Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O conteúdo programático será desenvolvido por meio de aulas expositivas conduzidas com auxílio de projetor de multimídia/quadro, estudo individual e em grupos, estudo por meio de textos, painéis de debates, consultas bibliográficas, levantamento e discussões sobre publicações científicas e problemáticas regionais. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: freqüência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; entrega das atividades sugeridas pelo professor, bem como responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos. Acrescidos a esses critérios, o aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina, por meio da realização de seminários e de estudos dirigidos. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média 6,0 (seis). |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA: SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002. CARVALHO, M. C. Construindo o saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. Campinas: Papirus, 2000. BASTOS, L. R. et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. 5. ed. Rio de Janeiro: LCT, 2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: SPEETOR, N. Manual para elaboração de teses, dissertações e projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997. ANDRADE, M. A. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1999.
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