-

CPPGL/CCHL016 - SEMINÁRIO TEMÁTICO III - ESTUDOS LITERÁRIOS - Turma: 01 (2024.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (19/03/2024 - 19/03/2024)

Apresentação da disciplina

Não Haverá Aula (26/03/2024)

Motivo de saúde

Aula a ser recuperada

Relocações literárias de narrativas canônicas: A tempestade de Shakespeare (02/04/2024 - 02/04/2024)

Relocações literárias de narrativas canônicas

A tempestade de William Shakespeare

Arielismo na América Latina (09/04/2024 - 09/04/2024)

Arielismo na América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias internacionais de A tempestade de Shakespeare

    
Inicia em 18/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 16/04/2024 às 7h 59
Calibã como referência identitária para a América Latina (16/04/2024 - 16/04/2024)

Calibã como referência identitária para a América Latina

Pesquisa sobre relocações literárias nacionais de A tempestade de Shakespeare

    
Inicia em 18/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 29/04/2024 às 7h 59
Traduções intersemióticas de narrativas literárias (23/04/2024 - 23/04/2024)

Traduções intersemióticas de narrativas literárias

Pesquisa sobre traduções intersemióticas de A tempestade de Shakespeare

    
Inicia em 18/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 7h 59
Comunicações (30/04/2024 - 30/04/2024)

Comunicações

Comunicações (07/05/2024 - 07/05/2024)

Comunicações

    
Inicia em 18/03/2024 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2024 às 7h 59
Em busca de uma referência identitária para a América Latina (14/05/2024 - 14/05/2024)

Em busca de uma referência identitária para a América Latina

    
Inicia em 10/04/2024 às 0h 0 e finaliza em 07/05/2024 às 7h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
19 02 09 16 23 30 07 14
1 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2024100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2023100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2024100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2024100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2024100**** 9,8 9.8 2 AM
2 2024100**** 7,2 7.2 2 AM
3 2023100**** 9,8 9.8 2 AM
4 2024100**** 7,5 7.5 0 AM
5 2024100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2024100**** 7,7 7.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de aulas expositivas, leitura e debate acerca de textos teóricos (em especial sobre a noção de reescrita literária e tradução intersemiótica) e literários, em especial A tempestade, de William Shakespeare. A disciplina contará também com atividades de pesquisa a serem executadas pelos alunos, sobre reescrituras literárias de A tempestade realizadas por autores e autoras internacionais e brasileiros/as, assim como de traduções intersemióticas do drama shakesperiano para as mais diversas linguagens artísticas. Em forma de plenária final, será proposto debate sobre possíveis ícones míticos, culturais ou históricos que representem a América Latina. Haverá também a realização de apresentações orais sobre as propostas de ensaios a serem entregues ao final da disciplina. Contará ainda com a realização de ensaios críticos, com a possibilidade eventual de trabalho continuado após o término da disciplina, para fins de publicação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da disciplina constará de 05 atividades e 01 ensaio final, a ser entregue até 30 dias após o encerramento das aulas. As atividades são as seguintes: a) pesquisa sobre pelo menos 10 relocações literárias internacionais de A tempestade, de Shakespeare; b) pesquisa sobre pelo menos 10 relocações literárias nacionais de A tempestade, de Shakespeare; c) pesquisa sobre pelo menos 10 traduções intersemióticas de A tempestade, de Shakespeare; d) apresentação de proposta de Resumo e Comunicação acerca do ensaio a ser apresentado 30 dias após o encerramento das aulas, sendo observado delimitação de corpus e tema, objetivo, base teórica e referências; e e) proposição de uma referência identitária para a América Latina, com justificativa. Cada atividade corresponde a 10% da avaliação final.
Já o ensaio final a ser entregue até 30 dias após o encerramento das aulas corresponde a 50% da nota final.
Horário de atendimento: Terças, 8h
Bibliografia: BEIGEL, Fernanda. Científicos e periféricos, entre Ariel y Calibán: saberes institucionales y circuitos de consagración en Argentina: las publicaciones de los investigadores del CONICET. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, 2017, p. 825-865.
CAPITANI, Maria Elena. Re-membering the bard: David Greig’s and Liz Lochhead’s re-visionary reminiscences of The tempest. Parole Rubate- Rivista Internazionale di Studi Sulla Citazione, Parma, v. 6, dez. 2017, p. 235-250.
EMAMIPOUR, Ali. William Shakespeare’s Caliban and Margaret Atwood’s surfacer: survival through the third space/thing. Comparative Literature: East & West, Abingdon, 2018, p. 1-11.
FANON, Frantz. Black skin, white masks. Charles Lam Markmann (Trad.). New York: Grove Weidenfeld, 1967.
GONSALEZ, Marcos. Caliban never belonged to Shakespeare: what Shakespeare’s ‘thing of darkness’ tells us about gatekeeping and language. Lit Hub, 26 jul. 2019, p. s/p. Disponível em: <https://lithub.com/caliban-never-belonged-to-shakespeare/>. Acesso em 05 de jan. 2021.
HARTNER, Marcus. Placing Prospero’s island: (post)colonial practices of comparing in the academic reception of Shakespeare’s The tempest. Fiar, Bielefeld, v. 12, n, 1, jun 2019, p. 73-85.
HASHEMIPOUR, Saman. Postcolonial perspective in The tempest: Shakespeare’s relevance in today’s very different world. International Journal of Linguistics, Literature and Translation, Londres, v. 2, n. 2, mar. 2019, p. 138-143.
KERMODE, Frank. (Ed.) The Arden Shakespeare: The tempest. London: Routledge, 1994.
MANNONI, Octave. Prospero and Caliban: The psychology of colonization. Pamela Powesland (Trad.). New York: Frederick A. Praeger Publishers, 1964.
MORA-RIOJA, Arturo. ‘Go bring the rabble’: the subaltern in Shakespeare’s The tempest. BABEL-AFIAL, v. 26, 2017, p. 5-21.
NEGRI, Matilde B. E. Sycorax, lo otro invisibilizado: relaciones entre magia, cuerpo-objeto, poder y deseo colonial. In: ZÓ, Ramiro Esteban; CAMPOY, Emiliano Matías. (Ed.) Trayectoria de saberes entre Argentina y Brasil. Mendoza: Qellqasqa, 2019. p. s/p.
NITRINI, Sandra. Literatura comparada. São Paulo: Edusp, 1997.
ORTUNO, Gabriela G. Sycorax, Canibalesa y Titubá: mujeres rebeldes ante la imposición colonial. Religación-Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, Quito, v. II, n. 5, mar. 2017, p. 138-151.
SCOTT-REYES, Laurie. Extricating Sycorax from The tempests baseless fabric. 2017. Master’s thesis, Harvard Extension School.
SIAN, Sullivan. Reading ‘Earth Incorporated’ through Caliban and the witch. In: BARBAGALLO, C.; BEURET, N.; HARVIE, D. Commoning with Silvia Federici and George Caffentzis. Londres: Pluto Press, 2019. p. 119-134.
SMITH, Philip. Literature inside the tree: teaching The tespest in The Bahamas Department of Correctional Services Facility at Fox Hill. International Journal of Bahamian Studies, Nassau, v. 24, 2018, p. 9-22.
VAUGHAN, Alden T. e VAUGHAN, Virginia M. (Eds.) The Arden Shakespeare:The tempest. Walton-on-Thames: AS, 1999.
VAUGHAN, Alden T. e VAUGHAN, Virginia M. Shakespeare’s Caliban: A cultural history. Cambridge: Cambridge UP, 1991.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2024
19/03/2024
Apresentação da disciplina
26/03/2024
26/03/2024
Não Haverá Aula
02/04/2024
02/04/2024
Relocações literárias de narrativas canônicas: A tempestade de Shakespeare
09/04/2024
09/04/2024
Arielismo na América Latina
16/04/2024
16/04/2024
Calibã como referência identitária para a América Latina
23/04/2024
23/04/2024
Traduções intersemióticas de narrativas literárias
30/04/2024
30/04/2024
Comunicações
07/05/2024
07/05/2024
Comunicações
14/05/2024
14/05/2024
Em busca de uma referência identitária para a América Latina
Avaliações
Data Descrição
14/05/2024 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb02.ufpi.br.timers vSIGAA_3.12.1299 14/05/2025 01:03