-

PPGGEO008 - ESTUDOS DO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR - Turma: 01 (2013.2)

Tópicos Aulas
O conceito de currículo e suas principais teorias (09/09/2013 - 09/09/2013)
A contribuição do pensamento moderno e pós-moderno na teoria curricular. (16/09/2013 - 16/09/2013)
O estruturalismo no currículo (23/09/2013 - 23/09/2013)
Estudos pós-estruturalistas do currículo (30/09/2013 - 30/09/2013)
Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos (07/10/2013 - 07/10/2013)
Currículo e Geografia Escolar: a institucionalização da Geografia Escolar (14/10/2013 - 14/10/2013)
O currículo e ensino de geografia na contemporaneidade (21/10/2013 - 21/10/2013)
Recapitulação das principais questões estudadas no curso (28/10/2013 - 28/10/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT Total
09 16 23 30 07 14 21
1 201310**** 4 4 4 0 4 4 4 24
2 201310**** 4 4 4 0 4 4 4 24
3 201310**** 4 4 0 4 4 4 4 24
4 201310**** 4 4 4 4 0 4 4 24
5 201310**** 4 4 4 0 4 4 4 24
6 201310**** 4 4 4 4 0 4 4 24
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 9,0 9.0 0 AM
2 201310**** 8,5 8.5 0 AM
3 201310**** 9,5 9.5 0 AM
4 201310**** 8,5 8.5 0 AM
5 201310**** 9,5 9.5 0 AM
6 201310**** 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções de currículo no pensamento da Geografia Escolar. Reformas Educativas e o currículo de Geografia no Brasil. O pensamento contemporâneo do currículo no ensino de Geografia. O livro didático de Geografia e a questão curricular.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será ministrada por meio de aulas discursivas, debates e seminários, a partir da leitura prévia e fichamento dos textos indicados, bem como a elaboração de um artigo final.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será realizada mediante a participação ativa nas discussões em sala de aula e elaboração de um artigo final, envolvendo as temáticas estudadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: a escola e a geografia. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda et al. Fundamentos de Didática da Geografia. Teresina: Edufpi, 2010.
__________________ . Geografia Escolar Hoje: Obstáculos e desafios para o Trabalho Docente. In: NASCIMENTO, Ilma de Oliveira; MELO, Maria Alice
GIROUX, Henri. O pós-modernismo e o discurso da crítica educacional. In: Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2009.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo: Questões Atuais. Campinas, SP: 1997.
__________________. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/09/2013
09/09/2013
O conceito de currículo e suas principais teorias
16/09/2013
16/09/2013
A contribuição do pensamento moderno e pós-moderno na teoria curricular.
23/09/2013
23/09/2013
O estruturalismo no currículo
30/09/2013
30/09/2013
Estudos pós-estruturalistas do currículo
07/10/2013
07/10/2013
Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos
14/10/2013
14/10/2013
Currículo e Geografia Escolar: a institucionalização da Geografia Escolar
21/10/2013
21/10/2013
O currículo e ensino de geografia na contemporaneidade
28/10/2013
28/10/2013
Recapitulação das principais questões estudadas no curso
Avaliações
Data Descrição
21/10/2013 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1297 10/05/2025 23:25