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PAULO PEDRO DO NASCIMENTO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

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paulo pedro do nascimento

CFT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE FARMÁCIA/CCS

CTBJ/UFPI046 - PROJETO ORIENTADO - Turma: 06 (2021.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (17/09/2025 - 17/09/2025)

Seja muito bem-vindo(a) à disciplina "Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Local"!

Nesta jornada acadêmica, você será convidado(a) a mergulhar nos fundamentos e nas práticas da pesquisa científica aplicada às realidades locais, com especial atenção às comunidades tradicionais. Nosso objetivo é despertar o olhar crítico, investigativo e transformador, preparando você para produzir conhecimento que dialogue com os territórios e que contribua para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Ao longo do percurso, exploraremos juntos temas como: Diferença entre senso comum e ciência; Referenciais teóricos e metodológicos; Técnicas de coleta e análise de dados; Aplicações da pesquisa no contexto do desenvolvimento local.

A participação ativa em fóruns, tarefas e encontros síncronos será fundamental para o seu crescimento. Estarei sempre ao seu lado, orientando e apoiando cada etapa dessa caminhada.

Vamos, juntos, transformar conhecimento em ação e pesquisa em prática para o desenvolvimento das comunidades locais!

Prof. Dr. Leonardo Pinheiro

CONHEÇA O PROFESSOR:

Dr. Leonardo Victor de Sá Pinheiro é Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Psicólogo pelo Centro Universitário Estácio de Teresina (CEUT). Professor efetivo do Curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e dos Mestrados Profissionais em Administração Pública (PROFIAP/UFPI) e Gestão Pública (PPGP). Membro permanente da Red Iberoamericana de Psicología de las Organizaciones y el Trabajo (RIPOT). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS) e do Núcleo de Pesquisa em Psicossociologia, Trabalho e Estudos Socioambientais (NUPYTES) em parceria com a PUC-Minas. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Saúde Mental no Trabalho, Gestão Social, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão em Contextos de Crises, Emergências e Desastres.

 

Saiba mais no Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8674914667876098   

   lista de verbos_2.pdf 
  Slides da aula do dia 20/09/2025 
Slides com conteudo da primeira aula a disciplina.
  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS 
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ACADÊMICAS da DISCIPLINA: Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Local
  Slides da aula do dia 04/10/2025. 
Slides com conteúdo da segunda aula a disciplina.
  Slides da aula do dia 25/10/2025. 
Slides com conteúdo da terceira aula a disciplina.
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (17/09/2025 - 17/09/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

UNIDADE I (17/09/2025 - 26/09/2025)

  

Nesta primeira unidade, o foco será compreender os fundamentos que sustentam a pesquisa acadêmico-científica. Discutiremos a diferença entre senso comum e conhecimento científico, os aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em ciências sociais aplicadas, além da definição de tema, problema, objeto e objetivos de investigação. Também será trabalhado o papel do referencial teórico como base para a construção do conhecimento científico. O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão crítica e sólida sobre os pilares da pesquisa, estimulando a formulação de perguntas investigativas relevantes para o desenvolvimento local.

 

  • Diferenciar o senso comum do conhecimento científico, compreendendo seus limites e potencialidades.
  • Analisar os fundamentos ontológicos, epistemológicos e metodológicos da pesquisa em ciências sociais aplicadas.
  • Refletir sobre a relevância social e científica de um tema de pesquisa voltado ao desenvolvimento local.
  • Elaborar um tema, problema, objeto e objetivos de pesquisa de forma clara e coerente.
  • Reconhecer a importância do referencial teórico como base para a construção do conhecimento.

- VÍDEOS:

Método e Metodologia: Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ts_053Sd2jM

O que é Artigo Científico? Link: https://www.youtube.com/watch?v=9jp-n7SIW_4

Revisão Bibliográfica: Link: https://www.youtube.com/watch?v=7_CnkI6MnXM&t=4s

Quando e onde colocar citações? Link: https://www.youtube.com/watch?v=pGshErN6Atw

  

 

 

Você sabia que muitas práticas que hoje consideramos “ciência” já foram vistas como simples crença ou senso comum?

Por exemplo: durante séculos acreditou-se que doenças eram causadas por castigos divinos ou desequilíbrios de “humores” do corpo. Foi só com o avanço da pesquisa científica que descobrimos a relação entre micro-organismos e saúde, transformando completamente a forma de tratar e prevenir doenças.

Quer saber mais? Confira no site: https://www.youtube.com/watch?v=gbBPnh3wI-c

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Diferenciar o senso comum do conhecimento científico, reconhecendo seus limites e possibilidades.
  • Compreender os aspectos que fundamentam a pesquisa em ciências sociais aplicadas.
  • Identificar a relevância social e científica de um tema de pesquisa voltado ao desenvolvimento local.
  • Definir de forma clara e coerente tema, problema, objeto e objetivos de investigação.
  • Valorizar o papel do referencial teórico como base para a construção e sustentação do conhecimento científico.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 17/09/2025 às 00:00 a 24/10/2025 às 23:59
    
Inicia em 17/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 24/10/2025 às 23h 59
UNIDADE II (27/09/2025 - 11/10/2025)

Nesta unidade II, avançaremos para a compreensão e aplicação prática dos diferentes tipos de pesquisa científica, fundamentais para o campo das ciências sociais aplicadas. Um enfoque especial será dado ao estudo de caso, por sua relevância no desenvolvimento local e na análise de realidades específicas. Também serão discutidas técnicas de coleta de dados, como entrevistas, questionários, observação, grupos focais e pesquisa documental, enfatizando a escolha adequada conforme o objeto de estudo. Por fim, serão abordados os aspectos éticos da pesquisa, fundamentais para garantir respeito às comunidades envolvidas e à produção de conhecimento responsável.

 

 

  • Diferenciar os principais tipos de pesquisa científica.
  • Compreender a importância e aplicabilidade do estudo de caso em contextos de desenvolvimento local.
  • Selecionar métodos e técnicas de coleta de dados adequados ao objeto de investigação.
  • Analisar criticamente as vantagens e limitações de cada abordagem metodológica.
  • Relacionar a escolha dos métodos às demandas concretas do desenvolvimento local, assegurando rigor científico e relevância social.

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Como estruturar um artigo? Link: https://www.youtube.com/watch?v=ve91ttsCAN0 

 

 

Você já parou para pensar como diferentes pesquisas podem gerar resultados completamente distintos, mesmo quando estudam o mesmo tema? Além disso, a importância do diálogo entre os saberes dos povos tradicionais e o saber científico é fundamental!

Por exemplo: enquanto uma pesquisa quantitativa pode mostrar quantos turistas visitaram uma comunidade local, uma pesquisa qualitativa pode revelar por que eles escolheram aquele destino e como se sentiram na experiência, bem como conhecer os saberes locais possibilita entender melhor os modos de vida e cultura da comunidade.

Saiba Mais: https://www.youtube.com/watch?v=UQDSDzKClRE

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Diferenciar os principais tipos de pesquisa: qualitativa, quantitativa, experimental, social e participante.
  • Compreender o estudo de caso como estratégia central em ciências sociais aplicadas.
  • Selecionar e aplicar técnicas de coleta de dados de acordo com o objeto de investigação.
  • Relacionar os métodos e técnicas escolhidas à realidade do desenvolvimento local, garantindo pertinência e relevância social.
   FÓRUM II
Período de Habilitação: 27/09/2025 às 00:00 a 24/10/2025 às 23:59
    
Inicia em 27/09/2025 às 0h 0 e finaliza em 24/10/2025 às 23h 59
UNIDADE III (11/10/2025 - 25/10/2025)

 

Na terceira unidade, o foco está no tratamento e interpretação dos dados coletados, explorando técnicas de análise quantitativa (como estatística descritiva) e qualitativa (como categorização e interpretação de narrativas), sempre em diálogo com o referencial teórico. Também será trabalhada a importância da discussão dos resultados, relacionando descobertas à literatura científica e ao contexto do desenvolvimento local. Além disso, os alunos serão orientados quanto à estruturação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seus elementos essenciais e a possibilidade de transformação em produtos científicos, como artigos, capítulos, relatórios técnicos e materiais voltados às comunidades tradicionais. Por fim, serão apresentadas as normas da ABNT aplicadas à produção acadêmica, garantindo que o conhecimento produzido tenha validade formal e impacto social.

  • Conhecer técnicas básicas de análise de dados quantitativos e qualitativos.
  • Desenvolver a habilidade de discutir resultados à luz do referencial teórico.
  • Estruturar corretamente um TCC de acordo com normas acadêmicas.
  • Refletir sobre diferentes formas de socialização científica, inclusive com impacto direto em comunidades locais.
  • Aplicar as normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos.

MATERIAL COMPLEMENTAR: 

- BIBLIOTECA VIRTUAL

- Como estruturar um artigo? Link: https://www.youtube.com/watch?v=LyLriqVyVRg

Você sabia que uma pesquisa só ganha relevância social quando seus resultados são compartilhados com a comunidade que serviu de base para o estudo?

Muitas vezes, o TCC ou artigo não é o único fim: pesquisadores têm produzido cartilhas, manuais, guias práticos e oficinas como produtos acadêmicos voltados diretamente às comunidades locais, garantindo que o conhecimento circule de forma útil e acessível.

Ao concluir esta unidade, espera-se que o estudante seja capaz de:

  • Organizar e analisar dados de pesquisa de forma crítica.
  • Interpretar resultados relacionando-os ao referencial teórico.
  • Estruturar corretamente um TCC em suas etapas essenciais.
  • Planejar a transformação do TCC em produto científico (artigo, capítulo, cartilha etc.).
  • Aplicar corretamente as normas da ABNT na produção acadêmica.
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (26/10/2025 - 26/10/2025)
  • A Nota valendo de 0,0 até 10,0: podendo conter questões objetivas e subjetivas. Horário para resolução: 8h:00min às 23:59h.
  • Participação nas Lives de Conteúdo: Avaliação contínua da participação dos alunos nas lives, considerando a contribuição nas discussões e o engajamento com os conteúdos apresentados.
  • Participação nos Fóruns de Discussão: A participação ativa e a qualidade das contribuições nos fóruns de discussão também serão avaliadas. Os alunos devem demonstrar entendimento dos conteúdos, capacidade crítica, e colaboração com os colegas nas discussões.

     O Sistema de avaliação da aprendizagem deverá seguir:

 

Atividade

Pontuação

Peso

Fórum

0 a 10

2

Tarefa

0 a 10

2

Prova

0 a 10

6

    
Inicia em 03/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 05/11/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (28/10/2025 - 28/10/2025)
    
Inicia em 05/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 06/11/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (31/10/2025 - 31/10/2025)
    
Inicia em 07/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 08/11/2025 às 23h 59
Não Haverá Aula (17/03/2021)
Não Haverá Aula (19/03/2021)
Introdução à disciplina (24/03/2021 - 24/03/2021)

Apresentação dos temas disponíveis para a disciplina

Desenvolvimento de uma calculadora na linguagem JAVA (26/03/2021 - 26/03/2021)

Implementar interface gráfica simples ao projeto da calculadora (26/03/2021 - 07/04/2021)

SITE PARA CONSULTA: http://www.bosontreinamentos.com.br/java/como-exibir-message-dialog-e-input-dialog-com-swing-em-java/

Desenvolvimento de uma calculadora em JAVA (09/04/2021 - 23/04/2021)

Atividade (12/05/2021 - 14/05/2021)

Utilizando o projeto compartilhado na plataforma REPLIT, crie um código que insira um botão no aplicativo.

Link do projeto: https://replit.com/@KlendsonMedeiro/Formulas#Main.java

Desenvolvimento do aplicativo de fórmulas (19/05/2021 - 16/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
24 26 07 09 14 16 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14
1 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019300**** 6,0 6,0 6,0 6,0 6.0 0 AM

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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 15:36