débora cavalcante braz

CFT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

MPGP007 - ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (14/04/2023 - 05/05/2023)

Esta disciplina tem como objetivo contribuir para que os discentes tenham uma percepção mais criativa, dinâmica e proativa do mundo do trabalho do século XXI.

Disponível em: https://www.polocriativo.com.br/blog/processo-criativo-como-desenvolver

Caro(a) aluno(a),

Vocês tiveram ao longo das disciplinas anteriores conteúdos relevantes para uma base sólida para se tornarem Especialistas em Ensino de Xadrez. Agora, encerrando o curso, nós vamos abordar um tema, também relevante e bastante necessário para a formação de vocês enquanto especialistas em Ensino de Xadrez.

A disciplina está estruturada em 04 unidades, com textos bem atuais e de leitura agradável. A leitura de todos os textos é fundamental para um melhor aproveitamento da disciplina.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da

Professora Francisca Maria Cosme de Carvalho

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo:

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, do Curso de Administração; Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI/São Paulo; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA/UFPI com Dissertação defendida em 2014 e homenageada em 2016 pelo Prêmio Vale Capes de Sustentabilidade com menção honrosa na modalidade "Tecnologias Socioambientais com ênfase no Combate a Pobreza".

 

Saiba mais no Currículo Lattes:

Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Francisca Maria Cosme de Carvalho) (cnpq.br)

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/04/2023 - 05/05/2023)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.

ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:

SEMANA 1

TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO

TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)

UNIDADE I - Processos criativos, ensino e aprendizagem:

. Teorias da Criatividade;

. Processos Criativos no trabalho docente;

. Bloqueadores e facilitadores da criatividade;

. Processos Criativos no trabalho Docente.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Resenha artigo.

Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.

 

SEMANA 2

UNIDADE II - Design Thinking e educação

. O que é Design Thinking;

. Como implementar o Design Thinking na Escola.

 

UNIDADE III - Inovação e transformação social.

. Inovação Social: um Conceito em construção;

. Inovação e Sustentabilidade.

. A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Responder lista de Exercícios.

.

SEMANA 3

UNIDADE IV - Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no Novo Ensino Médio.

. O que é o desenvolvimento de competências;

. Por que desenvolver competências é importante;

. A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Prova

 

   1_Processo Criativo_Livro.pdf 
UNIDADE I (14/04/2023 - 05/05/2023)

. Teorias da Criatividade;

. Processos Criativos no trabalho docente;

. Bloqueadores e facilitadores da criatividade;

. Processos Criativos no trabalho Docente.

Informar sobre teorias e processos que fundamentam o tema da criatividade, sobre a importância de sua aplicabilidade no mundo das inovações, seja como um processo cognitivo para desenvolvimento de uma ideia, seja para desenvolvimento pessoal.

Material da Disciplina:

1 - Plano de Ensino

2 - Slides (unidade I)

3 - Texto base/Livro: Processo da criatividade de Ana Claudia Inácio da Silva Pirolo

4 – Artigo:

Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.

 

Material Complementar:

-  BIBLIOTECA VIRTUAL

-  VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=TeNjbaFTzaE&embeds_euri=https%3A%2F%2Fwww.go ogle.com.br%2Fsearch%3Fq%3Dvideo%2Bprocesso%2Bcriativo%26sxsrf%3DAPwXEdc- FpnAy_aeUbbK1esWiNx4uItNGw%253A1681361352069%26source%3Dhp%26ei&source_ve_ path=MjM4NTE&feature=emb_title.

A criatividade não tem relação com inteligência, com DNA, ela pode ser desenvolvida

Ao final desta unidade o discente deverá ser capaz de entender que a criatividade não é sinônimo de arte, subsidiando esse entendimento com as teorias da Teorias da Criatividade, bem como a importância das técnicas do processo criativo.

    
Inicia em 14/04/2023 às 8h 0 e finaliza em 07/05/2023 às 23h 59
UNIDADE II e III (14/04/2023 - 05/05/2023)

TÍTULO DA SEMANA:

Unidade II - Design Thinking e educação.

UNIDADE III - Inovação e transformação social. EXERCÍCIO AVALIATIVO: Responder lista de Exercícios. Material Auxiliar:

Disponível em:

https://www.insper.edu.br/noticias/inovacao-social-criando-solucoes- impacto/?gclid=CjwKCAjwrdmhBhBBEiwA4Hx5g8VcY2s7Kyz8LDE-2nhNhWoIm6ukWMoLQ- m1vt-c9IoHXhqDsiX52BoCspwQAvD_BwE

 

Material da Disciplina:

1 - Slides (unidade II e III) 2 - Texto base/Livro:

. Design Thinking, Cognição e Educação no Século XXI;

. Entenda definitivamente o que é design thinking;

. Inovações Sociais (Livro de Daniele Farfus (org) e Maria Cristhina de Souza Rocha (org)), capítulos 1 e 2.

. O que é Design Thinking;

. Como implementar o Design Thinking na Escola.

. Inovação Social: um Conceito em construção;

. Inovação e Sustentabilidade;

. A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.

Conceituar Design Thinking como um processo colaborativo e estabelecer uma relação entre seu método de desenvolvimento de ideias e a promoção da Educação Criativa;

Sistematizar metodologias de Inovação que promovam transformação social.

-  BIBLIOTECA VIRTUAL

-  VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=S4f3ffvbu80

https://www.youtube.com/watch?v=iAz9w_oiFk8

 

O design thinking é uma metodologia de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços profundamente estudada e difundida por David M. Kelley, da Universidade Stanford, por Tim Brown, autor de “Change by Design”, e por Roger Martin, da Rotman School.

 

O design thinking pode ser descrito como uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável, por meio de uma estratégia de negócios que pode se converter em valor para o cliente e oportunidades de mercado.

Tim Brown

Estabelecer um link entre inovação social e design thinking é um meio para se gerar estratégias e soluções para aliviar problemas sociais que impactam de forma negativa uma parcela significativa da população brasileira e mundial.

    
Inicia em 02/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 07/05/2023 às 12h 0
UNIDADE IV (14/04/2023 - 05/05/2023)

- Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no Novo Ensino Médio.

. O que é o desenvolvimento de competências;

. Por que desenvolver competências é importante;

. A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.

- Elaborar um Mapa de Desenvolvimento de Competências em Inovação que promovam transformação social.

- BIBLIOTECA VIRTUAL:

VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=Z7QobESh0_0

https://www.youtube.com/watch?v=EmK3pw-I4fM

Competências dos profissionais do futuro: ideias de inovação

 

As           competências necessárias para os profissionais do futuro estão relacionadas a inovação e a capacidade de articular ideias para a redução das preocupações sociais.

1- Flexibilidade cognitiva;

2- Negociação e persuasão;

3- Julgamento e tomada de decisões;

4 – Inteligência Emocional;

5 – Gestão de Pessoas;

6 – Criatividade;

7- Pensamento crítico e analítico;

8- Resolução de problemas complexos

9 -  Inserção tecnológica.

Instrumentos de atuação do Setor Público, seu alcance e critérios de manipulação. (24/04/2018 - 24/04/2018)
  Plano do Curso 
Apresentar a Disciplina do Setor Público no campo teórico, mas ligado a compreensão da economia e sociedade brasileira
Feriado (01/05/2018 - 01/05/2018)
Política Fiscal: Gasto Público e Financiamento dos Gastos (08/05/2018 - 08/05/2018)
Inter-relações entre política fiscal e monetária (15/05/2018 - 15/05/2018)
Impactos Fiscais sobre a Alocação de Recursos e sobre a Distribuição de Renda (22/05/2018 - 22/05/2018)
Política fiscal no Brasil: análise histórica e Instituições e desempenho fiscal. (29/05/2018 - 29/05/2018)
Políticas Públicas e Políticas Públicas setoriais. (05/06/2018 - 05/06/2018)
Problemas de política fiscal específicos de países em desenvolvimento. (12/06/2018 - 12/06/2018)
Problemas de política fiscal específicos de países em desenvolvimento. (19/06/2018 - 19/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN Total
24 01 08 15 29 05 12 19
1 2017100**** 4 0 2 0 0 0 0 0 6
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2017100**** 0 0 0 2 0 4 0 0 6
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 4 0 2 0 0 0 0 0 6
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4
16 2017100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2017100**** 4 0 0 2 0 0 0 0 6
18 2017100**** 4 0 0 2 0 0 0 0 6
19 2017100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2017100**** 8,5 8,5 8.5 0 AM
3 2017100**** 8,0 8,0 8.0 4 AM
4 2017100**** 8,0 8,0 8.0 6 AM
5 2017100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2017100**** 8,0 8,0 8.0 4 AM
7 2017100**** 8,0 8,0 8.0 4 AM
8 2017100**** 8,5 8,5 8.5 4 AM
9 2017100**** 7,5 7,5 7.5 4 AM
10 2017100**** 7,5 7,5 7.5 4 AM
11 2017100**** 7,5 7,5 7.5 6 AM
12 2017100**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
13 2017100**** 8,5 8,5 8.5 4 AM
14 2017100**** 8,5 8,5 8.5 0 AM
15 2017100**** 7,5 7,5 7.5 6 AM
16 2017100**** 7,0 7,0 7.0 0 AM
17 2017100**** 7,5 7,5 7.5 6 AM
18 2017100**** 7,5 7,5 7.5 4 AM
19 2017100**** 8,0 8,0 8.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prorrogado o Dia da Entrega do Trabalho 28/06/2018
A Data da Entrega do Artigo 09/06/2018
Data da Aula 09/06/2018
Data da Entrega do Artigo 16/05/2018
Mudança de Horário 04/05/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1494 16/12/2025 22:40