-

CMR0359 - ACONSELHAMENTO PSICOLOGICO - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (03/05/2023 - 03/05/2023)

Diálogo sobre a proposta da disciplina para este semestre.

Em anexo, estão as leituras sugeridas para cada grupo, contudo, caso sintam necessidade, podem fazer pesquisas e utilizar artigos científicos para comporem suas rodas de conversa, ok?!

 

Qualquer dúvida, sintam-se à vontade para me perguntar,

Att.,

Bianca.

 

OBS.: Leituras anexadas que não constam no plano ou no cronograma desta disciplina são complementares, não sendo obrigatória sua leitura. Coloquei apenas, caso alguém tenha interesse em ler e complementar seu saber a respeito da temática :)

 

Caso algum grupo esteja com dificuldades em encontrar leituras para sua roda de conversa, ou que talvez eu tenha esquecido de anexar, por gentileza, falem comigo.

   Plano de curso 
Plano de curso atualizado, a partir de nosso encontro de hoje.
Planejamento e organização das Rodas de Conversa Temáticas (10/05/2023 - 10/05/2023)
1º MOMENTO DA DISCIPLINA: INTENSIVO TEÓRICO - RODAS DE CONVERSA TEMÁTICAS (17/05/2023 - 17/05/2023)

G1 Introdução ao Aconselhamento Psicológico, Evolução e Diferenças com a orientação, psicoterapia, campo de atuação.

Referências: Aconselhamento psicológico centrado na pessoa (Rosenberg, 1987; abertura, pg. IX até ‘uma referência histórica’, pg.16); Aconselhamento psicológico: teoria e prática (Scheeffer, 1985, CAPs 1, 2 e 3, pgs. 11 à 33; Forghieri, CAP2, pg. 41-47); Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: aproximações e distanciamentos (Scorsolini-Comin, 2014).

Para este momento, o grupo 1 precisará fazer um levantamento dos diferentes campos de atuação do aconselhamento psicológico na atualidade e trazer para o debate em sala de aula.

G2 Paradoxos do existir, o saber básico, saúde e adoecimento existenciais e quem são cliente e terapeuta; a relação e postura ética do profissional (alunos devem pesquisar sobre este último item e trazer para reflexão em grupo).

Referências: Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, pg. 77 a 86; pg. 103 a 114); Psicoterapia e Relações Humanas (Vol.1., Capítulos 5 e 6, Rogers & Kinget, 1977).

Roda de conversa temática - G3 e G4 (24/05/2023 - 24/05/2023)

G3 Aconselhamento, Humanismo & Fenomenologia

Alunos poderão previamente entrevistar 02 profissionais (de diferentes perspectivas, ACP, GT, Fenomenologia, etc.), para comporem a apresentação com seu olhar sobre o aconselhamento e o plantão na prática desses profissionais.

Referências: Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa (Rosenberg, 1987, CAP3. pgs.,45-59); Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, pg. 87 a 102);

G4 Compreendendo a relação de ajuda e o Aconselhamento Terapêutico: processo, dificuldades, duração e prática (trazer exemplos)

Referências: Construindo a relação de ajuda (Miranda e Miranda, CAPS I e II);

Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, pg. 115 a 142);

Entrega da 1ª Análise crítica de um dos textos trabalhados até o momento na disciplina.

Roda de conversa temática - G5 e G6 (31/05/2023 - 31/05/2023)

G5 Respondendo (poderão fazer demonstração dos tipos de resposta, se desejarem)

Referências: Construindo a relação de ajuda (Miranda e Miranda, CAP III); Psicoterapia e Relações Humanas (Vol.2., Capítulo 3– pgs. 53 a 88-, Rogers & Kinget, 1977).

G6 Plantão psicológico & Triagem

Alunos deverão ir à clínica (SEP), fazer uma entrevista com 1 técnico, 1 recepcionista, 1 professor supervisor e duas pessoas da comunidade (estas últimas que não estejam na clínica, e deverão ser entrevistadas brevemente sobre o que conhecem do serviço, o que esperam, como acham que funciona, o que é triagem e plantão).

Alunos deverão mapear o funcionamento do serviço, desde a entrada do cliente, ao seu término no processo, como funciona a triagem, em todas as suas especificidades (inscrições, dias, como é, ficha de síntese, a triagem na perspectiva do aluno-estagiário e sob a perspectiva do cliente, questões éticas envolvidas), o plantão (igualmente, todas as suas especificidades), e suas diferenças na prática. Sugere-se que tragam um roleplay sobre a triagem e sobre o plantão.

Referências: Artigo Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos (Rocha, 2011); Plantão psi uma prática clínica da modernidade (Dutra e Rebouças, 2010); ambos no SIGAA

Leitura complementar (optativa): Uma experiência de plantão psicológico na PM (Oliveira e Morato, 2008).

Roda de conversa temática - G7 (07/06/2023 - 07/06/2023)

G7 Aconselhamento & Plantão na Clínica Ampliada

Alunos irão visitar um dispositivo de saúde e entrevistar até 02 profissionais da área para comporem a apresentação com seu olhar sobre o aconselhamento e o plantão na prática desses profissionais, nesta área (se existe ou não, o que pensam destes instrumentos, desafios, etc.). Tecer um diálogo crítico a respeito do que a bibliografia fala e do que acontece na prática.

Referências: Plantão psicológico no CRAS em Poços de Caldas (Mota e Goto, 2009); Práticas psicológicas em centro de referência da assistência (Cruz, 2009).

Obs.: Se houver tempo, alunos do estágio trarão sua experiência no segundo momento da aula.

Entrega da 2ª Análise crítica de um dos textos trabalhados até o momento na disciplina.

2º MOMENTO DA DISCIPLINA: HABILIDADES (14/06/2023 - 14/06/2023)

Vivência sobre escuta

Roda de conversa: Como me vejo como psicólogo/ terapeuta

Alunos deverão redigir esta reflexão e entregar até semana que vem.

Trabalho com o relato dos alunos, a partir de suas possibilidades e limites - em duplas.

OBS.: Reflexões entregues posteriormente à data combinada valerão até metade da pontuação original.

Roleplay (21/06/2023 - 21/06/2023)

Vídeo de atendimento & Roleplay: habilidades do terapeuta, triagem

Roleplay (28/06/2023 - 28/06/2023)

Vídeo de atendimento & Roleplay: Situações difíceis

Roleplay (05/07/2023 - 05/07/2023)

Organização dos horários dos plantões

Alunos terão a experiência de plantão a partir da semana que vem.

Próxima semana alunos iniciarão a prática supervisionada. Serão organizados horários para a prática e receberão supervisão em grupo nos dias e horários da disciplina. Toda semana deverão realizar síntese dos atendimentos e entregar por escrito ou e-mail o diário de afetações, em grupos de trabalho.

 

OBS.: a experiência de plantão não é atividade obrigatória da disciplina, portanto, os alunos que participaram dos encontros de roleplay, mas que não se sentirem aptos a participar do plantão enquanto plantonistas, seja por questões pessoais ou de horário, falem comigo no privado que poderão participar apenas das supervisões (atividade para todos), ou também, irem à clínica como observadores.

 

Como a experiência de plantão da disciplina irá funcionar:

- turma dividida em 5 grupos de trabalho, que irão à clinica em um horário determinado (1h por semana) para o plantão.

- Atendendo ou não, finalizado o horário do plantão daquele grupo, este mesmo grupo se encaminhará para um local reservado para estudar o caso atendido ou  dialogar sobre as afetações daquela experiência.

- cada grupo irá produzir um diário de afetações para ser enviado para a professora por email semanalmente até sábado

-as supervisões acontecerão nas 4as feiras, no horário da disciplina, em horários previamente agendados por grupo de trabalho.

-embora a prática de plantão não seja obrigatória, participação da supervisao é atividade da disciplina, cabendo a todos participarem.

Qualquer dúvida, sintam-se à vontade para me perguntar,

 

Atenciosamente,

Bianca.

3º MOMENTO: PRÁTICA (12/07/2023 - 12/07/2023)

Supervisão & Prática I - Lembrar a cada grupo para entregar diário de afetações logo após o horário de plantão.

Supervisão & Prática II (19/07/2023 - 19/07/2023)

Ao alunos que serão plantonistas e observadores, por favor, lembrem de

Chegar com antecedência ao seu horário

não marcar compromissos imediatamente após o horário do plantão, pois podem surgir contratempos no horário do plantão

Realizar síntese logo após cada atendimento

Realizar estudo de caso com seu grupo de trabalho logo após realizar a síntese

Entregar diário de afetações em grupo, até sábado.

 

Qualquer dúvida, podem falar comigo.

 

Excelente experiência a tod@s!

Supervisão & Prática III (26/07/2023 - 26/07/2023)

Entregar diário de afetações logo após o horário de plantão.

Fechamento da disciplina (02/08/2023 - 02/08/2023)

Relato de experiência da disciplina - Auto-avaliação, avaliação e fechamento.

Prova Final (09/08/2023 - 09/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02
1 2019900**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
2 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 8
4 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
5 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019903**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 8
10 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
11 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 8
12 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
13 2017914**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 4 0 0 0 12
14 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
15 2019902**** 0 0 0 0 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 12
16 2019900**** 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
18 2019902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 4 12
21 2019902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
23 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 8
24 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
25 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019900**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019902**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
4 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
5 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
6 2019901**** 9,5 9,0 9,0 9.2 8 AM
7 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2019902**** 9,5 9,5 9,4 9.5 12 AM
9 2019903**** 9,0 9,8 10,0 9.6 0 AM
10 2019902**** 10,0 9,8 10,0 9.9 4 AM
11 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2019902**** 9,5 9,0 9,0 9.2 12 AM
14 2019902**** 9,5 9,8 10,0 9.8 4 AM
15 2017914**** 6,3 9,8 10,0 8.7 12 AM
16 2019900**** 9,5 9,8 10,0 9.8 4 AM
17 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
18 2019901**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
19 2019902**** 9,5 9,8 10,0 9.8 8 AM
20 2019902**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
21 2019901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
22 2019903**** 9,5 9,7 10,0 9.7 4 AM
23 2019902**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM
24 2019901**** 8,3 10,0 10,0 9.4 4 AM
25 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
26 2019902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
27 2019900**** 8,0 9,5 10,0 9.2 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aconselhamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental. A diretividade: prós e contras. Aconselhamento psicológico na abordagem humanista-existencial-fenomenológica (Gestalt-terapia e ACP), enfatizando a teoria e a prática nas diversas modalidades de atendimento ( individual, grupo e em instituições).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas e dialogadas, trabalhos em grupo, promoção de debates, relatos de experiência, discussão de textos, trechos de atendimento em vídeo, estudo de caso, roleplay.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1ª NOTA:
- Rodas de conversa temáticas: cada grupo ficará com um conteúdo a ser apresentado e debatido, tal como em um congresso, em sala de aula. Poderão ser utilizados recursos artísticos e criatividade para discussão da temática, bem como serem trazidos exemplos, dramatizações se o grupo desejar, dentre outros recursos. (aspectos a serem observados: abrangência do conteúdo, criatividade, pontualidade, organização do grupo) = 5,0
- A leitura de todos os textos é obrigatória a todos, contudo, alunos deverão escolher 2 textos ao longo da disciplina para realizar análises críticas (02 - cada uma valerá de 0,0 ATÉ 2,5, dependendo da qualidade/ conteúdo/ aprofundamento da escrita) e enviar por e-mail ou entregar presencialmente até as datas combinadas = 5,0
Obs.: Análises entregues após o prazo valerão ATÉ a metade de seu valor original
2ª NOTA:
- Vivência sobre escuta e Atividade escrita: ?Como me vejo como psicólogo: possibilidades e limites? = até 5,0
- Prática (participação na atividade de roleplay e atendimentos propriamente ditos, postura profissional, síntese dos atendimentos da clínica e diário de afetações semanal em grupo dos atendimentos) = 5,0
3ª NOTA:
Auto-avaliação: Relato de experiência da disciplina (em roda de conversa, alunos deverão se atribuir uma nota até 5, refletindo sobre seu desempenho em sala)
Avaliação da professora: desempenho do aluno ao longo do semestre (até 5,0)
O que será avaliado:
Participação em sala de aula (leituras, debates)
Participação nas atividades de roleplay e postura nos atendimentos
Horário de atendimento: 4ª feira, das 8 às 12h
Bibliografia: AMATUZZI, M. O resgate da fala autêntica. São Paulo, Papirus, 1996.
MAY, R. A Arte do aconselhamento psicológico. Petrópolis, Vozes, 2000.
PETRELLI, R. Fenomenologia: teoria e prática. Goiânia, UCG, 2001.
RODRIGUES, H. E. Introdução à gestalt-terapia. Petrópolis, Vozes
ANGERAMI-CAMON, V. A. (2003). Temas existenciais em psicoterapia. São Paulo: Thomson.
CARVALHO (2008). HOSPITAL GERAL: Dos Impasses às Demandas ao Saber Psicanalítico. Como Opera o Psicanalista?
COREY, G. (1983). Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Rio de Janeiro: Ed. Campus.
DATTILIO, F. M.; FREEMAN, A. (Org.) (2003). Estratégias cognitivo-comportamentais de intervenção em situações de crises. 2 ed. São Paulo: Artmed.
DIAS (2006). Aconselhamento Psicológico a jovens do ensino superior.
DUTRA, E. M. & REBOUÇAS, M. S. (2010). Plantão psi uma prática clínica da modernidade
Estudos de Psicologia, Campinas, v. 21, n. 1, p. 65-72, jan./abr. 2004.
FORGHIERI, Y. C. Aconselhamento terapêutico: origens, fundamentos e práticas. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MAHFOUD, M. A vivência de um desafio: plantão psicológico: In: ROSENBERG, R. L.
MIRANDA, C. F. & MIRANDA, M. L. (1988). Construindo a relação de ajuda. Belo Horizonte: Crescer.
MORATO (SD). Plantão Psicológico: Inventividade e Plasticidade
MORATO, H. (coord.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
MORATO, H. et al. (org.) Aconselhamento Psicológico numa Perspectiva Fenomenológica Existencial: Uma Introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
OLIVEIRA & MORATO (2008). Uma experiência de plantão psicológico na PM .
PATTERSON, L. E.; EISENBERG, S. (2003). O processo de aconselhamento. São Paulo, Martins Fontes.
ROCHA (2011). Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos
ROGERS & KINGET (1977). Psicoterapia e Relações Humanas, Volume.1.
ROGERS, C. R. (1987). Psicoterapia e consulta psicológica. São Paulo: Martins Fontes.
ROSENBERG, R. L. (Org.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
ROSENBERG, R. L. Introdução: biografia de um serviço. In: ______ (Org.).
SANTOS, O. B. Aconselhamento Psicológico & Psicoterapia. São Paulo: Livraria Pioneira, 1982.
SCHEEFFER, R. Aconselhamento psicológico. São Paulo: Atlas, 1993
SCHEEFFER, R. Teorias de aconselhamento. São Paulo: Atlas, 1993.
SCHMIDT, M. L. S.(2009). O nome, a taxonomia e o campo do Aconselhamento Psicológico. In: MORATO, H. T. P. (Org.) ? Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (Cap. 01).
Yehia, G. Y. Interlocuções entre plantão psicológico e o psicodiagnóstico colaborativo.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
03/05/2023
03/05/2023
Apresentação da disciplina
10/05/2023
10/05/2023
Planejamento e organização das Rodas de Conversa Temáticas
17/05/2023
17/05/2023
1º MOMENTO DA DISCIPLINA: INTENSIVO TEÓRICO - RODAS DE CONVERSA TEMÁTICAS
24/05/2023
24/05/2023
Roda de conversa temática - G3 e G4
31/05/2023
31/05/2023
Roda de conversa temática - G5 e G6
07/06/2023
07/06/2023
Roda de conversa temática - G7
14/06/2023
14/06/2023
2º MOMENTO DA DISCIPLINA: HABILIDADES
21/06/2023
21/06/2023
Roleplay
28/06/2023
28/06/2023
Roleplay
05/07/2023
05/07/2023
Roleplay
12/07/2023
12/07/2023
3º MOMENTO: PRÁTICA
19/07/2023
19/07/2023
Supervisão & Prática II
26/07/2023
26/07/2023
Supervisão & Prática III
02/08/2023
02/08/2023
Fechamento da disciplina
09/08/2023
09/08/2023
Prova Final
Avaliações
Data Descrição
07/06/2023 1ª Avaliação
12/07/2023 2ª Avaliação
02/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Experiência no serviço de Plantão Psicológico 13/07/2023
1a Nota 12/06/2023
Grupos Rodas de Conversa 07/06/2023
Aula 24-05-23 23/05/2023
Aula 17-05-23 16/05/2023
Nosso encontro de amanhã 02/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1298 13/05/2025 13:10