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PPGEL064 - LITERATURA E CIÊNCIA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Aula-zero (26/08/2021 - 26/08/2021)

Apresentação do problema de pesquisa; estabelecimento dos procedimentos da disciplina.

 

Leitura obrigatória (um dos dois poemas abaixo):

BORGES, Jorge Luis. Laberinto. El otro, el mismo / Para las seis cuerdas / Elogio de la sombra. Buenos Aires: Debolsillo, 2012, p. 166 (Contemporánea)

BORGES, Jorge Luis. El laberinto. El otro, el mismo / Para las seis cuerdas / Elogio de la sombra. Buenos Aires: Debolsillo, 2012, p. 167 (Contemporánea)



Leitura complementar:

ECO, Umberto. Introdução. Os limites da interpretação. Tradução Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2015 (Coleção estudos ; 135 / dirigida por J. Guinsburg). Disponível para leitura em: <https://www.academia.edu/42320549/ECO_Umberto._Os_Limites_da_Interpreta%C3%A7%C3%A3o_Estudos_.pdf >.

   Fórum preparatório à Aula-zero
Período de Habilitação: 23/08/2021 às 08:00 a 25/08/2021 às 23:59
   Fórum complementar à Aula-zero
Período de Habilitação: 26/08/2021 às 18:00 a 28/08/2021 às 11:59
Textos às Aulas síncronas regulares (02/09/2021 - 07/10/2021)

Aula síncrona 2 (02.09)

Leituras básicas:
CORTÁZAR, Julio. Escena. Los reyes. Buenos Aires: Alfaguara, 1993, p. 59-74 (Alfaguara Literaturas)
GLISSANT, Édouard. 37. Acerca del método. El discurso antillano. Prólogo de J. Michael Dash. Traducción de Aura Marina Boadas, Amelia Hernández y Lourdes Arencibia Rodríguez. La Habana: Fondo Editorial Casa de las Américas, 2010, p. 196-198 (Colección Nuestros Países – Serie Estudios)

Leitura complementar:
CORTÁZAR, Julio. Cena. Os reis. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 59-73.


Aula 3 (09.09)
Leituras básicas:
CACHO CABALLERO, Xiomara Mercedes. Frente al espejo; Silueta; Ardientes. Disponível em: <https://gazeta.gt/poemas-de-xiomara-mercedes-cacho-caballero/>. Acesso em 28 de julho de 2021.
GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 321-334.

Leitura complementar:
SEGATO,  Rita L. Raza es signo. La Nación y sus Otros: raza, etnicidad y diversidad religiosa en tiempos de políticas de la identidad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007, p. 131-150.


Aula 4 (23.09)
Leitura básica:
LOZANO, Sabrina Paula Silva. Tinta. In: LEGUIZAMON, Graciela. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores; Ministerio de Desarrollo Social, 2016, p. 70.
HILL COLLINS, Patricia. Epistemologias negras feministas. Pensamento feminista negro. Tradução de Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019, p. 401-410.

Leitura complementar:
KUHN, T. S. A prioridade dos paradigmas. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1998, 5a. Edição, p. 67-76 (Debates)


Aula 5 (30.09)
Leituras básicas:
hooks, b. Comendo o outro: desejo e resistência. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019, p. 64-95.
GLISSANT, Édouard. 1. A partir de una situación "bloqueada". El discurso antillano. Prólogo de J. Michael Dash. Traducción de Aura Marina Boadas, Amelia Hernández y Lourdes Arencibia Rodríguez. La Habana: Fondo Editorial Casa de las Américas, 2010, p. 9-10 (Colección Nuestros Países – Serie Estudios)

Interlúdio (07.10)

   Fórum complementar à Aula 2
Período de Habilitação: 02/09/2021 às 18:00 a 06/09/2021 às 23:59
    
Inicia em 09/09/2021 às 18h 0 e finaliza em 16/09/2021 às 17h 59
Não Haverá Aula (16/09/2021)

Não haverá Aula sícnrona nesta data, haja vista minha participação no Congresso Internacional da ABRALIC.

 

A esta data, serão designadas atividades assíncronas regulares.

Entrega parcial de avaliação (14/10/2021 - 14/10/2021)
    
Inicia em 07/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 18/10/2021 às 23h 59
Textos às Aulas síncronas regulares (21/10/2021 - 02/12/2021)

Aula 6 (21.10)
Leitura básica:
GLISSANT, Édouard. Técnicas. Antologia de textos fundadores do comparatismo literário interamericano. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.

Leitura complementar:
VASILACHIS DE GIALDINO, Irene. Los fundamentos ontológicos y epistemológicos de la investigación cualitativa. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 10(2), Art. 30. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0902307>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.


Aula 7 (28.10)
Leitura básica:
hooks, b. Entre uma cultura e outra: etnografia e estudos culturais como intervenção crítica. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Tradução de Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019, p. 244-263. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZGH0DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=%22bell+hooks%22+%22comendo+o+outro%22&ots=d-Wx9gjIL0&sig=BR4SbZIk3le__9-LJchpVFaJvTw&redir_esc=y#v=onepage&q=%22bell%20hooks%22%20%22comendo%20o%20outro%22&f=false >.

Aula 8 (04.11)
Leitura básica:
KILOMBA. Grada. A Máscara. Coleção Pensamento Preto: epistemologias de renascimento africano [volume III]. União dos Coletivos Pan-africanistas. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2019, 1a. edição, p. 277-287.  
Referência alternativa disponível em: <https://docplayer.com.br/49233266-A-mascara-grada-kilomba-1.html>.

Leitura complementar:
hooks, b. Comendo o outro: desejo e resistência. Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019, p. 64-95.


Aula 9 (11.11)
Leituras básicas:
GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 321-334.
GONZÁLEZ, Lélia. Nanny. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 335-342.

Leitura complementar:
GOODISON, Lorna. Nanny. Disponível em: <https://lawandpoetryblog.wordpress.com/2018/04/19/lorna-goodison-nanny/ >.


Interlúdio - África Brasil (18.11.21)


Aula 10 (25.11)
Leituras básicas:
LOZANO, Sabrina Paula Silva. Tinta. In: LEGUIZAMON, Graciela. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores; Ministerio de Desarrollo Social, 2016, p. 70.
AUGUSTO, Ronald. Transnegressão. O leitor desobediente. Porto Alegre: Editora Figura de Linguagem, 2019, p. 101-123.


Aula final (02.12)
Leituras básicas:
LOZANO, Sabrina Paula Silva. Tinta. In: LEGUIZAMON, Graciela. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores; Ministerio de Desarrollo Social, 2016, p. 70.
WALKER. Alice. Em busca dos jardins de nossas mães. Coleção Pensamento Preto: epistemologias de renascimento africano [volume II]. União dos Coletivos Pan-africanistas. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, 1a. edição, p. 75-86.

   Fórum complementar à Aula 8
Período de Habilitação: 04/11/2021 às 18:00 a 08/11/2021 às 23:59
Entrega final de avaliação (09/12/2021 - 09/12/2021)
    
Inicia em 09/12/2021 às 8h 0 e finaliza em 09/12/2021 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 02 09 23 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 1 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 5
3 2021100**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
4 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021101**** 4 1 0 0 4 4 4 4 4 4 0 4 33
10 2021100**** 4 1 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 9
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021101**** 1 1 0 0 4 4 4 4 4 4 0 4 30
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021101**** 0,0 0.0 30 RF
2 2021101**** 8,5 8.5 0 AM
3 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2021100**** 8,5 8.5 9 AM
5 2021101**** 0,0 0.0 33 RF
6 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
7 2021100**** 9,5 9.5 1 AM
8 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2021100**** 9,0 9.0 1 AM
10 2021101**** 9,0 9.0 0 AM
11 2021100**** 8,0 8.0 1 AM
12 2021100**** 8,0 8.0 5 AM
13 2021100**** 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das relações possíveis entre ciência e a literatura. O desenvolvimento historiográfico de cada um dos saberes, apontando em que um influenciou ou foi influenciado pelo outro. Diretrizes para que as duas culturas, científica e literária, voltem a se visitar como acontecia até o advento da Modernidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Se a ementa original da disciplina ora iniciada preconiza, em seus fundamentos, um “estudo das relações possíveis entre ciência e a literatura. O desenvolvimento historiográfico de cada um dos saberes, apontando em que um influenciou ou foi influenciado pelo outro. Diretrizes para que as duas culturas, científica e literária, voltem a se visitar como acontecia até o advento da Modernidade”,

a presente proposta a esta edição de PPGEL064 – Literatura e ciência propõe, em conformidade às preocupações epistemológicas mais recentes do docente responsável (do que têm decorrido algumas hipóteses metodológicas), incidir, precisamente, em um acréscimo e atualização de referenciais teóricos à ementa vigente, assim como em um suplemento à premissa da disciplina, a saber, construir o problema de uma concepção de ciência [positivista] a embasar práticas de uma comunidade científica [interpretativista] de Estudos Literários, no Brasil - no que ela implicaria, ao fim e ao cabo, em uma espécie de "módulo complementar de Metodologia de pesquisa" a quem se matricular.

Esta disciplina apresenta, ao longo de suas quinze (15) sessões, um marco de pensamento amefricano em diálogo a problemas modelares circulantes em nossa comunidade científica, desenvolvidos nas teses e dissertações das(os) discentes participantes da disciplina.
No tocante à execução das Aulas, partindo das condições adversas impostas pela crise sanitária, o atendimento à carga horária, ao longo das semanas estipuladas pelo calendário acadêmico de pós-graduação da UFPI, será organizado, basicamente, em torno da realização de Aulas síncronas, por intermédio de plataformas virtuais de uso recorrente pelo corpo docente do PPGEL/UFPI; haja vista a diversidade de recursos pedagógicos, em ambientes virtuais de aprendizagem, as Aulas síncronas serão amparadas (para fins, simultaneamente, de cumprimento de carga horária e de construção de parâmetros de aprendizagem em um nível esperado ao ensino de pós-graduação), pelas seguintes atividades assíncronas:

- fóruns preparatórios, versando sobre uma compreensão prévia das referências básicas, visando a uma base mínima de entendimento coletivo prévia a cada Aula;
- fóruns complementares, versando sobre uma compreensão posterior dos conteúdos, a ser executado logo após a própria Aula, visando ao estabelecimento de um entendimento coletivo, de parte da turma.

Por fim, se planeja, próximo à metade do período letivo, uma Aula específica de discussão, coletiva, do andamento, parcial, das respectivas atividades de avaliação (denominadas “Interlúdio”), de modo a estabelecer dúvidas comuns e parâmetros de tratamento a estas, rumo à confecção de cada avaliação.

A disciplina estipula duas perguntas norteadoras, para mensuração de avanços dos pré- e anteprojetos de pesquisa, da parte de cada discente:
- como meu problema de pesquisa dialoga com o debate entre posturas positivista e interpretativista, na comunidade científica?
- como minha compreensão dos paradigmas vigentes, na comunidade científica, dialoga com minha fortuna crítica, até aqui? Na formulação de Lívia Natália, quem estamos escolhendo para dialogar e compartilhar conhecimento?
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para tanto, propomos um procedimento de avaliação no qual se solicita, a cada discente, aprimoramento de seus pré-projetos (ou anteprojetos) mediante o estabelecimento de um diálogo entre as referências da disciplina e as de sua própria tese ou dissertação em curso demandando, de cada discente, o recurso a referências amefricanas em sua condição de referências americanas válidas, habilitadas à formulação de problemas de pesquisa em diálogo aos problemas modelares circulantes na comunidade científica; ou, no limite, em sua condição de referências.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia suplementar (textos com os quais debatemos, mas sem designação direta a Aulas específicas):

VASILACHIS DE GIALDINO, Irene. Los fundamentos ontológicos y epistemológicos de la investigación cualitativa. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 10(2), Art. 30. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0902307>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.

LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Revista brasileira de linguistica aplicada, Belo Horizonte , v. 18, n. 4, p. 919-950, Dec. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000400919&lng=en&nrm=iso>. https://doi.org/10.1590/1984-6398201812963.

DURÃO, Fábio Akcelrud. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015, p. 377-390. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445014919759499939
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
26/08/2021
Aula-zero
02/09/2021
07/10/2021
Textos às Aulas síncronas regulares
16/09/2021
16/09/2021
Não Haverá Aula
14/10/2021
14/10/2021
Entrega parcial de avaliação
21/10/2021
02/12/2021
Textos às Aulas síncronas regulares
09/12/2021
09/12/2021
Entrega final de avaliação
Avaliações
Data Descrição
14/10/2021 Seminário parcial de avaliação
09/12/2021 Entrega de avaliação final
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula final (09.12): início às 14:30 horas 09/12/2021
Aula 10 (25.11): início às 14 horas 23/11/2021
Aula 8 (04.11): início às 15:30 horas 04/11/2021
Aula 8 (28.10.21): início às 16 horas 28/10/2021
Aula 5 (07.10.21): início às 15:15 horas 07/10/2021
Aula 4 (23.09): início às 15:30 horas 23/09/2021
Aula 3 (09.09): início às 15:15 horas 09/09/2021
Aula 3 (09.09): início às 15 horas 09/09/2021
Aula 2 (02.09): início às 15 horas 02/09/2021
Aula-zero (26.08): início às 15 horas 22/08/2021

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