Metodologia: |
Aula expositiva dialogada, com utilização de recursos visuais, aberta a questionamentos e discussões, bem como fornecimento de material base para revisão (meio impresso e digital) e resolução de Estudos Dirigidos e Grupos de Discussão. Exposição de vídeos e filmes, para melhor fixação do conteúdo, com abordagem correlacionada à temática da disciplina. Uso de resenhas e estudo de textos e pesquisas em bibliotecas e na internet. Demonstração teórico-prática do conteúdo abordado. A metodologia do curso privilegia a leitura e tem como pressuposto básico a apropriação crítica dos conteúdos. Por isso, torna-se indispensável ao aluno a posse e a leitura cuidadosa de todos os textos básicos e complementares da disciplina. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos alunos será numa dimensão formativa, contínua, e somativa, individualmente e em grupo observando aspectos qualitativos e quantitativos, como a participação nas atividades propostas, observando sua responsabilidade, criticidade, interesse, qualidade dos trabalhos produzidos. O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme Regulamento Interno do CTF. A média final, por disciplina, para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente ou Concomitante, será obtida considerando somatório das notas das avaliações da aprendizagem dividido pelo número de avaliações, de acordo com a seguinte composição de notas: 1ª Avaliação: Prova escrita (8,0) + ED 1 (2,0); 2ª Avaliação: Prova escrita (6,0) + ED 2 (2,0) + Mapa mental (2,0); 3ª Avaliação: Prova escrita (8,0) + ED 3 (2,0); 4ª Avaliação: Prova escrita (3,0) + GD (5,0) + ED 4 (2,0), totalizando 10,0 (dez) nas avaliações. A aprovação por nota ocorre ao se média final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota entre 4,0 (quatro) e 5,9 (cinco vírgula nove) haverá recuperação. Aquele(s) com nota inferior a 4,0 (quatro) estarão reprovado(s) por nota. Para a aprovação na disciplina se exige média aprovativa e frequência maior ou igual a 75% da carga horária da disciplina.
|
Bibliografia:
| ATKINSON, M. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 1989. CAMPADELLI, M. C. et al. Processo de Enfermagem na prática. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000. DU GAS, B. W. Enfermagem Prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 1988. TIMBY, B. K. Conceitos e Habilidades Fundamentais de Enfermagem. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. PRADO, M. L. E; GELBGKE, F. L. Fundamentos de Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. NETTINA, S. M. Prática de Enfermagem. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 2016.
|