JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR

COORDENAÇÃO DE ENSINO MEDIO/CTF

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jose ribamar lopes batista junior

CEM/CTF - COORDENAÇÃO DE ENSINO MEDIO/CTF

CPPGAN/CCS005 - BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2025 - 30/11/2025)

https://drive.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/ems/PDF%20DOS%20PROGRAMAS/MANUAL_DE_METODOLOGIAS_PARTICIPATIVAS.pdf 

Caro(a) aluno(a),

 

“Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias. Chegam cheias de coisas. Na maioria dos casos trazem junto consigo opiniões sobre o mundo, sobre a vida.”

 

PAULO FREIRE

Com as palavras de Paulo Freire, apresento para vocês a disciplina que discute a importância dos Saberes do Povos Tradicionais para, inclusive, a continuidade da vida no Planeta Terra.

 

Os Saberes dos Povos Tradicionais fazem -se necessários para o desenvolvimento acontecer, é necessário que os conteúdos locais sejam estabelecidos em conformidade com as aspirações das comunidades, o que implica uma negociação permanente entre instituições públicas e privadas e as respectivas comunidades.

 

Para um melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados. 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora

May Waddington Telles Ribeiro 

Professora May Waddington, Coordenadora do SBPC Indígena avalia as atividades. 

May, é professora Associada na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Estado e Sociedade de 2015 a 2019. Entre 2009 e 2014 coordenou um Programa de Cooperação Acadêmica da Capes (PROCAD NOVAS FRONTEIRAS) intitulado "Dinâmicas Culturais e Ruralidades Contemporâneas" envolvendo 11 pesquisadores doutores da UFRRJ e UFPI e diversos mestrandos sanduíche. Desenvolve trabalhos e pesquisas sobre antropologia do meio ambiente e agroecologia, enfocando o sistema de vida camponês tradicional. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual e do Desenvolvimento e Meio Ambiente, atuando principalmente nos temas: processos de territorialização de Comunidades Tradicionais, identidade e conflitos ambientais, biodiversidade, inserção de grupos tradicionais no mercado, processos de certificação e desenvolvimento.

Endereço do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3594470746386860. 


AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (01/11/2025 - 30/11/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I (01/11/2025 - 30/11/2025)

 

UNIDADE I - Conhecimento tradicional em meio à crise ambiental e a globalização

         - AULA SÍNCRONA 1

 

     .  UNIDADE II - Políticas Públicas do Patrimônio

         - AULA SÍNCRONA 2

 

      . UNIDADE III - Sistemas de conhecimento Camponeses

 

 

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 03/11/2025 às 00:00 a 01/12/2025 às 23:59
    
Inicia em 03/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (01/11/2025 - 30/11/2025)

Serão realizadas as seguintes atividades para avaliação da disciplina:

 1 – Fórum 1: (peso 20%).

 

 2 - Tarefa 1: (peso 20%).

 

3 – Prova com perguntas objetivas (randômico). (peso 60%).

    
Inicia em 29/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (01/11/2025 - 30/11/2025)
    
Inicia em 01/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 04/12/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (01/11/2025 - 30/11/2025)
    
Inicia em 05/12/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2025 às 23h 59
UNIDADE I – CRISE AMBIENTAL E SISTEMAS DE CONHECIMENTO INDÍGENAS (08/11/2025 - 08/11/2025)
PRINEIRA AULA SÍNCRONA EM DUAS PARTES 08/11/2025 às14 h Fórum 1 03/11/2025 a 23/11/2025 Tarefa 1 1a LEITURA: LIVRO DE VANDANA SHIVA, ANTES DA PRIMEIRA AULA, PELO MENOS O PRIMEIRO CAPÍTULO MAS ATÉ ONDE DER; e LEVI-STRAUSS, Claude, A Ciência do Concreto, in O Pensamento Selvagem, cap. 1. ed. Papirus, Campinas, 1989. PRIMEIRA PARTE: DISCUSSÃO SOBRE DESENVOLVIMENTO POR ARTURO ESCOBAR/VANDANA SHIVA AULA DIA 8, PRIMEIRA PARTE APRESENTAÇÃO DO LEGADO DE DARRELL POSEY, SOCIEDADE INTERNACIONAL DE ETNOBIOLOGIA, CONHECIMENTO INDÍGENA. (Leituras complementares nos arquivos, não obrigatórias, em espanhol e ingles) AULA DIA 8, SEGUNDA PARTE 2ª LEITURA: CARNEIRO DA CUNHA, M. Relações e dissensões entre saberes tradicionais e saber científico. Revista da USP, São Paulo, 2009. Discussão conceitual AULA DIA 8 3ª LEITURA: ABREU, Regina, Os Embates em Torno da categoria “Conhecimentos Tradicionais”, in Vivências, Revista de Antropologia, n.42, p. 11-23, 2013. Apresentação em aula, leitura para fixação até dia 8 4ª LEITURA: ANDRADE, Priscila Pereira in Prismas: Dir., Pol. Pub. e Mundial., Brasília, v. 3, n. 1, p.03-32, jan./jun. 2006 Leitura para fixação, utilização 5ª LEITURA: OPTATIVA: PERRELLI, Maria Aparecida, “CONHECIMENTO TRADICIONAL” E CURRÍCULO MULTICULTURAL: NOTAS COM BASE EM UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI, Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 381-96, 2008 Para quem quiser se aprofundar conceitualmente ou for da educação
UNIDADE II: TAREFA, FORUM, PESQUISA DE CAMPO (10/11/2025 - 10/11/2025)
UNIDADE II 13/11 a 23/11/2025 Encontro com tutores no FORUM - Oficina de Preparação para Trabalho de campo - TAREFA: A) TODOS EXAMINARÃO O DOSSIE DE REGISTRO DO SISTGEMA AGRÍCOLA DO ALTO RIO NEGRO; B) CADA POLO ESCOLHERÁ UM SABVER REGISTRADO COMO PATRIMONIO IMATERIAL PARA EXAMINAR E MONTAR UM RELATÓRIO INDIVIDUAL (20 PONTOS NA AVALIAÇÃO) - FORUM: COM A AJUDA DOS MONITORES, CADA POLO DISCUTIRÁ ENTRE SÍ E ESCOLHERÁ UM SABER LOCAL PARA INVENTARIAIR, SEGUINDO O MODELO DA CARTILHA DE EDUCAÇÃO PATRIMÔNIAL SOBRE INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS. O RELATÓRIO FINAL COMPORÁ OUTROS 20% DA NOTA FINAL. 22/11/2025 Aula Presencial: Viajar pelo Portal do IPHAN, Livro dos Saberes, selecionar um registro para ler ao longo da semana. http://portal.iphan.gov.br/ https://bcr.iphan.gov.br/livro-dos-saberes/ https://bcr.iphan.gov.br/bens-culturais/sistema-agricola-tradicional-do-rio-negro-am/ http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf 22/11/2025 às 08 h CONSOLIDAÇÃO DOS TRABALHOS EM AULA PRSENCIAL COM TUTORES NOS RESPECTIVOS POLOS
UNIDADE III SABERES CAMPONESES E A CRÍTICA DA MODERNIDADE (22/11/2025 - 22/11/2025)
Leitura 6ª ANTES DA AULA: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, A Partilha da Vida, Cap. 4, Os Nomes do Trabalho. AULA SÍNCRONA 2 PRIMEIRA PARTE LEITURA 7ª, ANTES DA AULA: HERÉDIA, Beatriz e GARCIA, Afrânio, CASA-ROÇADO, cap 3 in MORADA DA VIDA, A Morada da Vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil Rio de Janeiro: Paz e Terra,1979. (SérieEstudossobreoNordeste;v.7) AULA SÍNCRONA 2 PRIMEIRA PARTE LEITURA 8ª, LEME, Luciana et al., EXTENSÃO RURAL INSPIRADA EM CARLOS BRANDÃO: A formação dos agentes de ATER nos cursos de Ciências Agrárias da ESALQ/USP AULA SÍNCRONA 2 SEGUNDA PARTE LEITURA 9ª, GUIVANT, Julia Heterogeneidades dos Conhecimentos Rurais no Desenvolvimento, Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.14, n.3, p.411-446, 1997 AULA SÍNCRONA 2 SEGUNDA PARTE LEITURA 10ª, RIBEIRO, May Waddington Telles, O Processo de Territorialização de Gerações de Agricultores de Baixão no Piauí, R U R I S | V O L U M E 7 , N Ú M E R O 1, p 153-180 | M A R Ç O 2 0 1 3 LEITURA BRINDE
Apresentação do plano de curso, formação de grupos. Lipídeos e doenças cardiovasculares. (02/05/2018 - 02/05/2018)
Apresentação de artigos científicos. (09/05/2018 - 09/05/2018)
Metabolismo lipídico. Reunião para elaboração de artigos científicos. (12/05/2018 - 12/05/2018)
Estudo metabólico dos aminoácidos e proteínas. (16/05/2018 - 16/05/2018)
Apresentação de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos (grupos) (19/05/2018 - 19/05/2018)
Fibras alimentados nas dislipidemias e diabetes melitus. (23/05/2018 - 23/05/2018)
Discussão de artigos científicos. (26/05/2018 - 26/05/2018)
Reunião para elaboração de artigos científicos (30/05/2018 - 30/05/2018)
Alterações metabólicas e nutricionais no envelhecimento (02/06/2018 - 02/06/2018)
Reunião para elaboração de artigos científicos. (13/06/2018 - 13/06/2018)
Estresse oxidativo e doenças crônicas (16/06/2018 - 16/06/2018)
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos. (20/06/2018 - 20/06/2018)
Reunião para elaboração de artigos científicos. (23/06/2018 - 23/06/2018)
Apresentação de artigos científicos produzidos pelos grupos (27/06/2018 - 27/06/2018)
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos. (30/06/2018 - 30/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
02 09 12 16 19 23 26 30 02 13 16 20 23 27 30
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018100**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 12
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,8 10,0 10,0 9,9 9.9 0 AM
2 2018100**** 9,9 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2018100**** 8,9 10,0 9,8 9,6 9.6 12 AM
4 2018100**** 9,5 9,0 9,2 9,2 9.2 4 AM
5 2018100**** 9,6 10,0 10,0 9,9 9.9 0 AM
6 2018100**** 8,8 10,0 9,7 9,5 9.5 0 AM
7 2018100**** 9,7 10,0 9,7 9,8 9.8 0 AM
8 2018100**** 8,9 9,7 9,1 9,2 9.2 0 AM
9 2018100**** 9,2 10,0 10,0 9,7 9.7 4 AM
10 2018100**** 9,3 10,0 9,8 9,7 9.7 4 AM
11 2018100**** 9,2 10,0 10,0 9,7 9.7 4 AM
12 2018100**** 8,6 10,0 9,8 9,5 9.5 0 AM
13 2018100**** 9,0 10,0 10,0 9,7 9.7 0 AM
14 2018100**** 9,7 10,0 9,8 9,8 9.8 4 AM
15 2018100**** 9,6 10,0 9,8 9,8 9.8 0 AM
16 2018100**** 9,6 9,7 9,2 9,5 9.5 0 AM
17 2018100**** 8,8 9,2 9,2 9,1 9.1 0 AM
18 2018100**** 8,4 9,4 9,1 9,0 9.0 4 AM
19 2018100**** 9,2 10,0 10,0 9,7 9.7 0 AM
20 2018100**** 9,3 9,7 9,1 9,4 9.4 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Definição da essencialidade dos nutrientes. Estudo metabólico dos carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais. Monitoramento da sua ação, interação e interrelação no metabolismo, ambiente e processo de envelhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades em sala de aula deverão incluir exposição oral, priorizando-se do estudante a participação, a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento a partir da problematização dos temas em estudo. Haverá a formação de grupos de trabalho para elaboração e submissão de artigos de revisão, bem como para apresentação de artigos científicos e seminários. Para desenvolvimento do estudo das temáticas será reservado horário não presencial, em que os grupos realizarão leituras e análises críticas pertinentes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será avaliado individualmente, através da observação de sua participação nas aulas, desempenho, apresentação de artigos/seminários e elaboração de artigo de revisão, em grupo, considerando-se sua assiduidade e pontualidade frente aos compromissos programados no decorrer da disciplina.<br />Como critério de assiduidade será considerado a frequência mínima de 75% às aulas, e de aprovação o aproveitamento mínimo de 70%.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: • BRODY, T.B. Nutritional bochemistry. San Diego: Academic Press, 1999.<br />• CHAMPE, P.C.; HARVEY, R.A. Bioquímica ilustrada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1997.<br />• COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. Barueri, São Paulo: Manole, 2005.<br />• CUPPARI, L. Guia de nutrição. Barueri, São Paulo: Manole, 2002.<br />• DEVLIN, T.M. Manual de bioquímica com correlações clínicas. 6. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2007.<br />• PALERMO, J.R. Bioquímica da nutrição. São Paulo: Atheneu, 2008.<br />• SHILS. M. E. et al. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 9. ed. São Paulo: Manole. 2003. v. I.<br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/05/2018
02/05/2018
Apresentação do plano de curso, formação de grupos. Lipídeos e doenças cardiovasculares.
09/05/2018
09/05/2018
Apresentação de artigos científicos.
12/05/2018
12/05/2018
Metabolismo lipídico. Reunião para elaboração de artigos científicos.
16/05/2018
16/05/2018
Estudo metabólico dos aminoácidos e proteínas.
19/05/2018
19/05/2018
Apresentação de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos (grupos)
23/05/2018
23/05/2018
Fibras alimentados nas dislipidemias e diabetes melitus.
26/05/2018
26/05/2018
Discussão de artigos científicos.
30/05/2018
30/05/2018
Reunião para elaboração de artigos científicos
02/06/2018
02/06/2018
Alterações metabólicas e nutricionais no envelhecimento
13/06/2018
13/06/2018
Reunião para elaboração de artigos científicos.
16/06/2018
16/06/2018
Estresse oxidativo e doenças crônicas
20/06/2018
20/06/2018
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos. Reunião para elaboração de artigos científicos.
23/06/2018
23/06/2018
Reunião para elaboração de artigos científicos.
27/06/2018
27/06/2018
Apresentação de artigos científicos produzidos pelos grupos
30/06/2018
30/06/2018
Seminários: Apresentação e discussão de artigos científicos.
Avaliações
Data Descrição
19/05/2018 1ª Avaliação
26/05/2018 2ª Avaliação
27/06/2018 3ª Avaliação
30/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
submissão dos artigos de revisão 18/07/2018
Apresentação final - artigos de revisão 26/06/2018
Aula Bioquímica 29/05/2018
Cancelamento - aula de 28 de maio 28/05/2018
Apresentação 28 de maio 25/05/2018
Aula 21 de maio 18/05/2018
Plano de curso e datas para apresentação 18/05/2018
Aula de bioquímica 07/05 04/05/2018
Início da disciplina - Bioquímica da Nutrição 02/05/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1494 16/12/2025 22:40