-

PPGEL040 - METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA LINGUAGEM - Turma: 02 (2020.1)

Tópicos Aulas
Aula-zero (12/03/2020 - 12/03/2020)

Aula-zero: apresentação geral da disciplna:

- pressupostos;

- Plano de Curso.

 

Leitura básica:

BORGES, Jorge Luis. Del rigor en la ciencia. El hacedor. Madrid: Alianza Editorial, 1998, p. 40-41.

 

Leitura complementar:

CARROLL, Lewis. Chapter 7: The Barons embassy. Sylvie and Bruno. Disponível em <http://www.gutenberg.org/ebooks/620>, último acesso em 27 de março de 2019, 08:15h.

Não Haverá Aula (19/03/2020)
Não Haverá Aula (26/03/2020)
Não Haverá Aula (02/04/2020)
Não Haverá Aula (09/04/2020)
Não Haverá Aula (16/04/2020)
Não Haverá Aula (23/04/2020)
Não Haverá Aula (30/04/2020)
Não Haverá Aula (07/05/2020)
Não Haverá Aula (14/05/2020)
Não Haverá Aula (21/05/2020)
Não Haverá Aula (28/05/2020)
Primeiro módulo: concepção de ciência; concepção de ciência literária (04/06/2020 - 02/07/2020)

Texto-base à Aula 2:

CHALMERS, Alan F.. I. Indutivismo: ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência; II. O problema da indução. O que é ciência, afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 23-35; 36-45.

Exemplar dispnível para leitura em <https://archive.org/details/whatisthisthingc0003chal>.

A Aula 2 ocorrerá nesta quinta-feira, 04 de junho, com início às 14 horas, em minha sala do portal RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alcione-correa-alves>.

 

 

Textos-base à Aula 3:

KUHN, Thomas S.. A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 67-76 (Debates).

Exemplar dispnível para leitura em <https://archive.org/details/structureofscie000kuhn>.

CHALMERS, Alan F.. VIII. Teorias como estruturas: os paradigmas de Kuhn. O que é ciência, afinal? Tradução de Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 123-136.

 

Textos complementares à Aula 3 (a ser expostos e comentados na Videoaula):

KUHN, Thomas S.. Prefácio. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 9-18 (Debates).

KUHN, Thomas S.. Posfácio - 1969 (seções 1, 2 e 3). A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 217-231 (Debates).

A Aula 3 ocorrerá na quinta-feira, 18 de junho, com início às 14 horas, em minha sala do portal RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alcione-correa-alves>.

 

 

 

Texto-base às Aula 4 e 5:

KUHN, Thomas S.. A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 67-76 (Debates).

 

Texto complementar às Aulas 4 e 5 (a ser exposto e comentado na Videoaula):

HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de . São Paulo: Boitempo, 2019, p. 401-ss.

As Aulas 4 e 5 ocorrerão nas quintas-feiras, respectivamente 25 de junho e 02 de julho, com início às 14 horas, em minha sala do portal RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alcione-correa-alves>.

   Fórum preparatório à Aula 2
Período de Habilitação: 01/06/2020 às 00:01 a 02/06/2020 às 23:59
   Fórum complementar à Aula 2
Período de Habilitação: 04/06/2020 às 16:01 a 05/06/2020 às 23:59
    
Inicia em 08/06/2020 às 12h 1 e finaliza em 10/06/2020 às 13h 59
   Fórum complementar à Aula 3
Período de Habilitação: 11/06/2020 às 19:01 a 12/06/2020 às 23:59
   Fórum complementar à Aula 4
Período de Habilitação: 17/06/2020 às 16:01 a 21/06/2020 às 23:59
    
Inicia em 29/06/2020 às 12h 1 e finaliza em 23/07/2020 às 17h 59
Segundo módulo: sujeito e objeto em ciência literária (09/07/2020 - 30/07/2020)

Textos-base à Aula 6:

BORGES, Jorge Luis. La casa de Asterión. El Aleph. Madrid: Alianza Editorial, 1998, p. 26-28.

DURÃO, Fábio Akcelrud. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015, p. 377-390. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445014919759499939

 

Texto complementar à Aula 6:

HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de . São Paulo: Boitempo, 2019, p. 401-ss.

 

A Aula 6 ocorrerá na quinta-feira, 09 de julho, com início às 14 horas, em minha sala do portal RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alcione-correa-alves>.

 

 

Texto-base à Aula 7:

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Prefacio. La invención de las mujeres. Una perspectiva africana sobre los discursos occidentales del género. Presentación de Yuderkys Espinosa Miñoso. Traducción de Alejandro Montelongo González; supervisión de la traducción de Yuderkys Espinosa Miñoso y María Teresa Garzón. Bogotá: Editorial en la frontera, 2017, p. 15-26. Disponível em <http://glefas.org/download/biblioteca/Lainvenciondelasmujeres_2.pdf>, último acesso em 27 de março de 2019, 09:00h.

BHABHA, Homi K. Conhecimento e compromisso (parte I). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998, p. 43-58 (Humanitas).

 

A Aula 7 ocorrerá na quinta-feira, 30 de julho, com início às 14 horas, em minha sala do portal RNP <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/alcione-correa-alves>.

   Fórum preparatório à Aula 6
Período de Habilitação: 07/07/2020 às 16:01 a 13/07/2020 às 23:59
   Fórum preparatório à Aula 7
Período de Habilitação: 27/07/2020 às 21:01 a 30/07/2020 às 13:59
   Fórum complementar à Aula 7
Período de Habilitação: 31/07/2020 às 00:01 a 04/08/2020 às 23:59
Não Haverá Aula (16/07/2020)

Docente responsável pela disciplina em gozo de férias docentes.

Recepção e comentários à Primeira Avaliação (23/07/2020 - 23/07/2020)

Recepção e comentários à Primeira Avaliação da disciplina, relativa a seu Primeiro Módulo.

Terceiro módulo: operando pré-projetos de investigação I (06/08/2020 - 20/08/2020)

 Aulas 8, 9 e 10:

 

Aula 8: o lugar da metodologia na exposição de pré-projetos e anteprojetos de pesquisa

Bibliografia básica:

LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Revista brasileira de linguistica aplicada,  Belo Horizonte ,  v. 18, n. 4, p. 919-950,  Dec.  2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000400919&lng=en&nrm=iso>.

https://doi.org/10.1590/1984-6398201812963.

 

 

Aula 9: Visão global do pré-projeto: problema de pesquisa

- a centralidade do problema de pesquisa; problemas modelares;

- exame de uma redação de problema de pesquisa de dissertação e/ou tese.

Bibliografia básica:

GIL, Antonio Carlos. 4. Fomulação do problema. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008, 6a. edição, p. 33-40.

 

Aula 10: Visão global do pré-projeto: objetivos de pesquisa

- importância de uma adequada formulação de objetivos;

- importância da relação entre problema de pesquisa e objetivos de pré-projetos;

- exame de objetivos gerais em pré-projetos e introduções de dissertação e/ou tese;

 

- exame de um sumário de dissertação e/ou tese;

- importância da relação entre problema de pesquisa, objetivos, sumário e resumo de pré-projetos.

    
Inicia em 03/08/2020 às 12h 1 e finaliza em 06/08/2020 às 17h 59
   Fórum preparartório à Aula 9
Período de Habilitação: 10/08/2020 às 17:00 a 13/08/2020 às 13:59
Não Haverá Aula (27/08/2020)

Realização do Colóquio de Gêneros Textuais - COGITE, evento acadêmico em horário concomitante à Aula.

Quarto módulo: operando pré-projetos de investigação II (27/08/2020 - 10/09/2020)

 Aulas 11, 12 e 13:

 

 Aula 11: Visão global do pré-projeto: explicitação de metodologia de pesquisa

- a relação entre abordagem teórica e escolhas metodológicas;

- exame de explicitação de metodologia em artigos científicos: apresentação no resumo; apresentação e execução no texto;

- exame de explicitação de abordagem metodológica de dissertação e/ou tese: apresentação no resumo; apresentação na introdução (ou no capítulo atinente).

 

 

Aula 12: Visão global do pré-projeto: justificativa teórica (interna e externa)

- a relação entre justificativas e problemas modelares (reportagem de pesquisa prévia);

- a relação entre justificativas e relevância da pesquisa (na comunidade científica; à comunidade não acadêmica);

- exame de justificativas teóricas de artigos científicos: apresentação no resumo; apresentação e execução no texto;

- exame de justificativas teóricas de dissertação e/ou tese.

 Bibliografia básica:

ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista brasileira de linguistica aplicada,  Belo Horizonte,  v. 18, n. 1, p. 131-158,  Mar.  2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000100131&lng=en&nrm=iso>

https://doi.org/10.1590/1984-6398201812071.

 

Aula 13: Visão global do pré-projeto: proposição e utilização de hipóteses de pesquisa

- a relação entre hipótese e problemas modelares (reportagem de pesquisa prévia);

- a relação entre hipótese, objetivos e metodologia de pesquisa;

- exame de hipóteses de artigos científicos: apresentação no resumo; apresentação e execução no texto;

- exame de hipóteses de dissertação e/ou tese.

   Fórum preparatório à Aula 12
Período de Habilitação: 03/09/2020 às 19:01 a 08/09/2020 às 08:59
   Fórum complementar à Aula 12
Período de Habilitação: 08/09/2020 às 12:01 a 10/09/2020 às 13:59
Aula 12, em suas horas-aula síncronas (08/09/2020 - 08/09/2020)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
12 04 11 18 25 02 09 23 30 06 20 03 08 10
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 8,0 8,0 8,5 8,5 8.3 0 AM
2 2020100**** 8,0 8,5 9,0 9,0 8.6 0 AM
3 2020100**** 7,0 7,5 8,0 8,0 7.6 0 AM
4 2020100**** 8,0 8,5 8,5 8,5 8.4 0 AM
5 2020100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2020100**** 8,5 8,5 8,0 8,5 8.4 0 AM
7 2020100**** 7,5 7,5 8,0 8,0 7.8 0 AM
8 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
9 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
10 2020100**** 8,0 8,0 9,0 9,0 8.5 0 AM
11 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
12 2020100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
13 2020100**** 8,5 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM
14 2020100**** 8,0 8,5 8,5 8,5 8.4 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Divulgação de resultados e notas - início às 14:30 horas 30/09/2020
Divulgação de resultados e notas 29/09/2020
Questão à Segunda Avaliação 04/09/2020
Aula 11: início às 15 horas 03/09/2020
Não haverá Aula - COGITE 27/08/2020
Novo prazo para entrega da Primeira Avaliação; data da próxima Aula 15/07/2020
Primeira Avaliação: enunciado e instruções 29/06/2020
Aula 3: 11 de junho (atualização) 08/06/2020
Aula 2: 04 de junho (atualização) 31/05/2020
Aula 2: 04 de junho de 2020 19/05/2020
Aula 2: 21 de maio de 2020 16/05/2020
Aula 2: 19.03.20 16/03/2020
Pasta GoogleDrive da disciplina 10/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 14/05/2025 01:17