cleidivan alves dos santos

CPP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CMRV

CMT/CEAD015 - APLICAÇÃO DE ALGORITMOS E FLUXOGRAMAS NO ENSINO DE ARITMÉTICA NO 6° E 7° ANO - Turma: 5A (2023.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (22/03/2021 - 22/03/2021)
   Plano de Disciplina - Parte 01 
1 - Revisão da Teoria de Controle (24/03/2021 - 29/03/2021)
2 - Realimentação em Sistemas Dinâmicos (31/03/2021 - 31/03/2021)

2.1 - O Efeito da Realimentação em Sistemas Dinâmicos

2.2 - Análise da Estabilidade Nominal 

2.3 - Efeito da Variação do Modelo 

3 - Representação de um Modelo no Espaço de Estados (05/04/2021 - 07/04/2021)

3.1 -Representações de um Modelo no Espaço de Estados - Equações de Estados

3.2 - Cálculo da Resposta em um Modelo no Espaço de Estados

4 - Realização - Matriz de Transferência (12/04/2021 - 19/04/2021)
5 - Análise da Resposta de Sistemas Dinâmicos (26/04/2021 - 28/04/2021)

5.1 - Resposta no Domínio da Frequência (22/04/2019 - 22/04/2019)

5.2 - Matriz de Transferência - Sistema 2-DOF (24/04/2019 - 24/04/2019)

5.3 - Estabilidade - Routh, LGR e Nyquist (29/04/2019 - 29/04/2019)

5.4 - Estabilidade - Routh, LGR e Nyquist (06/05/2019 - 06/05/2019)

Controle 2-DOF (03/05/2021 - 05/05/2021)
Aula Extra.
6 - Sistema de Controle Digital/Discreto e a Dados Amostrados (12/05/2021 - 12/05/2021)

6.1 - Revisão da transformada Z e caracterização dos sistemas a dados amostrados.

6.2 - Mapeamento entre os Planos S e Z

6.3 - Correspondência entre especificações nos diferentes domínios S e Z

6.5 - Implementação das equações a diferenças

6.6 - As diferentes funções de entrada e saídas em Z com relação à perturbações e Ruídos e definição das funções de sensibilidades.

7 - Identificação de Sistemas (17/05/2021 - 17/05/2021)

7.1 – Identificação a partir das respostas ao impulso e ao degrau

7.2 – Identificação pelo Método dos Mínimos quadrados

  Estimadores dos Mínimos Quadrado 
Estimação de Função de Transferência Discreta para Processos Contínuos no tempo.
1ª Avaliação Parcial (17/05/2021 - 17/05/2021)
    
Inicia em 17/05/2021 às 14h 0 e finaliza em 17/05/2021 às 16h 0
    
Inicia em 17/05/2021 às 14h 15 e finaliza em 17/05/2021 às 16h 0
    
Inicia em 17/05/2021 às 14h 30 e finaliza em 17/05/2021 às 16h 0
    
Inicia em 17/05/2021 às 14h 45 e finaliza em 17/05/2021 às 16h 0
    
Inicia em 17/05/2021 às 14h 0 e finaliza em 17/05/2021 às 16h 20
8 - Controladores Digitais por Posicionamento de Polos na Estrutura 2DOF - RST (19/05/2021 - 24/05/2021)

8.1 - O Controlador Digital 2DOF geral na Estrutura RST

8.2 - O Controlador Digital PID Digital 2DOF na Sua Estrutura RST

8.3 - Projeto Controlador Digital 2DOF por Posicionamento de Pólos

8.4 - Regulação e Seguimento de Referência

8.5 - Posicionamento de Polos com Ajuste da Função de Sensibilidade

8.3 – Aplicações

  Slides aulas até dia 16-06 
Slides aulas até dia 16-06
  Slides aula 21.06 
Aula sobre TZ e modelos de sistemas a dados amostrados
9. Aspectos de Robustez dos Controladores Digitais com Estruturas RST (26/05/2021 - 07/06/2021)

9.1 - Definição dos critérios de avaliação da robustez dos controladores RST;

9.2 - Função de Sensibilidade quando à Perturbações e Ruído.

9.3 - Projeto Robusto com Estrutura RST

2ª Avaliação Parcial (09/06/2021 - 09/06/2021)

- Realização da 2ª avaliação parcial escrita em sala de aula.

    
Inicia em 06/08/2021 às 0h 0 e finaliza em 14/08/2021 às 23h 59
10. Apresentação das Implementações Práticas (14/06/2021 - 28/06/2021)

- Apresentação pelos alunos das implementações práticas de controladores 2DOF implementados.

    
Inicia em 06/08/2021 às 0h 0 e finaliza em 20/08/2021 às 23h 59
Avaliação Final (12/07/2021 - 12/07/2021)
    
Inicia em 21/07/2021 às 0h 0 e finaliza em 23/07/2021 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (26/05/2025 - 06/06/2025)

 

 

Disponível em: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.wizardingworld.com%2Ffeatures%2Fhow-harry-potter-and-fantastic-beasts-teach-us-that-its-cool-to-be-smart&psig=AOvVaw0CIZmZ1T2KPb0ztapA5sQ2&ust=1711417995091000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCNDlnP-mjoUDFQAAAAAdAAAAABAb

 

Caro(a) aluno(a),

 

A disciplina de Marketing para Pequenos Negócios é um convite a um universo amplo de conhecimentos necessários à identificação e satisfação de necessidades e desejos de um mercado. Será ministrado o conhecimento básico, porém essencial, para o professor que precisa se tornar o mentor de crianças na jornada do empreendedorismo, demandando a identificação de oportunidades, capacidade criativa e inovadora, planejamento e gestão. O professor precisa aprender a produzir algum produto ou serviço (físico ou digital) que o mercado esteja demandando e, então, estimular as crianças a se engajarem no processo produtivo e de vendas. O marketing, portanto, é um conhecimento fundamental para identificar e entregar esse valor ao mercado e à sociedade como um todo.SEMANA 1

 

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Desejo uma jornada de aprendizagem feliz e suave a todos(as)!

 

Atenciosamente, professor Anderson da Trindade Marcelino.

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

Mini currículo: Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), MBA em Gestão de Empreendimentos Inovadores pelo Parque Tecnológico da Paraíba (2010), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2013) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Foi professor substituto da Universidade Federal da Paraíba, Campus III (2018 - 2020), e atualmente é professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral (Floriano).

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8980084654721699 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (26/05/2025 - 06/06/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    
Inicia em 29/05/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/06/2025 às 23h 59
UNIDADE I (26/05/2025 - 06/06/2025)

  • Orientações empreendedoras
  • Marketing – conceitos iniciais
  • Inteligência de marketing
  • Segmentação de mercado
  • Posicionamento de mercado

Introduzir os principais conhecimentos do Marketing necessários ao início de uma jornada empreendedora, seja para os que empreendem ou querem empreender, seja para os professores que precisam fomentar o espírito empreendedor nos seus alunos.

MATERIAL DA DISCIPLINA:

 

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.

 

SHAW, Eric H.; JONES, DG Brian. A history of schools of marketing thought. Marketing theory, v. 5, n. 3, p. 239-281, 2005.

 

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor-: comprando, possuindo e sendo. Bookman Editora, 2016.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

VÍDEOS SOBRE CRIANÇAS EMPREENDEDORAS:

https://www.youtube.com/watch?v=Cu3o_odqkEI&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR

https://www.youtube.com/watch?v=_eWSVGeJIuQ&ab_channel=CanalSICTV

https://www.youtube.com/watch?v=ZAuNEdDjCPQ&t=3s&ab_channel=JornalMinas

 

VÍDEOS SOBRE COMO ENSINAR EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA:

https://www.youtube.com/watch?v=ahSKAbf3vxQ&ab_channel=CONSTRUAUMAVIDAMELHOR

https://www.youtube.com/watch?v=w9kysr3Q5ZI&ab_channel=JulieQuadrinhos

 

VÍDEO SOBRE A JORNADA DO HERÓI:

https://www.youtube.com/watch?v=Stdko2NIUNI&ab_channel=PedroVillela

 

VÍDEOS SOBRE MARKETING:

https://www.youtube.com/watch?v=1ZGaIYWiziI&ab_channel=NEG%C3%93CIOSDAVIDAREAL

https://www.youtube.com/watch?v=S4zSX5mvtqU&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=OAZ-DJm2Qpw&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

 

Na Unidade I, iniciamos uma jornada empreendedora, a partir de várias orientações desde a orientação do produtor até a orientação de marketing. Para ter sucesso no mercado, faz-se necessário entender as necessidades e desejos do mercado e do setor onde se pretende atuar. É o momento em que o empreendedor nascente ou pequeno empresário precisa se (re)posicionar com uma oferta de valor. Nesse sentido, entender os conceitos de marketing, desenvolver inteligência de marketing, analisar o comportamento do consumidor e segmentar o mercado são aspectos fundamentais antes de planejar o produto, preço, praça e promoção, que são os elementos do composto de marketing que serão trabalhados no módulo 2.

UNIDADE II (26/05/2025 - 06/06/2025)

  • Composto de marketing (4Ps)
  • Branding
  • Marketing digital

Apresentar os principais aspectos do composto de marketing necessários para o posicionamento/reposicionamento do produto ou serviço no mercado, seja no âmbito físico ou digital.

Material da Disciplina:

 

KOTLER, P. KELLER; DE MARKETING, KL Administração. 14ª Edição. Editora Atlas, 2012.

 

KOTLER, Philip. Marketing 4.0 do tradicional ao digital. 2021.

 

REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS editora, 2017.

 

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec Editora, 2018.

 

MATERIAL COMPLEMENTAR:

VÍDEOS:

 

Lições de Mr Selfridge Vendas, gerenciamento, varejo:

https://www.youtube.com/watch?v=HtyZ8Kt3gdw&ab_channel=PatriciaSantos

 

Tour pela Selfridges:

https://www.youtube.com/watch?v=T2i7CFLnNBE&ab_channel=AndyTakesYou

 

Vitrines:

https://www.youtube.com/watch?v=YTijQsaKOgQ&ab_channel=Arq.VivianeGiron-StudioVINTI
https://www.youtube.com/watch?v=cJ_1BEz17a0&ab_channel=KKStoreDesign%7CKak%C3%A1Ribeiro

 

Marcas:

https://www.youtube.com/watch?v=T1bMQiEAfsk&ab_channel=SebraePR

https://www.youtube.com/watch?v=dhx7j3IPwd8&ab_channel=Luz%2CC%C3%A2mera%2CEmpreenda%21

https://www.youtube.com/watch?v=aoDG6Oj_XKU&ab_channel=NerdsdeNeg%C3%B3cios

 

Identidade visual:

https://www.youtube.com/watch?v=TJy07wmtkX0&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=7l5Q3B6PPx0&ab_channel=PensandoDiferente

 

Marketing digital:

https://www.youtube.com/watch?v=WJWDdlLX_J8&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

https://www.youtube.com/watch?v=dpebeyJQrrc&ab_channel=BlogAbriMinhaEmpresa

 

Empreender envolve identificar uma oportunidade no mercado e agir para transformar essa oportunidade em negócio. Além de desenvolver competências relacionadas ao processo produtivo, faz-se necessário desenvolver competências de marketing para se analisar o mercado e o setor, os consumidores e os concorrentes. Só assim, pode-se definir o produto, preço, canal de vendas e mensagens promocionais de forma efetiva. A presença online, em sites e redes sociais, não é mais um canal de vendas, mas de relacionamento duradouro com os diversos públicos, que precisam ser nutridos com conteúdos específicos.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 05/06/2025 às 00:00 a 07/06/2025 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (26/05/2025 - 06/06/2025)

Após o percurso trilhado ao longo das unidades didáticas, agora será realizada a verificação da aprendizagem.

 

Nesta etapa, você responderá a um questionário composto por 05 (cinco) questões de múltipla escolha a serem respondidas por meio da ferramenta “questionário” da turma virtual do SIGAA, com prazo de realização de 2 (dois) dias (das 00h00m do dia 06 de junho de 2025 às 23h59 do dia 07 de junho de 2025) e com apenas uma possibilidade de resposta para cada questão.

 

As questões foram elaboradas a partir de todos os conteúdos trabalhados durante a disciplina (slides, artigos, livros, vídeos).

    
Inicia em 06/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/06/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (26/05/2025 - 06/06/2025)
    
Inicia em 11/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 12/06/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (26/05/2025 - 06/06/2025)
    
Inicia em 13/06/2025 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2025 às 23h 59
Apresentação da disciplina (Relações Solo - Água - Planta - Atmosfera) (13/03/2025 - 13/03/2025)
Relações massa e volume dos constituintes do Solo (20/03/2025 - 20/03/2025)
Porosidade Total (Porosidade do solo); Porosidade livre de água ;Umidade em base de massa e volume (27/03/2025 - 27/03/2025)
Massa Especifica das Partículas (densidade das partículas = densidade real); Massa especifica global (densidade do solo = densidade aparente) (03/04/2025 - 03/04/2025)
Massa Especifica das Partículas (densidade das partículas = densidade real); Massa especifica global (densidade do solo = densidade aparente) (10/04/2025 - 10/04/2025)
Métodos diretos para determinação da umidade do solo ( método gravimétrico) (17/04/2025 - 17/04/2025)
Métodos indiretos para determinação da umidade do solo (Blocos de resistência elétrica, Tensiômetro, sonda de newtrons, TDR e FDR) (24/04/2025 - 24/04/2025)
Evaporação da água no solo e Extração de água pelas plantas (01/05/2025 - 01/05/2025)
Balanço hídrico em culturas agrícolas (08/05/2025 - 08/05/2025)
Balanço hídrico em culturas agrícolas;Métodos de estimativa da evapotranspiração (15/05/2025 - 15/05/2025)
Métodos de estimativa da evapotranspiração (22/05/2025 - 22/05/2025)
Métodos de estimativa da evapotranspiração (29/05/2025 - 29/05/2025)
Elementos do clima (Radiação Solar e Temperatura) (05/06/2025 - 05/06/2025)
Efeitos de déficit e excesso de água nos diferentes estágios de desenvolvimento das culturas (12/06/2025 - 12/06/2025)
Efeitos de déficit e excesso de água nos diferentes estágios de desenvolvimento das culturas (19/06/2025 - 19/06/2025)
Correção das Avaliações (26/06/2025 - 26/06/2025)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/10/2023 - 12/11/2023)

 

https://www.passeidireto.com/pergunta/70300495/4-faca-um-fluxograma-que-leia-um-numero-inteiro-e-mostre-uma-mensagemindicando-s

 

Caro(a) aluno(a),

Adentraremos ao universo dos Algoritmos e Fluxogramas no ensino de aritmética no 6º e 7º ano. Exploraremos os princípios fundamentais dessas ferramentas, seu uso e aplicações no contexto da aritmética nos anos finais do ensino fundamental. Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do

 Professor (a): Joel Conceição Rabelo

 

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Mestre em Matemática e Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. Foi premiado duas vezes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) durante o ensino médio. Atualmente é professor do Magistério Superior, classe C - Adjunto, nível 002. Universidade Federal do Piauí. Membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da UFPI. Atividades de pesquisa na área de Matemática Aplicada, com interesse nos seguintes tópicos: Otimização, Métodos Iterativos.

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1004102761400082

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/10/2023 - 12/11/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 14/10/2023 às 08:00 a 12/11/2023 às 23:59
UNIDADE I (14/10/2023 - 12/11/2023)

Nessa unidade trabalharemos aplicações de algoritmos e fluxogramas nas operações básicas com números inteiros e exploração dos diferentes significados de frações através de algoritmos e fluxogramas.

Capacitar os alunos a compreender o desenvolvimento de algoritmos e fluxogramas para resolver problemas envolvendo operações com números inteiros e racionais.

- VÍDEOS: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuYLqwPmdOQOf5LsvOBIWow2aSfqblO6J

-  LINKS

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21676/1/JEVJ21122021.pdf

https://setec.ufmt.br/ri/bitstream/1/85/3/Operacoes_aritmeticas_2021.pdf

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202257/silva_afu_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y

A integração de algoritmos e fluxogramas no ensino da aritmética é crucial para simplificar a compreensão de cada etapa na resolução de problemas. Os fluxogramas oferecem uma representação visual clara e organizada, permitindo aos alunos acompanhar de maneira lógica o processo de resolução. Essa abordagem facilita a aprendizagem ao dividir o problema em etapas gerenciáveis, tornando mais fácil identificar erros e promovendo uma progressão gradual no aprendizado. Além disso, a padronização do processo e o estímulo ao pensamento analítico e à resolução de problemas são benefícios adicionais dessa metodologia, contribuindo para um entendimento mais eficaz da aritmética.

Nossa meta é capacitar os participantes a criar algoritmos e fluxogramas que tornem a aritmética mais acessível para alunos do 6º e 7º ano. Queremos que eles desenvolvam a habilidade de simplificar conceitos complexos, transformando-os em processos visuais e lógicos que facilitem o aprendizado e a compreensão dos estudantes.

    
Inicia em 02/05/2024 às 1h 0 e finaliza em 14/05/2024 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 14/10/2023 às 08:00 a 11/11/2023 às 23:59
UNIDADE II (14/10/2023 - 12/11/2023)

Aplicação de algoritmos e fluxogramas na resolução de problemas matemáticos envolvendo aritmética. 

Capacitar os alunos a desenvolver e aplicar algoritmos e fluxogramas na resolução problemas envolvendo operações com números inteiros e racionais.

- VÍDEOS: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuYLqwPmdOQOf5LsvOBIWow2aSfqblO6J

-  LINKS

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/21676/1/JEVJ21122021.pdf

https://setec.ufmt.br/ri/bitstream/1/85/3/Operacoes_aritmeticas_2021.pdf

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202257/silva_afu_me_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Ao fazer uma correlação entre o Pensamento Computacional (PC) e o Ensino da Matemática, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância do uso de algoritmos e fluxograma desenvolvimento educacional.

Para refletir: Por que desenvolver o conteúdo, construir os conceitos, resolver o problema proposto e só depois trabalhar com algoritmos e fluxogramas?

Nossa meta é capacitar os participantes a criar algoritmos e fluxogramas e depois aplicá-los no ensino de aritmética do 6º e 7º ano.

    
Inicia em 02/05/2024 às 1h 0 e finaliza em 14/05/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (14/10/2023 - 12/11/2023)
    
Inicia em 02/05/2024 às 1h 0 e finaliza em 14/05/2024 às 23h 59
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
2 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
3 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
4 2023200**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
5 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2023200**** 10,0 9,2 10,0 9.8 0 AM
7 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
8 2023201**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
9 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
10 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
11 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2023200**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM
13 2023201**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
14 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
16 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
17 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
18 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2023200**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 AM
20 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
24 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2023201**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 AM
26 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
27 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
30 2023200**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
31 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2023200**** 10,0 8,0 10,0 9.6 0 AM
33 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
34 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023201**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
36 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
37 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
38 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
39 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
42 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
43 2023200**** 10,0 9,0 0,0 7.8 0 AM
44 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
46 2023200**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
47 2023201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
48 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
49 2023201**** 10,0 10,0 0,0 8.0 0 AM
50 2023201**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
51 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
52 2023201**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
53 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
54 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
56 2023200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
57 2023201**** 10,0 7,0 10,0 9.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Horário de início da avaliação 22/05/2024
Importante 26/10/2023
Aula 01 - Aplicação de Algoritmos e Fluxogramas no ensino de Aritmética 14/10/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:22