Metodologia: |
Se a ementa original da disciplina ora iniciada preconiza, em seus fundamentos, um estudo das relações possíveis entre ciência e a literatura. O desenvolvimento historiográfico de cada um dos saberes, apontando em que um influenciou ou foi influenciado pelo outro. Diretrizes para que as duas culturas, científica e literária, voltem a se visitar como acontecia até o advento da Modernidade,
a presente proposta a esta edição de PPGEL064 Literatura e ciência propõe, em conformidade às preocupações epistemológicas mais recentes do docente responsável (do que têm decorrido algumas hipóteses metodológicas), incidir, precisamente, em um acréscimo e atualização de referenciais teóricos à ementa vigente, assim como em um suplemento à premissa da disciplina, a saber, construir o problema de uma concepção de ciência [positivista] a embasar práticas de uma comunidade científica [interpretativista] de Estudos Literários, no Brasil - no que ela implicaria, ao fim e ao cabo, em uma espécie de "módulo complementar de Metodologia de pesquisa" a quem se matricular.
Esta disciplina apresenta, ao longo de suas quinze (15) sessões, um marco de pensamento amefricano em diálogo a problemas modelares circulantes em nossa comunidade científica, desenvolvidos nas teses e dissertações das(os) discentes participantes da disciplina. No tocante à execução das Aulas, partindo das condições adversas impostas pela crise sanitária, o atendimento à carga horária, ao longo das semanas estipuladas pelo calendário acadêmico de pós-graduação da UFPI, será organizado, basicamente, em torno da realização de Aulas síncronas, por intermédio de plataformas virtuais de uso recorrente pelo corpo docente do PPGEL/UFPI; haja vista a diversidade de recursos pedagógicos, em ambientes virtuais de aprendizagem, as Aulas síncronas serão amparadas (para fins, simultaneamente, de cumprimento de carga horária e de construção de parâmetros de aprendizagem em um nível esperado ao ensino de pós-graduação), pelas seguintes atividades assíncronas:
- fóruns preparatórios, versando sobre uma compreensão prévia das referências básicas, visando a uma base mínima de entendimento coletivo prévia a cada Aula; - fóruns complementares, versando sobre uma compreensão posterior dos conteúdos, a ser executado logo após a própria Aula, visando ao estabelecimento de um entendimento coletivo, de parte da turma.
Por fim, se planeja, próximo à metade do período letivo, uma Aula específica de discussão, coletiva, do andamento, parcial, das respectivas atividades de avaliação (denominadas Interlúdio), de modo a estabelecer dúvidas comuns e parâmetros de tratamento a estas, rumo à confecção de cada avaliação.
A disciplina estipula duas perguntas norteadoras, para mensuração de avanços dos pré- e anteprojetos de pesquisa, da parte de cada discente: - como meu problema de pesquisa dialoga com o debate entre posturas positivista e interpretativista, na comunidade científica? - como minha compreensão dos paradigmas vigentes, na comunidade científica, dialoga com minha fortuna crítica, até aqui? Na formulação de Lívia Natália, quem estamos escolhendo para dialogar e compartilhar conhecimento? |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Para tanto, propomos um procedimento de avaliação no qual se solicita, a cada discente, aprimoramento de seus pré-projetos (ou anteprojetos) mediante o estabelecimento de um diálogo entre as referências da disciplina e as de sua própria tese ou dissertação em curso demandando, de cada discente, o recurso a referências amefricanas em sua condição de referências americanas válidas, habilitadas à formulação de problemas de pesquisa em diálogo aos problemas modelares circulantes na comunidade científica; ou, no limite, em sua condição de referências. |
Bibliografia:
| Bibliografia suplementar (textos com os quais debatemos, mas sem designação direta a Aulas específicas):
VASILACHIS DE GIALDINO, Irene. Los fundamentos ontológicos y epistemológicos de la investigación cualitativa. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, 10(2), Art. 30. Disponível em: <http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0902307>. Acesso em 25 de janeiro de 2021.
LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes; BARBOSA, Maria do Socorro Maia Fernandes. O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Revista brasileira de linguistica aplicada, Belo Horizonte , v. 18, n. 4, p. 919-950, Dec. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982018000400919&lng=en&nrm=iso>. https://doi.org/10.1590/1984-6398201812963.
DURÃO, Fábio Akcelrud. Reflexões sobre a metodologia de pesquisa nos estudos literários. D.E.L.T.A., 31-especial, 2015, p. 377-390. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-445014919759499939 |