cleidivan alves dos santos

CPP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CMRV

PPGBIOTEC049 - ANÁLISE DE DADOS COM STATISTICAL PACKAGE FOR THE SOCIAL SCIENCES (SPSS) SOFTWARE I - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina. (23/06/2022 - 23/06/2022)

 

Minhas queridas alunas e meus queridos alunos, é um prazer recebê-los na disciplina Fundamentos de Psiquiatria. Desejo que tenhamos um semestre agradável, tranquilo e de significativas aprendizagens!!!

Sejam bem-vindas e bem-vindos!!!

Um abraço afetuoso,

Professora Liene Leal

 Apresentação da ementa da disciplina, seu conteúdo programático, os textos que serão utilizados e o método de avaliação.

   FundamentosdePsiquiatria.pdf 
AULA 1: Princípios gerais de psicofarmacologia. (28/06/2022 - 30/06/2022)

- SADOCK, Benjamin J.; SADOCK, Virginia A.; SUSSMAN, Norman. Manual de farmacologia psiquiátrica de Kapaln & Sadock. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. (p. 23 – 47).

 

 
AULA 2: Genética psiquiátrica. (05/07/2022 - 07/07/2022)

- STAHL, S. Psicofarmacologia: bases neurocientíficas e aplicações clínicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. (p. 122 – 135).

1a. Avaliação. (12/07/2022 - 12/07/2022)

1o. Processo Avaliativo.

Conteúdo da 1ª avaliação: Princípios Gerais de Psicofarmacologia e Genética Psiquiátrica.

Responder o questionário avaliativo.

Não teremos aula.

    
Inicia em 12/07/2022 às 0h 0 e finaliza em 12/07/2022 às 23h 58
AULA 3: Classificação em psiquiatria: CID-11 e DSM-5. (14/07/2022 - 19/07/2022)

- CID-11. Disponível em: < https://icd.who.int/browse11/l-m/en>.

- DSM-5.

 

 
AULA 4: A esquizofrenia e os medicamentos antipsicóticos. (21/07/2022 - 26/07/2022)

- DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. (Capítulo 32).

- CORDIOLI, Aristides Volpato; GALLOIS, Carolina Benedetto; ISOLAN, Luciano. Psicofármacos: Consulta Rápida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

AULA 5: Os transtornos do humor os medicamentos antidepressivos e estabilizadores do humor. (28/07/2022 - 02/08/2022)

- DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. (Capítulos 29 e 30).

- CORDIOLI, Aristides Volpato; GALLOIS, Carolina Benedetto; ISOLAN, Luciano. Psicofármacos: Consulta Rápida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

 
AULA 6: Os transtornos de ansiedade e os medicamentos ansiolíticos e hipnóticos. (04/08/2022 - 09/08/2022)

- DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. (Capítulo 31).

- CORDIOLI, Aristides Volpato; GALLOIS, Carolina Benedetto; ISOLAN, Luciano. Psicofármacos: Consulta Rápida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

 
2a. Avaliação. (11/08/2022 - 11/08/2022)

2o. Processo Avaliativo.

Conteúdo da 2ª avaliação: Esquizofrenia e os antipsicóticos, Transtornos do Humor e os antidepressivos e Transtornos de Ansiedade.

Responder o questionário avaliativo.

Não teremos aula.

    
Inicia em 09/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 09/08/2022 às 23h 58
AULA 7: Os transtornos obsessivo-compulsivos e os transtornos especificamente associados ao estresse. (16/08/2022 - 18/08/2022)

- DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. (Capítulo 31).

- CORDIOLI, Aristides Volpato; GALLOIS, Carolina Benedetto; ISOLAN, Luciano. Psicofármacos: Consulta Rápida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

 
AULA 8: Os transtornos de personalidade. (23/08/2022 - 25/08/2022)

- DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. (Capítulo 25 - páginas 508 a 525).

AULA 9: Suicídio e outras emergências psiquiátricas. (25/08/2022 - 25/08/2022)

- SADOCK, Benjamin J.; SADOCK, Virginia A. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. (p. 763 – 790).

- WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Prevenção do suicídio: um manual para profissionais da saúde em atenção primária. Genebra: Suíça, 2000.

3a. Avaliação. (30/08/2022 - 30/08/2022)

3o. Processo Avaliativo.

Conteúdo da 3ª avaliação: Transtorno Obsessivo-compulsivo, Transtornos Especificamente Associados ao Estresse e Transtornos de Personalidade.

Responder o questionário avaliativo.

Não teremos aula.

    
Inicia em 23/08/2022 às 0h 0 e finaliza em 25/08/2022 às 23h 58
Elaboração de Mapas Mentais: conectando o conteúdo estudado. (01/09/2022 - 06/09/2022)

Atividade em sala de aula.

Elaboração de Mapas Mentais: conectando o conteúdo estudado. (08/09/2022 - 13/09/2022)

Atividade em sala de aula.

Elaboração de Mapas Mentais: conectando o conteúdo estudado. (15/09/2022 - 20/09/2022)

Atividade em sala de aula.

Apresentação dos Seminários. (22/09/2022 - 29/09/2022)

Atividade em sala de aula.

Apresentação dos Seminários e Encerramento da Disciplina. (06/10/2022 - 06/10/2022)

Atividade em sala de aula.

Parte Introdutória. (06/08/2018 - 10/09/2018)
Apresentação do curso. Algarismos significativos. Unidades de grandeza e conversão de unidades. Controle de qualidade em laboratório: Calculo de média, desvio padrao, variancia, Teste Q, Teste F Estudo das soluções. Resolução de exercícios.
Volumetria I (10/09/2018 - 08/10/2018)
Volumetria de neutralização, complexação e precipitação: conceitos, princípios, indicadores, curvas de titulação. Aulas práticas
Volumetria II e reações (08/10/2018 - 10/12/2018)
Volumetria oxido-redução: conceitos, princípios, indicadores, curvas de titulação. Potenciometria. Reações orgânicas I. Aulas práticas
ESTATÍSTICA DESCRITIVA (14/03/2022 - 14/03/2022)
- Descrição gráfica dos dados (SPSS: geração de descritivas gráficas) - Diagramas de dispersão (SPSS: geração de diagramas de dispersão) - Distribuição normal - Variação ou dispersão de distribuições (SPSS: obtenção de medidas de variação) - Distribuições não-normais (SPSS: geração de curvas normais e histogramas) - Obtenção de estatísticas descritivas - Exercícios para o SPSS
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: O r DE PEARSON (15/03/2022 - 15/03/2022)
- Correlações bivariadas (SPSS: correlações bivariadas - o r de Pearson e obtenção uma matriz de diagramas de dispersão) - Correlações de primeira e segunda ordem (SPSS: correlações parciais r de Pearson) - Padrões de correlações - Exercícios para o SPSS
Primeira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE DUAS CONDIÇÕES: O TESTE t (16/03/2022 - 16/03/2022)
- Análise de duas condições (SPSS: para um teste t independente e delineamento de medidas repetidas para duas amostras: teste t pareado). - Exercícios para o SPSS
Segunda avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR (17/03/2022 - 17/03/2022)
- Visualização do delineamento - Significado da análise de variância (SPSSPW; execução da ANOVA de uma classificação) - Estatísticas descritivas - Comparações planejadas - Controle para múltiplos testes - Testes de post hoc - ANOVA de medidas repetidas (SPSSPW: instruções para a ANOVA de medidas repelidas) - Exercícios para o SPSSPW
Terceira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE (18/03/2022 - 18/03/2022)
- Introdução - Delineamento apropriado para uma ANOVA fatorial - Terminologia da ANOVA - Duas variáveis independentes entre participantes (SPSSPW: análise de dois fatores entre participantes)
Quarta avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE (19/03/2022 - 19/03/2022)
- Duas variáveis dentre participantes (SPSSPW: ANOVA, dentre participantes com dois fatores) - Uma variável entre e outra dentre participantes (SPSSPW: ANOVA com um fator entre participantes e um dentre participantes) - Exercícios para o SPSSPW
Frequências da Turma
# Matrícula MAR Total
14 15 16 17 18 19
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0
3 2021101**** 0 4 0 0 0 0 4
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 4 0 0 0 0 0 4
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 7,0 10,0 10,0 9,5 9.1 0 AM
2 2022100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM
3 2022100**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 4 AM
4 2022100**** 10,0 10,0 10,0 9,5 9.9 0 AM
5 2022100**** 8,7 10,0 10,0 9,5 9.6 0 AM
6 2021101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
7 2021100**** 7,0 10,0 10,0 9,5 9.1 0 AM
8 2022100**** 8,0 10,0 10,0 10,0 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da estatística elementar e introdução a Correlação, teste t e ANOVA no Statistical Package for the Social Sciences software.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia utilizada visa preparar os alunos para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação, além de proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para tal, as atividades propostas favorecem a didática do aprender a aprender, a reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento para promover a autonomia do estudante. Além da aula expositiva, dialogada e prática, o aluno realizará tarefas de pesquisa bibliográfica, leitura, exercícios com a utilização do software SPSS.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O conteúdo da disciplina será avaliado por intermédio das atividades realizadas em sala de aula e domicílio. Serão consideradas em uma escala total de 10 (dez) pontos por atividade e fracionadas conforme o desempenho do aluno. No final da disciplina será realizada a média do grau obtido pelo aluno correspondente ao número de atividades realizadas que totalizará no máximo 10 (dez) pontos. <br />O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) e frequência igual ou superior a 75 % (setenta e cinco).<br />
Horário de atendimento: Segunda-feira de 14:00hs às 17:00hs
Bibliografia: BISQUERRA R., SARRIEBA J.C., MARTINEZ, F. Introdução a estatística: Enfoque informático com o pacote SPSS. Porto Alegre: ARTMED, 2004. <br /><br />DANCEY, C.P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. 3. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.<br /><br />FAVERO, L. P. Manual de análise de dados. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.<br /><br />GRAVETTER, J.F. WALLNAU L.B. Statistics for the Behavioral Sciences. Wadsworth, Cengage Learning. 2013. 657p.<br /><br />RIBAS, J.R; VIERIA, P.R.C. Análise multivariada com o uso do SPSS. 1, ed. Rio de Janeiro: 2011.<br /><br /><br />Bibliografia Complementar<br /><br />BARBETTA, Pedro A. Estatística aplicada às ciências sociais. 6. ed. - Florianopolis: UFSC, 2006.<br /><br />FIELD, A., Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. – Porto Alegre: Penso, 2004.<br /><br />HAIR, JOSEPH; BLACK, WILLIAM C.; BABIN, BARRY B.; ANDERSON, ROLPH E.; TATHAM, RONALDO L. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2009. <br /><br />MAROCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS. Silabo, - Lisboa 2007. <br /><br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/03/2022
14/03/2022
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
15/03/2022
15/03/2022
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: O r DE PEARSON
16/03/2022
16/03/2022
Primeira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE DUAS CONDIÇÕES: O TESTE t
17/03/2022
17/03/2022
Segunda avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR
18/03/2022
18/03/2022
Terceira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE
19/03/2022
19/03/2022
Quarta avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE
Avaliações
Data Descrição
16/03/2022 1ª Avaliação
17/03/2022 2ª Avaliação
18/03/2022 3ª Avaliação
19/03/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
link das aulas 14/03/2022
Primeira aula 13/03/2022
Atividades 08/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:22