Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Técnicas Educacionais A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, auxiliadas por recursos audiovisuais. Além disso, o trabalho com pesquisa será executado a fim de obter dados que favorecerão a construção dos conhecimentos e discussões sobre a temática central da disciplina. A leitura de artigos científicos, legislação nacional referentes à educação ambiental também será exigida para uma compreensão crítica a respeito dessa área do conhecimento.
Recursos Didáticos Durante a execução da disciplina serão utilizados recursos como: artigos científicos, computador, projetor de multimídia, quadro/pincel/apagador, entre outros que se fizerem necessários.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O rendimento acadêmico final será calculado com base na média das notas atribuídas à duas avaliações de aprendizagem, os quais serão compostas por: i) uma nota referente ao desenvolvimento e divulgação dos resultados obtidos na pesquisa sobre concepções e práticas em educação ambiental nas escolas da região; e ii) na elaboração de um plano de ação para se trabalhar educação ambiental nas escolas. A avaliação da aprendizagem e assiduidade na disciplina será realizada com base no capítulo VII da Resolução Nº 277/2016-CEPEX, de onde se destacam os seguintes artigos: Art. 36 A avalição será feita por disciplina ou atividade e levará em conta os aspectos de assiduidade e eficiência nos trabalhos das disciplinas ou atividades; §1º Por assiduidade entendem-se a frequência às aulas e demais tarefas da disciplina ou atividade, ficando automaticamente reprovado o estudante cujo comparecimento às aulas em cursos presenciais não atingir 75% (setenta e cinco por cento) ou mais das aulas. [...] Art. 37 A avaliação final do aproveitamento do estudante na disciplina ou atividade, será feita com atribuição de nota obedecendo a uma escola de 0 (zero) a 10 (dez); Art. 38 A nota de aprovação de disciplina ou atividade será igual ou superior a 6,0 (seis); Art. 39 O estudante que obtiver nota de aprovação na disciplina ou atividade nos cursos, mas não atingir a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), será reprovado na mesma.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| CARVALHO, I.C.M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 255 p. DIEGUES, A. C; DUPAS, G. Meio ambiente e crescimento econômico: tensões estruturais. São Paulo: UNESP, 2008. 304 p. GUIMARÃES, M. Dimensão ambiental na educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2012. 128 p. HANNIGAN, J.A. Sociologia Ambiental. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. SOUZA NETO et al. (Org.). Diálogos sobre sociedade, natureza e desenvolvimento. Fortaleza: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2009. 303 p.
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