Aula 7
Leituras básicas:
GUILLÉN, Nicolas. El apellido. Obra poética. Tomo I: 1922-1958. Ángel Augier (organizador). Ilustraciones del autor. La Habana: Instituto Cubano del Libro. Editorial Letras Cubanas, 2011, p. 249-253.
LEGUIZAMÓN RODRÍGUEZ, Graciela. Sin espejos. URUGUAY. Ministerio del Desarollo Social. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores, 2016, p. 48.
GLISSANT, Édouard. Cultura e identidade. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005 (Coleção Cultura, v. 1)
Leitura complementar:
GLISSANT, Édouard. O Mesmo e o Diverso. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.
Aula 8
Leituras básicas:
nascimento, tatiana. lodo + Now Frágil. LUNA, Luedji. Um corpo no mundo. São Paulo: YB Music, 2017. 1 disco. Faixa 11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6bRq0tNrOro >. Acesso em 6 de julho de 2022.
GLISSANT, Édouard. O escritor e o sopro do lugar. Introdução a uma poética da Diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005 (Coleção Cultura, v. 1)
Leituras complementares:
MARTIN ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima revolução. Tradução: Cristina Patriota de Moura. Revista Sociedade e Estado, volume 31, número 1, Janeiro/Abril 2016.
Aula 9
Leituras básicas:
hooks, bell. Negritude pós-moderna. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Tradução de Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019, p. 70-85.
NASCIMENTO, Gabriel. O decolonial (preto) fala ao pós-moderno. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
Leitura complementar:
SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Quem precisa de identidade? Eu preciso: as identidades da memória coletiva colonizada reproduzem as subalternidades. Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados. Teresina: Avant Garde, 2021, p. 186-204.
Aula 10
Leituras básicas:
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. 6 – Interseccionalidade e identidade. Interseccionalidade. Tradução de Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020, 1a. edição.
ARROYO PIZARRO, Yolanda. Hablar de las Ancestras: hacia una nueva literatura insurgente de la afrodescendencia. Cruce: crítica sociocultural contemporánea. Disponible en: <http://revistacruce.com/letras/item/1559-hablar-de-las-ancestras-hacia-una-nueva-literatura-insurgente-de-la-afrodescendencia >.
Leitura complementar:
MARTIATU TERRY, Inés María. Algunas notas sobre raza y narrativas femeninas. El que más mira menos ve. Disponible en: <https://afrocubanas.files.wordpress.com/2012/06/el-que-macc80s-mira-menos-ve-pdf.pdf >.
Aula 11
Leitura básica:
GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 321-334.
DOS SANTOS, Mónica. El espíritu africano en Parque Capurro. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 14-16.
Aula 12
Leituras básicas:
GONZÁLEZ, Lélia. Nanny. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 335-342.
GOODISON, Lorna. Nanny. Disponible en: <https://lawandpoetryblog.wordpress.com/2018/04/19/lorna-goodison-nanny/ >.
Leitura complementar:
PIZARRO, Ana. 11. Áreas culturales en la modernidad tardía. El Sur y los trópicos: ensayos de cultura latinoamericana. Prólogo de José Carlos Rovira. Cuadernos de América sin nombre, número 10 - Centro de Estudios Iberoamericanos Mario Benedetti, p. 177-192. Con el apoyo de DICYT-USACH y FONDECYT, Chile.
Aula 13
Leituras básicas:
GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 321-334.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento? LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 133-168. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html >.
LUCINDA, Elisa. Constatação. RATTS, Alex (Org.). Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza/ Imprensa Oficial, 2006, p. 71.
Interlúdio: e vossos respectivos pré-projetos de pesquisa, nisso tudo?