fernando lopes e silva junior

CMP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA/CMRV

DCE0138 - ESTAGIO SUPERVISIONADO I MATEMATICA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Participação enquanto examinador banca Mestrado (05/09/2013 - 05/09/2013)

Participação enquanto examinador banca Mestrado, aluna Marcela Miranda

Apresentação disicplina e discussão plano de curso (12/09/2013 - 12/09/2013)
   Plano de curso 2013.2 
  Tese Prof. Dr. Carlos Franciscato 
O presente trabalho propõe investigar a temporalidade operada pela atividade jornalística e as formas como o jornalismo atua de maneira privilegiada para a construção de um tipo específico de experiência social do tempo presente. A dimensão temporal não é apenas uma qualidade complementar que as notícias possuem, mas é central para compreender o próprio jornalismo, pois o tempo presente é sua condição de realização. Utilizamos o termo 'atualidade jornalística' para buscar uma unidade teórica mínima que reúna a diversidade de fenômenos temporais, analisados na forma de categorias descritivas particulares do fenômeno jornalístico: instantaneidade, simultaneidade, periodicidade, novidade e revelação pública. Esta investigação realiza um percurso histórico, mas não propõe ser uma história da imprensa no sentido de descrever em detalhes os modos como o jornalismo era produzido em diferentes épocas e situações. Em vez disso, é um estudo reflexivo que utiliza elementos históricos e contemporâneos para descrever e analisar aspectos centrais na formação do jornalismo que sejam fundamentais para constituir uma delimitação teórica da atualidade jornalística.
3.1. Jornalismo: construindo questões históricas e olhares semióticos. (19/09/2013 - 19/09/2013)

Textos base:

DARNTON, R.  Jornalismo: toda notícia que couber, a gente publica. In O beijo de Lamourette – mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

LANDOWSKI, E. Uma semiótica do cotidiano ( Le Monde, Libération). In A Sociedade refletida. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992.

3.2. Para entender o jornalismo e as notícias (26/09/2013 - 26/09/2013)

Textos base:

BORELLI, V. Jornalismo como atividade produtora de sentidos. in Biblioteca online de Ciências da Comunicação. http://www.bocc.ubi.pt/ Acesso em 12/04/2010.

MACHADO, M. B. Jornalismo e perspectivas de enunciação: uma abordagem metodológica.in Intexto. Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 14, 1-11 janeiro/junho 2006.

VIZEU A. A produção de sentidos no jornalismo: da teoria da enunciação à enunciação jornalística. In Revista FAMECOS,  Porto Alegre: nº 22,quadrimestral,  dezembro 2003.

FAUSTO NETO, A. Chávez, morte e “desamparo informativo” na cena da circulação midiatizada. In Rizoma. Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 1, julho, 2013.

3.3. A forma do jornal (07/11/2013 - 07/11/2013)

Texto base:

MOUILLAUD, M. e PORTO, S. D. (org). O jornal - da forma ao sentido. Brasília: UNB, 2002.

Cap. 1, 4, 5 e 6

3.3. A forma do jornal (14/11/2013 - 14/11/2013)
Texto base: MOUILLAUD, M. e PORTO, S. D. (org). O jornal - da forma ao sentido. Brasília: UNB, 2002. Cap. 2, 3 e 8
3.4. Jornalismo e produção de sentidos (21/11/2013 - 21/11/2013)

Texto base: VERON, E. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo (RS): Unisinos, 2004. PINTO,

Cap.07 - O espaço da suspeita

Cap.08 - Quando ler é fazer

Cap.09- Imprensa escrita e teoria dos discursos sociais

M. J. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999.

3.4. Jornalismo e produção de sentidos (28/11/2013 - 28/11/2013)

Texto base: VERON, E. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo (RS): Unisinos, 2004.

PINTO, M. J. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999. (Livro todo)

3.5. O jornalismo e a teoria dos discursos sociais (05/12/2013 - 05/12/2013)
Texto base: LOPES, P. F. C. O jornalismo na teoria dos discursos sociais. In SAID, G. Comunicação- novo objeto, novas teorias? Teresina: Edufpi, 2008. LOPES, P. F. C. Negociando sentidos, articulando lugares: o modelo semiológico-discursivo nas teorias da comunicação e do jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ/ ECO, 2004.
3.5. O jornalismo e a teoria dos discursos sociais (12/12/2013 - 12/12/2013)
LOPES, P. F. C. O jornalismo na teoria dos discursos sociais. In SAID, G. Comunicação- novo objeto, novas teorias? Teresina: Edufpi, 2008. LOPES, P. F. C. Negociando sentidos, articulando lugares: o modelo semiológico-discursivo nas teorias da comunicação e do jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ/ ECO, 2004.
3.5. O jornalismo e a teoria dos discursos sociais (19/12/2013 - 19/12/2013)
Texto base: LOPES, P. F. C. O jornalismo na teoria dos discursos sociais. In SAID, G. Comunicação- novo objeto, novas teorias? Teresina: Edufpi, 2008. LOPES, P. F. C. Negociando sentidos, articulando lugares: o modelo semiológico-discursivo nas teorias da comunicação e do jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ/ ECO, 2004.
DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO (20/12/2017 - 31/01/2018)

Olá! Caro estudante!

Você está iniciando a disciplina Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro, que tem como propósito analisar o processo de construção da estrutura de Estado no Brasil, da Proclamação da República até os dias atuais.

A disciplina permitirá que você identifique o resultado de um processo cumulativo de mudanças, que teve início na primeira metade do século XX. Processo que, ao contrário do ocorrido na maioria dos países desenvolvidos, não contou com rupturas traumáticas, mas com a incorporação da ordem anterior pela estrutura estabelecida.

 Para que esses vários conhecimentos possam ser devidamente associados e adequadamente assimilados, faz-se necessária a adoção de uma perspectiva interdisciplinar e histórica afim de costurá-los com a linha do tempo. Assim, interdisciplinaridade e contextualização histórica são os eixos fundamentais que devem orientar o desenvolvimento desta disciplina. Desenvolvimento econômico, mudança social e centralização e descentralização político-administrativas no Brasil: Da República oligárquica à República democrática do Século XXI .

Federalismo e governo de elites na primeira República (ABRÚCIO, 1998, Cap 1; BRESSER-PEREIRA, 2001);

• Centralização, autoritarismo e políticas sociais no período Vargas (1930-1945) (SOUZA, 1976, Cap. IV; SANTOS, 1979, Cap. 4);

• Democracia e desenvolvimento sob a Segunda República (1946-1964) (SOUZA, 1976, Cap. V; LESSA, 1983, SOARES, 1973); 

• Autoritarismo e redemocratização (ABRÚCIO, 1998, Cap. 2; BRESSER-PEREIRA, 2001; SANTOS, 1979, Cap. 5; REIS, 1978; DINIZ, 1997).

  Exercicio 
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/12/2017 às 07:00 a 07/04/2018 às 23:59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 20/12/2017 às 07:00 a 07/04/2018 às 23:59
    
Inicia em 27/12/2017 às 19h 10 e finaliza em 07/04/2018 às 23h 59
Orientações para Estágio (18/02/2019 - 01/03/2019)
Planejamento e preparação para observação (20/02/2019 - 25/02/2019)
Planejamento e preparação para observação (27/02/2019 - 27/02/2019)
Observação-participante em espaços educativos escolares. Elaboração e realização de projetos de intervenção (01/03/2019 - 10/05/2019)
Orientação para Relatório e Projetos de Intervenção (13/05/2019 - 20/05/2019)
    
Inicia em 17/05/2019 às 14h 40 e finaliza em 19/05/2019 às 23h 59
Observação-participante em espaços educativos escolares. Elaboração e realização de projetos de intervenção (15/05/2019 - 29/05/2019)
Ficha de Avaliação (31/05/2019 - 31/05/2019)

Imprimir a ficha de avaliação, preencher a parte do aluno e entregar ao Supervisor de Campo. O professor orientador que irá receber a ficha preenchida diretamente do supervisor até o dia 24/06. 

  Ficha_de_Supervisao_de_Estagio-avaliacao.pdf 
Imprimir, preencher a parte do aluno e entregar ao supervisor. Solicite o preenchimento até o dia 24/06. Deverá ser entregue diretamente ao orientador.
Observação-participante em espaços educativos escolares. Elaboração e realização de projetos de intervenção (03/06/2019 - 21/06/2019)
Socialização dos estágios (24/06/2019 - 24/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 20 22 25 27 01 04 06 08 11 13 15 18 20 22 25 27 29 01 03 05 08 10 12 15 17 19 22 24 26 29 01 03 06 08 10 13 15 17 20 22 24 27 29 31 03 05 07 10 12 14 17 19 21 24
1 2015904**** 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 2 1 2 92
2 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017909**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017901**** 9,0 10,0 9,4 9.5 0 AM
2 2016906**** 9,5 10,0 9,7 9.7 0 AM
3 2017902**** 8,8 9,5 9,7 9.3 0 AM
4 2015904**** 8,5 10,0 9,7 9.4 0 AM
5 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 75 RF
6 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
7 2017902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
8 2017901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
9 2017901**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
10 2017900**** 9,0 10,0 9,7 9.6 0 AM
11 2017909**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
12 2016905**** 9,2 9,5 8,2 9.0 0 AM
13 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
14 2017900**** 9,0 10,0 9,7 9.6 0 AM
15 2017902**** 8,5 10,0 9,4 9.3 0 AM
16 2017902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM

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Título

Data
Encontro 24/06 (Hoje) 24/06/2019
socialização - 24/06 18/06/2019
Socialização - Finalização dos Estágios 12/06/2019
Cronograma Final 06/06/2019
encontro semanal 31/05 31/05/2019
Atendimento individual 22/05/2019
Relatório Parcial 13/05/2019
Estagiários com Pendências 10/05/2019
Sala da Reunião de Hoje 26/04/2019
Termo Recusado 15/04/2019
Mudança de Sala (754) 12/04/2019
Encontro 05/04 (hoje) 05/04/2019
Dados de Estágio 27/03/2019
Dados dos estagiários 25/03/2019
Termo de compromisso e reuniões semanais 19/03/2019
Encontro Sexta-feira 15/03 13/03/2019
Atendimento nesta quarta-feira 13/03 12/03/2019
Arquivo do Plano de Atividades de Estágio 28/02/2019
Distribuição Atualizada 28/02/2019
Reunião Dia 27/02 às 14h - Todos os estágios! 25/02/2019
Encontro prorrogado para Segunda-feira - 25/02/2019 22/02/2019
Sala 759 - 18/02 18/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 01:52