maria da penha feitosa

PFO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CAFS

PPGCBIOM030 - EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina; Contextualização Histórica de Ciência; (25/08/2021 - 25/08/2021)
   Plano de ensino - Epidemiologia Clínica.pdf 
   Avaliação diagnóstica
Período de Habilitação: 11/10/2021 às 08:00 a 15/10/2021 às 23:59
   Fórum de convivência
Período de Habilitação: 13/10/2021 às 08:00 a 05/11/2021 às 18:00
Concepção do que é ciência, conhecimento, pesquisa e método; (01/09/2021 - 01/09/2021)
Pesquisa em bases de dados. (08/09/2021 - 08/09/2021)
Definição e significado da pesquisa em Ciências Médicas; (08/09/2021 - 08/09/2021)
Método de pesquisa em Ciências Médicas; (15/09/2021 - 15/09/2021)
Prática baseada em evidências. (22/09/2021 - 22/09/2021)
Passos do processo de pesquisa quantitativo; (29/09/2021 - 29/09/2021)
Tipos de pesquisa quantitativos em Ciências Médicas. (06/10/2021 - 06/10/2021)
Fundamentos para elaboração do projeto de pesquisa (13/10/2021 - 10/11/2021)
Produção do Conhecimento em Ciências Médicas (17/11/2021 - 22/12/2021)
    
Inicia em 05/11/2021 às 14h 0 e finaliza em 12/11/2021 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22
1 2021101**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2021101**** 0 0 0 0 0 3 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 9
5 2021101**** 0 0 0 0 3 3 3 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
6 2021101**** 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
8 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
11 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
12 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
13 2021101**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
14 2021101**** 3 3 3 3 3 0 3 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 0 45
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021101**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 45 RF
2 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 3 AM
3 2021101**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 3 AM
4 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 3 AM
5 2021101**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 3 AM
6 2021100**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
7 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 3 AM
8 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 3 AM
9 2021101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2021101**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 11 AM
11 2021101**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 9 AM
12 2021101**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 3 AM
13 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 0 AM
14 2021101**** 8,3 8,3 8,3 8,3 8.3 6 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do conhecimento científico. Protocolo de pesquisa. Desenhos de estudo. Tipos de desenho: experimental e observacional. Estudos observacionais: descritivos e analíticos. Estudo Transversal. Estudo longitudinal (coorte). Estudo caso-controle. Validação de Testes Diagnósticos. Acurácia do resultado do teste. Resultados falso-positivos e falso-negativos. Padrão ouro. Medidas importantes do funcionamento dos testes. Sensibilidade. Especificidade. Taxa de erro falso positivo e falso negativo. Valor preditivo positivo e negativo. Testando Hipóteses. Viés e acaso: erro sistemático e aleatório. Formulação de hipóteses. Erro alfa, “o valor p”. Significância de p. Manuscritos. Tipos de manuscritos. Níveis gerais de investigação científica. Avaliação de manuscritos. Impacto das revistas científicas. Revistas nacionais e citação. “Ranking” das revistas científicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Ambiente virtual de aprendizagem (turma virtual do SIGAA): apresentação do conteúdo da disciplina, contendo texto explicativo e atividades a serem desenvolvidas individualmente ou em grupo;<br />• Aulas interativas (chats e vídeo-aulas): apresentação e/ou discussão síncrona, através da turma virtual do SIGAA, abordando temas específicos trabalhados na disciplina; <br />• Textos eletrônicos: disponibilização para acesso, através do SIGAA, no recurso textos complementares, de conteúdos específicos para estudos, análises e reflexões;<br />• Fóruns: discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina. Na turma virtual do SIGAA, o acesso aos fóruns é permanente, podendo ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos alunos deverá ser realizada no período de vigência do fórum;<br />• Apresentação de trabalhos escritos: envio de trabalhos escritos individuais e/ou em grupo (Tarefas) através de ferramenta própria da turma virtual do SIGAA. <br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • O aluno com mais de 25% de faltas está reprovado, independente da nota.<br />• Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações:<br /><br />NF  7,0 ………….. Aprovado<br />4,0 ≤ NF  7,0 ………….. Exame Final<br />NF  3,9 ………….. Reprovado<br /><br />• Avaliações: Serão realizadas três provas envolvendo conteúdos cumulativos [Prova 1 (10 pontos) + Prova 2 (10 pontos) + prova 3 (10 pontos)]. A nota final (NF) será obtida através da seguinte equação matemática:<br /><br />NF = (P1+P2 + P3)/3<br /><br />• No primeiro momento se avaliará a elaboração de mapas mentais acerca dos aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa e de painéis sobre pesquisa em Ciências Médicas, os quais serão elaborados por grupos de discentes com base em textos disponibilizados na plataforma;<br />• O segundo momento será desenvolvido por meio das webconferências nas quais acontecerão as apresentações dos artigos secundários dos discentes. Será observada a participação na discussão dos artigos e o papel dos debatedores, ambos realizados pelos discentes.;<br />• Auto-avaliação.
Horário de atendimento: 8-12h; 14-18h
Bibliografia: BÁSICA:<br />GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.<br /><br />HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.<br /><br />LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Volume 2. Porto Alegre: Moriá, 2018.<br /><br />POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.<br /><br /> <br />COMPLEMENTAR:<br /><br />ARKSEY, H.; O'MALLEY, L. Scoping studies: towards a methodological framework, International Journal of Social Research Methodology, v.8, n.1, p.19-32, 2005.<br /><br />BARBOSA, D. Prática baseada em evidências. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.<br /><br />CECILIO, H.P.M.; OLIVEIRA, D.C. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Investigación Cualitativa en Salud. v. 2, 2017.<br /><br />CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br /><br />GALVAO, C.M.; SAWADA, N.O.; TREVIZAN, M. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.12, n.3, p. 549-56, 2004.<br /><br />MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.17, n.4, p. 758-64, 2008.<br /><br />ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.<br /><br />SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.<br /><br />SOUZA, M.T.;SILVA, M D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paulo, v.8, n.1, p.102-6, 2010.<br /><br />SOUZA, R.F. O que é um estudo Clínico randomizado? Medicina. v. 42, n.1, p. 3-8, 2009.<br /><br />STILLWELL, S.B.; FINEOUT-OVERHOLT, E.; MELNYK, B.M.; WILLIAMSON, K.M. Asking the clinical question: a key stepin evidence-based practice. AJN. v. 110, n. 3, march, 2010.<br /><br />VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.<br /><br />WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2021
25/08/2021
Apresentação da disciplina; Contextualização Histórica de Ciência;
01/09/2021
01/09/2021
Concepção do que é ciência, conhecimento, pesquisa e método;
08/09/2021
08/09/2021
Pesquisa em bases de dados.
08/09/2021
08/09/2021
Definição e significado da pesquisa em Ciências Médicas;
15/09/2021
15/09/2021
Método de pesquisa em Ciências Médicas;
22/09/2021
22/09/2021
Prática baseada em evidências.
29/09/2021
29/09/2021
Passos do processo de pesquisa quantitativo;
06/10/2021
06/10/2021
Tipos de pesquisa quantitativos em Ciências Médicas.
13/10/2021
10/11/2021
Fundamentos para elaboração do projeto de pesquisa
17/11/2021
22/12/2021
Produção do Conhecimento em Ciências Médicas
Avaliações
Data Descrição
16/10/2021 1ª Avaliação
05/11/2021 2ª Avaliação
20/11/2021 3ª Avaliação
27/11/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade avaliativa somativa 10/11/2021
Atividades assíncronas 04/11/2021 04/11/2021
Retorno das atividades 02/11/2021
Início das atividades 11/10/2021

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