APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (09/06/2022 - 09/06/2022)

Caro(a) aluno(a),
Aluno(a), seja bem-vindo(a) a disciplina Planejamento de Aulas de Ciências da Natureza no Ensino da Médio!
É com muito prazer que damos início! Desde já gostaria de salientar que estamos nos organizando da melhor maneira possível para contribuir positivamente no seu processo de formação. Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados em 3 unidades e nas respectivas semanas.Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.
Saudações, com vocês a Prof.ª Dr.ª Patricia Sara Lopes Melo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018), na linha de pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2012), na linha de pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2009)Membro Fundador do Fórum Permanente Interinstitucional de Pedagogia da UFPI. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre a Formação e Profissionalização em Pedagogia. Membro fundadora e Subcoordenadora no Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo no Semiárido (NUPECS). Coordenadora de disciplina, no Curso de Licenciatura em Física, da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPI. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores.
Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5872297918923550
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO
PARA INICIO DE CONVERSA
Disponível em: http://gestao3pontozero.com.br/a-conversa/
NETIQUETA
Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.
Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.
Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.
Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:
- Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
- Fique atento à formatação das mensagens;
- Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
- Respeite o nível de conhecimento de cada um;
- Seja cortês na comunicação.

Disponível em: https://comunidade.nubank.com.br/t/netiqueta/47441/2
Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!
Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;
Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;
Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:
- Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
- Autonomia;
- Reflexão;
- Problematização da realidade;
- Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
- Professor como mediador, facilitador.
MIDIATECA
Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados de acordo com a unidade temática.

O PROFESSOR COM A PALAVRA
Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.
UNIDADE I - PRÁTICA DOCENTE E BNCC
Texto Base: “Práticas Docentes no Ensino de Ciências Naturais”, de Cristina Cardoso de Araújo. Disponível em: https://sgmd.nute.ufsc.br/content/pnaic-sgmd/caderno-8/aprofundando-o-tema-2.html
Conteúdo Unidade I: Prática Docente: fundamentos pedagógicos e prática de ensino
Objetivo: Discutir sobre a prática docente alinhada a BNCC
MIDIATECA
VIDEO: Fundamentos e Práticas no Ensino de Ciências da Natureza - O papel do professor nas aulas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=lHzgYdnZL6I
O que a BNCC orienta para o trabalho docente na área de Ciências da Natureza?
LETRAMENTO CIENTÍFICO
UNIDADE II: PREPARAÇÃO DE PLANO DE AULAS
Texto base: CARVALHO, Anna M. P. de. Critérios Estruturantes para o Ensino das Ciências. In: CARVALHO, Anna M. P. de (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. Disponível em: https://cenfopciencias.files.wordpress.com/2011/07/criterios-estruturantes-para-o-ensino-de-ciencias.pdf
Conteúdo da Unidade II:Planejamento de aula e Competências Específicas
Objetivo: Explorar as competências de Ciências da Natureza na preparação de planos de aula.
MIDIATECA
- ARTIGO: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage
Learning, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2670273/mod_resource/content/1/Texto%206_Carvalho_2012_O%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias%20e%20a%20proposi%C3%A7%C3%A3o%20de%20sequ%C3%AAncias%20de%20ensino%20investigativas.pdf
Unidade III: PREPARAÇÃO DE PLANOS DE AULA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Texto base: BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF: Ministério da Educação, (2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Conteúdo: Plano de aula e Interdisciplinaridade
Objetivo: Elaborar planos de aula de Ciências da natureza para o ensino médio
MIDIATECA
Texto complementar:
Processos e metodologias no ensino de ciências [recurso eletrônico] /Organizadora Karine Dalazoana. Ponta Grossa, PR: AtenaEditora, 2019. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/05/E-book-Processos-e-Metodologias-no-Ensino-de-Ciencias.pdf