-

PPGEL040 - METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA LINGUAGEM - Turma: 02 (2019.1)

Tópicos Aulas
Aula 1 (27/03/2019 - 27/03/2019)

Aula 1: apresentação:

- pressupostos;

- Plano de Curso.

 

Leitura básica:

BORGES, Jorge Luis. Del rigor en la ciencia. El hacedor. Madrid: Alianza Editorial, 1998, p. 40-41.

 

Leitura complementar:

CARROLL, Lewis. Chapter 7: The Barons embassy. Sylvie and Bruno. Disponível em <http://www.gutenberg.org/ebooks/620>, último acesso em 27 de março de 2019, 08:15h.

Aulas 2 e 3 (03/04/2019 - 10/04/2019)

 

Aulas 2 e 3:

- concepção de ciência; concepção de ciência literária:

 

Texto-base à Aula 2:

KUHN, Thomas S.. A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 67-76 (Debates).

 

Textos complementares à Aula 2:

KUHN, Thomas S.. Prefácio. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 9-18 (Debates).

KUHN, Thomas S.. Posfácio - 1969 (seções 1, 2 e 3). A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 217-231 (Debates).

 

Texto-base à Aula 3:

FOKKEMA, Douwe Wessel; IBSCH, Elrud. A compreensão e sua validação argumentacional. Conhecimento e compromisso: uma abordagem voltada aos problemas dos estudos literários. Tradução de Sara Viola Rodrigues,
Patrícia Lessa Flores da Cunha, Priscila Canale e Fabiano Gonçalves. Porto Alegre: UFRGS, 2006, p. 31-48.

 

   Thomas Khun - A estrutura das revoluções científicas 
Aula 4 (17/04/2019 - 17/04/2019)

Aula 4:

- conceito de campo; campo dos Estudos Literários, no Brasil:

 

Textos básicos à Aula 4:

BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e de campo. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. p. 59-73.

MIRANDA, Wander Mello. Projeções de um debate. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 4, 1998, p. 11-18.

Aulas 5 e 6 (08/05/2019 - 15/05/2019)

Aulas 5 e 6: sujeito e objeto em ciência literária

 

Texto-base à Aula 5:

BHABHA, Homi K. Conhecimento e compromisso (parte I). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998, p. 43-58 (Humanitas).

 

Texto complementar à Aula 5:

DURÃO, Fábio Akcelrud. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015, p. 377-390. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445014919759499939

 

Texto-base à Aula 6:

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Prefacio. La invención de las mujeres. Una perspectiva africana sobre los discursos occidentales del género. Presentación de Yuderkys Espinosa Miñoso. Traducción de Alejandro Montelongo González; supervisión de la traducción de Yuderkys Espinosa Miñoso y María Teresa Garzón. Bogotá: Editorial en la frontera, 2017, p. 15-26. Disponível em <http://glefas.org/download/biblioteca/Lainvenciondelasmujeres_2.pdf>, último acesso em 27 de março de 2019, 09:00h.

 

Textos complementares à Aula 6:

BHABHA, Homi K. Conhecimento e compromisso (parte II). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998, p. 59-69 (Humanitas).

BORGES, Jorge Luis. La casa de Asterión. El Aleph. Madrid: Alianza Editorial, 1998, p. 26-28.

  Homi K Bhabha - O local da cultura 
Capítulo 1, às Aulas 5 e 6.
Aula 7 (22/05/2019 - 22/05/2019)

Aula 7: recepção e interpretação da obra literária

 

Texto-base à Aula 7:

ECO, Umberto. Intentio lectoris: apntamentos sobre a semiótica da recepção. Os limites da interpretação. Tradução de Pérola de Carvalho; revisão de Afonso Nunes Lopes. São Paulo: Perspectiva, 1995, p. 1-20 (Estudos).

 

Texto complementar à Aula 7:

ECO, Umberto. Superinterpretando textos. Interpretação e superinterpretação. Revisão da tradução e texto final de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2a. edição, 2005, p. 53-78 (Tópicos).

DURÃO, Fábio Akcelrud. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015, p. 377-390. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445014919759499939

Aula de reposição (02/07/2019 - 02/07/2019)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
27 03 10 17 24 08 15 22 29 05 12 19 26 02 03
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
2 2019100**** 8,5 9,0 9,0 9,0 8.9 0 AM
3 2019100**** 8,7 9,0 9,0 9,0 8.9 4 AM
4 2019100**** 8,5 9,0 9,0 9,0 8.9 0 AM
5 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
7 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
10 2019100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
11 2019100**** 8,5 9,0 9,0 9,0 8.9 0 AM
12 2019100**** 7,5 7,5 8,5 9,0 8.1 0 AM
13 2019100**** 8,7 8,5 8,5 9,0 8.7 0 AM
14 2019100**** 7,5 8,0 8,5 9,0 8.3 0 AM
15 2019100**** 8,5 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 14/05/2025 00:49