
UNIDADE II- A MATEMÁTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
- A Investigação Científica na Sala de Aula - O Que Propõe A BNCC
- A Investigação Científica e suas possibilidades em aulas de Matemática.
- ATIVIDADE AVALIATIVA – UNIDADE II

Nesta unidade, abordaremos sobre o eixo temático: Investigação Científica, com o fim de entender suas possibilidades de estratégias para a sua implementação em sala de aula no âmbito da área de conhecimento Matemática e Suas Tecnologias.

1. Assista ao vídeo: Ensino Médio na BNCC: Investigação Científica, conheça as principais características do novo Ensino Médio, aqui especificamente, sobre e o que a BNCC trata a cerca da Investigação Científica, um dos eixos dos itinerários formativos, e como esse eixo deve ser desenvolvido em sala de aula.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=waIqeO_enF4&t=61s
2. Leia o Texto 4: PESQUISA EM SALA DE AULA: Fundamentos e pressupostos (MORAES; GALIAZZI, 2012). Ao ler esse texto, transcreva os aspectos que você julga mais pertinentes, buscando interagir com a discussão realizada pelo autor em relação ao movimento de pesquisa e o poder de transformação da sala de aula.
Link: https://www.researchgate.net/publication/327117716_Pesquisa_em_sala_de_aula_Fundamentos_e_pressupo
3. Assista ao vídeo: O ensino de Matemática por atividades experimentais (Palestra da II Semana da Matemática; Palestrante: Pedro Franco de Sá; Mediador: Francisco Nordman).
Destaque os aspectos e temas abordados na palestra, associando com o que o texto 5 apresenta. E comente as pautas tratadas na palestra que mais lhe chamaram atenção, manifestando seu ponto de vista sobre as mesmas.
5. Leia o Texto 5: A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O PROBLEMA DAS FORMAS EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS (ALMEIDA; MALHEIRO, 2019)
Link: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID585/v14_n1_a2019.pdf
MATERIAL COMPLEMENTAR:
Artigos no SITE OFICIAL DA BNCC
ü A pesquisa científica em sala de aula como pratica de aprendizagem inovação e transformação social
Link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-medio/118-a-pesquisa-cientifica-em-sala-de-aula-como-pratica-de-aprendizagem-inovacao-e-transformacao-social?highlight=WyJwcm9jZXNzbyIsImRlIiwicHJvZHVcdTAwZTdcdTAwZTNvIiwicHJvY2Vzc28gZGUiLCJwcm9jZXNzbyBkZSBwcm9kdVx1MDBlN1x1MDBlM28iLCJkZSBwcm9kdVx1MDBlN1x1MDBlM28iXQ
ü Metodologia da pesquisa na escola
Link: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/192-metodologia-de-pesquisa-na-escola
Artigo: Metodologias investigativas para o ensino de matemática em diversidades culturais escolares (MENDES, I. A., 2018)
Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27377/18825
Inicia em 23/01/2024 às 0h 0 e finaliza em 31/07/2024 às 23h 59