6 9,3 7,5 9,3 8.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • O conteúdo programático será desenvolvido através de aulas expositivas (in loco ou gravadas), estudo individual e em grupos, estudo através de textos, painéis de debates, consultas bibliográficas, levantamento e discussões sobre publicações científicas e problemáticas regionais.<br /><br />• As aulas práticas serão realizadas presencialmente em laboratórios, como os Laboratórios de Genética, de Citohistopatologia e de Microbiologia ou salas específicas.<br /><br />• Os alunos serão divididos em dois grupos. E cada grupo será dividido em duplas. Uma vez iniciadas as práticas, a troca de alunos entre grupos não será permitida.<br /><br />• Para cada aula prática haverá um roteiro a ser seguido, desta maneira o horário de início da aula será seguido rigorosamente para o melhor desenvolvimento das atividades, havendo uma tolerância de 10 minutos.<br /><br />• Não haverá reposição de aula prática. Caso o discente falte uma aula prática que tenha alguma avaliação somativa, poderá ser solicitada a 2ª chamada mediante justificativa.<br /><br />• As professoras disponibilizarão o roteiro para os alunos utilizando o sistema SIGAA. A impressão do material é de responsabilidade do aluno, o qual deve ser levado no dia da prática.<br /><br />• Para as aulas práticas será indispensável: <br /><br />1. Jaleco, calças compridas e sapatos fechados;<br />2. Luvas não estéreis de procedimento (práticas laboratoriais);<br />3. Álcool gel para uso próprio.<br /><br />• Os discentes com cabelos compridos devem mantê-los presos ou usar touca (de responsabilidade do discente) para realização da prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Serão realizados 03 (três) testes cognitivos. Estes abordarão tanto o conteúdo ministrado em sala de aula como aquele contido nos livros texto.<br /><br />• Além disso, a cada tema, poderá ser adotada uma avaliação formativa ou somativa, que será estipulada de acordo com as professoras. No caso de avaliação somativa, será realizada uma média das avaliações realizadas, a qual irá compor uma avaliação parcial.<br /><br />• A nota final será obtida a partir da média das avaliações parciais , conforme descrito abaixo: <br /><br />MÉDIA FINAL = (AP1 + AP2 + AP3+ AP4)/4;<br />AP = AVALIAÇÃO PARCIAL<br /><br />AP1: avaliação cognitiva de Genética Molecular.<br />AP2: avaliação cognitiva de Genética Médica.<br />AP3: avaliação cognitiva de Microbiologia Básica;<br />AP4: média das atividades somativas (práticas e teóricas) de Genética e Microbiologia.<br /><br />• O Team-based learning (TBL) será composto por uma avaliação individual cognitiva (peso 50%), uma avaliação em grupo cognitiva (peso 30%) e uma avaliação referente às discussões em grupo (peso 20%). <br /><br />• As provas de segunda chamada das avaliações cognitivas serão referentes ao conteúdo abordado na prova que o aluno faltou. <br /><br />• O aluno que faltar qualquer uma das avaliações somativas aplicadas realizará a prova de segunda chamada mediante justificativa. Para aquele aluno que faltar uma avaliação somativa, não haverá alteração no peso final da avaliação; para o aluno que faltar duas avaliações somativas, a avaliação passa ter peso final de 8,5.<br /><br />• O exame final (EF) consistirá de uma avaliação cognitiva individual com os conteúdos escolhidos pelas docentes e que serão divulgados junto ao resultado das últimas avaliações.<br /><br />• Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as seguintes normas de funcionamento dos cursos de graduação:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II – Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I – Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II – Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final – Art. 113);<br />III – Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/03/2025
13/03/2025
Introdução ao Módulo / Introdução à Microbiologia
14/03/2025
14/03/2025
Núcleo e organização do genoma humano / Estrutura e função dos ácidos nucleicos
20/03/2025
20/03/2025
Sala de aula invertida – Replicação do DNA / Introdução ao estudo das bactérias
21/03/2025
21/03/2025
CONGENMDelta
27/03/2025
27/03/2025
Introdução ao estudo das bactérias
28/03/2025
28/03/2025
Introdução ao estudo dos vírus
03/04/2025
03/04/2025
TBL – Mutação e reparo do DNA / Sala de aula invertida – Expressão gênica (transcrição)
04/04/2025
04/04/2025
Sala de aula invertida – Expressão gênica (tradução)
10/04/2025
10/04/2025
Grupo 1: Coloração de Gram / Grupo 2: Coloração de Gram
11/04/2025
11/04/2025
Introdução ao estudo dos fungos
17/04/2025
17/04/2025
Estudo dirigido
18/04/2025
18/04/2025
FERIADO
24/04/2025
24/04/2025
Grupo 1: Extração de DNA / Grupo 2: Extração de DNA
25/04/2025
25/04/2025
TBL - Regulação gênica
01/05/2025
01/05/2025
FERIADO
02/05/2025
02/05/2025
Trabalho de Epigenética
08/05/2025
08/05/2025
Grupo 1: Antibiograma / Grupo 2: Antibiograma
09/05/2025
09/05/2025
Avaliação cognitiva Genética Molecular
15/05/2025
15/05/2025
Grupo 1: Microscopia e macroscopia dos fungos
16/05/2025
16/05/2025
Sala de aula invertida - Divisão celular
22/05/2025
22/05/2025
Grupo 2: Microscopia e macroscopia dos fungos
23/05/2025
23/05/2025
Sala de aula invertida – Citogenética e alterações cromossômicas
29/05/2025
29/05/2025
Avaliação cognitiva de Microbiologia / Sala de aula invertida – Herança monogênica
30/05/2025
30/05/2025
Sala de aula invertida – Herança monogênica
05/06/2025
05/06/2025
Grupo 1: Visualização de cromossomos / Grupo 2: Visualização de cromossomos
06/06/2025
06/06/2025
Sala de aula invertida – Herança multifatorial
12/06/2025
12/06/2025
Método do aquário – Aconselhamento Genético
13/06/2025
13/06/2025
TBL – Distúrbios do metabolismo
19/06/2025
19/06/2025
FERIADO
20/06/2025
20/06/2025
Estudo dirigido
26/06/2025
26/06/2025
GINética
27/06/2025
27/06/2025
PBL - Herança mitocondrial (abertura)
03/07/2025
03/07/2025
PBL - Herança mitocondrial (fechamento)
04/07/2025
04/07/2025
Avaliação cognitiva Genética Médica
10/07/2025
10/07/2025
Entrega de resultados
Avaliações
Data Descrição
09/05/2025 1ª Avaliação
29/05/2025 2ª Avaliação
04/07/2025 3ª Avaliação
11/07/2025 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Artigo Estudo mapeia impactos da miscigenação no DNA e na saúde da população brasileira
Revista A engenharia genética pode criar super-humanos?
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Nota EF 12/07/2025
Pontuação extra e Exame Final 04/07/2025
Notas da avaliação cognitiva 04/07/2025
Esclarecimento sobre notas 01/07/2025
Conteúdos para a avaliação cognitiva de Genética Médica 01/07/2025
Abertura do PBL 26/06/2025
Instruções para o Método Aquário 09/06/2025
Referência do TBL de Distúrbios do Metabolismo 06/06/2025
Conteúdo da avaliação cognitiva de Genética Molecular 30/04/2025
Substituição do TBL 29/04/2025
Link CONGENM 20/03/2025
Lista das síndromes para apresentação 13/03/2025
Links dos vídeos para as aulas 13/03/2025
Iniciando BPADI 11/03/2025

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