MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

maria noraneide rodrigues do nascimento

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGL017 - GÊNERO DO TEXTO/DISCURSO - Turma: 01 (2024.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (13/08/2025 - 13/08/2025)
   Plano de Curso 
Introdução à perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (20/08/2025 - 20/08/2025)
  Leitura Obrigatória 1 
STREET, B. V. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n. 2, p. 77-91, May 2003.
  Leitura Obrigatória 2 
STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014 [1995]. p. 17-61.
  Leitura Complementar 
GEE, James Paul. The new literacy studies: from ‘socially situated’ to the work of the social. In: BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz. Situated literacies: reading and writing in context. London: Routledge, 1999. p. 180-196.
Letramentos acadêmicos sob a perspectiva dos Novos Estudos de Letramento (27/08/2025 - 27/08/2025)
  Leitura Obrigatória 1 
LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguíst. Port., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jul./dez. 2014 [2006]. Tradução de Fabiana Komesu e Adriana Fischer. Publicado originalmente em 2006.
  Leitura Obrigatória 2 
FISCHER, Adriana; DIONÍSIO, Maria de Lourdes. Perspectivas sobre letramento(s) no ensino superior: objetos de estudo em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 79-93, maio 2011.
Não Haverá Aula (03/09/2025)

CONVALLE

Diálogos com os Estudos Retóricos de Gênero (10/09/2025 - 10/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
RUSSEL, David R.; LEA, Mary; PARKER, Jan; STREET, Brian; DONAHUE, Tiane. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing Across the Curriculum”: Approaches Across Countries and Contexts. BAZERMAN, Charles; BONINI, Adair; FIGUEIREDO, Debora (Eds.). Genre in a changing world. Exploring Notions of Genre in “Academic Literacies” and “Writing Across the Curriculum”: Approaches Across Countries and Contexts. Colorado: The WAC Clearinghouse. Ler p. 399-427.
  Leitura Complementar 1 
BEZERRA, Benedito Gomes. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 9, n. 4, p. 247-258, out./dez. 2012.
  Leitura Complementar 2 
STREET, Brian. ‘Academic Literacies approaches to Genre’?. RBLA, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 347-361, 2010.
Diálogos com a Teoria do Caos e da Complexidade. (17/09/2025 - 17/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
CATTELL, Karin. “Fit for change”: a preliminary exploration of the relationship between academic literacy practitioners and disciplinary specialists as a complex system. Perspectives in Education, v. 31, n. 4, p. 5-14, 2013.
  Leitura Complementar 
LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON; L. Complex systems and applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008. LER CAPÍTULO 8
    
Inicia em 01/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 21/10/2025 às 23h 59
Letramentos acadêmicos, identidades e relações de poder (24/09/2025 - 24/09/2025)
  Leitura Obrigatória 
ZAVALA, V. ¿Quién está diciendo eso?: literacidad académica, identidad y poder en la educación superior. In: KALMAN, J.; STREET, B. (Coord.). Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales. Diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009.
  Leitura Complementar 
JACOBS, C. On being an insider on the outside: new spaces for integrating academic literacies. Teaching in Higher Education, v. 10, n. 4, p. 475-487, Oct 2005.
Dimensões escondidas nas práticas de letramentos acadêmicos (01/10/2025 - 01/10/2025)
  Leitura Obrigatória 
STREET, B. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p541/18448
  Leitura Complementar 
BEZERRA, Benedito. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n. 1, p. 61-76, jan./abr. 2015.
Leitura e produção de textos nas práticas de letramentos acadêmicos: conflitos e aproximações entre o que é esperado e o que é realizado (08/10/2025 - 22/10/2025)
  Leitura Obrigatória 
LEA, M. R. Academic literacies: a pedagogy for course design. Studies in Higher Education, v. 29, n. 6, p. 739-756, Dec. 2004.
  Leitura obrigatória - para o dia 22/10 
NAVARRO, F. Leer y escribir en entornos académicos: cinco acciones para docentes inclusivos. Especialización en Lectura, Escritura y Educación, Buenos Aires, Flacso Virtual- Argentina, 2020.
  Leitura Complementar - para o dia 22/10 
MACÊDO, Conceição de Maria Ferreira de; BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Letramentos acadêmicos de estudantes surdas: uma proposta para o trabalho com o gênero Resenha. Revista da Anpoll,v. 55, e1971, 2024. doi: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v55.1971
Letramentos Acadêmicos no Ensino Básico e no Ensino Superior (29/10/2025 - 12/11/2025)
  Leitura obrigatória - para aula do dia 29/10 
FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010.
Apresentação da disciplina. O conceito de gênero sob múltiplas perspectivas. (18/09/2024 - 18/09/2024)
  Arquivos e instruções para avaliações foram disponibilizados no Classroom da turma.
. (18/09/2024 - 18/09/2024)
Aula Extra.
O conceito de gênero sob múltiplas perspectivas. (25/09/2024 - 25/09/2024)
. (25/09/2024 - 25/09/2024)
Aula Extra.
. (02/10/2024 - 02/10/2024)
Aula Extra.
Abordagens dos estudos de gêneros (02/10/2024 - 23/10/2024)
Não Haverá Aula (09/10/2024)

SELA

Não Haverá Aula (16/10/2024)

COLES

. (23/10/2024 - 23/10/2024)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (30/10/2024)

.

A perspectiva de Bakhtin/Volochinov e da escola genebrina (06/11/2024 - 06/11/2024)
. (06/11/2024 - 06/11/2024)
Aula Extra.
Roda de discussão 1 - Análise teórico-metodológica de pesquisas realizadas a partir da perpectiva de Bakhtin/Volochinov (13/11/2024 - 13/11/2024)
. (13/11/2024 - 13/11/2024)
Aula Extra.
A perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo para análise de gêneros (27/11/2024 - 27/11/2024)
Perspectiva dos Estudos Retóricos de Gênero (04/12/2024 - 04/12/2024)
Roda de discussão 2 - Análise teórico-metodológica de pesquisas realizadas a partir da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (11/12/2024 - 11/12/2024)
Roda de discussão 3 - Análise teórico-metodológica de pesquisas realizadas a partir da perspectiva dos estudos retóricos de gênero (18/12/2024 - 18/12/2024)
Produção e entrega do trabalho final (08/01/2025 - 22/01/2025)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
18 25 02 23 06 13 27 04 11 18 08 15 22
1 2024100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 4 4 4 4 4 4 3 3 3 3 3 3 3 45
6 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,7 9,9 9,8 9.8 0 AM
2 2024100**** 9,6 8,9 9,2 9.2 0 AM
3 2024100**** 9,8 9,6 9,7 9.7 0 AM
4 2023100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 45 RF
5 2024100**** 9,7 9,5 9,6 9.6 0 AM
6 2024101**** 9,8 9,6 9,7 9.7 0 AM
7 2024100**** 9,6 9,8 9,7 9.7 0 AM
8 2024100**** 9,4 9,6 9,5 9.5 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -O conceito de gênero. Diferenças entre gêneros. Gênero, esquemas e aquisição. Características comuns dos textos: estrutura, textura, metalinguagem. Análise de gêneros acadêmicos. Novas formas de letramento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e dialogadas;<br />• Leitura e análise de textos teóricos<br />• Atividades de articulação teoria-prática.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do rendimento acadêmico será realizada levando-se em conta a frequência às aulas (que deve ser de, no mínimo, 75%) e o aproveitamento acadêmico, que será expresso através de duas notas. A primeira nota corresponderá ao desempenho dos alunos nas Rodas de Discussão realizadas ao longo da disciplina. A segunda nota corresponderá ao ensaio individual que deverá ser entregue ao final da disciplina. Será aprovado por média o aluno que obtiver média aritmética igual ou maior que 7,0 e frequência mínima de 75%.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. S. Paulo, Martins Fontes, 2006 [1953].<br /><br />BAWARSHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola, 2013. <br /><br />BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e Interação. Ângela Paiva Dionísio, Judith Chamblis Hoffnagel (Orgs.). Revisão técnica Ana Regina Vieira et al. São Paulo: Cortez Editora, 2005.<br /><br />BEZERRA, Benedito Gomes. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.<br /><br />DEVITT, Amy J. Generalizing about genre: New conceptions of an old concept. College Composition & Communication, v. 44, n. 4, p. 573-586, 1993.<br /><br />DEVITT, Amy; BASTIAN, Heather. Algumas ideias para ensinar novos gêneros a partir de velhos gêneros. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; CAVALCANTI, Larisssa de Pinho (Orgs.). Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman, 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE/Pipa Comunicação, 2015. p. 97-121.<br /><br />MILLER, Carolyn. R. Gênero como ação social. In: Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: UFPE, 2009. p. 21-44.<br /><br />MILLER, Carolyn R. Gêneros evoluem? Deveríamos dizer que sim? In: DIONÍSIO, Angela Paiva; CAVALCANTI, Larisssa de Pinho (Orgs.). Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman, 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE/Pipa Comunicação, 2015p. 23-61.<br /><br />MILLER, Carolyn R.; DEVITT, Amy J.; GALLAGHER, Victoria J. Genre: Permanence and Change. Rhetoric Society Quarterly, v. 48, n. 3, p. 269-277, 2018.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/09/2024
18/09/2024
Apresentação da disciplina. O conceito de gênero sob múltiplas perspectivas.
18/09/2024
18/09/2024
.
25/09/2024
25/09/2024
.
25/09/2024
25/09/2024
O conceito de gênero sob múltiplas perspectivas.
02/10/2024
23/10/2024
Abordagens dos estudos de gêneros
02/10/2024
02/10/2024
.
09/10/2024
09/10/2024
Não Haverá Aula
16/10/2024
16/10/2024
Não Haverá Aula
23/10/2024
23/10/2024
.
30/10/2024
30/10/2024
Não Haverá Aula
06/11/2024
06/11/2024
.
06/11/2024
06/11/2024
A perspectiva de Bakhtin/Volochinov e da escola genebrina
13/11/2024
13/11/2024
.
13/11/2024
13/11/2024
Roda de discussão 1 - Análise teórico-metodológica de pesquisas realizadas a partir da perpectiva de Bakhtin/Volochinov
27/11/2024
27/11/2024
A perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo para análise de gêneros
04/12/2024
04/12/2024
Perspectiva dos Estudos Retóricos de Gênero
11/12/2024
11/12/2024
Roda de discussão 2 - Análise teórico-metodológica de pesquisas realizadas a partir da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo
18/12/2024
18/12/2024
Roda de discussão 3 - Análise teórico-metodológica de pesquisas realizadas a partir da perspectiva dos estudos retóricos de gênero
08/01/2025
22/01/2025
Produção e entrega do trabalho final
Avaliações
Data Descrição
18/12/2024 1ª Avaliação
08/01/2025 2ª Avaliação
22/01/2025 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro MACHADO, Anna Rachel. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J.L.; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros, teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 237-259.
Livro MILLER, Carolyn. R. Gênero como ação social. In: Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: UFPE, 2009. p. 21-44.
Livro BAWARSHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola, 2013. p. 27-133.
Livro BEZERRA, Benedito Gomes. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola, 2022.
Livro BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. S. Paulo, Martins Fontes, 2006 [1953]
Livro BRONCKART, Jean-Paul. Os gêneros de texto, quadros organizadores da “verdadeira vida” dos signos. São Paulo: Mercado de Letras, 2017. p. 37-50.
Livro DIONÍSIO, Angela Paiva; CAVALCANTI, Larisssa de Pinho (Orgs.). Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman, 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE/Pipa Comunicação, 2015. p. 97-121.
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Acesso aos materiais da disciplina e início das aulas 17/09/2024
Início das aulas da nossa disciplina 10/09/2024

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 13:44