JOSÉ SANTANA DA ROCHA CAVALCANTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Ir ao Menu Principal

josé santana da rocha cavalcante

- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CMR0023 - DIDATICA GERAL - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Introdução da disciplina (20/06/2022 - 24/06/2022)
Inserção no contexto de prática profissional (27/06/2022 - 08/07/2022)
Identificação de demandas (11/07/2022 - 22/07/2022)
Elaboração de plano de estágio (25/07/2022 - 12/08/2022)
Levantamento de necessidades de treinamento de competências profissionais (15/08/2022 - 26/08/2022)
Atendimento a clientela em contextos clínicos (29/08/2022 - 30/09/2022)
Preparo de relatório e análise das intervenções realizadas (03/10/2022 - 07/10/2022)
Encerramento de grupos e encerramento progressivo de atividades de estágio (10/10/2022 - 14/10/2022)
Avaliação do período (17/10/2022 - 18/10/2022)
Unidade I - História da clínica e evolução conceitual para a Psicologia (22/06/2022 - 20/07/2022)

O conceito de clínica: da ação clínica na Medicina à técnica moderna na saúde

Narrativas e histórias da Psicologia clínica brasileira

Fundamentos da prática clínica psicológica contemporânea

   Artigo Medicina e saúde em o Nascimento da Clínica de Foucault 
O artigo apresenta uma leitura do livro O nascimento da clínica, de Michel Foucault, especialmente do capítulo “Uma consciência política”, problematizando aspectos do saber médico, do significado da preocupação com a saúde da população e da biopolítica.
  Artigo O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde 
Texto discutem o conceito de clínica psicológica e a definição desse campo de atuação. Faz análise histórica e crítica das práticas psicológicas e apresenta pontos reflexivos paraPsicologia contemporânea.
  Artigo A pessoa como sujeito da experiência: um percurso da história dos saberes psicológicos 
Os autores discutem as definições de “experiência” da história da cultura ocidental que influenciaram a constituição dos saberes psicológicos.
  Livro Teorias e técnicas psicoterápicas (J P Ribeiro) 
Leitura complementar que pode esclarecer alguns conceitos relacionados com os estudos de casos como atividade em desenvolvimento.
Estudos de casos e métodos clínicos (20/07/2022 - 27/07/2022)
Leitura, análise e interpretação de artigos científicos contendo casos clínicos. Atividade grupal.
Unidade II - Aspectos metodológicos do saber clínico na Psicologia (03/08/2022 - 31/08/2022)
? As diferentes concepções de sujeito e de sofrimento psíquico ? As diferentes concepções de processo e experiência/vivência ? A diversidade de práticas no campo da psicologia clínica
  Livro Dibs em busca de si mesmo (V M Axline) 
Relato de caso clínico de Dibs pela ludoterapeuta Virginia Mae Axline. Toda a obra será adotada para discussão dos processos clínicos e conceitos aprofundados nesta unidade pedagógica. Será fundamental para as avaliações 2 e 3.
  Capítulos do Livro Por uma Psicologia humana (M M Amatuzzi) 
Os capítulos 7 e 9 serão a bibliografia básica adotada para discussão dos conceitos relativos aos processos clínicos.
  Artigo A experiência: um conceito chave para a Psicologia (M M Amatuzzi) 
Texto apresenta etimologias e conceitos da terminologia e como ela está relacionada à prática psicológica.
  Artigo Experiência: um termo chave para a Psicologia 
Apresenta conceito, etimologia e significado para a ação clínica psicológica
  Artigo Corporeidade/Subjetividade na Psicologia clínica 
Apresenta conceitos a luz da teoria complexa de Morin
  Art Significações da Psicologia clínica na contemporaneidade 
Texto aborda conceitos e suas imlicacoes para a ação clínica contemporanea
Unidade III - A relação intersubjetiva no processo clínico (14/09/2022 - 05/10/2022)
? A psicoterapia como prática do psicólogo ? Processos clínicos envolvidos na psicoterapia ? As formas de lidar com a alteridade e suas consequências na atuação profissional do psicólogo.
  livro O Ser da Compreensão (M Augras) 
Livro que embasa conceito de alteridade no âmbito da clínica psicológica e do processo de psicodiagnóstico.
Conceitos (20/02/2019 - 20/02/2019)
Oxigênio (20/02/2019 - 20/02/2019)
Macapá (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Oceanografia (20/02/2019 - 20/02/2019)
Noções Básicas (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Introdução (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aspectos Gerais (20/02/2019 - 20/02/2019)
Baia de Macapá (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Aspectos Gerais (20/02/2019 - 20/02/2019)
Baia de Macapá (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Oceanografia (20/02/2019 - 20/02/2019)
Macapá (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Oxigênio (20/02/2019 - 20/02/2019)
Ondas e marés (20/02/2019 - 20/02/2019)
Videos sobre parametros (20/02/2019 - 20/02/2019)
Oceanografia (20/02/2019 - 20/02/2019)
Praia da Pedra do Sal (20/02/2019 - 20/02/2019)
Aula Extra.
Cadeia alimentar (20/02/2019 - 20/02/2019)
Conceitos e importancias (20/02/2019 - 20/02/2019)
Salinidade, O2 (20/02/2019 - 20/02/2019)
Marés (20/02/2019 - 20/02/2019)
Semana santa (20/02/2019 - 20/02/2019)
Correntes e Ondas (20/02/2019 - 20/02/2019)
Correntes no Brasil (20/02/2019 - 20/02/2019)
Material (27/02/2019 - 27/02/2019)
Noções Básicas (27/02/2019 - 27/02/2019)
Aula Extra.
Zona Costeira (06/03/2019 - 06/03/2019)
Tsunamis (13/03/2019 - 13/03/2019)
Benthon (20/03/2019 - 20/03/2019)
Correntes (27/03/2019 - 27/03/2019)
Necton (27/03/2019 - 27/03/2019)
Plancton (03/04/2019 - 03/04/2019)
Conceitos (10/04/2019 - 10/04/2019)
Correntes no Brasil (17/04/2019 - 17/04/2019)
Correntes e Ondas (24/04/2019 - 24/04/2019)
Marés (01/05/2019 - 01/05/2019)
Salinidade, O2 (08/05/2019 - 08/05/2019)
Conceitos e importancias (15/05/2019 - 15/05/2019)
Cadeia alimentar (22/05/2019 - 22/05/2019)
Oceanografia (29/05/2019 - 29/05/2019)
Inicio aulas e disciplina. Apresentação (14/10/2021 - 14/10/2021)
INtrodução ao Aconselhamento psicológico (14/10/2021 - 14/10/2021)
Essa disciplina iniciou no dia 13 de outubro, somente, no ato de retorno da sua licença maternidade. Sendo assim, as aulas extras são inseridas no sistema a fim de suprir as horas referentes à carga horária da disciplina e correspondem às atividades realizadas de modo assíncrono orientadas pela docente.
O lugar da Experiência vivida na formação do psicólogo na atualidade (19/10/2021 - 19/10/2021)
Aconselhamento psicológico: principais conceitos e definições (21/10/2021 - 21/10/2021)
Notas sobre a experiência e o saber da experiência (21/10/2021 - 21/10/2021)
Leitura do artigo de referência anexo ao Sigaa sobre o tema experiência e mundo do trabalho no âmbito da formação do profissional de humanas.
Evolução dos métodos de aconselhamento (26/10/2021 - 26/10/2021)
   Perguntas ao colaborador - Plantão psicológico e COVID-19
Período de Habilitação: 24/10/2021 às 23:15 a 25/10/2021 às 18:00
História do Aconselhamento psicológico no Brasil (28/10/2021 - 28/10/2021)
Texto de referência para estudos grupais anexos no Sigaa
Aconselhamento diretivo e não diretivo (28/10/2021 - 02/11/2021)
Evolução dos métodos de aconselhamento (04/11/2021 - 04/11/2021)
Métodos de Aconselhamento Psicológico (04/11/2021 - 04/11/2021)
Métodos e técnicas conforme a literatura de base brasileira
Aconselhamento psicológico na saúde (09/11/2021 - 11/11/2021)
  Plantão psicológico em hospital 
Referência para grupo 1 e 2 (notas)
  Plantão psicológico na Unidade Básica de Saúde 
Referência para grupos 3 e 4 (notas)
Aconselhamento psicológico e Contemporaneidade (11/11/2021 - 11/11/2021)
Leitura e estudo dos textos anexos no Sigaa
Aconselhamento psicológico na educação (16/11/2021 - 18/11/2021)
  Plantao psicológico em creche 
referencia para aula de grupo 5 e 6 (notas)
  Plantão psicológico na escola 
referência para grupos (notas)
Prática e formação do psicólogo no AP brasileiro (18/11/2021 - 18/11/2021)
referências no Sigaa
Aconselhamento psicológico e PLantão psicológico (23/11/2021 - 23/11/2021)
Compreendendo a prática do Plantão Psicológico em diversos contextos de atuação institucional no Brasil.
Atenção psicológica à crise (23/11/2021 - 25/11/2021)
  Intervenção na crise 
Referencia para grupos 9 e 10
Aconselhamento psicológico e intervenção em crise (25/11/2021 - 25/11/2021)
Textos sugeridos em aula
Aula de tópicos especiais (16/08/2018 - 13/12/2018)
  Artigo com a classificação de Koppen para o Brasil 
Artigo com a classificação de Koppen para o Brasil
Documentário o que é ser Professor, a Didática e sua importância na formação pedagógica, orientações das atividades a serem desenvolvidas e avaliações (28/08/2021 - 28/08/2021)
Conceito da didática, A didática e suas origens: concepções e pressupostos teóricos.
  DIDÁTICA E SUAS DEFINIÇÕES 
Texto para aula de amanhã
  Didática 
Este material será utilizado para o acompanhamento das aulas.
Fundamentos sócio-históricos e epistemológicos da didática (04/09/2021 - 04/09/2021)
    
Inicia em 04/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 11/09/2021 às 9h 59
Concepções de ensino e aprendizagem; As abordagens do processo ensino aprendizagem ato didático (tendências Liberal tradicional, Renovada progressista, Renovada Não Diretiva, Tecnicista (11/09/2021 - 11/09/2021)
    
Inicia em 07/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 10/09/2021 às 23h 59
Tendência Progressista Libertadora; A prática pedagógica: concentrações e tendências. Base Nacional Comum Curricular-BNCC (18/09/2021 - 18/09/2021)
    
Inicia em 15/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 17/09/2021 às 23h 59
    
Inicia em 18/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 28/09/2021 às 23h 59
A didática e a formação do professor de ciências (25/09/2021 - 09/10/2021)
Avaliação 03 (16/10/2021 - 16/10/2021)
Transposição didática dos conteúdos de ciências (23/10/2021 - 06/11/2021)
Aula Discussão Saber FAzer do Professor (05/11/2021 - 05/11/2021)
Aula Extra.
O planejamento e a organização do trabalho docente (13/11/2021 - 20/11/2021)
Aula apresentaçao e discussão plano de aula (19/11/2021 - 19/11/2021)
Aula Extra.
Avaliação 04 (20/11/2021 - 20/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 05 06 13 19 20
1 2019902**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
2 2019901**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2020902**** 0 0 1 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 7
4 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019904**** 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
6 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018904**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
9 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020905**** 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019904**** 0 0 2 0 4 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
14 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
15 2017914**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
16 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 9,2 8,0 8,5 8.6 0 AM
2 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2019904**** 10,0 9,5 8,0 9.2 2 AM
4 2019904**** 8,0 5,0 9,0 7.3 8 AM
5 2020902**** 9,2 8,0 9,0 8.7 0 AM
6 2020905**** 9,5 8,0 9,0 8.8 6 AM
7 2019903**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
8 2020901**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
9 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2019904**** 10,0 9,5 9,0 9.5 0 AM
11 2020902**** 9,2 8,0 9,0 8.7 0 AM
12 2019904**** 10,0 9,5 8,0 9.2 10 AM
13 2019905**** 9,5 8,0 8,5 8.7 0 AM
14 2020902**** 9,5 5,0 9,0 7.8 7 AM
15 2019901**** 9,2 8,0 8,0 8.4 8 AM
16 2019902**** 9,5 8,0 8,5 8.7 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos epistemológicos da Didática; a didática e a formação do professor; o planejamento didático e a organização do trabalho docente.
Objetivos: Geral: Desenvolver competencias e habilidades para produçao, mediaçao e facilitaçao do processo ensino-aprendizagem de forma dinâmica, lúdica e significativa. Específicos: Conhecer o processo de desenvolvimento da didática,m enquanto campo de conhecimento da educaçao; Identificar as principais correntes teóricos que contribuíram para o desenvolvimento da didática; Compreender o processo de transposiçao didática, aliando os conhecimentos construídos com a prática docente.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aula expositivo-dialogada em atividades síncronas e assíncronas com apoio da TICs.<br />• Atividades envolvendo seminários, dinâmicas e discussão em grupo;<br />• Desenvolvimento de atividades práticas;<br />• Orientação em grupo, direcionada à reflexão e discussão de atividades desenvolvidas para ações didáticas em no ambiente escolar formal ou não formal de ensino;<br />• Desenvolvimento de plano de aula pertinente ao conteúdo de ciências e de biologia.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita por meio de participação nas discussões e atividades no amabiente síncrono ou assíncrono; de atividades de avaliação da aprendizagem a partir do conteúdo abordado; da elaboração de relatórios e da elaboração de um plano de aula.
Horário de atendimento: Sexta 10-12
Bibliografia: CANDAU, Vera Maria. (org.) A didática em questão. Petrópolis: Editora Vozes. 35ª. Edição, 2013.<br />______. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 19ªEdição. <br />CORTELLA, Mario Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e<br />políticos. São Paulo: Cortez, 2006.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Docente.<br />São Paulo : Paz e Terra, 2003. 28a Ed. <br />GERALDO, Antonio C. H. Didática de Ciências Naturais: uma perspectiva histórico-critica.<br />Campinas: Autores Associados, 2009.<br />HAYDT, Regina C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Editora Ática, 2006.<br />MENEGOLLA, Maximiliano e SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 2010. 18ª. Ed. <br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2021
28/08/2021
Documentário o que é ser Professor, a Didática e sua importância na formação pedagógica, orientações das atividades a serem desenvolvidas e avaliações
04/09/2021
04/09/2021
Fundamentos sócio-históricos e epistemológicos da didática
11/09/2021
11/09/2021
Concepções de ensino e aprendizagem; As abordagens do processo ensino aprendizagem ato didático (tendências Liberal tradicional, Renovada progressista, Renovada Não Diretiva, Tecnicista
18/09/2021
18/09/2021
Tendência Progressista Libertadora; A prática pedagógica: concentrações e tendências. Base Nacional Comum Curricular-BNCC
25/09/2021
09/10/2021
A didática e a formação do professor de ciências
16/10/2021
16/10/2021
Avaliação 03
23/10/2021
06/11/2021
Transposição didática dos conteúdos de ciências
05/11/2021
05/11/2021
Aula Discussão Saber FAzer do Professor
13/11/2021
20/11/2021
O planejamento e a organização do trabalho docente
19/11/2021
19/11/2021
Aula apresentaçao e discussão plano de aula
20/11/2021
20/11/2021
Avaliação 04
Avaliações
Data Descrição
11/09/2021 1ª Avaliação
09/10/2021 2ª Avaliação
16/10/2021 3ª Avaliação
20/11/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula vídeo conferência 18/09/2021
Aula vídeo conferência 11/09/2021
Aula vídeo conferência 04/09/2021
Aula vídeo conferência 28/08/2021
1º aula 26/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1491 15/12/2025 14:28