| Metodologia: |
PRÉ-REQUISITOS<br />Morfologia e Fisiologia dos Invertebrados I<br />EMENTA<br />Morfologia e fisiologia de Mollusca, Annelida, Arthropoda e Echinodermata.<br />OBJETIVOS<br />Reconhecer os representantes dos grupos de Mollusca, Annelida, Artrhopoda e Echinodermata; diagnosticar e distinguir as características morfológicas básicas de cada um dos grupos citados acima; observar os tipos de habitats e comportamento de espécies dos grupos citados acima (aula de campo); observar morfologia externa (laboratório)<br /><br />DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO<br />Filo Mollusca: plano básico, morfologia, fisiologia e classificação; Filo Annelida: morfologia, fisiologia e classificação:; Filo Arthropoda: morfologia, fisiologia e classificação, Filo Echinodermata morfologia, fisiologia e classificação.<br /><br />METODOLOGIA<br /> Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recursos áudio-visuais; aulas práticas no laboratório e campo.<br />AVALIAÇÃO<br />Provas escritas, e/ou relatórios e/ou questionários.<br />RECURSOS DIDÁTICOS<br />Quadro branco e pincel,projetor multimídia, visualização de material em lupas <br />BIBLIOGRAFIA<br />Literatura básica<br />? TAVARES, A.A. Slides da disciplina Morfologia e Fisiologia der Invertebrados II. Arquivos Powerpoint.<br />? HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S.; LARSON, A. Princípios integrados de zoologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2004. <br />? QUINET, Y. P. Apostilas de zoologia de invertebrados. Fortaleza, Universidade Estadual do Ceará (xérox<br />Literatura complementar<br />? MATTHEWS-CASCON, H; MARTINS, I. X. Práticas de zoologia: de protozoários a moluscos. Fortaleza. UFC/LABOMAR. P. 142. 2006.<br />? RIBEIRO COSTA, C; MOREIRA DA ROCHA, R. Invertebrados: manual de aulas práticas. Ribeirão Preto. Holos. p. 226. 2002.<br />? RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. Trad. MARQUES, C. São Paulo. Roca. 11143p. 2005.<br />? STORER, T. J. USINGER, R. L. STEBBINS, R.C.; NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral 6ª edição. Ed Nacional. 816p. 1989.<br />Observações<br />? A chamada será realizada no início da aula. Quem chegar após a chamada leva uma falta. Procurar o professor após o término da aula para ganhar uma presença.<br />? As faltas podem ser justificadas com atestados.<br />? Qualquer atitude que prejudique a concentração e o bom andamento da aula é considerada um comportamento inadequado.<br />? Não são permitidas conversas durante a chamada, exposição da matéria e durante as perguntas dos colegas.<br />? Celulares devem permanecer desligados ou em modo silencioso.<br />? Evite chegar atrasado. O aluno que chegar atrasado deve entrar discretamente e em silêncio sem se comunicar com o professor. Cuidado com barulho de passos ou com a porta. Não deve conversar ou arrastar cadeiras para não desconcentrar os colegas ou o professor. <br />? Evite ficar entrando e saindo da sala para não atrapalhar a aula. Saia somente em caso de necessidade e muito discretamente.<br />? Perguntas podem e devem ser realizadas a qualquer momento na sala de aula.<br />? Procure ler a matéria da aula com antecedência para tirar suas dúvidas.<br />? Traga um xérox dos slides da matéria para realizar anotações durante a aula.<br />? Entregar relatórios para o monitor no início da aula.<br />Atendimento ao aluno: antonioalvestavares@yahoo.com.br, 9978-5563<br /> |
| Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
1ª. Nota: Provas <br />1ª. Mollusca<br />2ª. Annelida<br />3ª. Arthropoda. <br />Existe uma prova a mais. Será eliminada a nota mais baixa. A nota será a média das duas maiores provas. Durante as provas todo o material (bolsas, cadernos, etc.) deve permanecer na frente da sala. Só é permitido o uso de caneta, lápis e borracha de lápis. As borrachas que podem ser escritas são proibidas. A última fileira de carteiras deve ser afastada da parede.<br />2ª. Nota. Coleção entomológica.<br />3ª. Nota. Relatórios + atitude universitária. Falta de pontualidade, de assiduidade e advertências comportamento inadequado em sala de aula diminuem a nota dos relatórios. Participação aumenta a nota. A maioria dos relatórios são questionários dos capítulos de livro do Hickman. Devem ser manuscritos. Os relatórios entregas no prazo têm peso 1. Os relatórios atrasados têm peso 0,5. A nota dos relatórios é calculada com regra de três dependendo do número de relatórios.<br />Média da disciplina = (Nota 1 + Nota 2 + Nota 3)/3<br /> |