• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

FLAVIO DONALWAN SA MAXIMINO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

Ir ao Menu Principal

flavio donalwan sa maximino

CFT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

CTBJ/UFPI029 - INFORMÁTICA BÁSICA - Turma: 02 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina/Introdução (17/03/2022 - 17/03/2022)
   cronograma 2022.1.docx 
Causalidade (24/03/2022 - 24/03/2022)
Medidas em Saúde - Indicadores (31/03/2022 - 31/03/2022)
Seminário: Magnitude de associações Seminário: Bias e confundimento (07/04/2022 - 07/04/2022)
Seminário: Validade / Confiabilidade / Sensibilidade / Especificidade / Valor Preditivo Seminário: Estudos descritivos (14/04/2022 - 14/04/2022)
Seminário: Estudos Epidemiológicos/Estudos transversais Seminário: Estudos Epidemiológicos/Estudos ecológicos (28/04/2022 - 28/04/2022)
Seminário: Estudos Epidemiológicos/Estudos de casos e controles (05/05/2022 - 05/05/2022)
Seminário: Estudos Epidemiológicos/Estudos de coorte (12/05/2022 - 12/05/2022)
Seminário:Estudos Epidemiológicos/Estudos de intervenção (19/05/2022 - 19/05/2022)
Seminário:Estudos Epidemiológicos/Estudos de intervenção (09/06/2022 - 09/06/2022)
Perspectivas entre epidemiologia, gênero e violência (16/06/2022 - 16/06/2022)
Vulnerabilidade e Epidemiologia Crítica (23/06/2022 - 23/06/2022)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (18/08/2023 - 13/09/2023)

Esta disciplina tem como objetivo contribuir para  que os discentes  tenham uma percepção mais criativa, dinâmica e proativa do mundo do trabalho do século XXI.

Disponível em: https://www.polocriativo.com.br/blog/processo-criativo-como-desenvolver

Caro(a) aluno(a),

Vocês tiveram ao longo das disciplinas anteriores conteúdos relevantes para uma base sólida para se tornarem Especialistas em Ensino de Xadrez. Agora, encerrando o curso, nós vamos abordar um tema, também relevante e bastante necessário para a formação de vocês enquanto especialistas em Ensino de Xadrez.

A disciplina está estruturada em 04 unidades, com textos bem atuais e de leitura agradável.  A leitura de todos os textos é fundamental para um melhor aproveitamento da disciplina.

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora

Dra. Francisca Maria Cosme de Carvalho

CONHEÇA O PROFESSOR:

 

Minicurrículo:

 

Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, do Curso de Administração; Doutora em Administração pelo Centro Universitário FEI/São Paulo; Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA/UFPI com Dissertação defendida em 2014 e homenageada em 2016 pelo Prêmio Vale Capes de Sustentabilidade com menção honrosa na modalidade "Tecnologias Socioambientais com ênfase no Combate a Pobreza". 

 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2057558940856086 


AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (18/08/2023 - 13/09/2023)

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

  

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
Período de Habilitação: 18/08/2023 às 08:00 a 13/09/2023 às 23:59
UNIDADE I (18/08/2023 - 13/09/2023)

  . Teorias da Criatividade;

  . Processos Criativos no trabalho docente;

  . Bloqueadores e facilitadores da criatividade;

   . Processos Criativos no trabalho Docente.

Informar sobre teorias e processos que fundamentam o tema da criatividade, sobre a importância de sua aplicabilidade no mundo das inovações, seja como um processo cognitivo para desenvolvimento de uma ideia, seja para desenvolvimento pessoal. 

Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.

 

Material Complementar: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=TeNjbaFTzaE&embeds_euri=https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Fsearch%3Fq%3Dvideo%2Bprocesso%2Bcriativo%26sxsrf%3DAPwXEdc-FpnAy_aeUbbK1esWiNx4uItNGw%253A1681361352069%26source%3Dhp%26ei&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title.

A criatividade não tem relação com inteligência, com DNA, ela pode ser desenvolvida.

Ao final desta unidade o discente deverá ser capaz de entender que a criatividade não é sinônimo de arte, subsidiando esse entendimento com as teorias da Teorias da Criatividade, bem como a importância das técnicas do processo criativo. 

    
Inicia em 18/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 08/09/2023 às 23h 59
UNIDADE II (18/08/2023 - 13/09/2023)

Unidade II - Design Thinking e educação.

 

UNIDADE III - Inovação e transformação social.

 

EXERCÍCIO AVALIATIVO: Responder lista de Exercícios.

 

Material Auxiliar:

Disponível em:

https://www.insper.edu.br/noticias/inovacao-social-criando-solucoes-impacto/?gclid=CjwKCAjwrdmhBhBBEiwA4Hx5g8VcY2s7Kyz8LDE-2nhNhWoIm6ukWMoLQ-m1vt-c9IoHXhqDsiX52BoCspwQAvD_BwE 

1 - Slides (unidade II e III)

2 - Texto base/Livro:

    . Design Thinking, Cognição e Educação no Século XXI;  

    . Entenda definitivamente o que é design thinking;

    . Inovações Sociais (Livro de Daniele Farfus (org) e Maria Cristhina de Souza Rocha (org)), capítulos 1 e 2.

   . O que é Design Thinking;

   . Como implementar o Design Thinking na Escola.

   . Inovação Social: um Conceito em construção;

   . Inovação e Sustentabilidade;

   . A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.

- Conceituar Design Thinking como um processo colaborativo e estabelecer uma relação entre seu método de desenvolvimento de ideias e a promoção da Educação Criativa;

- Sistematizar  metodologias de Inovação que promovam  transformação social.

- VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=S4f3ffvbu80

https://www.youtube.com/watch?v=iAz9w_oiFk8

O design thinking é uma metodologia de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços profundamente estudada e difundida por David M. Kelley, da Universidade Stanford, por Tim Brown, autor de “Change by Design”, e por Roger Martin, da Rotman School.

 

O design thinking pode ser descrito como uma disciplina que usa a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável, por meio de uma estratégia de negócios que pode se converter em valor para o cliente e oportunidades de mercado.

Tim Brown

Estabelecer um link entre inovação social e design thinking é um meio para se gerar estratégias e soluções para aliviar problemas sociais que impactam de forma negativa uma parcela significativa da população brasileira e mundial.

    
Inicia em 26/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 08/09/2023 às 23h 59
UNIDADE IV (18/08/2023 - 13/09/2023)

Unidade  IV - Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no Novo Ensino Médio.

     . O que é o desenvolvimento de competências;

     . A importância do desenvolvimento de competências;

     . A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.

- Elaborar um Mapa de Desenvolvimento de Competências em Inovação que promovam transformação social.

https://www.youtube.com/watch?v=Z7QobESh0_0

https://www.youtube.com/watch?v=EmK3pw-I4fM

Competências dos profissionais do futuro: ideias de inovação

 

As  competências necessárias para os profissionais do futuro estão relacionadas a inovação e a capacidade de articular ideias para a redução das preocupações sociais.

O discente ao final da disciplina estará apto em entendimento se conseguir elaborar um mapa de ações para  desenvolver  as principais competências que os profissionais deverão possuir para não sucumbirem no mercado de trabalho:

 

1 - Flexibilidade cognitiva;

2 - Negociação e persuasão;

3 - Julgamento e tomada de decisões;

4 – Inteligência Emocional;

5 – Gestão de Pessoas;

6 – Criatividade;

7 -  Pensamento crítico e analítico;

8 -  Resolução de problemas complexos

9 -  Inserção tecnológica.

 

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 26/08/2023 às 08:00 a 30/08/2023 às 23:59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (18/08/2023 - 13/09/2023)
    
Inicia em 09/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 12/09/2023 às 23h 59
    
Inicia em 30/09/2023 às 0h 0 e finaliza em 01/10/2023 às 9h 0
Não Haverá Aula (19/03/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (21/03/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (26/03/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (28/03/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (02/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (04/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (09/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (11/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (16/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (18/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (23/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (25/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (30/04/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (02/05/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (07/05/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (09/05/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (14/05/2020)

COVID-19

Não Haverá Aula (16/05/2020)

COVID-19

Introdução à Disciplina e Material Didático (20/02/2020 - 20/02/2020)
Fundamentos da informática (21/02/2020 - 28/02/2020)
  • Aspectos gerais
  • Finalidade e vantagens do computador
  • História e evolução do computador
Fundamentos da informática (27/02/2020 - 27/02/2020)
  • Tipos de computadores
  • Etapas funcionais em um computador
Fundamentos da informática (28/02/2020 - 28/02/2020)

Hardware e software

Inscrição - bolsa estudantil (03/03/2020 - 03/03/2020)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (06/03/2020)
Não Haverá Aula (12/03/2020)

Aula cedida ao professor Clécio

Atividade (digitação) (13/03/2020 - 13/03/2020)
Não Haverá Aula (19/03/2020)
Não Haverá Aula (20/03/2020)
Não Haverá Aula (26/03/2020)
Não Haverá Aula (27/03/2020)
Não Haverá Aula (02/04/2020)
Não Haverá Aula (03/04/2020)
Não Haverá Aula (09/04/2020)
Não Haverá Aula (16/04/2020)
Não Haverá Aula (17/04/2020)
Não Haverá Aula (20/04/2020)
Não Haverá Aula (23/04/2020)
Não Haverá Aula (24/04/2020)
Não Haverá Aula (30/04/2020)
Não Haverá Aula (07/05/2020)
Não Haverá Aula (08/05/2020)
Não Haverá Aula (14/05/2020)
Aula 1 (Não presencial, COVID-19) - Informática Básica (26/05/2020 - 09/06/2020)

Tópicos abordados na aula:

  • 1.4 Tipos de computadores
  • 1.5 Etapas funcionais em um computador
    
Inicia em 22/05/2020 às 0h 0 e finaliza em 09/06/2020 às 23h 59
Aula 2 (Não presencial, COVID-19) - Informática Básica (19/06/2020 - 19/06/2020)

PRAZO PARA A ENTREGA: 06/07/2020

Aula 3 (Não presencial, COVID-19) - Informática Básica (10/07/2020 - 17/07/2020)

PRAZO PARA A ENTREGA: 17/07/2020

CONTEÚDO DA ATIVIDADE

Aula 2 – Sistemas operacionais 41
2.1 Aspectos gerais 41
2.2 Sistemas operacionais 41
2.3 Sistemas operacionais para celulares 42
2.4 Interagindo com o sistema operacional 42
2.5 Tela inicial 44
2.6 Janelas 49
2.7 Grupo de programas acessórios 51
2.8 Ferramentas do sistema 54
2.9 Acessibilidade 55


    
Inicia em 13/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 17/07/2020 às 23h 59
Avaliação 1 - Informática Básica (20/07/2020 - 20/07/2020)
    
Inicia em 20/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 24/07/2020 às 23h 59
Avaliação 1 - Informática Básica (2ª CHAMADA) (27/07/2020 - 27/07/2020)
Aula Extra.
    
Inicia em 27/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 28/07/2020 às 23h 59
Avaliação I - Informática Básica (3ª CHAMADA) (30/07/2020 - 31/07/2020)
    
Inicia em 30/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 02/08/2020 às 23h 59
Avaliação 2 (13/08/2020 - 13/08/2020)

PRAZO PARA ENTREGA (18/08/2020)


CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO

Aula 3 – Gerenciamento de arquivos 57
3.1 Aspectos gerais 57
3.2 Trabalhando com o gerenciador de arquivos 58
3.3 Modos de exibição 61
3.4 Operações com pastas e arquivos 62

3.5 Outras operações 63
3.6 Lixeira 64

Aula 4 – Redes de computadores e internet 69
4.1 Aspectos gerais 69
4.2 Componentes 71
4.3 Topologia e porte das redes 73
4.4 Outras tecnologias de rede 73
4.5 A internet 75

    
Inicia em 11/08/2020 às 0h 0 e finaliza em 17/08/2020 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR Total
20 21 27 28 03 05 13
1 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020300**** 0 0 0 2 0 0 2 4
3 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020300**** 0 2 0 0 0 0 0 2
5 2020300**** 2 0 0 0 0 0 0 2
6 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020300**** 0 0 2 2 0 0 2 6
10 2020300**** 0 0 0 0 0 0 2 2
11 2020300**** 2 0 2 0 0 0 0 4
12 2020300**** 0 0 0 0 0 0 2 2
13 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020300**** 0 2 0 0 0 0 0 2
15 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020300**** 0 0 0 0 0 2 2 4
19 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020300**** 2 2 2 2 0 0 0 8
21 2020300**** 0 0 2 2 0 0 0 4
22 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020300**** 0 0 2 0 0 0 0 2
26 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020300**** 2 2 2 0 0 0 2 8
28 2020300**** 2 2 2 2 0 0 0 8
29 2020300**** 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020300**** 8,0 10,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
2 2020300**** 6,4 6,4 6,4 6,4 6.4 0 AM
3 2020300**** 9,0 9,1 9,0 9,1 9.1 0 AM
4 2020300**** 8,0 9,1 8,0 9,1 8.6 0 AM
5 2020300**** 4,0 8,2 4,0 8,2 6.1 0 AM
6 2020300**** 8,0 10,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
7 2020300**** 8,0 10,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
8 2020300**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
9 2020300**** 10,0 9,1 10,0 9,1 9.6 0 AM
10 2020300**** 9,0 9,1 9,0 9,1 9.1 0 AM
11 2020300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020300**** 9,0 3,0 9,0 3,0 6.0 0 AM
13 2020300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2020300**** 6,0 6,4 6,0 6,4 6.2 0 AM
15 2020300**** 10,0 7,3 10,0 7,3 8.7 0 AM
16 2020300**** 6,0 8,2 6,0 8,2 7.1 0 AM
17 2020300**** 8,0 4,0 8,0 4,0 6.0 0 AM
18 2020300**** 10,0 8,2 10,0 8,2 9.1 0 AM
19 2020300**** 2,0 10,0 2,0 10,0 6.0 0 AM
20 2020300**** 10,0 8,2 10,0 8,2 9.1 0 AM
21 2020300**** 10,0 7,3 10,0 7,3 8.7 0 AM
22 2020300**** 7,0 5,0 7,0 5,0 6.0 0 AM
23 2020300**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
24 2020300**** 10,0 8,2 10,0 8,2 9.1 0 AM
25 2020300**** 7,2 7,2 7,2 7,2 7.2 0 AM
26 2020300**** 9,0 10,0 9,0 10,0 9.5 0 AM
27 2020300**** 7,3 7,3 7,3 7,3 7.3 0 AM
28 2020300**** 9,0 3,0 9,0 3,0 6.0 0 AM
29 2020300**** 2,0 7,3 7,3 7,3 6.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 15:36