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PPGL012 - SEMINÁRIOS EM ESTUDOS LITERÁRIOS II - Turma: 01 (2022.2)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (11/08/2022)

Estimadas(os), boa noite, tudo bem convosco?

 

Pois, por conta de compromissos acadêmicos, impossibilitando uma Aula presencial no dia 11 de agosto,

 

nossa Aula-zero, iniciando as disciplinas PPGEL065 - Literatura e identidade e PPGL012 - Seminários em Estudos Literários II, será realizada na tarde de quinta-feira, 18 de agosto, na sala de Aula de Estudos Literários, em nosso prédio de pós-graduação.

 

Desde já, vos agradeço por difundir tal informação entre a turma;

ótimo reinício de atividades a nós;

e até nossa Aula-zero, dia 18 de agosto.

Aula-zero (18/08/2022 - 18/08/2022)

Aula-zero: exposição e análise do plano geral da disciplina; apresentação e discussão de suas noções básicas

Leituras básicas:
BAQUERO, Chuz. Hablando con mi hijo de ‘la callecita amada’. Barrio Ansina. URUGUAY. Ministerio del Desarollo Social. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores, 2016, p. 18-19.

DOS SANTOS, Mónica. El espíritu africano en Parque Capurro. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 14-16.

IBÁÑEZ, Patricia Silva. Punto cardinal sur. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 31-32.

LUCINDA, Elisa. Constatação. RATTS, Alex (Org.). Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza/ Imprensa Oficial, 2006, p. 71.

Módulo 1 (25/08/2022 - 29/09/2022)

Aula 2
Leituras básicas (escolher uma delas):
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
__________. Nascimento e morte do sujeito moderno. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.  23-46.

Leitura complementar:
RESTREPO, Eduardo. Sujeto e identidad. Stuart Hall desde el sur: legados y apropiaciones. Buenos Aires: CLACSO, agosto de 2014, p. 97-118.


Aula 3
Leituras básicas (escolher uma delas):
BHABHA, Homi K. Interrogando a identidade: Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 70-104 (Humanitas)
______________. A outra questão: o estereótipo, a discriminação e o discurso do colonialismo. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005, 3a. reimpressão, p. 105-128 (Humanitas)

Leitura complementar:
NASCIMENTO, Gabriel. Nem tudo é discurso; Identidade, raça e linguagem. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.


Aula 4
Leituras básicas:
BERND, Zilá. Afrontando fronteiras da literatura comparada: da transnacionalidade à transculturalidade. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 23, 2013, p. 211-222. Disponível em: <http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/318/322 >.
FIGUEIREDO, Eurídice. Literatura comparada: o regional, o nacional e o transnacional. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 23, 2013, p. 31-48. Disponível em: <http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/311/315 >.

Leitura complementar:
BERND, Zilá. Vestígios memoriais: fecundando as literaturas das Américas. Por uma estética dos vestígios memoriais: releitura da literatura contemporânea das Américas a partir dos rastros. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013, p. 47-55.


Aula 5
Leituras básicas:
SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 19-47.

Leituras complementares (escolher uma delas):
SOUZA, Lívia Maria Natália de. Uma reflexão sobre os discursos menores ou a escrevivência como narrativa subalterna. Revista Crioula, 21, p. 25-43. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/146551>. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.146551>.
RIBEIRO, Natália Lima; PRESSLER, Gunther Karl. “O que está em jogo quando insistimos tanto que a subalterna fala?” Problemas tradutórios e epistemológicos do ensaio de Gayatri Spivak no Brasil. Via Atlântica, [S. l.], v. 1, n. 41, p. 337-401, 2022. DOI: < 10.11606/va.i41.189897 >. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/189897 >. Acesso em: 6 jul. 2022.


Aula 6
Leitura básica:
AUGUSTO, Ronald. Transnegressão. O leitor desobediente. Porto Alegre: Editora Figura de Linguagem, 2019, p. 101-123.

Leituras complementares (escolher uma delas):
BAQUERO, Chuz. Hablando con mi hijo de ‘la callecita amada’. Barrio Ansina. URUGUAY. Ministerio del Desarollo Social. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores, 2016, p. 18-19.
IBÁÑEZ, Patricia Silva. Punto cardinal sur. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 31-32.



Interlúdio: e vossos respectivos pré-projetos de pesquisa, nisso tudo?

Módulo 2 (06/10/2022 - 15/12/2022)

Aula 7
Leituras básicas:
GUILLÉN, Nicolas. El apellido. Obra poética. Tomo I: 1922-1958. Ángel Augier (organizador). Ilustraciones del autor. La Habana: Instituto Cubano del Libro. Editorial Letras Cubanas, 2011, p. 249-253.
LEGUIZAMÓN RODRÍGUEZ, Graciela. Sin espejos. URUGUAY. Ministerio del Desarollo Social. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores, 2016, p. 48.
GLISSANT, Édouard. Cultura e identidade. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005 (Coleção Cultura, v. 1)

Leitura complementar:
GLISSANT, Édouard. O Mesmo e o Diverso. Tradução de Normelia Parise. Comentário de Graciela Ortiz. Disponível no sítio: <http://www.ufrgs.br/cdrom/glissant/index.htm>. Último acesso em 11 de setembro de 2013.


Aula 8
Leituras básicas:
nascimento, tatiana. lodo + Now Frágil. LUNA, Luedji. Um corpo no mundo. São Paulo: YB Music, 2017. 1 disco. Faixa 11. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6bRq0tNrOro >. Acesso em 6 de julho de 2022.
GLISSANT, Édouard. O escritor e o sopro do lugar. Introdução a uma poética da Diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005 (Coleção Cultura, v. 1)

Leituras complementares:
MARTIN ALCOFF, Linda. Uma epistemologia para a próxima revolução. Tradução: Cristina Patriota de Moura. Revista Sociedade e Estado, volume 31, número 1, Janeiro/Abril 2016.



Aula 9
Leituras básicas:
hooks, bell. Negritude pós-moderna. Anseios: raça, gênero e políticas culturais. Tradução de Jamille Pinheiro. São Paulo: Elefante, 2019, p. 70-85.
NASCIMENTO, Gabriel. O decolonial (preto) fala ao pós-moderno. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

Leitura complementar:
SOUSA, Maria Sueli Rodrigues de. Quem precisa de identidade? Eu preciso: as identidades da memória coletiva colonizada reproduzem as subalternidades. Vivências constituintes: sujeitos desconstitucionalizados. Teresina: Avant Garde, 2021, p. 186-204.


Aula 10
Leituras básicas:
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. 6 – Interseccionalidade e identidade. Interseccionalidade. Tradução de Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020, 1a. edição.
ARROYO PIZARRO, Yolanda. Hablar de las Ancestras: hacia una nueva literatura insurgente de la afrodescendencia. Cruce: crítica sociocultural contemporánea. Disponible en: <http://revistacruce.com/letras/item/1559-hablar-de-las-ancestras-hacia-una-nueva-literatura-insurgente-de-la-afrodescendencia >.

Leitura complementar:
MARTIATU TERRY, Inés María. Algunas notas sobre raza y narrativas femeninas. El que más mira menos ve. Disponible en: <https://afrocubanas.files.wordpress.com/2012/06/el-que-macc80s-mira-menos-ve-pdf.pdf >.


Aula 11
Leitura básica:
GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 321-334.
DOS SANTOS, Mónica. El espíritu africano en Parque Capurro. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 14-16.


Aula 12
Leituras básicas:
GONZÁLEZ, Lélia. Nanny. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 335-342.
GOODISON, Lorna. Nanny. Disponible en: <https://lawandpoetryblog.wordpress.com/2018/04/19/lorna-goodison-nanny/ >.

Leitura complementar:
PIZARRO, Ana. 11. Áreas culturales en la modernidad tardía. El Sur y los trópicos: ensayos de cultura latinoamericana. Prólogo de José Carlos Rovira. Cuadernos de América sin nombre, número 10 - Centro de Estudios Iberoamericanos Mario Benedetti, p. 177-192. Con el apoyo de DICYT-USACH y FONDECYT, Chile.


Aula 13
Leituras básicas:
GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa… Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018, p. 321-334.
ESCOBAR, Arturo. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento?  LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 133-168. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html >.
LUCINDA, Elisa. Constatação. RATTS, Alex (Org.). Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza/ Imprensa Oficial, 2006, p. 71.


Interlúdio: e vossos respectivos pré-projetos de pesquisa, nisso tudo?

Não Haverá Aula (27/10/2022)

Ferias docentes.

Não Haverá Aula (03/11/2022)

Ferias docentes.

Não Haverá Aula (17/11/2022)

Participação do docente responsável no V Congresso Latino-Americano e do Caribe de Ciências Sociais “Democracia, justiça e igualdade”, na semana de 14 a 18 de novembro, na cidade de Montevideo, Uruguai.

Aula final (09/12/2022 - 09/12/2022)

Epílogo: regresso às análises literárias e juízos iniciais.

Leituras básicas:
BAQUERO, Chuz. Hablando con mi hijo de ‘la callecita amada’. Barrio Ansina. URUGUAY. Ministerio del Desarollo Social. Tinta: poetisas afrodescendientes. Prólogo de Alejandro Gortázar. Montevideo: Las y los autores, 2016, p. 18-19.

DOS SANTOS, Mónica. El espíritu africano en Parque Capurro. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 14-16.

IBÁÑEZ, Patricia Silva. Punto cardinal sur. Marimbondo. Montevideo: Bibliobarrio, 2019, p. 31-32.

LUCINDA, Elisa. Constatação. RATTS, Alex (Org.). Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza/ Imprensa Oficial, 2006, p. 71.

Entrega do artigo final de Avaliação (16/12/2022 - 16/12/2022)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 10 24 01 15 16 19
1 2022100**** 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2022100**** 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2022100**** 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 4 3 21
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 1 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 3
7 2022100**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1
9 2022101**** 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2021100**** 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
12 2022101**** 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1
15 2022100**** 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 8,5 8.5 0 AM
2 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
3 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2022101**** 9,5 9.5 0 AM
5 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2022101**** 9,0 9.0 0 AM
8 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
10 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
11 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
12 2022100**** 8,5 8.5 0 AM
13 2022100**** 0,0 0.0 0 RN
14 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2022100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Objetivos: este Plano de Curso a uma edição da disciplina PPGL012 – Seminários em Estudos Literários II (15 horas-Aula), como suplemento à disciplina PPGEL065 – Literatura e identidade (45 horas-Aula), perfazendo uma versão de 04 (quatro) créditos, propõe, como tratamento ao conceito de identidade (centro da ementa da disciplina), uma primeira aproximação a um marco de pensamento amefricano, contemporâneo, situando a noção de amefricanidade (GONZÁLEZ, 2018) enquanto estratégia de enfrentamento a problemas atinentes ao tema norteador da identidade, assim como a uma relação (cuja natureza cabe ser explorada, ao longo das atividades da disciplina) entre identidade e lugar.

Propor tal abordagem, à luz de tais pressupostos, implica considerar um corpo de conhecimento desde um lugar de enunciação negro, amefricano, incidindo em dois princípios básicos:

- tratar problemas atinentes a literaturas, no Caribe e nas Américas, desde esse lugar amefricano, em diálogo com outros lugares amefricanos possíveis;
- situar, ao centro, a ideia de que “o lugar importa” (GLISSANT, 2016; MARTÍN ALCOFF, 2016), isto é, a possibilidade de produção, difusão e discussão de conhecimento desde nossos lugares, assim como entre o nosso e demais lugares de conhecimento possíveis (o Divers e o Tout-monde de Édouard Glissant).

Em uma palavra, as atividades deste Plano de Curso propõem linhas introdutórias a discussões incorporando, em seus usos e apropriações, a referenciais amefricanos em nossas abordagens a problemas de pesquisa circulantes em nossa comunidade científica dos Estudos Literários; assim como à proposição de novos problemas, relativos a nossos modos de produção e difusão de conhecimento sobre como compreendemos nossos respectivos temas de investigação.

Metodologia de seleção do corpus: a seleção partirá de duas noções centrais, a saber: da noção de amefricanidade, conforme sua formulação desde Lélia González (2018); da noção de lugar, conforme sua formulação desde Édouard Glissant (2013); de modo a subsidiar aproximações entre um conjunto de referências amefricanas e as referências trazidas, como repertório, por discentes participantes da disciplina.
Ademais, o conjunto de referências, ao longo das discussões, visará a uma dupla dimensão de ficcionalidade (textos literários amefricanos, nas Américas) e de ensaio (uma ensaística amefricana contemporânea), levando em conta aquilo que as discussões da disciplina possam aportar às investigações sobre literaturas latinoamericanas (ou, eventualmente, afrolatinoamericanas) empreendidas pelas(os) discentes participantes da disciplina.


Hipóteses:

1. as discussões partirão da hipótese de Linda Martín Alcoff (2016) acerca da importância epistemológica do lugar (e da identidade) a nossas produções e discussões de conhecimento (a esse respeito, se pode consultar, de modo complementar: ALVES, 2019; ALVES, 2022), bem como de nossos devires-negros, compreendidos como uma intervenção transformadora de nossa realidade (MBEMBE, 2018).

2. mostrar-se-ia possível, após as discussões empreendidas acerca do conceito de identidade, enunciar condições de possibilidade a uma relação, corrente, sob a fórmula sujeito-objeto, em Teoria Literária, no atual estado do campo dos Estudos Literários, no Brasil.

3. as condições supracitadas em 2. ofereceriam uma contribuição, relevante, aos arcabouços teóricos dos respectivos pré-projetos de mestrado e anteprojetos de doutorado de discentes participantes da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Proposta de avaliação; metodologia de execução das Aulas: ao longo de suas quinze (15) sessões, propomos um procedimento de avaliação no qual se solicita, a cada discente, a confecção de um ensaio, breve, estabelecendo um diálogo entre as referências da disciplina e as de sua própria tese ou dissertação em curso demandando, de cada discente, o recurso a referências amefricanas em sua condição de referências válidas, habilitadas à formulação de problemas de pesquisa em diálogo aos problemas e soluções modelares circulantes na comunidade científica; ou, no limite, em sua condição de referências.

No tocante à execução das Aulas, como metodologia de trabalho docente, na referida disciplina, cumpre destacar a preponderância de Aulas síncronas, presenciais, em horário designado na plataforma Sigaa ((5T2) + (5T345)).
Haja vista a diversidade de recursos pedagógicos, em ambientes virtuais de aprendizagem, as Aulas síncronas serão amparadas (para fins, simultaneamente, de cumprimento de carga horária e de construção de parâmetros de aprendizagem em um nível esperado ao ensino de pós-graduação), pelas seguintes atividades assíncronas:

- fóruns preparatórios, versando sobre uma compreensão prévia das referências básicas, visando a uma base mínima de entendimento coletivo prévia a cada Aula;

- fóruns complementares, versando sobre uma compreensão posterior dos conteúdos, a ser executado logo após a própria Aula, visando ao estabelecimento de um entendimento coletivo, de parte da turma.
Cumpre salientar que o cumprimento de fóruns e tarefas corresponde, igualmente, ao cômputo de frequência exigido ao devido cumprimento da disciplina.

As aulas síncronas serão ministradas por meio de:
- leitura e discussão de textos, previamente designados no Plano de cada Aula;
- realização de atividades coletivas, a ser cumpridas em sala de aula, presencial;
- realização de atividades coletivas, na forma de participação em fóruns (ou, eventualmente, tarefas) prévios e complementares a cada Aula síncrona.

Por fim, se planeja, ao final de cada um dos dois Módulos, uma Aula, específica (denominada, no Plano de Curso, “Interlúdio”), destinada à discussão, coletiva, do andamento, parcial, dos respectivos artigos de avaliação, da parte de cada discente, de modo a estabelecer dúvidas comuns e parâmetros de tratamento a estas, rumo à confecção de cada avaliação.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/08/2022
11/08/2022
Não Haverá Aula
18/08/2022
18/08/2022
Aula-zero
25/08/2022
29/09/2022
Módulo 1
06/10/2022
15/12/2022
Módulo 2
27/10/2022
27/10/2022
Não Haverá Aula
03/11/2022
03/11/2022
Não Haverá Aula
17/11/2022
17/11/2022
Não Haverá Aula
09/12/2022
09/12/2022
Aula final
16/12/2022
16/12/2022
Entrega do artigo final de Avaliação
Avaliações
Data Descrição
16/12/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Quinta-feira, 24 de novembro: não haverá Aula 21/11/2022
Quinta-feira, 17 de novembro: não haverá Aula 01/08/2022
Ferias docentes: não haverá Aula 01/08/2022
Aula-zero: início da disciplina dia 18.08.2022 01/08/2022

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