EVANDRO TAJRA HIDD

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CCHL

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evandro tajra hidd

CCAT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CCHL

PPGCA025 - QUÍMICA DO SOLO - Turma: 01 (2023.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (20/10/2025 - 03/11/2025)

Disponível em:  https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-conceito-de-educacao-on-line-plana_4360068.htm#fromView=search&page=3&position=8&uuid=ec9b0e12-d65a-43f0-bb9a-5b5fe8ebcc7f&query=Pesquisa+academica /

 

Caros estudantes,

Caros estudantes,

Seja muito bem-vindo(a) à disciplina Metodologia da Pesquisa, um espaço de estudo e reflexão voltado à construção da sua autonomia investigativa e ao fortalecimento da produção científica na área da Libras e da Educação de Surdos.

Ao longo do nosso caminho, vocês serão convidados a compreender as bases da metodologia científica, reconhecendo os tipos e abordagens de pesquisa nas ciências humanas; refletir sobre a ética da pesquisa em contextos bilíngues, incluindo consentimento em Libras e acessibilidade; aprender a estruturar seu próprio projeto de pesquisa, conectando suas experiências com os princípios da investigação acadêmica; e discutir a relação entre orientando e orientador, reconhecendo o papel da comunicação bilíngue e da autonomia na EaD.

Mais do que seguir etapas, vocês serão estimulados a pensar a pesquisa como uma forma de leitura e de autoria do mundo, capaz de contribuir para transformações sociais, linguísticas e culturais.

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina da Professora Leila Rachel Barbosa Alexandre

 

CONHEÇA A PROFESSORA:

É Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e Mestre em Letras pela UFPI, na área de concentração Estudos de Linguagem. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Português (UFPI). É professora efetiva da Universidade Federal do Piauí - Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), com lotação no curso de Licenciatura em Letras - Libras. É docente do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL/UFPI). É coordenadora do Colcha de Retalhos: Grupo de Estudos em Letramentos Acadêmicos. Atualmente desenvolve pesquisas sobre práticas de letramento acadêmico a partir das lentes da Teoria do Caos e da Complexidade.

   01_Plano_de_Ensino-_Metodologia_da_Pesquisa_assinado.pdf 
AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (20/10/2025 - 03/11/2025)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

    LIVE I (Site) 
UNIDADE I (20/10/2025 - 03/11/2025)

 

1 FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA E ABORDAGENS EM ESTUDOS SOBRE LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS

 

1.1 Os critérios do conhecimento científico;

1.2 A estrutura básica do trabalho científico;

1.3 Especificidades da pesquisa na área de ciências humanas;

1.4 A pesquisa científica no campo da Libras e da Educação de Surdos: classificações e práticas;

1.5 O papel do pesquisador e a escrita científica no campo da Libras e da Educação de Surdos

 

2 ÉTICA, PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO NA PESQUISA EM LIBRAS

 

2.1 Ética na pesquisa: princípios e desafios em estudos com surdos;

2.2 Consentimento informado em Libras, acessibilidade e confidencialidade;

2.3 Estrutura do projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, procedimentos metodológicos e cronograma;

2.4 Relação orientando/orientador em contextos bilíngues e EaD.

  • Diferenciar os tipos de pesquisa com base em sua natureza, abordagem, fontes de informação, objetivos e procedimentos metodológicos.
  • Examinar métodos e técnicas de pesquisa desenvolvidos em estudos sobre Libras e Educação de Surdos, compreendendo sua aplicação e limitações nos diferentes contextos de investigação.
  • Discutir questões éticas na pesquisa com participantes surdos, abordando normas, diretrizes e desafios éticos na produção do conhecimento.
  • Entender a estruturação de um projeto de pesquisa de acordo com normas acadêmicas e demandas comunicativas específicas.

 

 

O pesquisador também é parte da pesquisa!

Quando pensamos em “pesquisa científica”, muitas vezes, imaginamos alguém distante, observando fatos de fora, com total neutralidade. Mas, nas Ciências Humanas, incluindo as pesquisas que envolvem Libras e Educação de Surdos, essa ideia muda completamente.

Aqui, o pesquisador é parte do processo de construção do conhecimento. Sua língua, suas experiências, sua história e suas crenças influenciam as perguntas que faz, as escolhas que toma e até as interpretações que elabora.

Isso quer dizer que, ao pesquisar, você também se pesquisa. Sua identidade (seja como surdo, ouvinte, intérprete ou professor) faz parte do percurso investigativo e dá à pesquisa singularidade e autenticidade.

Por isso, lembre-se que pesquisar é olhar para o mundo com perguntas que só você pode fazer.

 

Saiba mais em:

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A pesquisa científica hoje. In: A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul: Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. p. 31-35.

Ao longo desta disciplina, você está sendo convidado(a) a pensar, planejar e vivenciar a pesquisa científica como uma prática ética, bilíngue e socialmente comprometida.
Mais do que aprender etapas técnicas, o objetivo é que você compreenda o sentido de pesquisar e se reconheça como parte ativa da produção de conhecimento na área da Libras e da Educação de Surdos.

Nos encaminhando para o final da disciplina, esperamos que as seguintes metas estejam sendo alcançadas:

  1. Compreender os fundamentos da metodologia científica e as diferenças entre os tipos e abordagens de pesquisa nas Ciências Humanas.
  2. Analisar pesquisas já realizadas na área da Libras, identificando como foram estruturadas metodologicamente e quais princípios teóricos as sustentam.
  3. Planejar seu próprio projeto de pesquisa, articulando tema, problema, objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia e cronograma.
  4. Aplicar princípios éticos em todas as etapas do processo investigativo, incluindo o uso do consentimento informado em Libras e o respeito à confidencialidade.
  5. Compreender a importância da relação entre orientando e orientador, especialmente em contextos EaD e bilíngues, valorizando a comunicação clara e a corresponsabilidade.
  6. Refletir sobre o papel do pesquisador(a) como sujeito de linguagem e de cultura, reconhecendo a Libras como meio legítimo de produção e comunicação científica.
   FÓRUM I
Período de Habilitação: 20/10/2025 às 00:00 a 03/11/2025 às 23:59
    
Inicia em 20/10/2025 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2025 às 23h 59
UNIDADE II (20/10/2025 - 03/11/2025)

ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO: AULA SÍNCRONA 2

 

AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (20/10/2025 - 03/11/2025)

A avaliação será realizada de forma cumulativa, considerando todas as atividades desenvolvidas durante a disciplina. Cada atividade terá pontuação de até 10 pontos, com os seguintes pesos:

a) Fórum – Peso 2

b) Tarefa – Peso 2

c) Atividade avaliativa (prova) – Peso 6

A nota final será calculada levando em conta os pesos de cada atividade, de modo a refletir a contribuição proporcional de cada componente para o resultado total.

Cálculo da Nota Final:

 

Conforme a Resolução 177/2012. Art. 110 Será aprovado por média o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do Artigo 117 sejam satisfeitos.

Art. 111 Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que:

I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente

Curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais;

II - Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média Aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.

    
Inicia em 22/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 23/11/2025 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (20/10/2025 - 03/11/2025)
    
Inicia em 26/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 27/11/2025 às 23h 59
AVALIAÇÃO FINAL (20/10/2025 - 03/11/2025)
    
Inicia em 28/11/2025 às 0h 0 e finaliza em 29/11/2025 às 23h 59
Organização da disciplpina (08/02/2022 - 08/02/2022)
Organização da disciplpina (09/02/2022 - 09/02/2022)
Introdução à disciplina. (15/02/2022 - 15/02/2022)

Link para aulas no Google Meet: 

http://meet.google.com/ooq-fmbd-zpy

Ciência Ambiental: Tyler Miller 

https://drive.google.com/file/d/1FRMMiy0hSYUzKcjf42YgAyGelIOEhZnG/view?usp=sharing

Pasta Educação Ambiental:

https://drive.google.com/drive/folders/1ueQP9ZXeLjpPvUgY-rPo1RTG-hY59qew?usp=sharing

Organização dos seminários (16/02/2022 - 16/02/2022)
Organização dos seminários (22/02/2022 - 22/02/2022)
Slides e resumos dos seminários (23/02/2022 - 23/02/2022)
    
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/02/2022 às 23h 59
    
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/02/2022 às 15h 0
Orientação dos seminários (24/02/2022 - 24/02/2022)
Aula das 10-12 horas.
Vídeos dos seminários (01/03/2022 - 01/03/2022)
Seminário. Tratamento de esgoto. MARIA MYKAELLY E INES RODRIGUES (02/03/2022 - 02/03/2022)

Link para responder questionário: https://drive.google.com/file/d/1IsCvCSbYhBZeepocLaT2BLC51UCfuKkR/view?usp=sharing

    
Inicia em 16/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 02/03/2022 às 18h 0
    
Inicia em 09/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 58
Seminário. Piscinas biológicas. CARLIANE E LEANDRA (08/03/2022 - 08/03/2022)

Material para responder questionário:

https://docs.google.com/document/d/1h5oifh4S14q-rUvlbdAZuNU2vq4bibXmm9UBRijpl4A/edit?usp=sharing

    
Inicia em 09/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 58
Seminário. Ecossistemas. O que são e como funcionam. BIANCA E MARIA FABIANA (09/03/2022 - 09/03/2022)

Cap. 3 do Ciência Ambiental, Tyles Miller responder o questionário.

    
Inicia em 09/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 16/03/2022 às 23h 58
Seminário. Poluição luminosa. ISAC E AIRTON CARVALHO (15/03/2022 - 15/03/2022)

Impacto ambiental da Poluição Luminosa: https://drive.google.com/file/d/1ayhsW-rrZbBestz08iPZimWbA75WQckf/view?usp=sharing

    
Inicia em 15/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2022 às 23h 58
Seminário. Jardins de chuva. ERICK (16/03/2022 - 16/03/2022)

Para responder questionário:

 https://drive.google.com/file/d/1crmdQIvSnwmreImXfYpR_6t20GIZYKDL/view?usp=sharing

    
Inicia em 16/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2022 às 23h 58
Seminário. Calçadas urbanas. BRUNIELE E DANIELA DIAS (22/03/2022 - 22/03/2022)

 Material espaço-árvore: https://drive.google.com/file/d/1SyuRRDFVViGj5TEybz-AeMO_uMiA6xE0/view?usp=sharing

    
Inicia em 22/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 29/03/2022 às 23h 58
Seminário. Água e poluição. LAÍS E IONE. (23/03/2022 - 23/03/2022)
    
Inicia em 23/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 30/03/2022 às 23h 58
Seminário. Caça predatória. MARIANA REIS E GRAZIELE ARAUJO (29/03/2022 - 29/03/2022)
Seminário. Caça e conservação. LUANA LIMA E MARIA EDUARDA (30/03/2022 - 30/03/2022)

https://drive.google.com/file/d/1ybdEsi2UxAoekSr03ewAiu7hgtwpsJ2y/view?usp=sharing

    
Inicia em 30/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 06/04/2022 às 23h 58
Seminário. Arborização urbana I JORDANIA E MARIANA SEIXAS (05/04/2022 - 05/04/2022)

Manual de Arborização da CEMIG:

https://drive.google.com/file/d/1B4nZmxR8eYZuNTdL5CqOJpEXwVzxwODc/view?usp=sharing

    
Inicia em 12/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2022 às 23h 58
Seminário. Arborização urbana II. GABRIELLA ALENCAR E NATHALIA LOUISE (06/04/2022 - 06/04/2022)

Manual Arborização de João Pessoa:

 https://drive.google.com/file/d/1v7hpVygTSYWiuSGMUJBnTz297eneLuOi/view?usp=sharing

    
Inicia em 12/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2022 às 23h 58
Seminário. Podas de árvores. LUANA GUIMARÃES E IARA ARAÚJO (12/04/2022 - 12/04/2022)

Material para responder questionário: 

 https://drive.google.com/file/d/1fwRQuewP_mMv7V8SRhwWeaFI0xPtBOBV/view?usp=sharing

    
Inicia em 13/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 22/04/2022 às 23h 58
Seminário. Arte rupestre. ALINE (13/04/2022 - 13/04/2022)
Seminário. Poluição do ar. MADALENA SANTOS E FABIANA ARAUJO (19/04/2022 - 19/04/2022)
    
Inicia em 19/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 26/04/2022 às 23h 58
Seminário. Resíduos sólidos. GABRIELA ROCHA E RENATA ROCHA (20/04/2022 - 20/04/2022)

Material para responder o questionário:

https://drive.google.com/file/d/14Z8lDK-tSzX8xrJG0HqaZbxay6OFitUx/view?usp=sharing

    
Inicia em 20/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 27/04/2022 às 23h 58
Seminário. Biodiversidade: abordagem das espécies. JOÃO VITOR E LUIS (26/04/2022 - 26/04/2022)
    
Inicia em 26/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 06/05/2022 às 23h 58
Seminário. Biodiversidade: abordagem dos ecossistemas. MATEUS E GABRIELLE ARAÚJO (27/04/2022 - 27/04/2022)
Seminário. Energia. ÍTALO E RODRIGO MARQUES (03/05/2022 - 03/05/2022)
Harri Lorenzi (04/05/2022 - 04/05/2022)

https://www.youtube.com/watch?v=MQflkd43vrI

    
Inicia em 04/05/2022 às 0h 0 e finaliza em 11/05/2022 às 23h 59
Orientação de projeto de TCC (15/03/2025 - 15/03/2025)
Orientação de projeto de TCC (22/03/2025 - 22/03/2025)
Orientação de projeto de TCC (29/03/2025 - 29/03/2025)
Orientação de projeto de TCC (05/04/2025 - 05/04/2025)
Orientação de projeto de TCC (12/04/2025 - 12/04/2025)
Orientação de projeto de TCC (19/04/2025 - 19/04/2025)
Orientação de projeto de TCC (26/04/2025 - 26/04/2025)
Orientação de projeto de TCC (03/05/2025 - 03/05/2025)
Orientação de projeto de TCC (10/05/2025 - 10/05/2025)
Orientação de projeto de TCC (17/05/2025 - 17/05/2025)
Orientação de projeto de TCC (24/05/2025 - 24/05/2025)
Orientação de projeto de TCC (31/05/2025 - 31/05/2025)
Orientação de projeto de TCC (07/06/2025 - 07/06/2025)
Orientação de projeto de TCC (14/06/2025 - 14/06/2025)
Orientação de projeto de TCC (21/06/2025 - 21/06/2025)
Orientação de projeto de TCC (28/06/2025 - 28/06/2025)
Orientação de projeto de TCC (05/07/2025 - 05/07/2025)
Sistema internacional de unidades Tabela periódica Reações e ligações químicas Equilíbrio químico em solução aquosa (19/09/2023 - 19/09/2023)
Sistema internacional de unidades Tabela periódica Reações e ligações químicas Equilíbrio químico em solução aquosa
Equilíbrio químico das reações no solo (26/09/2023 - 26/09/2023)
Constante de equilíbrio Solubilidade mineral Complexação
Cristalografia Classificação dos minerais Propriedades físicas e identificação de minerais (03/10/2023 - 03/10/2023)
Cristalografia Classificação dos minerais Propriedades físicas e identificação de minerais
Esmectita, vermiculita, minerais com hidróxi entre camadas e clorita (10/10/2023 - 10/10/2023)
Estrutura e composição Propriedades eletroquímicas Propriedades físicas
Avaliação (17/10/2023 - 17/10/2023)
Avaliação.
Óxidos de ferro (24/10/2023 - 24/10/2023)
Estrutura cristalina Óxidos de ferro nas frações do solo Condições de formação e método de identificação
Óxidos de alumínio. silício, manganês e titânio (31/10/2023 - 31/10/2023)
Estrutura e composição Propriedades físicas e químicas Ocorrência, formação e identificação
Avaliação (07/11/2023 - 07/11/2023)
Avaliação
Métodos físicos de análise em mineralogia do solo (14/11/2023 - 14/11/2023)
Difratometria de raios X Análises térmicas Espectroscopia de absorção na região do infravermelho
Química da matéria orgânica do solo (21/11/2023 - 21/11/2023)
Compartimentos, mecanismos de formação e composição da MOS Dinâmica e estoque da MOS Funções químicas, físicas e biológicas da MOS
Avaliação 1 (28/11/2023 - 28/11/2023)
Eletroquímica, adsorção e troca iônica (28/11/2023 - 28/11/2023)
Superfícies carregadas e interação soluto/solo Ponto de carga zero Adsorção e troca iônica
Química dos solos ácidos (05/12/2023 - 05/12/2023)
Componentes da acidez do solo Determinação da acidez do solo Relação entre intemperismo, mineralogia e acidez do solo
Avaliação (05/12/2023 - 05/12/2023)
Avaliação
Química dos solos altamente intemperizados (12/12/2023 - 12/12/2023)
Formação e ocorrência Atributos químicos, físicos e mineralógicos Cargas elétricas e adsorção de íons
Avaliação (19/12/2023 - 19/12/2023)
Química dos solos salinos e sódicos (26/12/2023 - 26/12/2023)
Formação dos solos halomórficos Classificação e caracterização quanto a salinidade Recuperação de solos salinos, salino-sódicos e sódicos
Química dos solos alagados (02/01/2024 - 02/01/2024)
Potencial de oxirredução Alterações físico-químicas do solo durante o alagamento Reações de oxirredução em solos
Métodos analíticos utilizados em química do solo (09/01/2024 - 09/01/2024)
Análise química para caracterização do solo Métodos espectroscópicos Métodos espectrométricos com fonte de plasma
Avaliação (16/01/2024 - 16/01/2024)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16
1 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2023100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2023101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2022101**** 8,5 10,0 8,8 8,7 9.0 0 AM
3 2023101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2023101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2023100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
6 2023100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2022100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2023100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2023101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
10 2023100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
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Plano de Curso

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Dados da Disciplina
Ementa: Princípios básicos da química aplicados ao solo. As leis da química do solo. Introdução à mineralogia do solo. O solo como um sistema coloidal. Fenômenos de superfície, grupos funcionais, complexos de superfície e distribuição dos íons em torno das partículas. Balanço de cargas e pontos de carga zero. Complexos de esfera externa: adsorção física de cátions e ânions. Complexos de esfera interna: quimiosorção de cátions e de ânions. Dinâmica da solução do solo, atividade iônica e especiação química. Metodologias de medidas de cargas e de elementos químicos do solo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida em caráter teórico e prático, a forma de conduta pedagógica será realizada em momento de explicação (aula expositiva/dialogada), pesquisa bibliográfica, estudo dirigido. As aulas teóricas serão <br />A parte prática consiste na execução de metodologias para análise química do solo em laboratório, com apresentação de relatório.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será realizada através da avaliação contínua observando a participação ativa dos alunos nas aulas teóricas e práticas. Os alunos serão avaliados por meio de duas provas escritas, exercícios, estudos dirigidos, relatórios de aulas práticas e frequência nas aulas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: MELO, V.F.; ALLEONI, L.R.F. Química e Mineralogia do Solo- Parte I e II. Viçosa, MG: SBCS, 2009.<br />BOHN, H.L.; McNEAL. B.l. & OCONNOR, G.A. Soil chemistry. New York, John Wiley & Sons, 1979. 329p.<br />CURI, N. & KAMPF, N. Caracterização do material de solo no laboratório, inferências e usos dos resultados analíticos. In:<br />LEPSCH, I.F.; KAMPF, N.; ENPÍNDOLA, C.R. & MONIZ, A.C., eds. In: Gênese, Morfologia, Classificação e Levantamento de<br />Solos. Campinas, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991. ( Em fase de preparo para publicação )<br />KAMPF, N. & CURI, N. Argilominerais e óxidos em solos. In: LEPSCH, I.F.; KAMPF, N.; ESPÍNDOLA, C.R. & MONIZ, A.C.<br />eds. Gênese, Morfologia, Classificação e Levantamento de Solos. Campinas, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1991.<br />( Em fase de preparo para publicação ).<br />KAMPF, N. & CURI, N. Intemperismo: Processos, Produtos e Avaliação. In: LEPSCH, I.F.; KAMPF, N.; ESPÍNDOLA, C.R. &<br />MONIZ, A.C. eds. Gênese, Morfologia, Classificação e Levantamento de Solos. 1991. (Em fase de preparação para<br />publicação).<br />LINDSAY, W.L. Chemical equilibria in soil. New York, John Wiley & Sons, 1979. 449p.<br />McBRIDE, M.B. Environmental chemistry od soils. New York, Oxford, 1994. 406p.<br />SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICA. Mirerals in soil environments. 2a ed. DIXON, L.B. & WEED, S.B. ed., Madison, SSSA, 1989. 1244p.<br />SOIL SCIENCE SOCIETY OF AMERICA. Methods of soil analysis. Part 3. Chemical ,methods. SPARKS, D.L. ed., Madison SSSA, 1996. 1390p.<br />SPARKS, D.L. Environmental soil chemistry. San Diego, Academic Press, 1995. 267p.<br />TAN, K.H. Principles of soil chemistry. New York, Marcel Dekker, 1982. 267p.<br />UEHARA, G. & GILLMAN, G. The mineralogy, chemistry and physics of tropical soils with variable charge clays. Boulder, Westview Press, 1981. 170 p.<br />Periódicos:<br />- Chemosphere<br />- Geoderma (Amsterdam)<br />- Soil Science<br />- Environmental Pollution (Barking)<br />- Journal of Environmental Science and Healt<br />- Part B, Pesticides, Food Contaminants, and Agricultural Wastes<br />- Revista Brasileira de Ciência do Solo
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/09/2023
19/09/2023
Sistema internacional de unidades Tabela periódica Reações e ligações químicas Equilíbrio químico em solução aquosa
26/09/2023
26/09/2023
Equilíbrio químico das reações no solo
03/10/2023
03/10/2023
Cristalografia Classificação dos minerais Propriedades físicas e identificação de minerais
10/10/2023
10/10/2023
Esmectita, vermiculita, minerais com hidróxi entre camadas e clorita
17/10/2023
17/10/2023
Avaliação
24/10/2023
24/10/2023
Óxidos de ferro
31/10/2023
31/10/2023
Óxidos de alumínio. silício, manganês e titânio
07/11/2023
07/11/2023
Avaliação
14/11/2023
14/11/2023
Métodos físicos de análise em mineralogia do solo
21/11/2023
21/11/2023
Química da matéria orgânica do solo
28/11/2023
28/11/2023
Avaliação 1
28/11/2023
28/11/2023
Eletroquímica, adsorção e troca iônica
05/12/2023
05/12/2023
Química dos solos ácidos
05/12/2023
05/12/2023
Avaliação
12/12/2023
12/12/2023
Química dos solos altamente intemperizados
19/12/2023
19/12/2023
Avaliação
26/12/2023
26/12/2023
Química dos solos salinos e sódicos
02/01/2024
02/01/2024
Química dos solos alagados
09/01/2024
09/01/2024
Métodos analíticos utilizados em química do solo
16/01/2024
16/01/2024
Avaliação
Avaliações
Data Descrição
17/10/2023 1ª Avaliação
14/11/2023 2ª Avaliação
12/12/2023 3ª Avaliação
16/01/2024 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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