EVANDRO TAJRA HIDD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CCHL

Ir ao Menu Principal

evandro tajra hidd

CCAT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CCHL

CMR0050 - TOPICOS ESPECIAIS DE EDUCAÇAO AMBIENTAL - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (20/10/2025 - 03/11/2025)

Disponível em:  https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-conceito-de-educacao-on-line-plana_4360068.htm#fromView=search&page=3&position=8&uuid=ec9b0e12-d65a-43f0-bb9a-5b5fe8ebcc7f&query=Pesquisa+academica /

 

Caros estudantes,

Caros estudantes,

Seja muito bem-vindo(a) à disciplina Metodologia da Pesquisa, um espaço de estudo e reflexão voltado à construção da sua autonomia investigativa e ao fortalecimento da produção científica na área da Libras e da Educação de Surdos.

Ao longo do nosso caminho, vocês serão convidados a compreender as bases da metodologia científica, reconhecendo os tipos e abordagens de pesquisa nas ciências humanas; refletir sobre a ética da pesquisa em contextos bilíngues, incluindo consentimento em Libras e acessibilidade; aprender a estruturar seu próprio projeto de pesquisa, conectando suas experiências com os princípios da investigação acadêmica; e discutir a relação entre orientando e orientador, reconhecendo o papel da comunicação bilíngue e da autonomia na EaD.

Mais do que seguir etapas, vocês serão estimulados a pensar a pesquisa como uma forma de leitura e de autoria do mundo, capaz de contribuir para transformações sociais, linguísticas e culturais.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Leila Rachel Barbosa Alexandre

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

É Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Mestre em Letras pela UFPI, na área de concentração Estudos de Linguagem. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Português (UFPI). É professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), com lotação no curso de Licenciatura em Letras - Libras. É docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL/UFPI). É coordenadora do Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos. Atualmente desenvolve pesquisas sobre práticas de letramento acadêmico a partir das lentes da Teoria do Caos e da Complexidade.

   01_Plano_de_Ensino-_Metodologia_da_Pesquisa_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/10/2025 - 03/11/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    LIVE I (Site) 
UNIDADE I (20/10/2025 - 03/11/2025)

 

1 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA E ABORDAGENS EM ESTUDOS SOBRE LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS

 

1.1 Os critérios do conhecimento científico;

1.2 A estrutura básica do trabalho científico;

1.3 Especificidades da pesquisa na área de ciências humanas;

1.4 A pesquisa científica no campo da Libras e da Educação de Surdos: classificações e práticas;

1.5 O papel do pesquisador e a escrita científica no campo da Libras e da Educação de Surdos

 

2 ÉTICA, PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO NA PESQUISA EM LIBRAS

 

2.1 Ética na pesquisa: princípios e desafios em estudos com surdos;

2.2 Consentimento informado em Libras, acessibilidade e confidencialidade;

2.3 Estrutura do projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e cronograma;

2.4 Relação orientando/orientador em contextos bilíngues e EaD.

  • Diferenciar os tipos de pesquisa com base em sua natureza, abordagem, fontes de informação, objetivos e procedimentos metodológicos.
  • Examinar métodos e técnicas de pesquisa desenvolvidos em estudos sobre Libras e Educação de Surdos, compreendendo sua aplicação e limitações nos diferentes contextos de investigação.
  • Discutir questões éticas na pesquisa com participantes surdos, abordando normas, diretrizes e desafios éticos na produção do conhecimento.
  • Entender a estruturação de um projeto de pesquisa de acordo com normas acadêmicas e demandas comunicativas específicas.

 

 

O pesquisador também é parte da pesquisa!

Quando pensamos em “pesquisa científica”, muitas vezes, imaginamos alguém distante, observando fatos de fora, com total neutralidade. Mas, nas Ciências Humanas, incluindo as pesquisas que envolvem Libras e Educação de Surdos, essa ideia muda completamente.

Aqui, o pesquisador é parte do processo de construção do conhecimento. Sua língua, suas experiências, sua história e suas crenças influenciam as perguntas que faz, as escolhas que toma e até as interpretações que elabora.

Isso quer dizer que, ao pesquisar, você também se pesquisa. Sua identidade (seja como surdo, ouvinte, intérprete ou professor) faz parte do percurso investigativo e dá à pesquisa singularidade e autenticidade.

Por isso, lembre-se que pesquisar é olhar para o mundo com perguntas que só você pode fazer.

 

Saiba mais em:

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A pesquisa científica hoje. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul: Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 31-35.

Ao longo desta disciplina, você está sendo convidado(a) a pensar, planejar e vivenciar a pesquisa científica como uma prática ética, bilíngue e socialmente comprometida.
Mais do que aprender etapas técnicas, o objetivo é que você compreenda o sentido de pesquisar e se reconheça como parte ativa da produção de conhecimento na área da Libras e da Educação de Surdos.

Nos encaminhando para o final da disciplina, esperamos que as seguintes metas estejam sendo alcançadas:

  1. Compreender os fundamentos da metodologia científica e as diferenças entre os tipos e abordagens de pesquisa nas Ciências Humanas.
  2. Analisar pesquisas já realizadas na área da Libras, identificando como foram estruturadas metodologicamente e quais princípios teóricos as sustentam.
  3. Planejar seu próprio projeto de pesquisa, articulando tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma.
  4. Aplicar princípios éticos em todas as etapas do processo investigativo, incluindo o uso do consentimento informado em Libras e o respeito à confidencialidade.
  5. Compreender a importância da relação entre orientando e orientador, especialmente em contextos EaD e bilíngues, valorizando a comunicação clara e a corresponsabilidade.
  6. Refletir sobre o papel do pesquisador(a) como sujeito de linguagem e de cultura, reconhecendo a Libras como meio legítimo de produção e comunicação científica.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/10/2025 às 00:00 a 03/11/2025 às 23:59
    
Inicia em 20/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2025 às 23h 59
UNIDADE II (20/10/2025 - 03/11/2025)

ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO: AULA SÍNCRONA 2

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/10/2025 - 03/11/2025)

A avaliação será realizada de forma cumulativa, considerando todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Cada atividade terá pontuação de até 10 pontos, com os seguintes pesos:

a) Fórum – Peso 2

b) Tarefa – Peso 2

c) Atividade avaliativa (prova) – Peso 6

A nota final será calculada levando em conta os pesos de cada atividade, de modo a refletir a contribuição proporcional de cada componente para o resultado total.

Cálculo da Nota Final:

 

Conforme a Resolução 177/2012. Art. 110 Será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do Artigo 117 sejam satisfeitos.

Art. 111 Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que:

I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente

Curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais;

II - Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média Aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.

    
Inicia em 22/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/11/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (20/10/2025 - 03/11/2025)
    
Inicia em 26/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/11/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (20/10/2025 - 03/11/2025)
    
Inicia em 28/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 29/11/2025 às 23h 59
Organização da disciplpina (08/02/2022 - 08/02/2022)
Organização da disciplpina (09/02/2022 - 09/02/2022)
Introdução à disciplina. (15/02/2022 - 15/02/2022)

Link para aulas no Google Meet: 

http://meet.google.com/ooq-fmbd-zpy

Ciência Ambiental: Tyler Miller 

https://drive.google.com/file/d/1FRMMiy0hSYUzKcjf42YgAyGelIOEhZnG/view?usp=sharing

Pasta Educação Ambiental:

https://drive.google.com/drive/folders/1ueQP9ZXeLjpPvUgY-rPo1RTG-hY59qew?usp=sharing

Organização dos seminários (16/02/2022 - 16/02/2022)
Organização dos seminários (22/02/2022 - 22/02/2022)
Slides e resumos dos seminários (23/02/2022 - 23/02/2022)
    
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/02/2022 às 23h 59
    
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/02/2022 às 15h 0
Orientação dos seminários (24/02/2022 - 24/02/2022)
Aula das 10-12 horas.
Vídeos dos seminários (01/03/2022 - 01/03/2022)
Seminário. Tratamento de esgoto. MARIA MYKAELLY E INES RODRIGUES (02/03/2022 - 02/03/2022)

Link para responder questionário: https://drive.google.com/file/d/1IsCvCSbYhBZeepocLaT2BLC51UCfuKkR/view?usp=sharing

    
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 02/03/2022 às 18h 0
    
Inicia em 09/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 58
Seminário. Piscinas biológicas. CARLIANE E LEANDRA (08/03/2022 - 08/03/2022)

Material para responder questionário:

https://docs.google.com/document/d/1h5oifh4S14q-rUvlbdAZuNU2vq4bibXmm9UBRijpl4A/edit?usp=sharing

    
Inicia em 09/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 58
Seminário. Ecossistemas. O que são e como funcionam. BIANCA E MARIA FABIANA (09/03/2022 - 09/03/2022)

Cap. 3 do Ciência Ambiental, Tyles Miller responder o questionário.

    
Inicia em 09/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 58
Seminário. Poluição luminosa. ISAC E AIRTON CARVALHO (15/03/2022 - 15/03/2022)

Impacto ambiental da Poluição Luminosa: https://drive.google.com/file/d/1ayhsW-rrZbBestz08iPZimWbA75WQckf/view?usp=sharing

    
Inicia em 15/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2022 às 23h 58
Seminário. Jardins de chuva. ERICK (16/03/2022 - 16/03/2022)

Para responder questionário:

 https://drive.google.com/file/d/1crmdQIvSnwmreImXfYpR_6t20GIZYKDL/view?usp=sharing

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2022 às 23h 58
Seminário. Calçadas urbanas. BRUNIELE E DANIELA DIAS (22/03/2022 - 22/03/2022)

 Material espaço-árvore: https://drive.google.com/file/d/1SyuRRDFVViGj5TEybz-AeMO_uMiA6xE0/view?usp=sharing

    
Inicia em 22/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 29/03/2022 às 23h 58
Seminário. Água e poluição. LAÍS E IONE. (23/03/2022 - 23/03/2022)
    
Inicia em 23/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2022 às 23h 58
Seminário. Caça predatória. MARIANA REIS E GRAZIELE ARAUJO (29/03/2022 - 29/03/2022)
Seminário. Caça e conservação. LUANA LIMA E MARIA EDUARDA (30/03/2022 - 30/03/2022)

https://drive.google.com/file/d/1ybdEsi2UxAoekSr03ewAiu7hgtwpsJ2y/view?usp=sharing

    
Inicia em 30/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2022 às 23h 58
Seminário. Arborização urbana I JORDANIA E MARIANA SEIXAS (05/04/2022 - 05/04/2022)

Manual de Arborização da CEMIG:

https://drive.google.com/file/d/1B4nZmxR8eYZuNTdL5CqOJpEXwVzxwODc/view?usp=sharing

    
Inicia em 12/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2022 às 23h 58
Seminário. Arborização urbana II. GABRIELLA ALENCAR E NATHALIA LOUISE (06/04/2022 - 06/04/2022)

Manual Arborização de João Pessoa:

 https://drive.google.com/file/d/1v7hpVygTSYWiuSGMUJBnTz297eneLuOi/view?usp=sharing

    
Inicia em 12/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2022 às 23h 58
Seminário. Podas de árvores. LUANA GUIMARÃES E IARA ARAÚJO (12/04/2022 - 12/04/2022)

Material para responder questionário: 

 https://drive.google.com/file/d/1fwRQuewP_mMv7V8SRhwWeaFI0xPtBOBV/view?usp=sharing

    
Inicia em 13/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 22/04/2022 às 23h 58
Seminário. Arte rupestre. ALINE (13/04/2022 - 13/04/2022)
Seminário. Poluição do ar. MADALENA SANTOS E FABIANA ARAUJO (19/04/2022 - 19/04/2022)
    
Inicia em 19/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/04/2022 às 23h 58
Seminário. Resíduos sólidos. GABRIELA ROCHA E RENATA ROCHA (20/04/2022 - 20/04/2022)

Material para responder o questionário:

https://drive.google.com/file/d/14Z8lDK-tSzX8xrJG0HqaZbxay6OFitUx/view?usp=sharing

    
Inicia em 20/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 27/04/2022 às 23h 58
Seminário. Biodiversidade: abordagem das espécies. JOÃO VITOR E LUIS (26/04/2022 - 26/04/2022)
    
Inicia em 26/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 06/05/2022 às 23h 58
Seminário. Biodiversidade: abordagem dos ecossistemas. MATEUS E GABRIELLE ARAÚJO (27/04/2022 - 27/04/2022)
Seminário. Energia. ÍTALO E RODRIGO MARQUES (03/05/2022 - 03/05/2022)
Harri Lorenzi (04/05/2022 - 04/05/2022)

https://www.youtube.com/watch?v=MQflkd43vrI

    
Inicia em 04/05/2022 às 0h 0 e finaliza em 11/05/2022 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
08 09 15 16 22 23 24 01 02 08 09 15 16 22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 04
1 201496**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 4
3 2019903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 26
4 2016902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
6 2017908**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
8 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 10
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
11 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
12 2017908**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 8
13 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 4
14 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 8
15 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 6
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 8
17 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 10
18 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
20 2018903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
21 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 2 2 12
22 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 6
24 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 2 0 12
28 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 0 10
29 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
30 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 10
31 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 14
32 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 2 2 0 2 0 0 14
34 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
35 201492**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
36 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 6
37 2017912**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017912**** 8,0 7,5 5,7 7.1 14 AM
2 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
4 2018900**** 8,0 10,0 8,6 8.9 6 AM
5 2018900**** 8,0 10,0 7,1 8.4 14 AM
6 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017914**** 9,0 5,0 8,6 7.5 14 AM
8 2017913**** 10,0 7,5 10,0 9.2 10 AM
9 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
10 2019903**** 10,0 6,3 5,7 7.3 10 AM
11 2019904**** 8,0 10,0 9,3 9.1 12 AM
12 2017913**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
13 2018901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
14 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2017913**** 10,0 10,0 7,1 9.0 6 AM
16 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2017913**** 8,0 10,0 8,2 8.7 12 AM
18 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
19 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2018901**** 8,8 5,0 7,1 7.0 10 AM
22 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
23 2017913**** 8,0 10,0 10,0 9.3 6 AM
24 2017913**** 10,0 8,8 7,1 8.6 8 AM
25 2017913**** 10,0 10,0 8,6 9.5 4 AM
26 2017908**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
27 2018903**** 10,0 7,5 5,7 7.7 8 AM
28 2018903**** 10,0 8,8 8,6 9.1 2 AM
29 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
30 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2018901**** 10,0 10,0 8,6 9.5 2 AM
32 2017908**** 10,0 10,0 7,1 9.0 4 AM
33 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2016902**** 10,0 10,0 9,8 9.9 8 AM
35 2019903**** 8,0 2,5 2,9 0.0 2.3 26 RF
36 2018901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
37 201496**** 2,0 0,0 0,0 0.7 40 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Grupo do Whatsapp 15/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1490 13/12/2025 03:56