
UNIDADE II- CONCEITO DE TAREFA MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Conceito de tarefa matemática
- Resolução de Problemas
- Investigação matemática
EXERCÍCIO AVALIATIVO – UNIDADE I E II (TAREFA 1)

Nesta unidade, abordaremos o conceito de Tarefa Matemática e Resolução de Problemas, enquanto recurso metodológicos de investigação matemática em sala de aula, com o fim de entender seu potencial metodológico, no que se refere a aprendizagem dos conceitos matemáticos pelos estudantes, bem como, para prepara os mesmos para enfrentar os desafios da vida moderna e em condições de atuarem como sujeitos ativos, conscientes e responsáveis na sociedade.

Material da Disciplina:
4. Leia o Texto 3: Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática (PONTE, 2014). Durante a leitura, faça anotações, uma síntese, das principais ideias apresentadas pelo autor, fazendo comentários sobre essas ideias, assim, manifestando suas impressões sobre as mesmas.
Link: https://www.researchgate.net/profile/Joao-Ponte- 2/publication/275409996_Tarefas_no_ensino_e_na_aprendizagem_da_Matematic a/links/553c10ff0cf245bdd76674b4/Tarefas-no-ensino-e-na-aprendizagem-da- Matematica.pdf
5. Leia o Texto 4: Problemas matemáticos: caracterização, importância e estratégias de resolução. (PEREIRA, 2002)
Link: https://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/Resolucao%20probs/mat450-2001242- seminario-8-resolucao_problemas.pdf
6. Assista a Entrevista- Educação Matemática e Resolução de Problemas, do canal Matemática Humanista- Lourdes de la Rosa Onuchic (Doutora em Matemática pela USP - São Carlos/SP. Professora e pesquisadora voluntária da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro/SP. Coordenadora do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas.)
Destaque os aspectos e temas abordados na entrevista, associando com o que o texto 4 apresenta. E comente as pautas tratadas na entrevista que mais lhe chamaram atenção, manifestando seu ponto de vista sobre as mesmas.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=g3JuMsikQGY
7. Leia o Texto 5: Cenários para Investigação (SKOVSMOSE, 2000). Depois procure refletir sobre as seguintes questões: De que modo um cenário para investigação se difere do paradigma do exercício? Que tipo de ação o aluno desenvolve ao realizar uma atividade investigativa? Qual é melhor ambiente de aprendizagem, na opinião do autor? Qual a relação entre o trabalho em cenários para investigação e o conceito de zona de risco?
Link: O texto não se encontra disponível na rede –arquivo disponibilizado em PDF
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Texto 6: Investigação Matemática na Sala de Aula – Conexões Teóricas (CORREIA; ALVES; SANTOS; OLIVEIRA, 2020)
Link: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73026
Texto 7: Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. (PONTE, NUNES e QUARESMA. p. 49-74, 2012.)
Link: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29201/1/Ponte-Nunes-Quaresma_cap%202012%20%2808%20mar%2015%29.pdf
Vídeo- Investigação Matemática: o que é, porque e como fazer:
Link: https://www.youtube.com/watch?v=lYeQ_8Fl-MI
Livro(s):
COHEN, E. G.; LOTAN, R. A. Planejando o trabalho em grupo. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2017. POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
PONTE, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Edição-Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 1.ª edição, 2014.
Inicia em 08/09/2023 às 8h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59