
TÓPICO 3: UNIDADE I
Processos Criativos e ensino-aprendizagem
CONTEÚDO
Conceitos e aspectos gerais do Processo Criativo;
Bloqueadores e facilitadores no processo criativo;
O Processo Criativo no processo ensino-aprendizagem
TÓPICO 4: UNIDADE I
Design Thinking e Educação
CONTEÚDO
Conceitos e suas aplicações;
O Design Thinking, o ensino-aprendizagem e a inovação no mercado de trabalho.
FÓRUM 1 – UNIDADE I

- Compreender os conceitos de criatividade, pautando-se em suas relações com o comportamento humano e o ensino-aprendizagem;
- Reconhecer a importância da criatividade no processo de ensino e aprendizagem;
- Ser capaz de potencializar a criatividade;
- Fazer uso de metodologias e ferramentas de criatividade para a solução de problemas;
- Ser capaz de identificar problemas e elaborar soluções e estratégias de desenvolvimento do potencial inovador no mundo do trabalho.

- BIBLIOTECA VIRTUAL
Acessem a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe. Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc. em todas as áreas do conhecimento.
- VÍDEOS
Vídeo: Criatividade e Inovação na Educação
Link: https://www.youtube.com/watch?v=OAuCtN4ZLCQ
Vídeo: Criatividade na prática: O que é ser criativo?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=__0TXg2tvGo
Vídeo: Ensino Médio na BNCC: Processos Criativos
Link: https://www.youtube.com/watch?v=uDB5k1zZNB4
Vídeo: Processo Criativo - Design Thinking
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Bwjwb5aIcZ8 v
Vídeo: Design Thinking
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU
Vídeo: Design Thinking: O que é e suas 5 etapas fundamentais
Link: https://www.youtube.com/watch?v=5xRSOltxXnU
Vídeo: O que é Brainstorm?
Link: https://www.youtube.com/watch?v=DG3sMlSQwS0
Vídeo: Design Thinking na Educação
Link: https://www.youtube.com/watch?v=hF8nDPxm3eE
- LINKS DE ARTIGO
Acessem a plataforma Periódicos Capes disponibilizada pela UFPI. Para quem nunca usou segue o link do tutorial https://ufpi.br/ultimas-noticias-nti/22904-acesso-aos-periodicos-da-capes-pelo-sistema-cafe. Lá vocês vão encontrar milhares de artigos, livros, teses, dissertações etc. em todas as áreas do conhecimento.
REFERENCIAS INDICADAS PARA A UNIDADE I
BROWN, T. Design Thinking. Ed Alta Books. 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/3731414/Livro_Design_Thinking_Tim_Brown. Acesso: 13 de agosto de 2023.
CAMARGO, F., THUINIE, D. A Sala de Aula Inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Disponível em: https://doceru.com/doc/5x00vc8. Acesso: 13 de agosto de 2023.
OLIVEIRA, A. B. F; LIMA, A. I. B. Vigotski e os processos criativos de professores ante a realidade atual. Educação & Realidade, v. 42, n. 4, p. 1399-1419, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/T38MhGkwn35JLT33Zhct4Cr/?format=pdf&lang=pt . Acesso: 13 de agosto de 2023.
MARTINS FILHO, V; GERGES, N. R. C; FIALHO, F. A. P. Design Thinking, cognição e educação no século XXI. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 579-596, jul. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/5029/14774 . Acesso: 13 de agosto de 2023.
MELLO, R. L. S., SILVA, M. T. C. Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil. Educação: Teoria e Prática/ Rio Claro, SP/ v. 33, n.66/2023. Disponível em: Tecendo saberes a respeito do processo criativo na docência da educação infantil | Educação: Teoria e Prática (unesp.br). Acesso: 13 de agosto de 2023.
PIROLO, A. C. I. S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201601/INTERATIVAS_2_0/PROCESSO_DA_CRIATIVIDADE/U1/LIVRO_UNICO.pdf . Acesso: 13 de agosto de 2023.
REINBNITZ, K. S., PRADO, M. L. CRIATIVIDADE E RELAÇÃO PEDAGÓGICA: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 jul/ago;56(4):439-442. Disponível em: http://www.scielo.br/j/reben/a/kTJxtXPDyHzKrBsJ9NJ7tsS/?lang=pt . Acesso: 13 de agosto de 2023.
VIANNA, M., VANNA, Y., ADLER, B., RUSSO, B. Design Thinking: inovação em negócios. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4874163/mod_resource/content/1/Leit%2007%20-%20VIANNA%20et%20al%20-%20livro_dt_MJV.pdf. Acesso: 13 de agosto de 2023.

Você conhece o PROJECT BASED LEARNING? Trata-se de uma metodologia de aprendizagem ativa que tem como objetivo associar o aprender ao fazer. Tem por fundamento a construção do conhecimento de maneira coletiva. Nela o professor realiza uma proposição e, a partir de então, os alunos, recebem um desafio (projeto) que coloca em prática conteúdos diversos e desenvolve o conhecimento de maneira ativa, colaborativa e interdisciplinar fugindo do modelo de sala de aula convencional onde o professor ensina uma matéria e os alunos mostram o quanto aprenderam a partir de uma atividade avaliativa final. Tem como premissa a entrega de um produto final, conjuntamente com a apresentação do projeto que vai de um simples cartaz até um recurso digital, maquetes ou robôs. Uma amplitude de possibilidades.
Visite:
https://mindmakers.com.br/projectbasedlearning/
https://www.pblworks.org/what-is-pbl
Brainstorming, perguntas chave, cocriação e mash ups são apenas algumas das inúmeras formas de incentivar a geração de ideias. Já ouviu falar em "seis chapéus", "método 635" ou "SCAMPER"? O site disponível no link que segue é um Guia de Criatividade com 60 técnicas diferentes para geração de ideias. Vale à pena conferir!
Visite:
https://sites.google.com/site/guiadecriatividade/

Diante do que foi explorado na Unidade I da Disciplina de Processos Criativos e Formação para o Trabalho percebe-se a importância de se estimular e desenvolver a criatividade nos alunos pois de posse dessa habilidade ele será capaz de encontrar as melhores soluções para resolver as diferentes questões do seu dia a dia, tanto na escola quanto fora dela. Na escola, o aluno é o centro do processo educativo, ou seja, o educador atua como um mediador, observando, incentivando e orientando o aluno. Esse novo papel do professor tem o objetivo de transformar a educação e melhorar o ensino e a aprendizagem para atender às necessidades atuais da sociedade e das novas gerações de alunos.
Desenvolver as habilidades criativas do aluno possibilita sua adaptação às demandas do contexto social, científico e tecnológico, facilitando o aprimoramento de sua capacidade de criar, modificar e produzir novos conhecimentos, estruturando sua própria aprendizagem e tornando o processo de formação em algo prazeroso. Para isso ele pode fazer uso de diferentes metodologias como a do Design Thinking, e de diferentes ferramentas como o Brainstorming.
Lembre-se:
Todos nós temos potencial criativo. Você é, sim, criativo(a)! O que acontece é que somos cercados de situações e pensamentos bloqueadores desse potencial, inclusive na própria escola.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
14/09/2023 às 08:00
a
13/10/2023 às 23:59