• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

DCE0151 - RESOLUCAO DE PROBLEMAS E TEXTOS MATEMATICOS - Turma: 01 (2023.1)

Tópicos Aulas
Fundamentos Teóricos Metodológicos sobre Resolução de Problemas e Textos Matemáticos: iniciando a discussão. (04/05/2023 - 04/05/2023)
   Eventos Educação Matemática_Ano 2023.pdf 
A Formação do Professor de Matemática e a sua Relação com o Ensino e a Aprendizagem da Matemática na Escola Básica. (09/05/2023 - 09/05/2023)
    
Inicia em 09/05/2023 às 0h 0 e finaliza em 16/05/2023 às 23h 59
Leitura e discussão do texto Problemas de Matemática e Situações da Vida Real, do Professor João Pedro da Ponte. (11/05/2023 - 11/05/2023)
Problema, Exercício, Tarefa: discussões teóricas. (16/05/2023 - 16/05/2023)
Problema, Exercício, Tarefa: aprofundando as discussões. (18/05/2023 - 18/05/2023)
Estudo do do texto Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas paran Aprender, de MARIA DEL PUY PÉREZ ECHEVERRíA e JUAN IGNAClO POZO. (23/05/2023 - 23/05/2023)
Análise e discussão de problemas propostos em livros didáticos. (25/05/2023 - 25/05/2023)
Análise e discussão de exercícios propostos em livros didáticos. (30/05/2023 - 30/05/2023)
Atividade Avaliativa 1 (01/06/2023 - 01/06/2023)
Orientações curriculares e o ensino de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. (06/06/2023 - 06/06/2023)
Feriado Corpus Cristhi (08/06/2023 - 08/06/2023)
Seminários produzido pelos estudantes (13/06/2023 - 13/06/2023)
Seminário Produzidos pelos estudantes (15/06/2023 - 15/06/2023)
Raciocínio Matemático: dedutivo, abdutivo e indutivo. (20/06/2023 - 20/06/2023)
Atividades Investigativas em Aulas de Matemática. (22/06/2023 - 22/06/2023)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: algumas reflexões. (27/06/2023 - 27/06/2023)
Aspectos Históricos da Resolução de Problemas. (29/06/2023 - 29/06/2023)
Resolução de Problemas na perspectiva das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato, segundo Costa 2021. (04/07/2023 - 04/07/2023)
George Pólya e a A Arte de Resolver Problemas. (06/07/2023 - 06/07/2023)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: variáveis envolvidas (11/07/2023 - 11/07/2023)
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: estudo de casos (13/07/2023 - 13/07/2023)
Síntese das discussões acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática através da Resolução de Problemas (18/07/2023 - 18/07/2023)
Revisão das principais ideias estudas e discutidas em aula: O que é um problema? Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? Com que objetivo se resolve problemas em aulas de Matemática? Como contribuir para que o estudante desenvolva a capacidade de resolver problemas. (20/07/2023 - 20/07/2023)
II Curso de Inverno em Matemática da UFDPar. (25/07/2023 - 25/07/2023)
II Curso de Inverno em Matemática da UFDPar. (27/07/2023 - 27/07/2023)
Textos Matemáticos: produção, interpretação e análise. (01/08/2023 - 01/08/2023)
Narrativas em Aulas de Matemática. (03/08/2023 - 03/08/2023)
Narrativas e Letramento Matemático. (08/08/2023 - 08/08/2023)
O Papel das Representações na Aprendizagem Matemática. (10/08/2023 - 10/08/2023)
Apresentação das produções dos estudantes: O que é um Problema? Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? (15/08/2023 - 15/08/2023)
Apresentação das produções dos estudantes: Com qual objetivo se resolve problemas em Aulas de Matemática? Como ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de resolver problemas? (17/08/2023 - 17/08/2023)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO Total
04 09 11 16 18 23 25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 15 17
1 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 7
3 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
4 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 4
6 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
8 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 22
10 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2019901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2020900**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2018904**** 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
15 2022901**** 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 6
16 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
17 201491**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 42
18 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 2 0 0 0 1 0 0 0 0 8
19 2019905**** 1 1 0 0 0 0 2 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 1 0 0 1 1 0 0 1 1 2 0 0 0 13
20 2020902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019904**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 2 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 10
23 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2021904**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 21
25 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
27 2021901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2020900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 0 9
29 2021903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
30 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 1 0 0 1 0 0 0 1 0 0 1 0 0 10
31 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 7
32 2020907**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 8
33 2021901**** 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
34 2017902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 2021901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
3 2020907**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
4 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
6 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2021902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2021901**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
11 2021904**** 8,5 0,0 0,0 2.8 21 RF
12 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2019904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
14 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019905**** 8,5 8,5 10,0 9.0 0 AM
17 2021903**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
18 201491**** 6,5 0,0 0,0 2.2 42 RF
19 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2022901**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
21 2018904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2021902**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
25 2020903**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
26 2021904**** 10,0 9,5 0,0 6.5 22 RF
27 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2021904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2021903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2020906**** 8,5 8,5 10,0 9.0 0 AM
33 2020900**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
34 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Uso da resolução de problemas como procedimento de ensino-aprendizagem de Matemáticos; Planejamento de estratégias de resolução.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia a ser adotada proporcionará o envolvimento dos alunos por meio de aulas expositivas dialogadas, discussão de leituras, estudos individuais e em grupos e seminários. Serão utilizados como recursos: quadro branco, pincel, data-show, artigos e textos extraídos de livros para estudo e reflexão das temáticas abordadas na disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em sala de aula e nas atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade, qualidade dos trabalhos produzidos e apresentação de seminários. O aluno deverá alcançar a média final igual a 7,0 (sete) para ser aprovado por média na disciplina. Os alunos que não obtiverem a média final serão submetidos ao exame final caso tenham obtido média ≥ 4,0 (quatro). Passará com o exame final o aluno que obtiver média ≥ 6,0 (seis).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo, Ática, 1985.
POLYA, G. A. A arte de resolver problemas. São Paulo, Hermann, 1971.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-220.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problema. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-220.

ONUCHIC, L R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (orgs). Educação Matemática - pesquisa em movimento. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 213­ 231


COMPLEMENTAR:
ABRANTES, P. Avaliação e Educação Matemática. Série Reflexões em Educação Matemática.
RABELO, E. H. Textos Matemáticos - Produção, Interpretação e Resolução de problemas. 3ª ed. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 2002.
SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, T.; CARRAHER, D. Na Vida Dez na Escola Zero. SP, Cortez, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/05/2023
04/05/2023
Fundamentos Teóricos Metodológicos sobre Resolução de Problemas e Textos Matemáticos: iniciando a discussão.
09/05/2023
09/05/2023
A Formação do Professor de Matemática e a sua Relação com o Ensino e a Aprendizagem da Matemática na Escola Básica.
11/05/2023
11/05/2023
Leitura e discussão do texto Problemas de Matemática e Situações da Vida Real, do Professor João Pedro da Ponte.
16/05/2023
16/05/2023
Problema, Exercício, Tarefa: discussões teóricas.
18/05/2023
18/05/2023
Problema, Exercício, Tarefa: aprofundando as discussões.
23/05/2023
23/05/2023
Estudo do do texto Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas paran Aprender, de MARIA DEL PUY PÉREZ ECHEVERRíA e JUAN IGNAClO POZO.
25/05/2023
25/05/2023
Análise e discussão de problemas propostos em livros didáticos.
30/05/2023
30/05/2023
Análise e discussão de exercícios propostos em livros didáticos.
01/06/2023
01/06/2023
Atividade Avaliativa 1
06/06/2023
06/06/2023
Orientações curriculares e o ensino de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas.
08/06/2023
08/06/2023
Feriado Corpus Cristhi
13/06/2023
13/06/2023
Seminários produzido pelos estudantes
15/06/2023
15/06/2023
Seminário Produzidos pelos estudantes
20/06/2023
20/06/2023
Raciocínio Matemático: dedutivo, abdutivo e indutivo.
22/06/2023
22/06/2023
Atividades Investigativas em Aulas de Matemática.
27/06/2023
27/06/2023
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: algumas reflexões.
29/06/2023
29/06/2023
Aspectos Históricos da Resolução de Problemas.
04/07/2023
04/07/2023
Resolução de Problemas na perspectiva das pesquisadoras brasileiras Onuchic e Allevato, segundo Costa 2021.
06/07/2023
06/07/2023
George Pólya e a A Arte de Resolver Problemas.
11/07/2023
11/07/2023
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: variáveis envolvidas
13/07/2023
13/07/2023
A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: estudo de casos
18/07/2023
18/07/2023
Síntese das discussões acerca da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática através da Resolução de Problemas
20/07/2023
20/07/2023
Revisão das principais ideias estudas e discutidas em aula: O que é um problema? Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas? Com que objetivo se resolve problemas em aulas de Matemática? Como contribuir para que o estudante desenvolva a capacidade de resolver problemas.
25/07/2023
25/07/2023
II Curso de Inverno em Matemática da UFDPar.
27/07/2023
27/07/2023
II Curso de Inverno em Matemática da UFDPar.
01/08/2023
01/08/2023
Textos Matemáticos: produção, interpretação e análise.
03/08/2023
03/08/2023
Narrativas em Aulas de Matemática.
08/08/2023
08/08/2023
Narrativas e Letramento Matemático.
10/08/2023
10/08/2023
O Papel das Representações na Aprendizagem Matemática.
15/08/2023
15/08/2023
Apresentação das produções dos estudantes: O que é um Problema? Porque ensinar Matemática através da Resolução de Problemas?
17/08/2023
17/08/2023
Apresentação das produções dos estudantes: Com qual objetivo se resolve problemas em Aulas de Matemática? Como ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de resolver problemas?
Avaliações
Data Descrição
01/06/2023 1ª Avaliação
04/07/2023 2ª Avaliação
24/08/2023 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula de amanhã, dia 30 de maio 29/05/2023
Convocação para debate e participação na elaboração do PDI 22/05/2023

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 14/05/2025 22:20