AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (14/04/2023 - 05/05/2023)


Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.
Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.
Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.
Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:
- Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
- Fique atento à formatação das mensagens;
- Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
- Respeite o nível de conhecimento de cada um;
- Seja cortês na comunicação.
Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!
Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;
Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;
Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:
- Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
- Autonomia;
- Reflexão;
- Problematização da realidade;
- Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);
Professor como mediador, facilitador.

Os Livros indicados para os estudos dessa disciplina na plataforma serão indicados em cada semana de acordo com a unidade temática.
ÍNDICE GERAL DA DISCIPLINA:
SEMANA 1
TÓPICO I – APRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA TÓPICO 2 – AMBIENTAÇÃO DO ALUNO
TÓPICO 3 – INÍCIO DA DISCIPLINA (CONTEÚDOS)
UNIDADE I - Processos criativos, ensino e aprendizagem:
. Teorias da Criatividade;
. Processos Criativos no trabalho docente;
. Bloqueadores e facilitadores da criatividade;
. Processos Criativos no trabalho Docente.
EXERCÍCIO AVALIATIVO: Resenha artigo.
Vigotski e os Processos Criativos de Professores ante a Realidade Atual.
SEMANA 2
UNIDADE II - Design Thinking e educação
. O que é Design Thinking;
. Como implementar o Design Thinking na Escola.
UNIDADE III - Inovação e transformação social.
. Inovação Social: um Conceito em construção;
. Inovação e Sustentabilidade.
. A inovação social para a transformação social por meio de mudanças nas práticas sociais.
EXERCÍCIO AVALIATIVO: Responder lista de Exercícios.
.
SEMANA 3
UNIDADE IV - Desenvolvimento de competências em inovação e transformação social no Novo Ensino Médio.
. O que é o desenvolvimento de competências;
. Por que desenvolver competências é importante;
. A demanda por práticas pedagógicas que estimulem o aprendizado dos estudantes e aquisição de novos conhecimentos.
EXERCÍCIO AVALIATIVO: Prova
