Metodologia de Ensino e Avaliação
| Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas; Estudos de casos, Leituras dirigidas; Seminários; Discussão de artigos e de filmes. Experiência prática em instituições que trabalhem com adolescentes. Rodas de conversa com estagiários do final do curso.
Ações a serem realizadas pelos alunos, para a experiência prática da disciplina:
1) Divisão de grupos com afinidade de disponibilidade de horários; 2) Identificar/ mapear instituições que trabalhem com adolescentes na cidade 3) Entrar em contato com as mesmas e saber os trâmites para o trabalho em campo 4) Firmar parceria com a instituição, através de termo de compromisso, ou outros documentos necessários, a depender da instituição, que pode ser escola pública ou privada, CREAS, etc.; 5) Ir à campo, realizar visitas de reconhecimento do campo e das demandas, através de observação e do diálogo com professores, equipe, pessoas que tenham contato com os adolescentes. 6) Identificar as demandas e traçar um plano de ação em grupo, considerando tudo o que fora aprendido até agora no curso. Podem ser realizadas oficinas terapêuticas, oficinas da criatividade, grupos focais, rodas de conversa, etc com adolescentes. 7) Cada grupo irá escolher uma proposta que mais se adeque às demandas do público alvo e do perfil dos componentes do grupo, me informar e eu irei disponibilizar leituras específicas para cada grupo, caso desejem, para lerem e se prepararem para as intervenções em campo; 8) À cada visita à campo, os grupos deverão elaborar um registro de campo, com as atividades realizadas e as afetações despertadas neste encontro, a ser apresentado nos encontros de supervisão semanais (cujo horário será definido em sala). 9) Supervisão semanal: 2 grupos por turno de supervisão (5 grupos de trabalho com 7 membros cada); 10) Ao final do processo de intervenção em campo com os adolescentes, que deverá contar com início, meio e fim, os grupos irão apresentar suas experiências em uma mostra de experiências práticas/ seminários, de forma criativa, em sala de aula.
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| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Análises Críticas de textos selecionados (4, valendo 2,5 cada) 10 Seminário 10 Participação em sala de aula/ supervisão (debates, roleplay, diário de campo) 5,0 Auto-Avaliação 5,0
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| Horário de atendimento:
| 4ª feira, das 14h às 18h |
| Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDOLFI, M.; ANGELO, C. A linguagem do encontro terapêutico. Porto Alegre: Artes médicas, 1996. KUZNETZOFF, J. Psicoterapia breve na adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. LAPLANCHE, A. A transcendência da transferência. São Paulo: Martins Fontes, 1993. MACKINNON & MICHELS. A entrevista psiquiátrica na prática diária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981. MANNONI, M. A primeira entrevista em psicanálise. Rio de Janeiro: Campus, 1981. SOUZA, A. M. Transferência e interpretação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CALLIGARIS, C. Cartas a um jovem terapeuta: reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Rio de Janeiro: Campus, 2004. CORDIOLI, A. V. Psicoterapias. Abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008. FIORINI, H. J. Teoria e Técnica Psicoterápica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999. Moreira Leitão, V. (2012). O Enfoque Centrado Na Pessoa No Tratamento De Um Caso De Esquizofrenia. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 3(3), 262281. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17026 OAKLANDER, V. Descobrindo Crianças. São Paulo: Summus Editorial, 1980. OAKLANDER, V. Hidden Treasure: A map to the child inner self. Londres: Karnac Books, 2007. Capítulo 6. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=zG5jZ5JnWrAC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false ROGERS, C. & KINGET, G. Psicoterapia e Relações Humanas. Teoria e prática da terapia não-diretiva. Belo Horizonte, Interlivros, 1977. YALOM, I. D. Os desafios da terapia; Tradução Vera de Paula Assis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. YALOM, I. D. O carrasco do amor. Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007.
Obs.: novas leituras serão sugeridas ao longo do semestre. Caso o aluno sinta necessidade, pode me solicitar leituras específicas de seu interesse. |