YULLA KLINGER DE CARVALHO LEITE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

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yulla klinger de carvalho leite

ENJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CSHNB

CMR0262 - CITOGENETICA - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (30/06/2024 - 30/06/2024)

   Plano da disciplina 
  

Prezad@s alun@s, saudações!

Estamos iniciando a disciplina Ensino de Geografia Urbana e Geografia Agrária, a qual visa instrumentalizá-los na compreensão e análise dos fundamentos teórico-metodológicos aplicados à Geografia Escolar.  A disciplina Ensino de Geografia Urbana e Agrária é fundamental para a compreensão das liguagens nas metodologias de ensino do urbano e do agrário. Por meio dela, discutem-se os temas e fenômenos das cidades e do campo  no intuito de fundamentar a leitura desses espaços geográficos. Assim, a compreensão de temas da Geografia Urbana e Geografia Agrária  como processo de ensino-aprendizagem, visam despertar no aluno o interesse pelo estudo da cidade e do campo. Nesse sentido, desejamos aprendizados frutíferos a tod@s!

Atenciosamente,

Prof. Wesley Pinto Carneiro

CONTEÚDOS DAS UNIDADES E MATERIAL DIDÁTICO (01/07/2024 - 01/07/2024)

 

Unidade I – O Ensino sobre Cidades

1.1 – Contribuições para o Ensino de Geografia Urbana

1.2 -  A cidade e o urbano na formação do Professor de Geografia

Unidade II – O Ensino sobre Geografia Agrária

2.1 – A educação geográfica no campo

2.2 – O ensino dos movimentos sociais do campo

Unidade III – Temáticas sobre o ensino de Geografia Urbana e Agrária

3.1 – Metodologias de ensino sobre cidade e campo

3.2 -  Análise dos conteúdos sobre cidade e campo nos livros didáticos de Geografia

 

  Texto: A questão agrária no ensino de Geografia: reflexões e metodologias (Cesar, 2019) 
O objetivo desse artigo é indicar possibilidades metodológicas para o ensino de espaço rural.
  TEXT0: As contribuições da Geografia para o Ensino de Cidade e a formação (Alelaf; Portela, 2021) 
o objetivo desse trabalho é apontar as contribuições do ensino cidade para a formação cidadã, expor encaminhamentos de assuntos que podem ser estudados nesse conteúdo e apresentar algumas produções referentes ao ensino de cidade e a relação com a Geografia.
  Texto: A Cidade e o Urbano na formação do Professor de Geografia (Souza, 2009) 
Esse texto objetiva discutir o processo de construção do conhecimento sobre a cidade e sobre o urbano realizado pelos alunos das licenciaturas.
  Texto: A cidade como objeto de conhecimento para educação geográfica (Ferreira; Pereira, 2020) 
o presente trabalho dedica-se a analisar o ensino de cidade a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  Texto: A temática Segregação Socioespacial para o ensino de da cidade de Teresina (Bueno; Portela, 2024) 
O presente texto tem como objetivo analisar como a temática segregação socioespacial é abordada nos currículos ensino de Geografia, especialmente para o município de Teresina.
  Texto: A importância do estudo da cidade para o ensino de geografia (Abreu; Portela, 2024) 
O texto apresenta os principais pontos do ensino de Geografia e a função que a cidade pode desempenhar na base da Geografia na escola.
  Texto: A Geografia Agrária no Ensino Fundamental: uma análise da questão agrária brasileira na BNCC (Sousa; Silva, 2022) 
O presente trabalho tem como objetivo analisar a inserção da Geografia Agrária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as finalidades em que as habilidades referentes ao conteúdo abordam a dinâmica da questão agrária brasileira.
MATERIAL DIDÁTICO COMPLEMENTAR (ARQUIVOS EM PDF) (02/07/2024 - 02/07/2024)

 

 
FÓRUNS DE DISCUSSÃO (02/07/2024 - 13/07/2024)

 

 
   Fórum de Discussão: Como discutir a temática segregação socioespacial urbana na Geografia Escolar?
Período de Habilitação: 30/06/2024 às 00:00 a 14/07/2024 às 23:59
ATIVIDADES / TAREFAS (14/07/2024 - 24/07/2024)

 

 
    
Inicia em 14/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 24/07/2024 às 23h 59
    
Inicia em 25/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/07/2024 às 23h 59
    
Inicia em 10/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/03/2025 às 23h 59
ENVIO DAS ATIVIDADES / TAREFAS (ARQUIVOS EM PDF) (24/07/2024 - 24/07/2024)

 

 
  TAREFA: Análise dos conteúdos de Geografia Urbana e Agrária nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental ou Médio 
Analisar os conteúdos de Geografia Urbana e Agrária nos livros didáticos adotados na rede pública e/ou particular.
VÍDEOS E SITES - TEMAS/OBJETIVOS DA DISCIPLINA (26/07/2024 - 26/07/2024)

 

 
    Cartas Urbanas (Site) 
ATIVIDADE AVALIATIVA / PROVA (27/07/2024 - 04/08/2024)

 

 
    
Inicia em 25/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 04/08/2024 às 23h 59
    
Inicia em 05/08/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/08/2024 às 23h 59
    
Inicia em 10/11/2024 às 0h 0 e finaliza em 19/03/2025 às 23h 59
ORIENTAÇÕES GERAIS AOS ALUNOS (04/08/2024 - 04/08/2024)

 ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS (IMPORTANTE LER ATÉ O FINAL)

1 - O aluno deve recorrer ao Professor Tutor para solicitar soluções de problemas acadêmicos junto à Coordenação do Curso.  

2 - A Coordenação do Curso não se responsabilizará por eventuais problemas em relação ao Sistema SIGAA. Caso o aluno se sinta prejudicado poderá recorrer ao STI, a respeito do acontecido.

3 - Não acontecerá prorrogação de prazos de atividades.

5 - Toda e qualquer declaração, bem como Histórico Escolar que o aluno tenha direito ele pode baixar diretamente do SIGAA sem precisar autenticar, já que o sistema faz a autenticação automaticamente. Não cabe a Coordenação do Curso ou de Polo fornecer qualquer outra declaração.

6 - O aluno será atendido de acordo com o Regimento Geral da UFPI, bem como a Resolução CEPEX 177/2012. disponibilizados no endereço: http://www.ufpi.br/estatutos-regimentos-e-resolucoes

7 - O aluno deve cobrar as provas corrigidas, pois estas são documentos do discente para comprovar algum equívoco na correção da nota ou digitação no SIGAA.

PAPÉIS DOS AGENTES EAD ENVOLVIDOS COM O CURSO

Coordenador do Curso: Acompanhar o Curso Administrativamente de forma a conduzi-lo dentro das normas da UFPI e das normas estabelecidas pelo MEC e CAPES.

Coordenador de Tutoria: Selecionar, Capacitar os Professores Tutores Presenciais e a Distância do curso no uso do Ambiente Virtual (SIGAA), bem como acompanhar os mesmos na Plataforma juntamente com o Coordenador de Disciplina (Professor Formador).

Coordenador de Disciplina (Professor Formador): Capacitar os Professores Tutores em relação ao Conteúdo da Disciplina, acompanhar o seu desempenho junto a Plataforma. Cabe ainda ao Coordenador da Disciplina a elaboração de todo e qualquer conteúdo da Disciplina, tais como, slides, Textos Complementares, Vídeos Aulas, Apostila, elaborar Provas, fóruns e atividades. No final da Disciplina Consolidar as Turmas ou Comunicar a Coordenação que as mesmas já estão prontas para serem consolidadas.

Professor Tutor Presencial: Acompanhar os alunos no Polo com uma carga horária de 20h semanais. Deve disponibilizar quadro de horário para a turma, onde os alunos possam comparecer ao polo para receber orientações e tirar suas dúvidas. Também, o Professor Tutor Presencial deve estar presente durante o Encontro Presencial para colaborar na transmissão dos conteúdos da disciplina e apoiar a logística do Encontro.

Professor Tutor a Distância: É responsável por acompanhar os alunos na plataforma, respondendo as postagens dos fóruns no prazo de 24 horas. Corrigir as Atividades e Provas baseado nos gabaritos disponibilizados pelo Coordenador de Disciplina. Ministrar aula nos Encontros Presenciais, com apoio do Professor Tutor Presencial.

Coordenador do Polo: Organizar o Espaço Físico no Polo para o Encontro Presencial. Solicitar recurso junto ao mantenedor e reparos no espaço físico e equipamentos, para o bom atendimento aos discentes. Qualquer problema acadêmico, o mesmo deve reportar-se à coordenação do curso.

ORIENTAÇÕES SOBRE AS ATIVIDADES ONLINE

a) FÓRUNS DE DISCUSSÃO - são disponibilizados dois Fóruns de Discussão, nos quais o aluno aprofundará o conhecimento do tema proposto na Disciplina, bem como tirará suas dúvidas a respeito do mesmo. Todavia, não existirá justificativa da não participação do aluno no fórum, que representa 20% da nota geral para a aprovação na Disciplina. Cabe ao Professor Tutor a Distância acessar o Fórum no período de 24 horas para dar respostas às postagens dos alunos, de preferência se reportando individualmente aos alunos. Diante do não cumprimento deste prazo, o aluno poderá comunicar à Coordenação e ao Coordenador de Tutoria, via e-mail (coordtutoriageo@ufpi.edu.br), para que possam tomar as devidas providências.

b) TAREFAS - são propostas duas Tarefas Online, que devem ser realizadas conforme orientações constantes na caixa de mensagem de cada Tarefa e respeitando os prazos. Qualquer dúvida em relação à realização das Tarefas entrar em contato com os professores tutores a distância e/ou presencial e/ou com o professor coordenador da disciplina, através das ferramentas de mensagem do SIGAA ou outros meios de comunicação disponíveis. 

 Bons estudos!

 

Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
14 21 28 05 19 26 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18
1 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201493**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 201393**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201393**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
8 20124**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2015905**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 201396**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 201493**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 201493**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 20116**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015904**** 0 0 0 0 0 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 44
20 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201493**** 5,4 7,0 8,5 7.0 4 AM
2 2015904**** 8,8 8,0 10,0 8.9 4 AM
3 20116**** 5,3 7,1 8,5 7.0 8 AM
4 2015905**** 6,8 6,7 8,5 7.3 4 AM
5 2015905**** 6,7 8,1 8,5 7.8 0 AM
6 201493**** 5,8 7,6 10,0 7.8 4 AM
7 2015904**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
8 2015904**** 9,9 9,7 10,0 9.9 0 AM
9 201492**** 9,2 8,5 10,0 9.2 4 AM
10 2015905**** 9,7 8,3 10,0 9.3 8 AM
11 2015904**** 6,0 8,5 10,0 8.2 0 AM
12 201396**** 4,1 7,4 9,4 7.0 4 AM
13 201493**** 3,5 6,0 7,0 4.7 5.1 4 RN
14 201393**** 8,3 8,2 8,5 8.3 8 AM
15 2015904**** 9,0 0,0 0,0 3.0 44 RF
16 201392**** 6,4 7,5 9,0 7.6 0 AM
17 201393**** 3,6 3,2 8,0 4.9 4.9 8 RN
18 201392**** 7,4 4,6 8,9 7.0 0 AM
19 2015905**** 9,2 5,6 6,3 7.0 0 AM
20 20124**** 6,2 7,8 10,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução à citogenética geral. Normas para a classificação cromossômica. A morfologia de cromossomos metafásicos. A estrutura e organização dos cromossomos refletidas no padrão de bandamento: eucromatina e heterocromatina. Cromossomos sexuais. Aspectos da citogenética molecular e seu uso na citogenética clínica. Organização de seqüências de DNA no genoma nuclear: DNA repetitivo e não repetitivo. As variações numéricas e estruturais dos cromossomos e seus efeitos na variação fenotípica e evolução.
Objetivos: Proporcionar aos alunos o aprendizado da citogenética, por meio de conhecimentos básicos sobre a estrutura, funçao e evoluçao dos cromossomos, a fim de que se tornem capazes de compreender, identificar e interpretar os processos de herança cromossômica, suas alteraçoes e conseqüencias para o homem, objetivando suas aplicaçoes na área de atuaçao profissional.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo será desenvolvido com aulas teóricas e práticas com discussão de artigos científicos<br />em sala de aula ou ainda elaboração de síntese do artigo pelo aluno. A fundamentação teórica será<br />garantida com aulas expositivas ilustradas, e as aulas práticas terão como finalidade de familiarizar<br />o aluno com os diferentes temas abordados, garantindo-lhe a capacitação na interpretação dos<br />resultados em experimentos genéticos. As datas das aulas práticas serão informadas com<br />antecedência
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações serão graduais, variadas e não cumulativas.<br />Verificações de aprendizagem aplicadas em todas as aulas teóricas.
Horário de atendimento: Quarta-feira de 8:00 às 12:00
Bibliografia: BEIGUELMAN, B. Citogenética humana. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982. 328<br />p.<br />2. ROGATTO, S. R. Citogenética sem risco: biossegurança e garantia de qualidade. Ribeirão<br />Preto: FUNPEC-RP, 2000. 170 p. ISBN 8587528076.<br />3. THERMAN, E.; SUSMAN, M. Cromosomas humanos: estructura, comportamiento y<br />efectos. 3. ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 1996. 383 p.<br />X.I Complementar<br />GARDNER, R. J. M.; SUTHERLAND, G. R. Chromosome abnormalites and genetic<br />counseling. 2. ed. Oxford University Press, 1996.<br />2. GUERRA, M. Introdução à citogenética geral. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara<br />Koogan, 1988.<br />3. GUERRA, M. S. Como observar cromossomos. Ribeirão Preto (SP): FUNPEC, 2002.<br />4. HEIM, S.; MITELMAN, F. Cancer cytogenetics. 2. ed. Wiley-Liss, 1995.<br />5. HEIM, S.; MITELMAN, F. Cancer cytogenetics. 2. ed. Wiley-Liss, 1995.<br />6. JORDE, L. B.; CAREY, J. C.; BAMSHAD, M. J.; WHITE, R. L. Genética médica. 3. ed. Rio<br />de Janeiro: Elsevier, 2004. ISBN: 8535213643.<br />7. KASHARA, S. Introdução à pesquisa em citogenética de vertebrados. 1. ed. Ribeirão Preto<br />(S.P): Sociedade Brasileira de Genética, 2009. 160 p
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/09/2016
14/09/2016
Introdução à citogenética
21/09/2016
21/09/2016
Bandeamento / Alterações dos cromossomos sexuais
28/09/2016
05/10/2016
Prova I
12/10/2016
12/10/2016
FERIADO
19/10/2016
19/10/2016
FERIADO
26/10/2016
26/10/2016
Aula prática
02/11/2016
02/11/2016
FERIADO
09/11/2016
16/11/2016
Anomalias numéricas
16/11/2016
16/11/2016
Anomalias estruturais
23/11/2016
23/11/2016
Aula prática: extração de DNA
30/11/2016
30/11/2016
Aula prática: extração de DNA
07/12/2016
07/12/2016
Prova II
14/12/2016
28/12/2016
Seminários
04/01/2017
11/01/2017
Prova 3
18/01/2017
18/01/2017
Prova final
Avaliações
Data Descrição
29/09/2016 1ª Avaliação
16/11/2016 2ª Avaliação
21/12/2016 3ª Avaliação
18/01/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prova final 29/12/2016
Aula prática 23/11/2016 22/11/2016
Aula 09/10/2016 08/11/2016
Aula prática 25/10/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 01:58