Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do módulo será processual, podendo ser utilizada diversas estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem: prova escrita, atividades em grupo, pesquisas direcionadas, elaboração de projetos de intervenção, etc. Será levado em consideração também a participação do aluno em debates e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo. Os alunos que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final.<br /> <br /> |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA:<br /><br />BAREMBLITT, G. Sociedade e instituições. In Compêndio de análise institucional e outras correntes. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Rocord: Rosa dos Tempos, 1998. p. 27 38.<br /><br />BAUMAN, Z. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.<br /><br />FOUCAULT, M. O nascimento do hospital. In Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2007. p. 99 111.<br /><br />GANCUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.<br /><br />GOFFMAN, E. As caraterísticas das instituições totais. In Manicômios, prisões e conventos. 8ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 13 108.<br /><br />PELBART, P. P. Biopolítica. In Vida capital: ensaios de biopolítica. 1ª. ed. São Paulo: Iluminuras, 2011. p. 55 59. <br /><br />ROSE, N. Biopolítica no Século XXI. In A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2013. p. 23 67.<br /><br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: <br /><br />COSTA, F. B. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004.<br /><br />CANGUILHEM, G. Escritos sobre a medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.<br /><br />MINAYO, M. C. De Souza & Outro (org). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro; Fiocruz, 2002.<br /><br />STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Penso, 2011.<br /> |