Metodologia: |
- Aulas expositivas e dialogadas.<br />- Leitura de textos.<br />- Atividades práticas. Seminários e debates.<br />- Análise de casos.<br /><br />A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas, com discussão de textos, uso de slides / vídeos e estudo de casos. Recorrer-se-á a atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando reflexões sobre a prática docente, estimulando o mestrando a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária participação nas aulas presenciais, leitura dos textos indicados e realização das atividades sugeridas.<br /> |
Bibliografia:
| BÁSICA:<br /><br />Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.<br /><br /><br />COMPLEMENTAR:<br /><br />ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação: interfaces científicas, v. 8, n. 3, 2020, p. 348-364.<br /><br />DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.<br /><br />GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.<br />LAPA, A. B.; PRETTO, Nelson de Luca. Inovar para a qualidade na educação digital. LisboaPortugal: Universidade Aberta, 2019. v. 6. 121p.<br /><br />MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137. <br />MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003.<br />MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.<br />PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.<br />UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.<br /><br />______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX, Teresina, 2012. <br />VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991.<br />VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123.<br /><br /> |