RAIMUNDA ALVES MELO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CCE

Ir ao Menu Principal

raimunda alves melo

CPT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CCE

CFI/CEAD010 - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO - Turma: 5A (2023.1)

Tópicos Aulas
O estudo da economia de recursos naturais (11/09/2014 - 03/10/2014)
   Síntese-das-principais-falhas-de-mercado.pdf 
Falhas de Mercado Exercício: Realizar resenha crítica, dando exemplos seus para cada uma das falhas identificadas e explicando o porquê desse exemplo se caracterizar como uma falha de mercado. Entregar manuscrito na próxima aula.
Recursos naturais de propriedade comum: o caso da pesca (09/10/2014 - 14/11/2014)
  EPII 1 Aula - Valor Propriedade iconceitos.ppt 
Material para apoio na resolução do 1º AP
  1ª AP Economia II 2014 2.doc 
Turma, A prova deve ser um texto desenvolvido levando em consideração o tema do documentário Planeta Oceano, de Yann Arthus-Bertrand (You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=pxjlyZK-aZA ), que trata da gestão dos recursos dos oceanos e das externalidades sofridas por este ambiente frente as atividades humanas. No desenvolvimento do texto vocês devem inserir as relações entre propriedade, valor e tragédia dos comuns, inserindo nessas relações os conceitos de externalidades e serviços ambientais. A prova deve ser entregue na quinta-feira, no dia 06 de novembro, no horário da aula, de 08:30 as 10:00 h, manuscrita, no mínimo 1 página, (com no mínimo 60 linhas para quem entregar somente uma página) e no máximo 4 páginas. Deve ter uma capa contendo o nome e título do texto desenvolvido e em cada página deve ter o nome do aluno. A prova deve ser organizada, letra legível e para provas entregue com borrões será descontado 1 ponto. Quem não entregar a prova no dia e horário marcado, deverá realizar a 2ª chamada na sexta-feira, dia 07 de novembro, das 10:00 as 12:00 h. Atenciosamente, Profª Thaïs Trompieri Dumont
Plano de Curso e Introdução à disciplina (25/03/2021 - 25/03/2021)
Aula T1 (01/04/2021 - 01/04/2021)
    
Inicia em 25/03/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/04/2021 às 23h 59
Aula T2 (08/04/2021 - 08/04/2021)
   Vídeo da aula teórica 2 (Link Externo)

Encaminho o vídeo da aula teórica 2 e o exercício que deve ser entregue. 

 

Brevemente nos encontraremos sincronicamente, por enquanto, assistam as aulas gravadas e respondam as atividades ok?

Ps: Por favor, desconsiderem as informações sobre o período passado em que o vídeo foi gravado e foquem somente no conteúdo da aula, ok?

abco

    
Inicia em 31/03/2021 às 0h 0 e finaliza em 11/04/2021 às 23h 59
Aula T3 (15/04/2021 - 15/04/2021)
   Vídeo da Aula teórica a3 (Link Externo)

Queridxs alunxs, 

Esta semana vamos continuar com as aulas gravadas e atividades assíncronas, ok? Estou enviando a aula T3 e vou abrir a atividade para vocês responderem no item tarefas. Vi que agluns alunos já postaram, por favor não percam os prazos. 

 

um abco e espero que estejam aprendendo com as aulas.

    
Inicia em 07/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 21/04/2021 às 23h 59
   Dúvidas sobre as atividades 1-2-3
Período de Habilitação: 08/04/2021 às 14:35 a 30/04/2021 às 23:59
Aula T4 (22/04/2021 - 22/04/2021)
   Vídeo da Aula teórica 4 (Link Externo)

Queridxs, 

 

Essa semana estive doente e não pude postar a vídeo-aula dentro da semana e só estou fazendo agora, mas vou deixar todas as instruções para o nosso encontro presencial para fazer uma atividade 'ao vivo' após vocês assistirem esta aula na íntegra. 

 

Att.

 

Anderson. 

  Atividade T4 
Por favor, façam o download ou a impressão do material para nossa próxima aula.
    
Inicia em 27/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2021 às 23h 59
Aula T5 (29/04/2021 - 29/04/2021)
   Vídeo da Aula teórica 5 (Link Externo)

Segue o link da aula T5

    
Inicia em 27/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2021 às 23h 59
Aula T6 (06/05/2021 - 06/05/2021)
   Vídeo da Aula teórica 6 (Link Externo)

Queridxs Alunxs, 

essa aula era pra ter sido enviada na semana passada com avisei, mas infelizmente tive problemas que me impediram de enviar. É a nossa última aula teórica, e por isso, será também a última atividade referente a primeira avaliação ok? Vamos discutir a atividade referente a ela no nosso próximo encontro síncrono em que tiraremos as dúvidas. 

Aproveitem!

    
Inicia em 11/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 05/06/2021 às 23h 59
Aula T7 (13/05/2021 - 13/05/2021)
Filme temático (20/05/2021 - 20/05/2021)
  Questões sobre o filme 
Para as turmas de Biologia e Matemática, quem quiser responder a essa atividade, a resenha do filme vai valer 1 ponto extra na nota da segunda avaliação. Para a turma de Pedagogia, a resenha do filme é obrigatória e vai compor a segunda nota da disciplina.
    
Inicia em 14/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 23/05/2021 às 23h 59
AP8 (27/05/2021 - 27/05/2021)
  Roteiro de aula prática - 8 
Ultimo roteiro de aulas práticas.
   AP8
AP1 (03/06/2021 - 03/06/2021)
  Alfabeto e Numerais 
Queridxs, As nossas aulas práticas já vão começar, em breve vocês terão que entregar atividades em vídeos das aulas práticas. E como vocês sabem, em meio as aulas remotas, eu preciso contar com o apoio de vocês para memorizarem os vocabulários. Essa é a aula Prática 1. Envio um vídeo de um colega que ensina detalhes sobre o alfabeto. Estudem e aproveitem!
AP2 (10/06/2021 - 10/06/2021)
  Roteiro de aula prática - 2 
Este roteiro contém os sinais de saudações e pronomes. Utilizem o vídeo no youtube para aprender os sinais. Não esqueçam de ativar a legenda.
AP3 (17/06/2021 - 17/06/2021)
  Roteiro de aula prática - 3 
Queridxs, Encaminho o roteiro de aula prática 3 juntamente com o vídeo do vocabulário. Lembrando que todxs xs alunxs devem estudar o roteiro antes das aulas síncronas. Essa aula é muito importante pois vocês vão aprender os sinais relativos a marcação de tempo em Libras, ou seja, são sinais muito utilizados em qualquer sentença em libras. abc sinalizado e bons estudos.
   Vídeo aula prática 3 (Link Externo)

Não esqueçam de ativar as legendas. 

AP4 (24/06/2021 - 24/06/2021)
AP5 (01/07/2021 - 01/07/2021)
   AP 5

Não esqueçam de ativar a legenda e diminuir a velocidade do vídeo, se necessário. 

Estudem os sinais para as aulas da semana que vem. Esta aula contém a continuação da lista de verbos. 

AP6 (08/07/2021 - 08/07/2021)
  Roteiro de aula prática - 6 
Este roteiro é bem mais fácil que os dois anteriores. Adjetivos!
   Vídeo aula prática 6

Vocabulário de adjetivos

Prova prática (15/07/2021 - 15/07/2021)
   AP 7 (Link Externo)

Aula sobre pronomes interrogativos

  Prova prática de Libras 
Queridxs, seguem as instruções para a elaboração e envio dos vídeos da prova prática. Bom trabalho! ps: Não esqueçam de observar o prazo de entrega da dos vídeos que eu vou abrir aqui no SIGAA, na área das tarefas, a mesma que vocês fizeram o envio das atividades teóricas. Quem não entregar os vídeos vai ficar de prova final.
    
Inicia em 07/07/2021 às 0h 0 e finaliza em 20/07/2021 às 23h 59
    
Inicia em 07/07/2021 às 0h 0 e finaliza em 20/07/2021 às 23h 59
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLLINA (04/08/2023 - 09/09/2023)

Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2022/08/16/19/36/brain-7391037_640.jpg 

Entender o processo de construção científica traz a possibilidade de construção do processo argumentativo a partir de conclusões fundamentadas e metodologicamente assistidas. Dessa forma, os argumentos vazios e sem embasamento ficam no campo do achismo e do “alguém disse”. A disciplina de Investigação científica e formação para o trabalho além de trazer a cientificidade à sala de aula, busca apresentar uma nova relação didático – pedagógica a partir estímulo a argumentação, senso crítico e posicionando o aluno no centro da aprendizagem

Caro(a) aluno(a),


É com imenso prazer que iniciamos a disciplina “Investigação científica e formação para o trabalho” no curso de especialização Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o mundo do trabalho. Nessa disciplina poderemos compreender melhor a aplicabilidade da ciência no dia a dia ada atividade docente, e como o pensamento científico pode contribuir para o aprimoramento da formação do aluno da educação básica. Assim, ao longo de 30 (trinta) horas poderemos compreender como o pensamento crítico poderá ser ordenado de maneira metodológica para a construção do conhecimento coletivo. Desejo a todos um profundo processo de construção coletiva aprendizagem e uma experiência coletiva magnífica.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. Será uma disciplina incrível onde iremos compreender todo o percurso de entendimento do pensamento científico, e como poderemos utilizar o pensamento científico no processo de aprendizagem didático/pedagógico.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: Gustavo Picanço Dias e do tutor professor Agnello Rufino.


CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo: Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Cientific Writing pela California University Irvine, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com período sanduíche na University of Kassel (Alemanha).

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4151705052941950 



AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (04/08/2023 - 09/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 1: O QUE É E O QUE NÃO É CIÊNCIA?

1.1.    A Ciência

1.2.    O que pretende a ciência

1.3.    O que a Ciência, não é?

1.4.    Conhecimento científico

1.5.    Investigação Científica 

1.6.    Características de uma investigação científica

1.7.    Papel do professor na formação do conhecimento científico

O objetivo da Unidade 1 é promover uma profunda discussão sobre a o que é a ciência e qual o seu papel na construção do  conhecimento. A partir desse aprofundamento, podemos distinguir o que é ciência e o que não podemos considerar como ciência.

MATERIAL COMPLEMENTAR :  https://www.youtube.com/watch?v=QA0PD7eu4yE

 

 

 

Que a felicidade é uma ciência! A Felicidade é uma ciência ligada a psicologia e neurologia e busca, exatamente, a autocompreensão para busca de uma vida melhor. A felicidade é, inclusive, parte curricular de vária Universidades no Mundo.

 

Na Unidade 1 nós vimos as definições do que é ciência e suas contradições com o que se apresenta como ciência por meio do senso comum. Vimos também como se constrói conhecimento à luz da ciência.

    
Inicia em 04/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 17/08/2023 às 23h 59
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 04/08/2023 às 08:00 a 17/08/2023 às 23:59
UNIDADE II (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 2: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

2.1.     Objetivos do ensino por meio da investigação

2.2.    Aspectos da atividade Científica

2.3.    Habilidades a serem atingidas

2.4.    Sequência prática do Ensino por investigação

2.5.   Construção do ensino por investigação na prática docente

O objetivo da unidade 2 é promover de maneira didática-prática o desenvolvimento do ensino por investigação.

https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=4586

Que a peça chave para a criação de conhecimento a partir do incentivo à investigação é o professor. Portanto, é fundamental que o docente busque as questões corretas a serem respondidas e busque extrair o máximo e informações na interação aluno-professor. 

Na unidade 2 descobrimos os conceitos sobre o ensino por investigação e apresentamos a importância do seu desenvolvimento no processo de construção do conhecimento a partir de uma experiência onde o professor deixa de ser o conteudista e passa a exercer o papel de mediador da relação professor-aluno.

    
Inicia em 15/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 25/08/2023 às 23h 59
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 15/08/2023 às 08:00 a 25/08/2023 às 23:59
UNIDADE III (04/08/2023 - 09/09/2023)

UNIDADE 3: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA E O PROCESSO CRIATIVO

3.1.    Metodologias ativas

3.2.    Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.3.    Sequência de Aprendizagem

3.4.    Proposta de metodologia ativa

3.5.    Princípios gerais da Aprendizagem baseada em problema (ABP)

3.6.    Ensino por Investigação x Aprendizagem baseada em problemas

3.7.   Processo criativo

O objetivo da unidade  3 é apresentar o conceito e os modelos de metodologias ativas na educação, e em especial o ensino por investigação e a aprendizagem baseada em problemas suas aproximações e divergências.

MATERIAL COMPLEMENTAR:  https://www.youtube.com/watch?v=4XnBpAvQF6Q

Que uma das principais finalidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fortalecer “protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida” e que a palavra protagonismo do estudante e repetida 15 vezes no BNCC do ensino médio.

Na Unidade 3 aprendemos sobre as metodologias ativas da educação e apresentamos a aprendizagem baseada em problemas, suas aproximações e divergências com o ensino por investigação, o processo de aprendizagem criativa. 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (04/08/2023 - 09/09/2023)
    
Inicia em 30/08/2023 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2023 às 0h 15
Frequências da Turma

Nenhum item foi encontrado

Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
2 2023202**** 9,0 0,0 5,0 6.4 0 AM
3 2023202**** 0,0 10,0 0,0 2.0 0 RN
4 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
6 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
7 2023202**** 4,0 10,0 10,0 6.4 0 AM
8 2023202**** 7,0 10,0 9,0 8.0 0 AM
9 2023202**** 9,0 10,0 9,0 9.2 0 AM
10 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
11 2023202**** 9,0 5,0 5,0 7.4 0 AM
12 2023202**** 10,0 5,0 3,0 7.6 0 AM
13 2023202**** 9,0 9,0 10,0 9.2 0 AM
14 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
15 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
16 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
17 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
18 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
19 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
20 2023202**** 10,0 9,0 10,0 9.8 0 AM
21 2023202**** 8,0 5,0 5,0 6.8 0 AM
22 2023202**** 9,0 10,0 10,0 9.4 0 AM
23 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
24 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
25 2023202**** 10,0 5,0 5,0 8.0 0 AM
26 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
27 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
28 2023202**** 8,0 10,0 10,0 8.8 0 AM
29 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
30 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
31 2023202**** 8,0 9,0 9,0 8.4 0 AM
32 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
33 2023202**** 10,0 5,0 0,0 7.0 0 AM
34 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2023202**** 10,0 9,0 9,0 9.6 0 AM
38 2023202**** 9,8 9,0 5,0 8.7 0 AM
39 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2023202**** 7,0 9,0 9,0 7.8 0 AM
41 2023202**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
42 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
43 2023202**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
44 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
45 2023202**** 8,0 8,0 10,0 8.4 0 AM
46 2023202**** 8,0 0,0 6,0 6.0 0 AM
47 2023202**** 10,0 0,0 0,0 6.0 0 AM
48 2023202**** 10,0 0,0 9,0 7.8 0 AM
49 2023202**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
50 2023202**** 10,0 8,0 9,0 9.4 0 AM
51 2023202**** 10,0 8,0 0,0 7.6 0 AM
52 2023202**** 7,0 9,0 0,0 6.0 0 AM
53 2023202**** 10,0 10,0 9,0 9.8 0 AM
54 2023202**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
55 2023202**** 10,0 0,0 10,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
2ª Aula Síncrona 24/08/2023
Link da 1ª Aula síncrona 09/08/2023
Aulas Síncronas 05/08/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 00:04