-

PPGEL072 - LITERATURA E POLÍTICAS PÓS-MODERNAS - Turma: 01 (2014.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 (12/09/2014 - 12/09/2014)
Introdução ao problema teórico a disciplina; Introdução ao corpus literário da disciplina. Bibliografia básica: BHABHA, Homi K. O compromisso com a teoria. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte, Eitora da UFMG, 1998, p. 43-69 (Coleção Humanitas). Disponível em . Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:16hs.
   BHABHA, Homi. O local da cultura 
Não Haverá Aula (26/09/2014)

No dia 26 de setembro, não haverá Aula, tedo em vista a participação, do Professor coordenador da disciplina, no II Colóquio Internacional Literatura e Gênero, realizado na Universidade Estadual do Piauí. Na ocasião, o Professor ministrará um minicurso, intitulado "Hablar de las ancestras": memória e significações nas literaturas femininas afroamericanas.

Aulas 2 a 10: leitura de Pode o subalterno falar? (03/10/2014 - 12/12/2014)
  Lenin and Philosophy and other essays 
Texto de Althusser citado por Spivak, na página 19 de Pode o subalterno falar?
  DERRIDA, Jacques - Of grammatology 
Tradução da Grammatologie ao inglês, de 1976, com o prefácio clássico de Spivak, utilizada e comentada na Aula 2.
Não Haverá Aula (11/11/2014)

Nos dias 11, 13, 18 e 20 de novembro, não haverá Aula, tedo em vista a participação, do Professor coordenador da disciplina, no V Congreso Interoceánico de Estudios Latinoamericanos, a ser realizado na Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina; e na Conferencia AHLiST, na Universidad de Cartagena, em Cartagena, Colombia. No primeiro evento, o Professor coordenará o Simpósio 2: Afrolatinidades e diásporas do Atlântico, além de apresentar, em coautoria com a discente Geyza Conceição da Costa Pereira, uma comunicação oral inédita, intitulada "A noção de ´poemas negros´ no discurso Consciência e identidade da América, de Alejo Carpentier". No segundo evento, o Professor apresentará uma comunicação oral inédita, no formato work-in-progress, intitulada "Teseu, o labirinto e seu nome", com posterior publicação nos Anais do evento.  Além disso, haverá ainda, na Universidade Federal do Piauí, a edição anual do Seminário de Iniciação Científica.

Não Haverá Aula (13/11/2014)

Nos dias 11, 13, 18 e 20 de novembro, não haverá Aula, tedo em vista a participação, do Professor coordenador da disciplina, no V Congreso Interoceánico de Estudios Latinoamericanos, a ser realizado na Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina; e na Conferencia AHLiST, na Universidad de Cartagena, em Cartagena, Colombia. No primeiro evento, o Professor coordenará o Simpósio 2: Afrolatinidades e diásporas do Atlântico, além de apresentar, em coautoria com a discente Geyza Conceição da Costa Pereira, uma comunicação oral inédita, intitulada "A noção de ´poemas negros´ no discurso Consciência e identidade da América, de Alejo Carpentier". No segundo evento, o Professor apresentará uma comunicação oral inédita, no formato work-in-progress, intitulada "Teseu, o labirinto e seu nome", com posterior publicação nos Anais do evento.  Além disso, haverá ainda, na Universidade Federal do Piauí, a edição anual do Seminário de Iniciação Científica.

Aula 10 (15/12/2014 - 15/12/2014)
Aula Extra.
Aula 11: Fechamento da disciplina (09/01/2015 - 09/01/2015)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT DEZ Total
12 19 03 10 17 24 31 05 12 15
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201410**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
4 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 9,0 9.0 0 AM
2 201410**** 8,5 8.5 0 AM
3 201410**** 8,0 8.0 0 AM
4 201410**** 8,5 8.5 0 AM
5 201410**** 8,5 8.5 0 AM
6 201410**** 7,0 7.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da pós-modernidade e sua influência nos estudos literários. Crítica de obras literárias de autores considerados pós-modernos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Proposta: a presente disciplina propõe uma experiência de leitura e interpretação de um corpus poético afroamericano procedendo, como base teórica a tal interpretação, ao exame da perspectiva de subalternidade, a partir do texto Can the subaltern speak? (Pode o subalterno falar?), de Gayatri Chakravorty Spivak. Subinha-se o quanto a presente disciplina se desenvolve a partir de uma experiência docente de investigação das construções identitárias afroamericanas, partindo de uma hipótese segundo a qual que é possível estabelecer um nível de diálogo entre as lutas políticas de povos afroamericanos por seus direitos e suas respectivas literaturas, ora tomadas, também, como um dos campos legítimos onde estas lutas são deflagradas (o que justifica, em sua origem, a escolha do corpus literário).

Metodologia: ao longo das aulas expositivas, nas quais serão exigidos leitura, fichamento e preparação prévios do(s) texto(s)-base de cada Aula, recorrer-se-á, como noções complementares ao exame do texto de Spivak, e a fim de aprimorar a interpretação do corpus literário: ao conceito de diferença, para pensar o que Homi K. Bhabha (2013) caracteriza como direitos culturais das minorias; assim como à noção de lugar segundo Walter Mignolo (2006) e Édouard Glissant (1996). Cumpre ressaltar que a leitura, tão exaustiva quanto possível, do texto de Spivak busca se apropriar deste referencial teórico para pensar a diferença desde nosso lugar americano, buscando conceber, simultaneamente, suas dimensões local e global (WALTER, 2008).

Objetivos:
Gerais:
- examinar, ao longo de uma análise do texto Can the subaltern speak? (Pode o subalterno falar?), de Gayatri C. Spivak, suas contribuições à interpretação do corpus literário proposto;
- como fundamentação a tal exercício, examinar em que medida o corpus supracitado, desde seu lugar afroamericano, propõe questões ao texto de Spivak.

Específicos:
- examinar o conceito de diferença, em suas relações com um noção de direitos culturais das minorias, conforme Bhabha;
- examinar a noção de lugar, em seu diálogo com o texto de Spivak, para pensar as condições a uma fala desde um lugar afroamericano;
- estabelecer, sob tal perspectiva, notas aos conceitos de diferença e subalternidade, tomando cada poema do corpus como um prefácio às literaturas afroamericanas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O procedimento básico de avaliação consistirá na preparação, ao final da disciplina, de um artigo inédito, de próprio punho, versando sobre o conteúdo da disciplina, a ser entregue em prazo posteriormente estabelecido, na disciplina. Haverá uma etapa, prévia, de pré-avaliação e orientação dos trabalhos parciais, com vistas à confecção do trabalho final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referências literárias iniciais:
ORONOZ, Isabel. Rompiendo silencios. Montevideo: Editorial Cabildo, Primera edición, 2013.
BATISTA, Ruimar. ?Ser-tão afro nordestino?. In: Negridade. 2a. edição. Teresina: ED. Afreketê, 2006, p. 73-74.
BRATHWAITE, Edward Kamau. ?Caliban?. In: The Arrivants: A New World Trilogy (Rights of Passage, Masks, Islands). New York: Oxford University Press, 1973.
MANSUR, Mónica (organizadora). Identidades: poesía negra de América. Antologia. Prólogo, introducción y selección de Mónica Mansur. La Habana: Editorial Arte y Literatura, 2011.


Referências básicas:
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
BHABHA, Homi K. Reconocimiento, derechos y vecindad: hacia una ética de las comunidades paradójicas. In: Nuevas minorías, nuevos derechos. Notas sobre cosmopolitismos vernáculos. Traducción de Hugo Salas. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2013, 1a. Edición, p. 23-44 (Metamorfosis ? dirigida por Carlos Altamirano). Disponível em <http://www.academia.edu/4233295/Nuevas_Minorias_nuevos_derechos._Notas_sobre_cosmopolitismos_vernaculos_Homi_Bhabha_Mariano_Siskind_ed._ >. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:20hs.
________________. Sobre los derechos culturales de las minorías. In: Nuevas minorías, nuevos derechos. Notas sobre cosmopolitismos vernáculos. Traducción de Hugo Salas. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2013, 1a. Edición, p. 71-78 (Metamorfosis ? dirigida n speak Carlos Altamirano). Disponível em <http://www.academia.edu/4233295/Nuevas_Minorias_nuevos_derechos._Notas_sobre_cosmopolitismos_vernaculos_Homi_Bhabha_Mariano_Siskind_ed._ >. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:20hs.
________________. O compromisso com a teoria. In: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte, Eitora da UFMG, 1998, p. 43-69 (Coleção Humanitas). Disponível em <http://teoliteraria.files.wordpress.com/2013/02/bhabha-homi-k-o-local-da-cultura.pdf>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:16hs.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, multiculturalismo y diferencia colonial. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 41-48. Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/27130775/Intercultural-Id-Ad-Descolonizacion-Del-Estado-y-Del-Conocimiento-Walsh-Garcia-Linera-And-Mignolo>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:14hs.
______________. Pensamiento fronterizo y/o posicionamiento crítico fronterizo. Un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA,García; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 55-64. Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/27130775/Intercultural-Id-Ad-Descolonizacion-Del-Estado-y-Del-Conocimiento-Walsh-Garcia-Linera-And-Mignolo>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:14hs.
________________. Historias locales, diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003. Disponível em <http://www.ram-wan.net/restrepo/decolonial/11-mignolo-un%20paradigma%20otro.pdf . Último acesso em 01 de setembro de 2014, 20:54hs.
WALTER, Roland. Mobilidade cultural: o (não-)lugar na encruzilhada transnacional e transcultural. Interfaces Brasil/Canadá: Revista da ABECAN, n.8, p.37-56, 2008. Disponível no sítio: < http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/interfaces/article/view/696 >. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:34hs.


Referências complementares:
ALMEIDA, Miguel Vale de. Direitos humanos e cultura: Velhas e novas tensões. Análise Social, Lisboa, n. 205, dez. 2012. Disponível em <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_205_f03.pdf>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:03hs.
KUPPRAT, Felix A. Memorar la cultura: Modos de mantener y formar las identidades mayas modernas. Estudios culturales maya, México, v. 38, 2011. Disponível em <http://www.journals.unam.mx/index.php/ecm/article/view/29115/27073>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:09hs.
OSLENDER, ULRICH. ?Discursos ocultos de resistencia?: tradición oral y cultura política en comunidades negras de la Costa Pacífica colombiana. Revista colombiana de antropología, Bogotá, 2014. Available from <http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S048665252003000100007&lng=en&nrm=iso>. Access on 13 May 2014.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 133-168. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html
MAGLIA, Graciela. De la machina imperial a la vereda tropical. Poesía, identidad y nación em el Caribe afrohispánico. Bogotá: Editorial Pontifícia Universidad Javeriana, 2009 (Colección Estudios Literarios)
HALL, Stuart. Que ?negro? é esse na cultura negra? In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 335-352. Disponível em <https://docs.google.com/file/d/0B3ACsS8GcONYMDMyNDI3NDQtYTU3Zi00NjM1LTgxZjctZTM2MGRkNmNmYmFk/edit?pli=1>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:11hs.
___________. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: Da diáspora: identidades e mediações culturais. Organização de Liv Sovik. Tradução de Adelaine La Guardia Resende, Ana Carolina Escosteguy, Cláudia Álvares, Francisco Rüdiger e Sayonara Amaral. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p. 101-129. Disponível em <https://docs.google.com/file/d/0B3ACsS8GcONYMDMyNDI3NDQtYTU3Zi00NjM1LTgxZjctZTM2MGRkNmNmYmFk/edit?pli=1>. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:11hs.


Referências suplementares:
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Can the subaltern speak? Disponível em <http://www.mcgill.ca/files/crclaw-discourse/Can_the_subaltern_speak.pdf >. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 21:57hs.
BHABHA, Homi K. The location of culture. Disponível em <http://www2.tf.jcu.cz/~klapetek/bha.pdf >. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:27hs.
HALL, Stuart. The local and the global: globalization and ethnicity. Disponível em <http://dl1.cuni.cz/pluginfile.php/252550/mod_resource/content/1/Hall%20S%20-%20The%20Local%20and%20the%20Global%20-%20Globalization%20and%20Ethnicity%20(Chap.%201%20from%20Culture,%20Globalization%20and%20the%20World-System).pdf >. Último acesso em 01 de setembro de 2014, 22:31hs.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2014
12/09/2014
Aula 1
26/09/2014
26/09/2014
Não Haverá Aula
03/10/2014
12/12/2014
Aulas 2 a 10: leitura de Pode o subalterno falar?
11/11/2014
11/11/2014
Não Haverá Aula
13/11/2014
13/11/2014
Não Haverá Aula
15/12/2014
15/12/2014
Aula 10
09/01/2015
09/01/2015
Aula 11: Fechamento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
30/01/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 2 03/10/2014

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 13/05/2025 23:49